Uma história triste do assassinato de Tejano Star Selena Quintanilla

Frank

Vinte e seis anos depois de ter sido morta quando tinha apenas 23 anos, a vida da superestrela tejana Selena Quintanilla continua a impressionar a sensibilidade cultural. Não é apenas a grande música de Selena que permanece viva depois dela através de shows e álbuns de tributo. É sua incrível compreensão da moda que está sendo homenageada por meio de mercadorias de edição limitada, com sua imagem universal exibida em todos os lugares, de camisetas a cosméticos.

Quem é Selena Quintanilla-Pérez?

Selena Quintanilla-Pérez, nascida em 16 de abril de 1971, foi uma famosa compositora, cantora, empresária, porta-voz, atriz, estilista e modelo americana. Considerada a “ Rainha da música Tejano ”, as contribuições de Selena para a indústria da música e da moda fizeram dela uma das artistas mexicano-americanas mais conhecidas do final do século XX. Ela foi morta aos 23 anos em março de 1995.

Como Selena Quintanilla-Pérez morreu?

Um mês antes de seu assassinato, Selena estava no auge de sua profissão. Em 26 de fevereiro de 1995, com sua banda Los Dinos, ela se apresentou para mais de 60.000 pessoas no Houston Astrodome em seu conhecido terninho roxo. Depois de alguns dias, ela participou da cerimônia do Grammy Awards pela segunda indicação de seu quarto álbum de estúdio Amor Prohibido como Melhor Performance Mexicano-Americana. Infelizmente, ela perdeu o Gramma Award de 1995, mas em 1994, “Selena Live” recebeu o prêmio de Melhor Álbum Mexicano-Americano.

Em Franklin, Tennessee, ela também estava gravando “ I Could Fall In Love ” com o conhecido produtor e compositor Keith Thomas. Além da música, Selena esperava crescer a Selena Etc, uma marca boutique que ela começou no ano anterior às lojas em sua cidade natal de Corpus Christi e San Antonio, Texas.

No início de março de 1995, Selena e sua família encontraram problemas financeiros com sua marca de moda e fã-clube. Eles culparam Saldívar (que foi elevada em seu posto a gerente das butiques após seu notável trabalho com o clube) por não enviar artigos de fãs que eles compraram deles, além de roubar US $ 30.000, informou a Associated Press na época. Selena decidiu coletar esses registros em várias ocasiões diferentes. Em uma dessas tentativas em um motel Days Inn em Corpus Christi, Saldívar atirou em Selena por trás em seu ombro com um revólver calibre 38. De acordo com a Associated Press, a bala quebrou uma artéria em sua clavícula antes de sair de seu peito, o que afetou negativamente e quebrou sua função cerebral.

Muitos representantes do motel afirmaram mais tarde que Selena correu para o salão do motel depois de ser baleada e seguida por Saldívar. Ela forneceu o nome e o número do quarto de Saldívar antes de cair e foi levada às pressas para o Hospital Memorial Corpus Christi, onde foi declarada morta, informou a Associated Press. Esta declaração colidiu com a declaração de Saldívar de que ela atirou em Selena por acidente. Saldívar foi declarada culpada de assassinato em primeiro grau e punida com prisão perpétua, embora ao longo dos anos ela tenha mantido sua inocência e registrado muitos recursos sem sucesso.

A perda inesperada de Selena foi tão adversa que muitos não aceitaram a notícia a princípio. Maria Aguirre, que era a recepcionista da rádio Tejano KQQK no momento da morte da cantora, disse ao New York Times que as ligações de seus fãs inundaram tão rápido quanto a notícia de que ela foi baleada foi transmitida, muitos dos quais estavam “ ligando para confirmar ” que Selena morreu. " Eles não podem acreditar que isso aconteceu", disse ela. “ É quase como a sensação quando John Lennon morreu. Ela era a rainha de Tejano.

Quem é Yolanda Saldívar?

Enquanto Selena estava viva, Yolanda Saldívar havia reivindicado sua maior apoiadora. Na verdade, ela dedicou sua vida a Selena.

