O que é o LinkedIn e por que razăo deve estar nele?

O LinkedIn é uma rede social para profissionais para se ligarem, partilharem e aprenderem. É como do Facebook para a sua carreira. Apesar de ser uma das plataformas sociais mais populares actualmente, muitas pessoas ainda não fazem ideia para que é que o LinkedIn é suposto ser utilizado ou como é que poderiam beneficiar de estar nele. Aqui está tudo o que precisa de saber para tirar o máximo proveito do LinkedIn.

O que é o LinkedIn?

Quer seja um executivo de marketing numa grande empresa, o proprietário de uma pequena loja local ou mesmo um caloiro universitário à procura do seu primeiro emprego após a graduação, o LinkedIn é para qualquer pessoa e todos os que são interessados em levar a sua vida profissional mais a sério, procurando novas oportunidades para fazer crescer as suas carreiras e para se ligar a outros profissionais. Pode pensar no LinkedIn como o equivalente de alta tecnologia de ir a um evento tradicional de rede onde vai e conhece outros profissionais pessoalmente, fala um pouco sobre o que faz e troca cartões de visita. É como um grande evento virtual em rede. No LinkedIn, envolve-se com as pessoas acrescentando-as como «ligações», à semelhança de como faria um pedido de amizade no Facebook. Converse através de mensagens privadas (ou informações de contacto disponíveis), e tem toda a sua experiência profissional e realizações exibidas num perfil bem organizado para mostrar a outros utilizadores. LinkedIn é semelhante ao Facebook em termos da sua concepção e vasta gama de funções. Estas funções são mais especializadas porque são dirigidas a profissionais, mas em geral, se souber como utilizar o Facebook ou qualquer outra rede social semelhante, o LinkedIn é de certa forma comparável. As principais funções do

LinkedIn

Apresentam-se a seguir algumas das funções básicas oferecidas por esta rede empresarial e como foram concebidas para serem utilizadas por profissionais. Home: Uma vez conectado ao LinkedIn, a página inicial é o seu feed de notícias, que mostra mensagens recentes das suas ligações com outros profissionais e páginas da empresa que segue. Profile: O seu perfil mostra o seu nome, a sua fotografia, a sua localização, a sua ocupação e muito mais no topo. Abaixo disso, tem a capacidade de personalizar várias secções diferentes, tais como um breve resumo, experiência de trabalho, educação e outras secções de forma semelhante à criação de um CV ou Currículo tradicional. A minha rede: Aqui encontrará uma lista de todos os profissionais a que está actualmente ligado no LinkedIn. Se passar o rato sobre esta opção no menu superior, verá também uma série de outras opções que lhe permitirão adicionar contactos, encontrar pessoas que possa conhecer e encontrar ex-alunos. Empregos: Empregadores colocam todos os tipos de vagas no LinkedIn todos os dias, e o LinkedIn recomendará vagas específicas com base na sua informação actual, incluindo a sua localização e preferências de emprego opcionais que pode preencher para obter vagas de emprego melhor combinadas. Interesses: Para além das suas ligações com profissionais, pode seguir certos interesses no LinkedIn, tais como páginas de empresas, grupos baseados na localização ou interesses, a plataforma SlideShare do LinkedIn para publicação de slides, e a plataforma Lynda do LinkedIn para fins educativos. Barra de pesquisa: LinkedIn tem uma poderosa função de pesquisa que lhe permite filtrar resultados com base em diferentes campos personalizáveis. Clique em «Avançado» ao lado da barra de pesquisa para encontrar profissionais, empresas, empregos e muito mais. Messaging: Quando quiser iniciar uma conversa com outro profissional, pode fazê-lo enviando-lhes uma mensagem privada através do LinkedIn. Também pode adicionar anexos, incluir fotos e muito mais. Notificações : Tal como outras redes sociais, o LinkedIn tem uma funcionalidade de notificações que lhe permite saber quando alguém o endossou, o convidou a juntar-se a algo, ou lhe deu as boas-vindas para ver um post em que possa estar interessado. Convites pendentes: Quando outros profissionais o convidarem a conectar-se com eles no LinkedIn, receberá um convite que terá de aprovar. Estas são as principais características que notará pela primeira vez quando entrar no LinkedIn e se inscrever para uma conta básica, mas pode aprofundar alguns dos detalhes e opções mais especializadas explorando a plataforma por si próprio. Pode mesmo descobrir que está interessado em utilizar LinkedIn Business Services e/ou Premium Account actualizações, que permitem aos utilizadores colocar empregos, alavancar soluções de talento, anunciar na plataforma e expandir a sua estratégia de vendas para incluir vendas sociais no LinkedIn.

