Os melhores livros do ano de 2023

Não há melhor presente do que um bom livro. Nem uma melhor seleção de títulos do que os profissionais. Nesse caso, e para dar faixas dos bons aos Magos, oferecemos uma seleção de livros realizados pela editora Alba.

Criado em 1993 com uma vocação eminente literária, Editorial Alba começou em 1995 a coleção clássica Alba com Mansfield Park de Jane Austen e Mont-Oriol de Guy de Maupassant, da qual se tornou – até uma referência na edição de clássicos universais em Espanhol.

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com quase 300 títulos nessa linha, seu catálogo cobre desde o final do século XVIII até o início do século XX, com autores que vão de Goethe to Thomas Mann, por Émile Zola para Antoine Saint-Exupéry, do Brontë Irmãs a Edith Wharton, de Pushkin a Chéjov, com títulos em muitos casos inéditos na língua castelhana e com novas e aclamadas traduções.

Outro gênero importante que nos últimos anos foi dedicado ao editor é o álbum infantil ilustrado. Para os livros de discoteca Susu, os tons de Pinker e Lucrecia se juntaram às pequenas e grandes coleções e pequenos gestos, tanto em um esforço para unir primor e consciência. Nem a linha de testes de educação infantil para pais e mães, com o sucesso do cérebro da criança na cabeça.

ALBA Editorial é também uma nomeação obrigatória para qualquer pessoa academicamente ou profissional para o escopo das artes performáticas, pois tem uma recolha de primeira qualidade com as últimas tendências e autores como Peter Brook, Stanislavski, Grotowski, Michael Chéjov e Uta Hagen, entre outras.

Escrevendo manuais, dos mais básicos (guias do escritor) para os mais avançados (guias do escritor + e textos de referência), e organização de workshops criativos completando sua oferta.

upstate. James Wood. Alba

Como a editora Alba, o Upstate é uma história intensa e profunda sobre a felicidade e a família escrita por um dos mais importantes críticos literários ao vivo do mundo.

James Wood desenha com grande sensibilidade as relações entre Alan, Helen e Vanessa, documentando as minúsculas mudanças emocionais entre os três adultos.”Embora as crianças tenham sido filhos apenas brevemente -reflection alan – um nunca se acostuma em vê-los independentes”.

No decorrer de seis dias de inverno no norte do estado de Nova York, a família Querry começa a lutar com as questões que incentivam este romance profundo e penetrante:

– Por que algumas pessoas acham muito mais difícil o que os outros? – A felicidade é uma habilidade que pode ser aprendida ou um acidente de nascimento afortunado? – A reflexão é útil para a felicidade ou um obstáculo para isso? – Sim, como filósofo favorito de Vanessa diz:”A única empresa séria é viver”, como devemos viver?

Rico em uma visão humana sutil, cheia de retratos movidos e muitas vezes engraçados, e vívido com uma sensação de lugar, o upstate é um romance perceptivo, intensamente se movendo.

Nós enfrentamos o norte a uma meditação na felicidade, mas não oferece soluções fáceis ou claras. A madeira resiste a qualquer tentação para amarrar as pontas soltas e permanece teimosamente fiel à desordem da vida.

Chawton Cartões. Jane Austen. Editando Kathryn Sutherland. Alba

O mapa começa quando Jane Austen, aos vinte e cinco, move-se com sua família para tomar banho e continua com visitas a Londres e sua instalação final em uma casa de campo em Chawton (Hampshire), por seu irmão, James.

As cartas de Chawton nos permitem acessar, neste volume lindamente iluminado, não apenas às circunstâncias de sua vida diária, mas também suas idéias e preocupações literárias.

das treze cartas que Kathryn Sutherland selecionou neste volume, os doze estão atualmente no Museu de Chawton de Jane Austen, a última residência do escritor; O décimo terceiro, escrito logo após sua morte em 1817 por sua irmã Cassandra a sua sobrinha Fanny, pertence a Jane Austen Society.

contos de escritores vitorianos. Vvaa. Alba

No mundo eminentemente masculino da sociedade vitoriana, despejando no comércio e expansão imperial, governado por uma ordem racionalista e por códigos morais rigorosos (embora então os homens, mas não as mulheres, Uma vida dupla), eram as mulheres que estavam interessadas acima de tudo pelo fenômeno da feitiçaria.

