Sega Genesis Sonic a História do Porco Espinho

Quando o Sega Génesis foi lançado em 1989, o teve um arranque rochoso. Embora o Genesis tenha sido a primeira consola 16-bit, o seu concorrente directo, o 8-bit Nintendo Entertainment System, estava a ganhar vantagem nas guerras das consolas graças ao Super Mario Bros. 3 sucesso do da Nintendo. Uma vez que a notícia de que a Nintendo iria lançar a sua própria consola de 16 bits, era tempo de a Sega tomar medidas drásticas, o que levou ao nascimento de uma das mais populares personagens de jogos de vídeo de todos os tempos. .

O básico do jogo

      • Título: Sonic the Hedgehog
      • Plataforma: Sega Génesis
      • Editora: SEGA
      • Desenvolvedor: Sonic Team
      • Data de lançamento: Junho 1991

      Uma triste Sega pré-sónica

      Em 1990, as coisas na?o eram óptimas para a segunda incursa?o do gigante das arcadas Sega no mercado dos jogos de vídeo doméstico . Embora o lançamento do Genesis tivesse iniciado a guerra da consola, na?o estava a fazer progressos suficientes para dominar a indústria. Em seguida, a Nintendo anunciou planos para a sua própria consola de 16 bits, a Super Nintendo, com uma data de lançamento norte-americana de 23 de Agosto de 1991 . Embora a Sega tivesse um avanço nesta quarta geraça?o de videojogos, teve de fazer algumas mudanças drásticas se quisesse competir com o poder da Nintendo.

      Sega muda o seu plano de jogo

      O primeiro passo da Sega foi substituir o director-geral da sua divisa?o norte-americana pelo antigo chefe da Mattel, Tom Kalinske. Até enta?o, a Sega tinha-se concentrado na comercializaça?o de jogos temáticos de celebridades, uma vez que a Nintendo tinha grande parte dos principais portos vinculados em acordos de exclusividade. Kalinske procurou mudar esta direcça?o concentrando-se no conhecimento da marca e para isso na?o só precisavam de um jogo de vídeo de sucesso, mas também de um personagem icónico que seria ta?o popular que estaria constantemente associado ao nome Sega. Sega recorreu à sua equipa interna de desenvolvimento Sega AM8, f ormada por cinco pessoas, para criar um jogo de vídeo blockbuster que daria a Mario uma corrida pelo seu dinheiro. Tarefa fácil… certo?

      Um porco-espinho. . realmente?

      AM8 começou a surgir com todo o tipo de ideias, desde animais engraçados a velhos tontos. Finalmente, um esboço de um porco-espinho pelo membro da equipa Naoto Åshima, que já tinha concebido Phantasy Star e Phantasy Star 2 , destacou-se da multida?o. Embora um ouriço-cacheiro na?o fosse o animal mais rápido do mundo, o ouriço-cacheiro da AM8 seria o personagem de videojogo mais rápido da história, com jogabilidade concebida para manter o em movimento. Para melhor adaptar o nome à personagem e ao conceito de velocidade, o nome foi alterado para «Sonic», um adjectivo que descreve o alcance da velocidade do som. Sonic the Hedgehog nasceu. Sabendo que teriam um golpe nas ma?os, Sonic fez o seu nome nos escritórios da Sega muito antes do jogo ser lançado, e a equipa de desenvolvimento AM8 ficou afectuosamente conhecida como , um apelido pelo qual ainda passam. Além de Naoto Åshima, a equipa Sonic era composta pelo programador Yuji Naka, o director de jogos Hirokazu Yasuhara e os designers Jinya Itoh e Rieko Kodama.

      O que torna Sonic ta?o especial?

      Enquanto que a indústria tinha visto muitos plataformas de rolagem lateral, a maioria modelou-se após a estrutura central de Super Mario Bros. , com saltos de ritmo, subida de escadas, saltos de abismo e golpes de cabeça inimigos, mas Sonic expandiu o conceito, levando o género numa direcça?o completamente nova.

      Os níveis Sonic foram concebidos tendo em mente a velocidade, na?o ta?o fácil que os jogadores pudessem correr através deles infinitamente do princípio ao fim, mas em vez disso tinham um equilíbrio de movimentos rápidos e lentos para manter a intensidade e o desafio. À medida que Sonic ganhava velocidade, várias das plataformas curvavam-se para lhe permitir subir paredes, acelerar através de loops e, em alguns casos, repelir uma mola e voar para cima ou na direcça?o de onde ele veio. Enquanto muitos dos níveis moviam o jogador ao longo de um único caminho, havia vários concebidos para Sonic a completar em qualquer número de combinaço?es. Desde ficar ao nível do cha?o, a plataformas levantadas verticalmente para o céu, até às cavernas subterrâneas.

      O dia em que Sonic salvou a Sega

      foi lançado a 23 de Junho de 1991 e foi um sucesso instantâneo. O jogo era ta?o popular que se tornou a primeira «aplicaça?o assassina» na consola Genesis, com os jogadores a comprar o sistema só para poderem jogar Sonic . Tom Kalinske aproveitou a oportunidade para mudar o jogo incluído no pacote para o Gênesis, Besta Alterada , e substituiu-o por Sonic o Porco Espinho, que impulsionou ainda mais as vendas da consola.

      Na?o foi apenas a jogabilidade inovadora de Sonic que o tornou popular, mas a sua personalidade arrojada mas amigável foi uma mudança refrescante para muitos jogadores mais jovens, tornando-o um herói com o qual se podiam identificar melhor.

      As vendas do Génesis dispararam o mais rápido que os pés de Sonic podiam transportar, e nos anos que se seguiram, ultrapassaram 60% do mercado dos jogos de vídeo. O legado de

      Sonic

      Sonic The Hedgehog continuou a ser o jogo Sega Genesis mais vendido durante toda a vida da consola. Para satisfazer a procura pública, a Sega também lançou uma versa?o de 8 bits para o Sega Master System e rapidamente definiu a Sonic Team para produzir uma sequela. O sucesso monumental de Sonic tornou-se uma enorme franquia que na?o só ultrapassou a Sega Génesis, mas todas as consolas da Sega. Embora a Sega tenha acabado por perder a guerra das consolas e abandonado o negócio de hardware das consolas após a sua última consola, a Sega Dreamcast, encontraram nova vida como criadores de terceiros, criando jogos para as mesmas empresas com que outrora competiam, Nintendo, Xbox e PlayStation. Hoje, com uma biblioteca de mais de 75 títulos, com jogos em quase todas as plataformas de jogo, mais brinquedos, desenhos animados, banda desenhada e um filme de fa?s de acça?o ao vivo em desenvolvimento pela Blue Core Studios. Sonic tem mesmo estrelado ao lado do rival comercial de longa data Mario numa série de jogos de vídeo com tema olímpico.

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