O que é o Google Stadia?

Plataforma Google Stadia, Lançamento em Novembro 2019, representa uma grande mudança no panorama dos jogos. Vamos ver mais de perto o que torna o serviço de jogos na nuvem ta?o especial

History of Google Stadia

Os primeiros sistemas funcionavam jogos inteiramente a partir de suportes, incluindo cartuchos, e mais tarde discos ópticos. Mas e os jogos «online» mais recentes? Uma excelente pergunta, mas considere um jogo como World of Warcraft , onde ainda instala uma aplicaça?o de jogo grande no seu PC para jogar isto. O jogo comunica com um servidor que gere o mundo à volta do seu personagem, bem como as suas interacço?es com ele, mas os dados sobre ele sa?o enviados para o seu PC, que os interpreta para si como feitiços mágicos devastadores e animais de estimaça?o adoráveis. É aqui que a Stadia se diferencia, uma vez que utiliza uma arquitectura cliente-servidor semelhante aos actuais jogos «online», mas desloca o trabalho pesado para os servidores. Google na?o é a primeira empresa a tentar transmitir jogos aos seus clientes. A tecnologia de virtualizaça?o de existe há muito tempo, e no passado, empresas como OnLive utilizaram tecnologia proprietária para tentarem proporcionar experiências de jogo aos seus clientes. No entanto, só conseguiram um sucesso misto, com alguns jogos a darem-se bem e outros na?o ta?o bem. Em particular , jogos competitivos que requerem um atraso muito baixo na?o executaram como esperado durante a transmissa?o de . Mas quando o Google anunciou o Project Stream em Outubro de 2018, fê-lo demonstrando a Odisseia Assassin’s Creed jogada através do navegador web Chrome. Este foi um jogo completo em 4K a 60 quadros por segundo, ou comparável ao que se obteria se se jogasse num PC ou consola topo de gama. Enta?o, como pode Google ter sucesso onde outros falharam no passado?

A plataforma

da plataforma da Google consiste em dois elementos principais: os servidores de fundo que transmitira?o os jogos aos utilizadores, e o cliente que exibirá os gráficos e enviará a entrada. Parte do problema com tentativas anteriores de serviços de streaming de jogos era que novas empresas estavam a tentar lançá-los. Embora possam ter tido alguma tecnologia proprietária útil para ajudar, também tinham relativamente poucos servidores para trabalhar. Se um destes serviços tivesse, por exemplo, dois centros de dados, os utilizadores mais afastados desses locais poderiam experimentar um atraso durante a jogabilidade. O Google, por outro lado, tem enormes quintas de servidores espalhadas pelo mundo, o que lhe permite ter mais recursos para servir os jogadores. O Google tem também uma grande base de clientes de instalaça?o de jogos. Como mencionado acima, o Google Chrome é uma plataforma que a Google utiliza há algum tempo para entregar aplicaço?es aos utilizadores, o que significa que qualquer dispositivo que possa executar o Chrome pode servir como cliente para os jogos da Stadia. O único requisito principal é uma ligaça?o à Internet suficientemente rápida para suportar a entrega de gráficos de alta definiça?o, o que, para ser justo, é algo que os utilizadores de serviços anteriores podem na?o ter tido. A Stadia oferecerá também um controlador de jogo dedicado. Isto irá emparelhar com os dispositivos cromados de um utilizador para fazer quase tudo uma consola Stadia. Os jogadores podem entrar no serviço a partir de um dispositivo, guardar o seu jogo (uma funcionalidade Google chama «estado partilhado»), e depois retomar o jogo num dispositivo diferente. Isto é comum hoje em dia, por exemplo, em Xbox para transferências Xbox, mas a plataforma Stadia agnostic significa que pode guardar um jogo no seu ambiente de trabalho, ir a uma cafetaria, e apanhá-lo novamente num tablet.