Essas narrações são memoráveis ​​como imaginativas ilustram tanto o poder de fascinação da feitiçaria quanto a mentalidade e como entender o escuro da mulher vitoriana.

em Victorian escreve contos (1839-1920) Peter Haining reuniu-se neste tema crônico histórico e lendas, bem como ficções de escritores hoje, principalmente esquecidos, mas que ele tem pena, vale a pena se recuperar.

Eliza Lynn Linton estudou profundamente a tradição de feitiçaria na Inglaterra e na Escócia; O mesmo fez, na Irlanda, Jane Wilde e, no País de Gales, Mary Lewes.

ao seu lado, um bom número de autores – de tal”H. EU.”Até mesmo HD Everett – escreveu contos de Bruges, onde eles exploraram o conflito entre religião e ciência, a condição da mulher separada e assediada, a sexualidade associada aos”espíritos malignos”, as relações entre amor e morte, e a visão da natureza. como uma força essencialmente destruída.

o visitante. Stephen King. Square & Janés

Uma criança de onze anos foi brutalmente violada e morta. Todos os testes apontam para um dos mais amados cidadãos da cidade de Flint: Terry Maitland, treinador na liga infantil, professor de literatura, marido exemplar e pai de duas garotas.

O detetive Ralph Anderson ordena sua prisão. A Maitland tem um firme Alibi que mostra que ele estava em outra cidade quando o crime foi cometido, mas os testes de DNA encontrados no local de fatos confirmam que ele é culpado. Antes da justiça e da opinião pública, Terry Maitland é um assassino e o caso é resolvido.

Mas o detetive Anderson não está satisfeito. Maitland parece um cara bom, um cidadão exemplar, é dois rostos? E como é possível que tenha sido em dois sites de cada vez? A resposta, pois não poderia ser de outra forma saindo da pena de Stephen King, fará você desejar que você não tenha pedido.

a face norte do coração. Dores redondas. Destino

Quando Salazar Amazar tinha doze anos, ele foi perdido na floresta por dezesseis horas. Eles a encontraram ao amanhecer, trinta quilômetros ao norte do lugar onde ela havia despojado do caminho.

Amaia foi desbotada sob a chuva intensa, as roupas enegrecidas e chamuscadas como a de uma bruxa medieval resgatada de uma fogueira. Mas, no entanto, sua pele era branca, limpa e congelada como se tivesse acabado de emergir do gelo.

Em agosto de 2005, muito antes dos crimes que chocavam o Vale Baztan, uma jovem mulher é um salazar de vinte e cinco anos, subinspector da polícia do fórum, participa de um curso de troca para a polícia da Europol na Academia do FBI, Nos Estados Unidos, o que transmite Aloisius Dupree, a cabeça da unidade de pesquisa.

Um dos testes é estudar um caso real de um assassino serial que eles chamam de”compositor”, que sempre age durante grandes desastres naturais atacando famílias inteiras e seguindo uma estadiamento quase litúrgico.

Amaia se tornará inesperadamente se tornar parte da equipe de pesquisa que se mudará para Nova Orleans, na véspera do pior furacão em sua história, para tentar antecipar o assassino …

Mas uma chamada de sua tia gordurosa de Elizondo Acorde em Amaia Fantasmas de sua infância, confrontando-a novamente ao medo e das lembranças que elas desistem de um conhecimento extraordinário da face norte do coração.

terra alta. Javier cercas. Planet

Como José Luis Roca diz em sua crítica de El Periódico, cercas reinventadas, de certo modo, com este romance.”Nem a voz narrativa é autobiográfica, nem existem reflexos metafaneais ou o passado histórico, chamando a porta. E até mesmo o estilo parece ter iluminado.”

A forte bota do romance adverte que estamos enfrentando uma história policial.

Um crime terrível Shaks A região pacífica da Terra Alta: os proprietários de sua maior empresa, gráficos Adell, parecem assassinados depois de serem submetidos a tortura atroz. É responsável pelo caso Melchor Marín, um jovem policial e leitor Voraz chegou de Barcelona há quatro anos, com um passado escuro em suas costas que se tornou uma lenda do corpo e que acredita ter enterrado sob sua vida feliz como marido do Vila do bibliotecário e pai de uma menina nomeada Cosette, assim como a filha de Jean Valjean, o protagonista de seu romance favorito: os miseráveis.

a partir desse evento, e através de uma narração de escalada e cheia de caracteres memoráveis, este romance se torna uma reflexão lúcida sobre o valor da lei, a possibilidade de justiça e a legitimidade de vingança, mas acima de tudo no épico de um homem em busca de seu lugar no mundo.

