Problemas comuns dos amplificadores de carro (e como resolvê-los)

O que é preciso saber

  • Alguns dos problemas mais comuns são o amplificador não ligar, nenhum som a sair do amplificador, ou a luz do modo de protecção a acender.
  • Outros problemas com amplificadores incluem distorções de som cortadas, silvos e até sons tipo flatulência.

Este artigo explica seis problemas comuns de amplificadores de carro e como resolvê-los.

Alguns dos problemas de áudio dos automóveis normalmente atribuídos aos amplificadores incluem distorção do som, ausência de som, e até sons estranhos, como peidos. Alguns destes problemas podem ser causados por um amplificador avariado, mas todos eles podem ser causados por outros problemas subjacentes que ainda existirão se se tentar resolver o problema com um novo amplificador.

Se quiser continuar a ler este post sobre "Problemas comuns dos amplificadores de carro (e como resolvê-los)" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a Problemas comuns dos amplificadores de carro (e como resolvê-los), sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Se o seu amplificador não liga de todo

Para que ligue, o seu amplificador precisa de ter energia no controlo remoto e cabos de energia, mais uma boa ligação à terra. Portanto, se notar que o seu amplificador não se liga de todo, é um bom lugar para começar.

Se o cabo de alimentação remota não tiver energia, o seu amplificador não se ligará. O cabo remoto actua essencialmente como o seu dedo ao premir um interruptor, onde o seu dedo é a energia da bateria, e o interruptor é um mecanismo dentro do amplificador.

O cabo de alimentação remota vem normalmente do rádio, caso em que o seu amplificador não se ligará se o rádio não estiver ligado. Assim, se não houver energia no terminal remoto do seu amplificador, o passo seguinte é verificar se há energia no fio correspondente onde se liga ao rádio.

Se o seu amplificador estiver ligado incorrectamente, e a alimentação remota estiver ligada em vez do fio da antena de alimentação na unidade principal, poderá descobrir que o amplificador só liga por vezes. Nesta situação específica, o amplificador só se ligará normalmente quando a entrada de áudio da unidade principal estiver definida para rádio AM ou FM.

O cabo de alimentação é o próximo passo para verificar se não encontra problemas com o cabo remoto. Este cabo será muito mais espesso do que o cabo remoto, e deverá ter tensão de bateria. Se não o fizer, deverá verificar se existe um fusível em linha e verificar se o cabo não está solto, corroído ou curto-circuitado em algum lugar.

Se os fios de controlo e potência forem bons, a próxima coisa a procurar é a continuidade do fio de terra. Se a ligação à terra for má, ou não estiver de todo ligada, o amplificador pode não se ligar ou pode não funcionar muito bem.

Se verificar que o amplificador tem boa potência e terra, que o cabo remoto tem tensão quando a unidade principal está ligada, e que nenhum dos fusíveis está queimado, então está provavelmente a lidar com um amplificador avariado.

Se a luz do modo de protecção se acender

Os amplificadores são frequentemente concebidos para entrar em “modo de protecção” para evitar mais danos nos componentes internos. Se o seu amplificador tiver uma luz de “protecção” e estiver ligado, é muito provável que tenha um altifalante, subwoofer, cabo ou outro componente defeituoso. Em primeiro lugar, vai querer verificar a potência, como delineado na secção “se o seu amplificador não ligar de todo”, apenas para cobrir as suas bases. Se tudo estiver bem, então terá de descartar problemas com componentes individuais.

O primeiro passo no diagnóstico de uma luz do modo de protecção do amplificador é simplesmente desligar os cabos do altifalante. Se notar que a luz se apaga nesse momento, é uma aposta bastante segura que o problema reside num dos altifalantes. Para determinar onde se encontra o problema, pode efectuar uma inspecção visual de cada altifalante e subwoofer no seu sistema.

Se notar que qualquer um deles foi explodido, então essa pode ser a causa do seu problema. Pode também utilizar um ohmímetro para verificar se nenhum dos altifalantes está ligado à terra, o que pode acontecer se algum dos fios do altifalante se soltar e contactar a terra ou se as próprias ligações do altifalante estiverem em contacto com metal nu.

Se não encontrar nenhum problema com os altifalantes, os cabos de ligação RCA ligados à terra ou defeituosos podem também causar o acendimento da luz de protecção. Para verificar isto, pode ligar um conjunto de bons cabos RCA à unidade principal e ao amplificador. Se isto provocar o apagamento da luz, a substituição dos cabos RCA irá resolver o problema.

Se soar como se o amplificador estivesse a cortar

Clipping é um tipo de distorção sonora que ocorre porque uma forma de onda de áudio é “cortada” pelo amplificador. Isto é um sinal de que o amplificador está a ser sobrecarregado por um subwoofer ou outros altifalantes ao ponto de simplesmente não poder fornecer energia suficiente. Nas configurações áudio domésticas, o recorte é geralmente causado por um amplificador com pouca potência ou altifalantes ineficientes, mas fios soltos ou queimados podem apresentar problemas semelhantes nos carros.

