Della Beatrice Howard Robinson é a ex-esposa do falecido cantor, compositor, pianista e compositor americano Ray Charles Robinson Sr. O casal foi casado por 22 anos com três filhos.
Das muitas mulheres com quem Charles teve um caso, muitas pessoas próximas ao cantor consideram que Howard era a pessoa que ele realmente amava e com quem queria estar para sempre.
Della Beatrice também tem uma história e tanto para contar; desde seus relacionamentos fracassados até como ela se tornou a Sra. Robinson. Ela começou a vida como uma menina pobre de uma pequena cidade segregada para viver em uma sociedade rica que nem mesmo os brancos poderiam pagar.
Junto com seu ex-marido, ela desfrutava de um estilo de vida com o qual a maioria dos americanos só sonhava antes dos trinta anos de idade. Leia a extraordinária jornada de Della Beatrice; sua infância, sua vida pessoal, sua vida depois de se divorciar de seu marido famoso e muito mais.
Della Beatrice Howard Robinson nasceu em uma pequena cidade no Texas
Della Beatrice Antwine nasceu dois anos antes de seu marido, Ray Charles. Seu filho Ray Charles Jr em seu livro, You Don't Know Me: Reflections Of My Father, Ray Charles escreve que o fato de ela ser mais velha que seu ex-marido a irritou ao longo de sua vida.
Sua família era de Richmond, Texas, uma cidade quinze milhas a sudoeste de Houston. Quando Della nasceu, a cidade tinha apenas 1.500 pessoas. Sua cidade natal era um país de algodão e petróleo, e não foi tão atingida quanto a maior parte do país durante a Depressão.
Della Beatrice Howard Robinson (segundo da esquerda) cresceu em Richmond Texas. Ela passou a infância com sua avó materna e seu tio. Fonte: Biografia de Ray Charles
Richmond tinha sido um refúgio para escravos emancipados após a Guerra Civil. No entanto, quando a ex-mulher de Charles nasceu, os trilhos do trem que atravessavam o centro da cidade eram um símbolo de divisão racial. Quando Howard era jovem, sua mãe e duas tias se mudaram para Houston e trabalharam como empregadas domésticas.
Della estudou em uma escola para negros em Richmond. Ela tinha que andar dezesseis milhas por dia. Robinson frequentou a escola de Richmond até a quarta série. Depois disso, ela se mudou para Houston.
A família de Howard tinha muitas terras para um povo segregado
A família materna de Robinson era proprietária de cerca de oitenta acres de terra, divididos entre as várias famílias. Ela morava em uma casa de madeira de um quarto em dez acres de terras agrícolas com sua avó Mama Lee e seu tio George. Eles costumavam plantar algodão, milho, amendoim e batatas e mantinham uma horta de caminhões para vegetais.
Além disso, a família de Beatrice cultivava árvores frutíferas, amoras silvestres e amoras. Eles transformariam as frutas e bagas em tortas e tortas. Eles também tinham cavalos para puxar as carroças e vacas para o leite. Sua família não precisava comprar carne, pois havia porcos e galinhas suficientes, patos e gansos.
Della aprendeu com seus pais que comida não deve ser desperdiçada. Eles eram muito religiosos e também construíram uma pequena igreja chamada Zion Watchtower na propriedade da família.
Os pais de Della Beatrice Howard Robinson não eram casados
Ironicamente, seus pais nunca se casaram. E Della nunca soube por quê, pois nunca se falava disso na presença dela. Na verdade, seu pai não estava por perto quando ela era jovem e isso a incomodava. Ele havia se casado com outra mulher e estava morando em Houston. Ela sabia quem ele era e levava o nome dele, mas o pai e a filha nunca se conheceram quando esta era pequena.
Então, quando ela tinha dez anos, ela deixou Richmond e sua avó e foi morar com sua mãe em Houston. A mudança, porém, foi uma luta.
Della muitas vezes brigava com a mãe
Ela lutou com a mãe desde o início. Acostumada a uma vida mais tranquila com sua avó, ela desaprovava as noites da mãe e as festas depois do trabalho.
Mais tarde, quando a mãe de Della a tratou para cuidar de seu novo irmãozinho, James, ela odiou ainda mais. Um dia Robinson anunciou que estava se mudando sozinha. Mas, ela logo se arrependeu da decisão. Ela então foi morar com seu primo Robert Lee. Até hoje, Della admite que sair de casa tão jovem foi um dos piores erros de sua vida.
Depois de deixar sua mãe, ela sobreviveu principalmente através de “Lying”. Ela explicou, naqueles dias ninguém pedia uma certidão de nascimento, e ela era tão alta que poderia passar por dezoito anos. A partir de então, ela conseguiu um cartão da Previdência Social e um cartão de saúde e foi trabalhar como garçonete.
