Ao baixar aplicativos em nosso telefone, é comum que nos peçam acesso a diferentes funções dependendo de suas características. Às vezes, realizamos essa ação sem olhar para as faculdades que lhe damos.
Se você se preocupa com sua privacidade, neste texto contaremos sobre as notáveis permissões do WhatsApp às quais você dá acesso e quanto o aplicativo pode armazenar sobre você.
Permissões, privacidade e o que o WhatsApp sabe sobre nós
Tabela de conteúdos
Se quiser continuar a ler este post sobre "Permissões notáveis do WhatsApp: para o que dizemos “Sim” ao usar o aplicativo?" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a Permissões notáveis do WhatsApp: para o que dizemos “Sim” ao usar o aplicativo?, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.
Com o primeiro uso do aplicativo de mensagens, ele solicitará permissões para trabalhar no telefone. Se você acessar Configurações> Aplicativos> WhatsApp, poderá ver os principais acessos concedidos.
Nesta mesma tela, se você clicar nos três pontos, são exibidas “Todas as permissões” que possui e as possibilidades de mantê-las ativas ou não, pois nem todas são essenciais.
Vamos ver o que são essas permissões notáveis no WhatsApp em 2022 e suas implicações.
Telefone
Com isso, ele está autorizado a ler o status do telefone, saber o número e o status da rede móvel, gerenciar chamadas e acessar seu histórico, adicionar mensagens de voz e até redirecionar para outro número.
Contatos
Possui permissões para procurar contas em nosso dispositivo, ler contatos e até mesmo modificá-los. É dada permissão para acessar contas criadas por aplicativos em seu telefone e até mesmo dados de nossos contatos, como números e endereços de e-mail.
Na verdade, a descrição dessa permissão avisa que aplicativos maliciosos podem usar os dados de seus contatos sem o seu conhecimento.
Artigo relacionado:
Aprenda a agendar mensagens do WhatsApp facilmente
chamadas e SMS
O aplicativo não apenas tem acesso ao seu histórico de chamadas, mas ao ativar a permissão SMS, poderá enviar mensagens de texto, ler as salvas e/ou receber novas, com o consequente risco financeiro caso o malware acesse essas funções.
Câmera
Embora seja útil por sua própria função, as ações de tirar fotos e vídeos podem ser realizadas pelo app de forma independente. Isso pode ter repercussões na sua privacidade.
Microfone
Ao permitir o acesso ao microfone, nos expomos a gravar conversas telefônicas ou até mesmo atuar como microfones espiões em qualquer outro momento.
Memória
O aplicativo tem acesso ao armazenamento interno e sistemas de armazenamento externo, como o cartão SD, permitindo ler e armazenar uma variedade de arquivos.
Localização
Outra das permissões notáveis que você concede ao WhatsApp é a sua localização em tempo real, bem como para compartilhá-la, o que é uma importante questão de privacidade.
Controlando as permissões
A maioria desses acessos podem ser usados pelo WhatsApp quando o aplicativo solicitar, sem que seja apenas quando o usuário estiver usando algum desses componentes.
Além disso, a coleta de nossos dados por meio das permissões pendentes do WhatsApp , também pode levar aplicativos maliciosos a terem acesso e facilidades para rastrear, modificar e até excluir nossas informações, sem que possamos fazer nada ou sem que saibamos.
Idealmente, as permissões que não são estritamente necessárias são desativadas e ativadas em tempo hábil para um uso específico.
Perguntas frequentes
Quais são as permissões concedidas aos aplicativos?
As permissões que são concedidas aos aplicativos, em geral, são para garantir o seu correto funcionamento. Porém, às vezes esses acessos não são obrigatórios e os desenvolvedores buscam extrair informações para enviar publicidade personalizada.
Você também pode estar interessado em:
Como agendar mensagens no WhatsApp sem aplicativos?