Em 1991, Saldívar fundou o Selena Fan Club e acabou se demitindo de seu emprego como enfermeira para administrar o clube em tempo integral. Em 1994, ela foi criada para administrar as duas butiques de Selena no Texas, tornando-se um membro dedicado da vida de Selena. De acordo com uma entrevista que Saldívar deu ao 20/20, Selena até a chamou de “mãe”.

Mas o vínculo deles tinha um lado secreto. De acordo com pessoas que a reconheceram, Saldívar era possessivo com ela, até mesmo obcecado por Selena. “ Uma mulher que se mudou para um apartamento com Yolanda descobriu que Yolanda não tinha apenas fotos de Selena nas paredes – todo o lugar era 'como um santuário '”, publicado em um artigo no Texas Monthly.

Martin Gomez, designer de moda das boutiques de Selena, dividia seu escritório com Saldívar e finalmente renunciou ao emprego por causa de sua atitude desequilibrada. “ Ela era muito vingativa. Ela era muito possessiva com Selena. Ela ficaria, tipo, muito zangada se você a traísse. Ela fazia tantos jogos mentais, dizia que as pessoas diziam coisas que não diziam”, disse Gomez ao The Washington Post. “ Muitas coisas aconteceriam com as roupas em que eu estava trabalhando. Eu sabia que tinha terminado uma determinada peça, mas voltaria de uma viagem a Nova York e as bainhas seriam arrancadas. Foi muito estranho .”

Abraham Quintanilla que é o pai de Selena viu a prova de que Saldívar havia roubado das butiques e fã-clubes. A família de Quintanilla confrontou Saldívar sobre suas atividades em 9 de março. ' Eu disse a ela que iria à polícia e faria uma investigação por peculato ', mencionou Abraham UPI em 1995.

Após esse encontro, Saldívar comprou um revólver. Em 31 de março, Saldívar e Selena se encontraram para levar Saldívar ao hospital. Saldívar afirmou ter sofrido um ataque sexual durante uma viagem a Monterrey, no México. Então, os dois voltaram para o Days Inn, onde Saldívar concordou em dar a Selena os registros financeiros que faltavam.

Enquanto estava no quarto de Saldívar, Selena caiu no saguão, onde, antes que perdesse o juízo, conseguiu chamar seu agressor. Quando a polícia apareceu no local, eles descobriram Saldívar trancada em sua caminhonete com a arma apontada para sua têmpora, chorando: “ Eu não posso acreditar que matei minha melhor amiga. Ela fugiu da polícia na baía por quase dez horas em um impasse chuvoso antes de ser presa. Enquanto isso, Selena foi levada para o Memorial Medical Center, onde os médicos a encontraram clinicamente com morte cerebral na chegada, devido ao corte de sua artéria subclávia. Depois de quase uma hora de esforços fracassados ​​para reanimá-la, Selena foi declarada morta.

Saldívar foi pego após um atraso de nove horas e meia com a polícia. “ Eu não queria fazer isso. Eu não queria matar ninguém ”, disse ela, mantendo uma arma apontada para a cabeça, segundo o LA Times.

O Saldívar ainda afirma que ela atirou em Selena sem querer

Até hoje, Saldívar diz que atirar em Selena foi um ato acidental. “ Ela me disse: 'Yolanda, não quero que você se mate.Ela abriu a porta. Quando eu disse a ela para fechá-la, a arma disparou”, disse Saldivar enquanto conversava com os investigadores da polícia, segundo o LA Times. Saldívar recontou a história durante sua entrevista ao 20/20 News.

Saldívar se declarou inocente durante seu caso em outubro de 1995, mas os juízes acreditaram de forma diferente – provavelmente concordando com o pai de Saleena, Abraham, que acreditava que sua filha foi baleada em um crime de raiva. “ Não foi por acaso ”, disse ele no Primer Impacto da Univision. “ Foi um momento de raiva porque ela estava sendo demitida .”

Depois de considerar por duas horas, o júri de 12 pessoas condenou Saldívar por assassinato em primeiro grau. Hoje, Saldívar está na cadeia. Saldívar tem agora 60 anos, está atualmente cumprindo sua sentença de prisão perpétua na Unidade de Mountain View, uma prisão feminina de segurança máxima em Gatesville, TX. Ela estará disponível para liberdade condicional em 2025.