Seu segundo trabalho foi cantar com um grupo gospel. Graças a isso, ela foi morar com Ella Dooley, uma das mulheres mais velhas de seu grupo. E aos 16 anos, ela se juntou ao grupo gospel de Cecil Shaw. Ela tinha acabado de se formar no colegial
Della Beatrice Howard Robinson era uma cantora gospel
Não muito tempo depois de se juntar ao time gospel de Cecil Shaw, ela começou a cantar no rádio e em shows. Uma vez que ela e seus outros membros estavam sob contrato, eles se mudaram para salas de concerto e igrejas maiores. Logo havia um contrato de gravação; algumas das criações sobreviveram para se tornarem CDs e ainda estão disponíveis. O rosto de Della apareceu nas capas, sorrindo para a câmera. Quando ela estava fora da adolescência, Robinson estava a caminho de uma carreira gospel de sucesso.
Como Howard conheceu Ray Charles?
Howard estava em seus 20 e poucos anos e ainda era uma cantora gospel. Charles também estava nos estágios iniciais de sua própria carreira, percorrendo o circuito Jim Crow. Ele gostava de ouvir rádio quando estava na estrada. Um dia, ao viajar pelo Texas, ele ouviu os cantores de Cecil Shaw no ar. A música era “Pray On, My Child”, e a liderança foi cantada por ninguém menos que Della Beatrice Howard. Ele descobriu que a voz dela era profundamente comovente e decidiu conhecê-la.
Quando Della Beatrice Howard Robinson conheceu seu marido, Ray Charles
Autor, Janet Hubbard Brown reconta a primeira vez que Beatrice conheceu seu futuro marido, Charles no livro, Ray Charles . Brown revela que quando o cantor do What I'd Say conheceu Della, ela era uma mulher gorda em torno de sua idade que tinha um sorriso radiante e disposição alegre. A escritora ainda narra que foi a época em que cantava com os Cecil Shaw Singers. E enquanto em Houston ela tinha ouvido que o Grammy Hall Of Fame era um mulherengo e um viciado em drogas.
Della Beatrice Howard Robinson casou-se com Ray Charles em 1955. Juntos, eles tiveram três filhos. Antes de Ray, Della teve um relacionamento conjugal duas vezes.
O Genius adorava cantar gospel e o Cecil Shaw Singers era um de seus grupos favoritos. E, por outro lado, Della o conhecia como desagradável às vezes e extremamente egocêntrico. Antes de conhecer o irmão Ray, ela tinha essa imagem dele como um mulherengo e um homem que mal amava uma garota. Ela, no entanto, se ofereceu para apresentá-lo aos Cecil Shaw Singers.
Charles achou as qualidades realistas de Howard instantaneamente impressionantes. Não muito depois de seu primeiro encontro, o pioneiro do gênero soul voltou à estrada. Ele, no entanto, ligava para ela com frequência e escrevia cartas de amor para ela em uma máquina de escrever portátil. Ele propôs que ela se mudasse para Dallas com ele, para que pudessem começar de novo. O cantor nascido na Geórgia achou Houston muito úmido e mais racista do que Dallas.
Ray Charles perseguiu sua ex-mulher, Della Beatrice Howard Robinson
Quando ela saiu do hotel depois de seu encontro com Ray, Della não esperava vê-lo novamente. Mas ela achou desconcertante quando ela continuou correndo para ele na estrada. Ambos estavam em turnê com seus grupos, mas toda vez que ela se virava, ele estava lá.
Foi só muito mais tarde que Howard descobriu que as reuniões frequentes não eram uma coincidência. O nativo de Albany tinha feito um acordo secreto com Cecil para ficar de olho em sua ex-mulher, então ele sempre sabia para qual cidade ela iria em seguida.
Embora na época ela fosse casada com seu segundo marido (mais abaixo). Mas ela logo o deixou e foi para Nova York, onde se hospedou no Hotel Theresa. Supercoincidentemente, lá ela encontraria novamente Charles.
Howard lutou com o frio de Nova York antes de iniciar um relacionamento com seu ex-marido, Ray Charles
Ela se mudou para Nova York no inverno, fugindo de seu segundo casamento abusivo. Ela não tinha roupas e pouco dinheiro. A mãe de Ray Charles Jr. mal ganhava o dinheiro do aluguel e vivia com medo constante de ser despejada.
Eventualmente, Charles veio em seu socorro e pagou o aluguel de sua semana sem seu conhecimento. Beatrice então se mudou hesitantemente para Dallas a pedido de Ray. Depois disso, eles se apaixonaram.
Della e Charles se casaram em um quarto de junky
Della Howard, então com 26 anos, e Ray Charles se casaram em Dallas em 1955. Eles se casaram em um quarto dos fundos cheio de lixo e uma mulher que eles nunca conheceram leu seus votos. Os primeiros anos correram bem, embora Charles não tivesse se tornado um grande nome e estivesse lutando financeiramente também. O ex-casal teve seu primeiro filho, um filho em maio de 1955; eles o chamaram de Ray Charles Robinson Jr. Eles moravam com seu primeiro filho em Myrtle Street, Dallas, Texas.
Ao longo dos próximos anos, eles deram as boas-vindas a mais dois filhos, David Robinson e Robert Robinson.