Não fechamos em agosto. Eduard Palomares. Livros Asteróides

‘Não Fechar em agosto’ (Livros Asteróides) é a estréia literária refrescante e brilhante do jornalista jornalista, Eduard Palomares (1980), que tirando o romance de seus estereótipos usa”um crime como uma desculpa para viajar pela cidade de Barcelona e falar sobre ela. Para torná-lo totalmente reconhecível e refletir os problemas que os jovens têm e que são extensos para todos.”

Como Anna Abella escreve no jornal, estamos enfrentando”uma concepção de narrativa policial que, com a dose bem sucedida de ironia, retrata a Sociedade do momento, e que Palomares compartilha com o romance negro mediterrânico, com sua admirada Manuel Vázquez Montalbán. , o recém-morreu Andrea Camilleri e Greek Petros Markaris afastando-se do”thriller”típico de mistério. O próprio Palomare acredita que seu”não é um romance preto puro, mas a fusão”.

O argumento nos apresenta a Jordi Viassolo, que recebe um trabalho de estudos-participa e mal pago – em uma agência de detetive em Barcelona.

A missão que comete é simples: mantenha o escritório aberto durante o verão sem bagunçar.

Tudo muda quando um cliente desesperado aparece, garantindo que sua esposa desaparecesse. É uma pesquisa aparentemente simples e perfeita para que o Viassol tímido e inexperiente comece a ser enganado na rua.

No entanto, o caso é complicado e o aprendiz de detetive deve se afastar da bolha em que você viveu como aluno e comece a colocar em prática o que eu sabia apenas de 13 OIRES.

chuva fina. Luis Landero. TUSQUETS

Após um longo tempo sem ser visto ou tratado, Gabriel decide chamar suas irmãs e reunir toda a família para celebrar o 80º aniversário da mãe e tentar reparar os velhos rancores Que cada um continua em seu coração, e que eles os distanciaram por tantos anos.

Aurora, doce e equino, a conferência de todos e a volta que sabe em que medida os demônios do passado ainda são tão vivos quanto sempre, tentam dissuadi-lo, porque ele teme que a tentativa de reconciliação agrava os conflitos até agora conflitos reprimidos.

e, na verdade, a primeira chamada telefonema libera outras chamadas e conversas, inocentes no início e cada vez mais encontrados, e assim saberemos a vida de Sonia, por Andrea, Horacio, da Aurora, do próprio Gabriel e do mãe, e com eles a história da família, desde a infância de crianças até o presente.

Como Aurora temia, as antigas queixas são reaparecendo como uma chuva fina que ameaça formar um canal poderoso no limite de estouro.

Entre agosto e filhos de um deus selvagem, a fina chuva é a mais escalada romance de Luis Landero.

Como análise de domingo Ródás de Moya no jornal, este último romance de Luis Landero não é subtraído da radiografia interior humana, mas traz a novidade para substituir a figura do UNADEAPP, extravagante ou imaturo por um gráfico de família. Isso obriga a trabalhar com um protagonista coletivo e coral, porque cada membro da família não tem apenas uma voz própria, mas uma versão diferente do passado compartilhado.

«Somente famílias infelizes, que são cada uma do seu jeito, são romance (como sabia Tolstoi), porque feliz repeti toda a mesma (e sorte) história. Esta é uma família podre em suas raízes e os irmãos se dedicam, com suas confidências, a desenterrar essa corrupção”.

pessoas normais. Sally Rooney. Casa aleatória

Marianne e Connell são colegas do ensino médio, mas eles não cruzam a palavra. Ele é um dos populares e ela, uma garota solitária que aprendeu a ficar longe do resto do povo. Todo mundo sabe que Marianne vive em uma mansão e que a mãe de Connell cuida de sua limpeza, mas ninguém imagina que todas as tardes os dois jovens coincidem. Uma daquelas dias, uma conversa desajeitada começará um relacionamento que poderia mudar suas vidas.

Pessoas normais é uma história de fascínio mútuo, amizade e amor entre duas pessoas que não podem se encontrar, uma reflexão sobre a dificuldade de mudar quem somos.

