O que é o Oculus Touch?

Oculus Touch é o sistema de controlo de movimento utilizado nos sistemas Oculus Rift, Rift S e Quest de realidade virtual (VR). Cada Oculus Touch é composto por um par de controladores, um para cada mão. Estes controladores funcionam como um único gamepad, permitindo que o elevador Oculus Rift proporcione um seguimento completo do movimento da mão do jogador num espaço VR.

Os controladores Oculus Touch são controladores tradicionais por direito próprio, com os paus analógicos, botões e gatilhos necessários para jogar a maioria dos jogos.

Como funciona o Oculus Touch?

Oculus Touch combina a funcionalidade dos controladores de jogo tradicionais com a tecnologia de seguimento de movimento do Oculus Rift.

Cada controlador inclui um pau analógico de polegar semelhante aos encontrados nos controladores Xbox ou PlayStation, dois botões faciais que também podem ser premidos com o polegar, um gatilho concebido para o dedo indicador, e um segundo gatilho que é activado ao premir o resto dos dedos contra o punho do controlador.

Além dos controlos de jogo padrão, cada controlador tem uma série de sensores capacitivos capazes de localizar os dedos do jogador. Por exemplo, o controlador pode dizer se o dedo indicador do jogador está a descansar no gatilho, ou se o polegar está a descansar num botão facial ou num polegar. Isto permite ao jogador realizar gestos complexos tais como apontar o dedo ou apertar o punho.

Cada controlador Oculus Touch está repleto de uma constelação de LEDs que são invisíveis a olho nu, tal como o Oculus Rift. Estes LEDs permitem aos sensores da constelação Oculus VR seguir a posição de cada controlador, permitindo ao jogador mover as suas mãos e rodá-las através de toda a sua gama de movimentos.

Quem precisa do Oculus Touch?

Os sistemas Oculus Rift incluem o Oculus Touch e dois sensores, mas o Oculus Touch também pode ser adquirido separadamente. Embora existam muitos jogos VR que não requerem controlos de movimento, a experiência é muito mais imersiva e sente-se muito mais natural com o uso de controladores de seguimento de movimento.

Oculus Touch não funciona sem um elevador Oculus Rift.

Oculus Touch Features

  • Intuitive VR Controls: Aponte com o seu dedo enquanto segura o controlador e observe o seu dedo virtual a executar o mesmo gesto. Isto permite-lhe apontar, agarrar, agarrar e interagir com objectos virtuais.
  • Controlos de Stick Duplo: Inclui um esquema de controlo de stick analógico duplo semelhante a outras consolas de jogo.
  • Confortável e leve: A pega familiar e o desenho do gatilho encaixam bem na mão, e o peso é suficientemente leve para longas sessões de jogo.
  • Resposta Feliz: Os controlos hápticos únicos aumentam a sensação de imersão quando se interage com mundos virtuais.

Oculus Touch

Oculus Touch é o primeiro verdadeiro controlador de movimento para Oculus VR. Embora o auricular Oculus Rift fosse originalmente enviado com um telecomando de mão, tinha apenas um rastreio de movimento limitado.

O Oculus Touch tem rastreio de movimento total com seis graus de liberdade, o que significa que pode rastrear cada uma das suas mãos para a frente e para trás, para a esquerda e para a direita, para cima e para baixo. Também detecta a rotação ao longo de cada um dos três eixos.

Todos os controladores incluem características que serão familiares aos jogadores de consola, tais como dois paus analógicos, quatro botões faciais e dois gatilhos. Este é aproximadamente o mesmo número de botões e dispara como um controlador DualShock 4 ou Xbox One.

A principal diferença entre a configuração do Oculus Touch e os gamepads tradicionais é que não há d-pad em nenhum dos controladores, e os botões faciais estão divididos entre os dois controladores em vez de estarem todos acessíveis com o mesmo polegar.

Controlos anteriores e alternativos para o Oculus Rift

O Oculus Touch não estava disponível quando o Oculus Rift foi lançado pela primeira vez. A maioria dos jogos que estavam em desenvolvimento na altura foram concebidos com um controlador em mente, pelo que a série inicial de auscultadores Oculus Rift foram enviados com métodos de controlo alternativos.

Xbox One controllerOculus VR fez uma parceria com a Microsoft para incluir um controlador Xbox One com cada Oculus Rift antes da introdução do Oculus Touch. O controlador incluído não era a versão melhorada do Xbox One S, pelo que lhe faltava conectividade Bluetooth e uma tomada de auscultadores padrão.

Uma vez introduzido o Oculus Touch, a inclusão de um controlador Xbox One foi removida.

Oculus RemoteO outro controlador Oculus Rift que precede o Oculus Touch é o Oculus Remote. Este pequeno dispositivo é muito básico e é mais adequado para navegar nos menus do que para jogar jogos.

O Oculus Remote tem um rastreio limitado, permitindo ao utilizador apontar e clicar em VR, mas falta-lhe o rastreio posicional completo que o Oculus Touch oferece.

As unidades Oculus Rift que incluem o Oculus Touch não incluem o Oculus Remote, mas ainda está disponível para compra como um acessório.

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