No entanto, por mais que Charles afirmasse que queria uma vida doméstica e uma família, sua vida na estrada, com mulheres e drogas, piorava as coisas. De qualquer forma, ele conseguiu dividir sua vida em dois compartimentos, o pai de família e o músico de estrada. E ele se certificou de que um não esbarrasse no outro.
O marido de Della, vencedor do Polar Music Prize, continuou em turnê, escrevendo músicas e checando sua família. Ele estava gravando uma média de três singles por ano. Nesse meio tempo, Robinson deu à luz outro filho, e Charles mudou a família para Los Angeles.
O que levou Howard ao divórcio de Ray?
O apetite de Charles por sexo continuou quando ele estava na estrada e Della em casa. Ele na época teve um caso infame com Mary Ann Fisher. Dois anos depois de seu casamento com Robinson, Ray também estava saindo com duas outras mulheres, Margie Hendricks e Mae Mosely Lyles.
A esposa do cantor gospel de Charles sabia sobre seus casos extraconjugais, mas decidiu ficar com ele de qualquer maneira, em parte por causa de sua fé.
O divórcio
Em 1976, a mãe dos três filhos de Ray finalmente pediu o divórcio, embora os detalhes tenham sido mantidos fora da imprensa. Robinson estava então morando com seu filho, Charles Jr., e sua namorada.
No ano de 1983, Della e seu ex-marido, Charles, estavam em melhores condições. O ícone do Jazz, no entanto, não estava indo tão bem em termos de carreira e saúde. Ele acabara de se livrar das “trompas de Eustáquio anormalmente patentes”. O tratamento quase o matou, mas ele sobreviveu graças aos antibióticos. Além disso, ele teve a pior turnê na memória dos membros da banda, 1983.
Durante seu tempo no hospital, quando foi colocado em reabilitação, Della visitava Charles e trazia comida.
O ex-marido de Howard morreu em 10 de junho de 2004, devido a complicações decorrentes de insuficiência hepática.
Antes de Ray Charles, Della Beatrice Howard Robinson se casou duas vezes
Tanto Charles quanto Della haviam se casado e se divorciado antes de se conhecerem; este último duas vezes.
Ex-marido de Della Beatrice Howard Robinson, Ray Charles era cantor, compositor, pianista e compositor. Ele é conhecido por músicas como What'd I Say, Georgia on My Mind, Hit the Road Jack. Fonte: Instagram/Getty
A história romântica da cantora gospel foi tão triste quanto seu ex-marido do Grammy Hall Of Fame. No início dos anos cinqüenta, quando Della tinha vinte anos, ela ansiava por uma casa própria e filhos. Então ela se casou com o filho de um pastor alto e bonito depois de conhecê-lo em um culto na igreja uma noite. Embora seu nome nunca tenha sido mencionado, ele foi descrito como alguém que tinha 1,90m, com pele como ébano e cabelos pretos grossos e encaracolados.
Eles se casaram e se mudaram para uma casa no campo. Por algumas semanas, foi bom. Mas depois disso, infelizmente, a felicidade recém-descoberta de Della durou o que ela chama de cinco minutos quentes. Este bom homem cristão começou a abusar dela fisicamente sempre que estava descontente com ela. Então Robinson acabou se divorciando dele e foi para casa em Houston.
Mais um casamento fracassado
Beatrice mais uma vez pulou em um segundo casamento apressado com outro alto e bonito frequentador de igreja. Ela tinha então vinte e quatro anos e começava a temer que nunca teria um filho.
Do lado de fora, seu segundo marido parecia ideal. Mas esse casamento fracassou ainda mais rápido que o primeiro; seu marido nº 2 era mais violento que o primeiro. A nativa de Richmond, ela estava com medo dele, assustada demais para voltar para casa quando a próxima turnê do grupo estava chegando ao fim. Então, um dia, em vez de voltar para ele, ela abandonou a turnê num impulso e fugiu para Nova York. Era inverno e ela não tinha emprego, nem perspectivas, nem roupas de inverno.
Onde está Della Beatrice Howard Robinson agora?
Quando relatado em 2010, ela estava morando no Condado de Riverside com saúde estável. No entanto, não está claro se o ex-cônjuge de Ray se casou após sua separação da cantora de Georgia On My Mind. De qualquer forma, ela é relatada como muito viva e chutando.
Alguns outros fatos sobre Della Beatrice Howard Robinson:
- Ela não achou Ray Charles impressionante durante seu primeiro encontro.
- Della adora saltos altos.
- Charles sabia que Della estava grávida de seu filho mais cedo do que a própria Della. Na verdade, ela não sabia que estava esperando por três meses.
- Ela não queria que seu filho recebesse o nome de Ray Charles.
- Della sabia da idade real do ex-marido no dia do casamento.
- Ela ensinou Ray Charles a assinar e escrever seu nome.
- Howard encorajou Ray a cantar com sua própria voz.
- Ator, Jamie Foxx jogou recebeu seu primeiro Oscar de Melhor Ator em 2005 retratando o marido de Della no filme de 2004, Ray. No filme, Kerry Washington interpretou o personagem de Howard Robinson.
- Seu ex-marido, Charles, teve um total de 12 filhos com dez mulheres diferentes, incluindo Howard.