6 razơes pelas quais o Mal Residente: a história das Revelaçơes é uma porcaria

*****SPOILER WARNING******

Este artigo revela muitos pontos de enredo de : Revelaço?es e na?o deve ser lido por ninguém que na?o tenha experimentado ou se tenha rendido à história.

Na nossa revisa?o de Resident Evil: Revelations , passámos um pouco de tempo a discutir qua?o terrível foi a história. Mas a nossa necessidade de nos concentrarmos na jogabilidade impediu-nos de castigar a narrativa tanto quanto gostaríamos. Na?o basta elogiar grandes jogos de contar histórias como The Walking Dead ou Half-Life 2 ou Sanitarium ; devemos também chamar a atença?o para jogos que contam mal histórias, enfiando a nossa cara na poça molhada que deixaram no cha?o enquanto gritavam, «Jogo mau! Jogo mau!» As falhas monumentais da história em Revelaço?es sa?o especialmente impressionantes por duas razo?es. Uma é que os jogos Resident Evil tendem a ter histórias bastante envolventes com personagens intrigantes e momentos ocasionais de verdadeira excitaça?o. Nem sempre se compreende toda a narrativa, que pode ser muito complicada, mas de um momento para o outro os jogos sa?o bastante compreensíveis e absorventes. A segunda surpresa é que Revelaço?es foi escrito pela bem sucedida escritora de anime/manga Dai SatÅ. Ele escreveu em grandes séries de anime como S amurai Champloo . Ele também escreveu alguns outros jogos. E no entanto, Revela t io?es é simplesmente horrível. Porquê? Aqui esta?o seis razo?es. Aviso

Aviso, há aqui muitos spoilers .

Mau diálogo

Apocalipse parece ter sido escrito por alguém que fez uma lista de todas as frases de todos os filmes de acça?o, classificou-as pela frequência com que foram usadas, e depois trabalhou em todas as frases principais. « O teu destino está nas minhas ma?os». «I have my reasons» . «Vocês sa?o a nossa única esperança». Um jogo de bebida poderia ser criado em torno da utilizaça?o de frases de captura no jogo. O guionista do jogo estava disposto a fazer o seu melhor para introduzir clichés supérfluos, como quando Jessica se esbate, a propósito de nada, «bem, na?o se esqueça do jantar de lagosta que me deve». É uma linha jarrante numa conversa sobre a próxima destruiça?o de Teragrigia, e parece estar lá apenas para que Jessica possa mais tarde dizer, depois de disparar Parker, «Na?o te preocupes com o jantar, estamos quites agora».

Torço?es telegrafadas

Mal Residente Os jogos têm estado sempre cheios de personagens misteriosas e motivos desconhecidos. Revelaço?es também é. Quem é o tipo na máscara de gás? O que significa Raymond sobre a «verdade de Teragrigia». Boas reviravoltas envolvem uma má direcça?o que leva à inversa?o de pressupostos. O mau da fita revela-se o bom da fita. A rapariga morta acaba por estar viva. A irma? acaba por ser a ma?e. O planeta acaba por ser a futura Terra. Em Revelaço?es , vê-se tudo isto a chegar. Num episódio intitulado Revelaço?es , O’Brien explica finalmente como ele e Raymond fingiram o renascimento de Veltro para enganar Morgan. Mas nessa altura, o jogo já tinha deixado muito claro que era exactamente isso que se passava. Chame um episódio » Revelaço?es » e queremos que nos digam algo surpreendente; na?o queremos apenas que todas as nossas suspeitas se confirmem. Ninguém poderia ficar surpreendido neste momento, a menos que esperassem que as reviravoltas fizessem sentido lógico.

Confusa?o

As mudanças de lugar e tempo no jogo tendem a ser abruptas e mal colocadas.b chegar num navio à procura de Chris e Jessica. Em seguida, somos recebidos com um relatório de notícias. Isto é seguido pelo que parece ser o dia anterior à sua chegada ao barco, embora o jogo na?o se dê ao trabalho de o explicar. Depois estamos nas montanhas com Chris e Jessica; surpreendente, a menos que se tenha apanhado uma rápida alusa?o a essas montanhas. Depois volta a Jill e Parker e depois volta um ano com Parker e Jessica e Raymond j usto antes de Teragrigia ser destruída. E por aí adiante e assim por diante. Alguns podera?o argumentar que esta é a tentativa do jogo de criar uma sensaça?o de mistério e desorientaça?o, mas existe uma diferença entre misterioso e pouco claro.

Actos inexplicáveis

Algumas das personagens do jogo parecem muito estúpidas, e no entanto o jogo na?o as retrata dessa forma. O plano de O’Brien para derrubar Morgan fingindo um ressurgimento do Veltro é um plano ta?o louco como qualquer outro criado para I Love Lucy . O facto de Parker impedir o Raymond de impedir Jessica de explodir o navio é incompreensível, considerando que ele tinha acabado de lhe apontar uma arma, ela tinha acabado de tentar carregar num bota?o misterioso sem qualquer explicaça?o, e ela tinha disparado sobre o Raymond oferecendo depois uma explicaça?o esfarrapada. Este tipo de coisa dá pouca confiança na visa?o do argumentista, por isso no final, quando descobrimos que Raymond e Jessica têm trabalhado juntos durante todo este tempo, é difícil aceitar que esta é uma reviravolta bem pensada. Isto significa que o falso assassinato de Jessica de Raymond e a tentativa de Raymond de impedir Jessica de destruir o navio fizeram parte de um plano elaborado e que enquanto Jessica trabalhava presumivelmente para Morgan e Raymond para O’Brien, também na?o funcionaram, uma lata de vermes que provavelmente será aberta, e estragada, na sequela inevitável.

Caracteres terríveis

Houve alguns caracteres realmente envolventes nos jogos RE , mas aqui, os caracteres tendem a ser ou aborrecidos ou irritantes. A brincadeira de flirt de Jessica sente-se forçada e torna-a irritante, embora parte disso possa ser simplesmente a sua voz algo irritante. Piores sa?o Quint e Keith, dois tótós técnicos choro?es que preenchem o papel, familiar em muitos filmes, de mau «alívio cómico». Raymond é também muito pouco simpático, embora pensemos que ele deveria ser, o que o tornaria uma das poucas personagens de sucesso no jogo. Quanto às séries regulares Jill e Chris, elas sa?o apenas dolorosamente aborrecidas e abafadas. Eles na?o têm uma única personalidade para partilhar entre os dois. O filme aparentemente espera que qualquer carinho que tenha desenvolvido por eles nos jogos anteriores se transfira para este.

No One Dies

Pouco depois de ter sido baleado e presumivelmente morto, Raymond entra numa sala, indicando que estava a usar um colete à prova de bala. Isso é perfeitamente razoável, embora na?o explique porque é que ele fingiu estar morto para começar. Mas é também a última vez que o jogo incomoda a explicar como é que uma personagem sobreviveu. Quando Parker cai cerca de 10 metros num inferno em fúria, descobre-se mais tarde que na?o está mais ferido do que antes da queda. Vemos Quint e Keith na luz brilhante de uma explosa?o, e depois mudam para um tiro exterior da área a ser bombardeada, mas no final sa?o vistos a caminhar sobre as montanhas.

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