A Família de Selena:

Na família de Selena, seu pai Abraham, sua mãe Marcela, seus irmãos Abraham III e Suzette e seu marido Chris Pérez estão todos vivos e saudáveis ​​hoje.

Após vinte e seis anos, a família Quintanilla volta a manter o legado de Selena crescendo. Suzette Quintanilla controla a Q Productions, a empresa de entretenimento e estúdio onde Selena costumava gravar músicas. Em 2012, Pérez, que embora se casou novamente e se associou a outras bandas, lançou um livro de memórias sobre sua história de amor com sua falecida esposa, intitulado To Selena, With Love. Abraham Quintanilla Jr. e a mãe de Selena, Marcela Quintanilla, fundaram a The Selena Foundation, que apoia crianças carentes e se associa a organizações sem fins lucrativos locais para sediar eventos de Selena, como Fiesta de la Flor. Suzette Quintanilla e Abraham Quintanilla Jr. estão registrados como produtores executivos em Selena: The Series, com a Netflix dizendo que a família está “ totalmente envolvida ” na série.

Quando Selena faleceu, eu disse à minha família que tentaria manter sua memória viva através de sua música”, disse Quintanilla Jr. em março de 2020. “ Vinte e cinco anos depois, acho que nós, como família, conseguimos este.

O marido de Selena Quintanilla, Chris Perez, compartilha memórias com sua esposa

Vinte e seis anos após sua partida, Selena Quintanilla continua viva nos pensamentos de milhões de seus fãs, incluindo seu marido, Chris Perez. Semelhante ao resto do mundo, Chris testemunhou a jornada de Selena ao estrelato de uma cantora e compositora local do Texas a uma vencedora do Grammy à beira do sucesso cruzado. E agora, o guitarrista sempre estará entrelaçado com o legado de Selena por causa de sua história de amor.

No programa biográfico da Netflix, Selena: The Series, os fãs da falecida cantora Tex-Mex vão olhar de perto seu relacionamento. Selena e Chris nunca perderam a esperança de estarem juntos.

Em 1989, os dois coincidiram quando Chris se juntou à banda Selena y Los Dinos como o novo guitarrista. Embora o pai e empresário de Selena, Abraham Quintanilla Jr., tivesse dúvidas inicialmente sobre o guitarrista por causa de sua imagem de hard rock, Chris rapidamente se tornou uma parte essencial da equipe.

Quando questionado sobre o que ele assumiu sobre Selena, Chris disse duas palavras. “ Linda e talentosa ”, ele entrevistou Entertainment Tonight em 2017. “ Sou uma pessoa tímida por natureza, e havia algo nela que ela conseguiu me tirar.”

Apesar de suas melhores tentativas de manter um relacionamento profissional, Chris e Selena finalmente reconheceram suas emoções um pelo outro em uma Pizza Hut. Pouco depois, em 1990, eles começaram a namorar secretamente porque Selena entendeu que seu pai só queria que ela se concentrasse em sua profissão e família. Ela temia que se ele descobrisse sobre o envolvimento deles, ele tentaria detê-lo.

E ela estava certa. Pouco depois, a irmã de Selena, Suzette Quintanilla, contou a Abraham sobre Selena e Chris, e ele decidiu manter o músico longe de sua filha. Embora Abraham tenha negado seu relacionamento, a Rainha da Música Tejano e o guitarrista continuaram seu amor em segredo. Até que Abraham finalmente demitiu Chris da banda, ele supostamente o nomeou “câncer” para a família.

Isso meio que feriu seu orgulho e seu ego descobrir que ele foi o último a saber”, Chris falou sobre Abraham à CNN. “ Quando as coisas ficaram tensas e as coisas foram ditas por ele, me doeu que ele estivesse dizendo isso, mas eu não deixei isso me afetar porque eu sabia que no fundo ele sabia o tipo de pessoa que eu era.

Mas esse ato pode ter sido a última tentativa de Selena. Ela concluiu que a única maneira de seu pai aceitar que eles ficassem juntos era se eles se casassem. Em 2 de abril de 1992, Selena e Chris escaparam. Em poucas horas, a mídia publicou sua união, deixando os anciãos de Quintanilla furiosos.

