para o não iniciado no OBD2 automotivo, ele vai soar para o robô galático. No entanto, é uma ferramenta tecnológica muito útil para carros.
Através deste”diagnóstico a bordo”, a tradução de diagnósticos a bordo (OBD), pode ser conhecida imediatamente qualquer problema do veículo.
A partir desses escolhidos, decantamos primeiro pelo modelo Creader 3001 da marca de lançamento.
Este dispositivo destaca-se por sua utilidade dentro da faixa básica, seu manuseio fácil, sua capacidade de atualização e seu preço mais acessível.
O OBD2 é a próxima geração de OBD e distinguem-se porque o primeiro tem um catálogo mais amplo de carros que você pode diagnosticar.
dessa forma, o OBD2 incorpora carros fabricados após 1995.
O primeiro OBD começou no final dos anos 80. Sua principal função estava padronizando o conector para ler os números de emissão de cada carro.
Devemos ter em mente que cada carro tem suas características especiais e, dependendo deles, deve ser tratada.
Portanto, a escolha desses sistemas de diagnóstico não é uma tarefa simples.
O que é isso?
Vai ser um sistema para o carro que exerce mecânico tecnológico para detectar onde a falha é ou qual é o status dos indicadores mais importantes da máquina.
é então usado para diagnosticar ou, para ser mais preciso, autodiagnosticar os problemas que o carro pode ter e informá-los a quem o usáva.
Como funciona
faz através de sensores incorporados ao motor que monitora os diferentes sistemas de veículos.
Através deste sistema Todos os elementos envolvidos nas emissões são controlados como mecanismo de injeção ou entrada de ar para o motor.
Fases de processo
Nós distinguimos três principais:
- Coleção de dados: através dos sensores incorporados ao motor e outros sistemas do seu veículo. Emissões, sistema de injeção ou ingestão de ar são controlados ao motor definindo alguns exemplos.
- Transmissão: Seja conectado por cabo a uma unidade externa para o carro ou via Bluetooth.
- Análise: Os dados são coletados no terminal correspondente que oferece informações importantes sobre o estado e possíveis falhas. Além de localizar pontos conflitantes oferece possíveis causas e soluções para a medição encontrada.
O sistema OBD atribui a cada falha um código de cinco dígitos que começa com a letra Y. Em seguida, cada dígito fornece dados de concreto.
Assim, por exemplo, o primeiro dígito P refere-se à eletrônica do motor e da transmissão ou c ao chassi. A seguir estão mudando informações adicionais.
com que carros é compatível?
Em geral, com todos os veículos gasolina fabricados em 2001 e Diesel a partir de 2004.
Alguns fabricantes começaram a implementá-lo antes. Assim, a partir de 1º de janeiro de 1996, eles começaram a incorporar.
De qualquer forma, é fácil verificar na parte inferior da placa lateral do motorista.
o suficiente para encontrar um conector com 16 pinos adaptados a esses sistemas de autodiagnóstico.
Existem alguns veículos que têm um decalque em que”OBD II certificado”é especificado para saber que é compatível.
Quais tipos são
Nesta seção Vamos diferenciá-los por meio de acesso a dados:
- Bluetooth: O controle pode ser executado através do smartphone. Eles são os mais básicos e acessíveis, pois é um simples conector. Para usuários em geral, eles são altamente recomendados pelo manuseio e preço.
- USB: oferece a possibilidade de conectar-se através dessas portas a um laptop para extrair as informações e compará-lo muito mais claramente e detalhado.
- Tela integrada: facilita os dados de diagnóstico em sua própria tela. Como é lógico, são dispositivos mais caros do que os anteriores, mas eles podem ser encontrados bastante acessíveis e até mesmo baratos.
- Marca Scanner: Já é um nível muito alto de informação e preço. Eles são sistemas fabricados para modelos de marcas de concreto que oferecem um catálogo de dados muito abrangente.
O que levar em conta
- Compatibilidade: o fator fundamental, pois depende do dispositivo para servir para o veículo ou não. Como já detalhados depende do ano de fabricação em geral, embora existam modelos específicos para certos grupos automotivos.
- Controle de dados: Como já indicamos na seção anterior, dependerá do uso. O mais comum e acessível pode ser controlado por Bluetoyh com o celular, o próximo passo seria pelo laptop através de uma conexão USB ou na própria tela incorporando o aparelho.