Um amplificador que simplesmente não é suficientemente potente para o(s) altifalante(s) que ligou é a causa mais provável do recorte, caso em que terá de actualizar o amplificador ou reduzir os altifalantes. Portanto, se pensa que o seu amplificador woofer ou subwoofer está a ser cortado, a primeira coisa a fazer é comparar a potência nominal do amplificador com a do altifalante.

Se verificar que o amplificador tem potência suficiente para a aplicação, pode haver um problema com os cabos do altifalante, com os próprios altifalantes, ou com a terra do amplificador.

Se não houver som a sair dos altifalantes…

Se o seu amplificador ligar bem, então vai querer ter a certeza de que está a receber uma entrada da sua unidade principal. Este é um processo bastante fácil se tiver acesso tanto à unidade principal como ao amplificador – basta desligar os cabos RCA de cada unidade e voltar a ligá-los com um bom conjunto.

Verificar se a unidade principal está ligada, se o volume está aumentado, e se passa por várias entradas, tais como o sintonizador de rádio, leitor de CD ou entrada auxiliar. Se tudo funcionar depois de contornar os cabos RCA instalados, então só é necessário substituí-los por um bom conjunto. Se obtiver som de uma entrada mas não de outra, o problema está na sua unidade principal, não no seu amplificador.

Se ainda não estiver a obter qualquer saída do seu amplificador, então vai querer tentar desligá-lo das colunas do seu veículo e ligar uma boa coluna conhecida que não esteja no seu carro. Se o amplificador o acciona bem, então tem um problema com as suas colunas ou fios. Se ainda não tiver som, poderá ter um amplificador defeituoso, embora queira verificar se não está em modo “subbed” e se não tem filtros contraditórios antes de condenar a unidade.

Se ouvir muito silvo ou outra distorção nos altifalantes

Para localizar a fonte da distorção, terá de descartar cada uma das causas possíveis. Primeiro, deve inspeccionar os fios de ligação e os cabos dos altifalantes. Se os fios que ligam a unidade principal e o amplificador funcionarem ao lado de qualquer fio de alimentação ou de terra em qualquer ponto, podem captar interferências que serão então ouvidas como distorção.

O mesmo se aplica aos cabos do altifalante. Embora isto possa ser um problema incómodo de localizar, a sua fixação é uma simples questão de reencaminhar os fios de modo a que não estejam nem perto de nenhum fio de energia ou de terra, e cruzá-los num ângulo de 90 graus, se absolutamente necessário. A utilização de cabos de maior qualidade ou cabos com boa blindagem também pode ajudar.

Se não encontrar quaisquer problemas com a forma como os cabos de ligação ou os fios das colunas são encaminhados, pode tentar desligar as colunas do amplificador. Se ainda ouvir ruídos, então poderá querer verificar se existe um motivo de falha.

Claro, o problema pode sempre estar na sua unidade principal, ou em qualquer outra fonte de áudio que esteja a utilizar. Para mais informações sobre como diagnosticar esse tipo de problema, ver como lidar com os laços de terra, e mais detalhes sobre as causas do silvo do altifalante do carro.

Se o subwoofer soar como se estivesse a peidar…

Sons estranhos podem vir de um subwoofer que está sobrealimentado, subalimentado ou simplesmente instalado incorrectamente, pelo que chegar ao fundo deste problema em particular pode levar algum trabalho.

Primeiro, vai querer eliminar quaisquer problemas com a caixa acústica. Se o recinto não for adequado para o seu subwoofer em particular, então o subwoofer normalmente também não soará bem. Se o altifalante não estiver correctamente montado, pode vazar ar enquanto se está a ouvir música. Isto pode causar um som de peido infeliz, uma vez que o cone vibrador do altifalante faz com que o ar entre e saia do armário para além da junta. Isto pode ser resolvido simplesmente sentando correctamente o altifalante.

Se não houver qualquer problema com o recinto, então vai querer certificar-se de que a impedância do woofer é igualada. A correspondência de impedância é bastante simples se tiver um sub ligado a um amplificador: ou é correspondido ou não é. Se tiver vários subwoofers ligados a um único amplificador, terá de fazer alguns cálculos, dependendo se estão ligados em série ou em paralelo.

Se verificar que as impedâncias coincidem, então irá querer verificar os poderes do seu submarino e amplificador e fazer as correcções necessárias se o amplificador estiver sub ou sobrealimentado. No caso de estar simplesmente a dominar o submarino, pode obter um subwoofer maior ou simplesmente não o dominar, ou seja, diminuir o ganho da sua unidade principal, diminuir o impulso do baixo e ajustar todas as definições até o seu woofer parar de se peidar por todo o lado.