O segundo romance de Sally Rooney acompanha dois protagonistas magnéticos e complexos por anos, dois jovens que vêm a entender, mesmo em sua maior contradição e em seus mal-entendidos mais sênior.

Esta é uma história agridoce que mostra como sexo e poder, o desejo de ferir e ser ferido, amar e ser amado. Nossos relacionamentos são uma conversa ao longo do tempo. Nossos silêncios, que os defensam.

Sergi Sánchez, em sua crítica no jornal, ele intitulou sua revisão com a seguinte frase: ‘pessoas normais’: Jane Austen por”milenios”. E ele explica que”talvez”pessoas normais”é menos atenta do que qualquer trabalho de Austen para os costumes e hábitos sociais que definem o comportamento de seus personagens, mas é igualmente documental em relação aos boyinavers do amor”.

«O mais interessante das”pessoas normais”é a sua estrutura, concertada pelo seu manuseio de tempo único. O estilo é direto, simples, sem frescura, mas Rooney divide os quatro anos em que a ação ocorre em capítulos separados por diferentes intervalos de tempo, dias, semanas ou meses.”

Ladrão de frutas. Peter Handke. Aliança

é o último e esperado romance do Prêmio Nobel para literatura 2019.

Alexia, a que todos chama”o ladrão de frutas”, vai realizar uma”expedição – de -Uma mulher – mulher »para a picardia francesa em busca de sua mãe. Antes de sair, seu pai lhe dá alguns conselhos para a estrada.

Pero el relato no se inicia con Alexia, sino con el narrador, que parte un día de agosto de la «bahía de nadie»: ¿para qué?, ¿para observar a «la ladrona de fruta»?, ¿para acompañarla em silêncio? Não: Para dar fé de suas experiências e aventuras em sua viagem iniciática.

«Ladrão de frutas» é Peter Handke em um estado puro; O”último epopeya”de acordo com sua própria definição.

Alexia é o seu”alter ego”ou, como Domingo Ródenas diz no jornal,”uma muito jovem de vagarosa vida que você parte em busca de sua mãe – o protagonista de Banquera”pela Serra de Gredos (2002). e aquele que chama Alexia, o ladrão de frutas. Ela é o foco que ilumina os vários espaços e pessoas com o qual ela é cruzada e é também o fio que está pegando as digressões, microhistórias e pinturas da natureza – espécies da casa – com que Handke usa seu texto »ou.

«A viagem de Alexia, que dura três dias, não é só dentro do país, mas à mente do escritor Handke, onde as exigências mais urgentes de hoje nas caldeiras de uma tradição narrativa que remonta ao seu wolfram von Eschenbach, no século XIII remoto.”

NAT, quarenta e sete veteranos dos serviços secretos britânicos, acredita que seus anos na Agência concluíram. Ele está de volta em Londres com sua esposa, resignou Prue.

Mas com a crescente ameaça de Moscou, o escritório tem outra missão para ele: assumir uma subestação de Londres falecida com um grupo desorganizado de agentes. O único flash de luz na equipe é a jovem Florença, que olha para o departamento da Rússia e em um oligarca ucraniano envolvido em tecidos escuros.

Além do Spy, Nat é um jogador apaixonado de Badminton. Seu adversário habitual na tarde de segunda-feira tem meio anos de idade. É a introspectiva e solitária Ed, que odeia Brexit, odeia Trump e odeia seu trabalho em uma agência de mídia impessoal.

e, no entanto, é improvável que pareça, é ed quem arrastará Prau, para Florença e Nat próprio no caminho da indignação política em que todos vão acabar presos.

Em sua crítica escrita no jornal, Marta Marne Edrobe:”Numa época em que não há dia que a palavra Brexit não apareça na imprensa, eu subirei a voz para capturar no papel O que você pensa de tudo isso.”Eu sou um nascimento e treinamento europeu”afirma Nat, nosso protagonista, depois de dizer que”o termo Brexit sempre foi uma provocação para mim”. Não é sobre sinais suspeitosos, como é posicionado nessas questões. Em suas declarações, ele tem sido muito claro de maneira invariável, e neste trabalho ele coloca Donal Trump em seu site, Vladimir Putin e até mesmo o governo de seu país”.

«Apesar dos 88 anos que já cumpriu, John Le Carré revela-se de forma magnífica com este romance.

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