Para que é utilizado o LinkedIn (como indivíduo)?

Agora sabe o que o LinkedIn oferece e que tipo de pessoas tendem a utilizá-lo, mas isso provavelmente não lhe dá ideias específicas sobre como começar a utilizá-lo você mesmo. Na verdade, muitos utilizadores criam uma conta e depois abandonam-na porque não fazem ideia de como devem utilizar o LinkedIn. Aqui estão algumas dicas para principiantes.

  • Reconectar com antigos colegas. Pode usar a secção A Minha Rede para encontrar antigos colegas, professores, pessoas com quem frequentou a escola e qualquer outra pessoa que considere valer a pena ter na sua rede profissional. Basta introduzir ou ligar o seu endereço de e-mail para sincronizar os seus contactos com o LinkedIn.
  • Utilize o seu perfil como o seu CV . O seu perfil no LinkedIn representa basicamente um CV mais completo (e interactivo). Pode incluí-lo como uma ligação talvez num e-mail ou na sua carta de apresentação quando se candidatar a um emprego. Alguns websites que lhe permitem candidatar-se a empregos permitirão até ligar-se ao seu perfil no LinkedIn para importar todas as suas informações. Se precisar de construir um CV fora do LinkedIn, existem candidaturas para isso.
  • Pesquisar e candidatar-se a empregos. Lembre-se de que o LinkedIn é um dos melhores locais para procurar empregos online. Receberá sempre recomendações do LinkedIn sobre empregos em que possa estar interessado, mas pode sempre usar a barra de pesquisa para procurar também posições específicas.
  • Encontrar e ligar com novos profissionais . É óptimo reconectar-se com antigos colegas e conectar-se com todos no seu local de trabalho actual que também podem estar no LinkedIn, mas o que é ainda melhor é que tem a oportunidade de descobrir novos profissionais, tanto locais como internacionais, que o poderão ajudar nos seus esforços profissionais.
  • Participar em grupos relevantes . Uma boa maneira de conhecer novos profissionais com quem se ligar é juntar-se a grupos baseados nos seus interesses ou na sua profissão actual e começar a participar. Outros membros do grupo podem gostar do que vêem e querer ligar-se a si.
  • Blog sobre o que sabe. A própria plataforma de publicação do LinkedIn permite aos utilizadores publicar posts em blogues e ter a oportunidade de ter o seu conteúdo lido por milhares de pessoas. Os posts publicados também aparecerão no seu perfil, o que aumentará a sua credibilidade em campos relacionados com os seus conhecimentos profissionais.

Mudança para uma conta premium do LinkedIn

Muitas pessoas podem fazer bem com uma conta gratuita no LinkedIn, mas se estiver a levar a sério a utilização do LinkedIn e todas as suas funcionalidades mais avançadas, poderá querer mudar para uma das quatro contas premium disponíveis. Ao explorar a plataforma, descobrirá que algumas coisas, tais como várias funcionalidades de pesquisa avançada, não estão disponíveis para utilizadores livres. O LinkedIn tem actualmente planos premium para utilizadores que queiram conseguir o emprego dos seus sonhos, crescer e nutrir a sua rede, desbloquear oportunidades de vendas e encontrar ou contratar talentos. Pode experimentar qualquer plano de prémios gratuitamente durante um mês, após o qual lhe será cobrada uma taxa mensal dependendo do plano que escolher (mais impostos).

  • LinkedIn Carreira Premium: $29.99 por mês. Para profissionais individuais que procuram ser contratados e avançar nas suas carreiras.
  • LinkedIn Premium Business : $59.
  • LinkedIn Vendas Premium: $79.99 por mês. Para profissionais e empresas à procura de pistas.
  • LinkedIn Contratação Premium: $119.99 por mês. Para profissionais e empresas que procuram recrutar e contratar empregados.

Como nota final, não se esqueça de tirar partido das aplicações móveis do LinkedIn. O LinkedIn tem as suas principais aplicações disponíveis gratuitamente nas plataformas iOS e Android com várias outras aplicações especializadas de procura de emprego, SlideShare, Linked Learning e contas premium . Encontrar ligações para todas estas aplicações na página móvel LinkedIn.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Ir arriba