A Internet ficou chocada quando a estrela do TikTok Ronnie McNutt se matou e transmitiu o incidente ao vivo no Facebook enquanto estava sentado em frente a uma mesa em sua casa no Mississippi em 31 de agosto de 2020. O vídeo de seu suicídio se tornou viral e deixou sua família e amigos , e os fãs devastados.
Quem foi Ronnie McNutt?
Nascido em 23 de maio de 1987, Ronald “Ronnie” McNutt era um veterano da Reserva do Exército que morava na cidade americana de New Albany, Mississippi, onde trabalhou em uma fábrica da Toyota e esteve envolvido na cena teatral local. Geeks Just Us.
O trabalhador barbudo e de óculos frequentava regularmente a Celebration Church em Tupelo, era membro de um clube Comicons e escrevia resenhas de quadrinhos para um site.
O amigo e co-apresentador do podcast Joshua Steen disse que McNutt lutou contra a depressão e o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) depois de servir na Guerra do Iraque entre junho de 2007 e março de 2008.
Sr. Steen disse a Heavy: “Ele não parecia ser o mesmo cara que partiu para o Iraque quando saiu do serviço.
“ Passei muitas noites em nosso estúdio, via mensagem de texto e pessoalmente, conversando com ele sobre a vida e suas lutas.
O que aconteceu na transmissão ao vivo?
Sentado atrás de uma mesa e vestindo uma camisa preta, McNutt se matou com um tiro fatal durante uma transmissão ao vivo no Facebook pouco depois das 22h30, horário local, em 31 de agosto.
Ele começou a transmissão por volta das 21h, horário local. Os espectadores começaram a alertar familiares e amigos quando ele parecia triste e muito bêbado e fez comentários preocupantes sobre tirar a própria vida.
Steen disse que não acredita que seu amigo pretendia tirar a própria vida quando começou a transmissão.
Cerca de 40 minutos depois da transmissão, por volta das 22h, McNutt pegou um rifle que falhou.
Steen disse ao Snopes que era um “ rifle barato, comum e de tiro único ” – não uma espingarda, como afirmado nas mídias sociais.
Foi quando o Sr. Steen, por meio de um ouvinte de podcast, descobriu que seu amigo precisava de ajuda imediata.
Steen assistiu ao vídeo ao vivo enquanto McNutt recusou seus telefonemas e ignorou os pedidos dos comentaristas para obter ajuda.
Até então, a transmissão havia sido relatada ao Facebook para ser retirada, mas o vídeo permaneceu online por quase duas horas após o suicídio.
O Sr. McNutt foi inundado com telefonemas e mensagens de familiares preocupados, amigos e estranhos quando ainda estava vivo. Ainda assim, ele continuou a divagar, discutir com as pessoas que tentavam intervir e fazer comentários preocupantes.
Sr. Steen disse: “ Ele está bêbado, e a arma já está lá, e todas essas pessoas já o irritaram no Facebook”
Facebook não bloqueou a transmissão ao vivo
Steen afirma que o Facebook não fez o suficiente para impedir que o vídeo fosse transmitido online ou remover conteúdo ofensivo sobre morte nos dias seguintes.
Ele e vários outros usuários relataram a transmissão ao vivo de quase duas horas enquanto McNutt ainda estava vivo, esperando removê-la enquanto tentavam impedi-lo de se machucar.
Mas continuou, e o Facebook confirmou que o vídeo gráfico da morte durou duas horas e 41 minutos antes de ser removido.
Depois de relatar a transmissão, Steen disse que recebeu uma resposta do Facebook cerca de 90 minutos após a morte de McNutt, afirmando: “Esta postagem permanecerá no Facebook porque removemos apenas conteúdo que vai contra nossos padrões da comunidade.
“ Nossos padrões não permitem coisas que encorajem o suicídio ou a automutilação. “
Em entrevista ao Heavy, o Sr. Steen afirmou: “O Facebook poderia ter parado isso e não o fez” . Para ele, a gigante das redes sociais é “ diretamente responsável” pelo vídeo ser compartilhado online e viralizar.
Um porta-voz do Facebook, que também é dono do Instagram, disse: “ Removemos o vídeo original do Facebook no mês passado no dia em que foi transmitido e usamos tecnologia de automação para remover cópias e uploads desde então. “
“ Nossos pensamentos permanecem com a família e amigos de Ronnie durante este período difícil. “
Problemas de saúde de Ronnie Mcnutt
O amigo e co-apresentador do podcast Joshua Steen disse que McNutt lutou contra a depressão e o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) depois de servir na Guerra do Iraque entre junho de 2007 e março de 2008.
Sr. Steen disse a Heavy: “ Ele não parecia ser o mesmo cara que partiu para o Iraque assim que saiu do serviço.
“Passei muitas noites em nosso estúdio, via mensagem de texto e pessoalmente conversando com ele sobre a vida e suas lutas.
“Os problemas de saúde mental são muito, muito reais, e eu honestamente acho que muitas pessoas que lutam com todas as áreas da doença mental não são tratadas. Ou tratá-lo com outras coisas, parece. “
A revista Rolling Stone informou que ele foi descrito como "cuidadoso" e "leal". McNutt e sua namorada haviam se separado recentemente.
Pouco mais de duas semanas antes de sua morte, ele marcou o que seria o 69º aniversário de seu pai e xará, Cecil Ronald “Ronnie” McNutt, que morreu no hospital em fevereiro de 2018.
O Sr. McNutt postou uma foto de família no Facebook em 14 de agosto, escrevendo: “ Hoje seria o aniversário de 69 anos do papai. Ele era uma potência de um homem. E eu sinto falta dele todos os dias. Nossa família não está completa sem ele. “
Eles agora estão enterrados no mesmo cemitério.
De acordo com um obituário, o jovem Ronnie deixa sua mãe Elaine, irmão Joey, irmã Mindy, três sobrinhas e dois sobrinhos.
McNutt compartilhou um trágico post final no Facebook antes de começar a transmissão. Ele declarou: “ Alguém em sua vida precisa ouvir que eles são importantes e que são amados.
“Que eles têm um futuro. Seja o único a dizer a eles.”
Steen disse que os relatos de que McNutt perdeu o emprego, estava prestes a perder sua casa ou teve sua identidade roubada não eram verdadeiros. “Essas são mentiras descaradas, pare de espalhá-las”, ele twittou.