- Atualização: Os modelos econômicos geralmente não têm essa opção. É muito aconselhável informar-se antes se as atualizações estiverem livres através da página da marca ou tiverem custo.
- Funções: Como é óbvia, o catálogo de dados e os indicadores que oferece está relacionado à complexidade do produto e, portanto, com seu preço. Assim, a gama mais alta pode detectar, por exemplo, dispositivos de frenagem anti-bloqueio ou airbags.
- Armazenamento: Outro fator a ser avaliado é a capacidade de armazenamento que você tem que arquivar e preservar o registro do veículo e, assim, avaliar a evolução do seu comportamento.
Basic, mas prático: lançamento do CRADER 3001
Um dispositivo altamente recomendado por um preço muito econômico por sua utilidade, simplicidade de gestão e características que incorporam.
funciona através do cabo a ser acoplado ao conector de carro e pode ser atualizado, um aspecto muito positivo dentro dos dispositivos desta baixa gama.
Apesar de ser muito acessível, e são outras razões para a sua escolha como líder, também incorpora uma tela prática.
oferece dados em diferentes idiomas, incluindo espanhol, algo muito avaliado, já que não é comum.
pequeno mas muito prático para detectar onde a falha do carro é.
Entre seus recursos é a leitura de código de erro e sua exclusão, permite observar dados ao vivo, executar o teste do sensor de oxigênio e monitorar informações do veículo.
Este é um scanner de nível amador que, em geral, permite verificação de reparos, realizando certos testes como os mencionados e resolvendo problemas básicos do motor.
para marcas específicas: ANCEL VD700
dentro da faixa amadora é necessário enfatizar que seu preço é significativamente maior na média e que, muito importante, é principalmente orientado para veículos de o grupo Volkswagen (Volkswagen, Audi, Assento ou Skoda).
Nestas marcas, oferece grandes benefícios e torna-a de forma eficaz e fácil.
Também deve ser notado que outra das objeções vem da falta de instruções em espanhol, algo que, como nos indicamos, é mais frequente do que desejável nesses produtos.
Em qualquer caso, há sempre o recurso de ir para a rede.
No lado positivo, que coloca em valor sua capacidade tecnológica, oferece várias funções de check-up como adaptação da posição do acelerador, teste de bateria ou configuração de serviço de óleo.
Outro aspecto positivo deste dispositivo é a sua tela ideal que permite visualizar e acessar facilmente os menus.
Em qualquer caso, é necessário advertir, com base geral, que a configuração do OBD2 requer paciência.
bluetooh conector: ViePeak
Como avançado na introdução, a opção Bluetooth é muito mais econômica, pois é, como é o caso, um conector simples que é acoplado à tomada de o carro.
como um handicap deste componente, percebendo que é compatível apenas com dispositivos Android e Windows PC.
através desses terminais chegará informações muito amplas do veículo que passa de revoluções por minuto ou consumo de combustível.
até temperaturas de entrada de óleo ou óleo, por exemplo.
Devo ter em mente que nem todos os parâmetros podem ser obtidos em todos os veículos.
Isso dependerá da implementação de cada fabricante e permitirá que você conheça mais ou menos dados.
Como é lógico, requer o uso de aplicativos que traduzem os dados que são absorvidos pelo conector. Existem vários para escolher.
Mais caro, embora seja amortizado: Autel Maxidiag MD806
Como já avançar, o inglês é a linguagem predominante nesses dispositivos. Neste caso, pode ser alterado através de uma solicitação pelo correio.
fora deste handicap idiomático é um dispositivo de alto nível e alto preço.
Dado o desembolso considerável, você deve ter certeza de que o produto pode ser adaptado ao veículo.
Uma vez feito, suas chances são de muitas e, apesar do desembolso, você pode amortizar rapidamente se você pensar em preços de diagnóstico nos revendedores.
Seu projeto, muito parecido com o de um smartphone, permite incorporar uma boa tela de visibilidade ideal com fácil manuseio, uma vez que tenha sido configurado.
usb alternativa: obdresoource
Para não deixar qualquer um dos tipos direcionados na introdução, fechamos com a alternativa USB que permite, por exemplo, controlar os dados de um laptop .
Como no caso da opção Bluetooth, é apenas um conector com cabo USB. O conector vai para o carro e o USB para o terminal.
por preço pode parecer muito econômico, mas há versões com uma tela incluída que estão no mercado abaixo.
.