Selena e Chris podem ter parecido o casal perfeito; no entanto, o músico tem sido honesto sobre seus altos e baixos, até mesmo começando a considerar o divórcio ao longo dos anos.

Acho que tudo se resumia ao fato de que éramos jovens ”, afirmou à CNN. “ Estávamos casados ​​e juntos 24 horas por dia, sete dias por semana. Tivemos que aprender a lidar com isso e isso era nós dois. Não é como se ela tivesse trazido a ideia e eu estivesse lutando porque honestamente eu estava lá com ela .”

Felizmente, o irmão de Selena, AB Quintanilla III, compartilha algumas de suas opiniões sobre como a vida seria diferente se os dois se separassem e decidissem ficar juntos. “ Acabamos consertando as coisas e prometendo que nunca deixaríamos isso acontecer novamente”, Chris se lembrou de suas memórias. “ Começamos a falar sobre uma família .”

Mas este próximo evento nunca veio a acontecer. Dias antes de comemorar seu terceiro aniversário de casamento, Selena foi morta. Em 31 de março de 1995, a fundadora e ex-presidente de seu fã-clube Yolanda Saldívar matou a cantora pelas costas com uma arma. A saída de Selena espalhou ondas de choque em todo o mundo, deixando os fãs incrédulos.

Selena é lembrada todos os anos em seu aniversário, seu aniversário de casamento e no aniversário de sua morte. Nessas ocasiões específicas, Chris encontra a família de Selena para celebrar e reviver a memória do ícone da música.

“A energia e a presença dela são sentidas muito mais nessa época do ano”, afirmou KSAT este ano. “ [Seu legado] está ficando cada vez maior, e acho que é uma coisa incrível, e estou orgulhoso de estar ligado a isso do jeito que sou.

Em 2001, Chris se casou novamente e teve dois filhos, uma filha de 22 anos e um filho de 16 anos. Mais tarde, ele se separou de sua segunda esposa em 2008. E apesar de tudo, ele não se esqueceu de seu primeiro amor.

Estou orgulhoso dela ”, disse ele. “ Orgulhosa de tudo o que ela conseguiu realizar.

A Netflix transmitiu um programa para lembrar Selena

Em 4 de dezembro de 2020, a Netflix lançou os seis primeiros episódios de uma curta série de duas partes sobre a profissão de Selena. Uma peça de conjunto, Selena: The Series, concentra-se principalmente na experiência de Selena em sua banda familiar, Selena y Los Dinos. “ Todos nós conhecemos o ícone Selena, mas este programa é sobre sua família e como todos eles desempenharam um papel fundamental em seu sucesso”, Gabriel Chavarria, que interpreta AB, diz OprahMag.com.

Ricardo Chavira, que interpreta Abraham, concorda. “ Estamos nos aprofundando na dinâmica dessa família. Você percebeu completamente os personagens em todos os diferentes membros da família. Acho que é significativo agora, por causa da época em que vivemos, especialmente com o COVID. Muitas famílias estão passando mais tempo juntas. Pode ser fundamental para que reconheçamos o significado de nossas próprias famílias e também da família da comunidade ”, diz ele.

No episódio final da primeira temporada, Abraham (Ricardo Chavira) recebe uma ligação de uma mulher chamada Yolanda (Natasha Perez), implorando para administrar o fã-clube. Os acordos familiares. Mal eles entendem o papel que ela desempenharia em suas vidas. A música de suspense ao fundo.

Entre a futura série da Netflix e os livros e álbuns ilustrados da família Quintanilla, uma nova geração logo aprenderá tudo o que Selena era capaz de fazer quando estava viva – e o que ela ainda precisa fazer na morte. Selena não foi apenas uma das mais populares, mas uma das artistas mexicano-americanas mais prósperas até hoje. Ela quebrou fronteiras dentro da música Tejano dominada por homens, uma técnica que mistura gêneros como folk, mariachi e cumbia enquanto coloca sua própria vez nela. Isso permitiu que ela atraisse seus fãs mexicanos e americanos. Ao mesmo tempo, Selena não foi a primeira ou a última artista latina ou hispânica a fazer crossover. Sua aula perdura um exemplo e motivação únicos.