Vantagens do Google Stadia

Em geral, um serviço de streaming de jogos, e Stadia em particular, tem várias vantagens. A primeira, como já foi mencionado, é que é independente do dispositivo. Uma vez que o Google Chrome está disponível em todos os principais sistemas operativos, os utilizadores têm a liberdade de utilizar os dispositivos da sua escolha; os programadores na?o tera?o de se preocupar com as diferenças arquitectónicas entre Windows, macOS e Linux. Isto também dá aos utilizadores a vantagem de compatibilidade para a frente e para trás. Alguma vez desejou um novo jogo, mas descobriu que na?o é compatível com a placa gráfica ou processador do seu computador, e que precisa de actualizar o seu hardware para jogar? Com a Stadia, a Google afirma que isto será uma coisa do passado com o seu serviço. De facto, tornará mais provável que o ciclo de actualizaça?o regular do seu dispositivo acompanhe a evoluça?o dos jogos. Outra grande vantagem, especialmente para dispositivos móveis, é que os jogos na?o necessitara?o de qualquer instalaça?o. Para exemplo, Assassin’s Creed Odyssey requer 46 GB de espaço em disco para instalar. Isto é significativo mesmo para dispositivos de secretária, e em dispositivos móveis, quase na?o haveria espaço para mais nada. Mas a Stadia permitir-lhe-á jogar o jogo sem utilizar o precioso espaço de armazenamento, e sem ter de passar por um longo processo de download e instalaça?o. Isto também significa que se pode começar a jogar «instantaneamente». «Por exemplo, o Google destaca uma possível funcionalidade onde poderá estar a ver um trailer de um jogo no YouTube, premir um bota?o e começar a jogar imediatamente. Passariam os dias de espera para jogar o seu jogo recém-adquirido enquanto 12,7 GB de ficheiros de instalaça?o e patches sa?o descarregados. Finalmente, um dos aspectos da experiência de jogo em que o Google se concentra é a comunidade. A Stadia oferece uma série de características para facilitar a ligaça?o com outros jogadores, bem como com aqueles que apenas gostam de ver o jogo. O controlador possui um bota?o que permite aos jogadores capturar e partilhar imediatamente a sua jogabilidade num canal do YouTube. Há também uma funça?o que permite aos utilizadores aderir a um jogo em progresso a partir do seu fluxo de vídeo. Enquanto muitas plataformas de jogo permitem aos jogadores ligarem-se uns aos outros, a Stadia leva isto a novos níveis para ligar os jogadores aos seus amigos e audiência.

Potenciais desvantagens da Google Stadia

Embora tudo isto pareça óptimo, existem algumas desvantagens potenciais do formato de jogo de streaming a ter em conta. O primeiro é o mesmo problema que atormentou as verso?es anteriores destes serviços : dependem completamente da ligaça?o à Internet para funcionar, o que significa que a qualidade do jogo está directamente ligada à velocidade da rede , tanto para a saída de vídeo como para a entrada do controlador. Em geral, a maioria dos pacotes básicos de banda larga têm a largura de banda para lidar com estes jogos, mas a qualidade da rede também depende do que as pessoas à sua volta fazem. Com os jogos actuais, envia os seus dados e recebe informaça?o dos servidores da editora de jogos, que já tem alguns problemas de atraso, mas com Stadia, teria primeiro de enviar os dados para os servidores da Google Stadia e depois para Capcom, que os processará e devolverá os resultados. Isto acrescenta um passo extra em comparaça?o com o actual jogo online e poderia introduzir mais problemas de qualidade no jogo. Também se pode esquecer os jogos offline. Sempre que quiser jogar, necessitará de uma ligaça?o estável para o fazer. Enquanto jogar os últimos jogos AAA no seu telefone pode parecer uma grande ideia, é melhor certificar-se de que tem Wi-Fi. O desempenho em vídeo dos jogos modernos irá consumir a sua permissa?o de dados móveis num instante. Finalmente, a disponibilidade do jogo será um problema, embora temporário. Por exemplo, a Stadia lançará apenas com um punhado de jogos. Assassin’s Creed Odyssey e Doom Eternal f foram oficialmente anunciados, e vários programadores fizeram uma demonstraça?o dos jogos na plataforma para mostrar características particulares, especialmente NBA 2K19 . Mas levará algum tempo até que os editores estejam a par da velocidade e lancem jogos nos Stadia ao lado das plataformas estabelecidas.

Será que o Google Stadia tem alguma hipótese?

A plataforma Stadia oferece uma proposta tentadora: a capacidade de jogar jogos em todos os dispositivos, em qualquer altura e instantaneamente, é difícil de deixar passar. As tentativas anteriores de transmissa?o de jogos nunca descolaram realmente, , e, de momento, é um produto relativamente desconhecido. É pouco provável que a tecnologia tenha sucesso a menos que satisfaça as expectativas de jogar jogos numa consola mas sem a consola, mas graças à extensa rede de centros de dados do e à sua experiência na entrega de aplicaço?es através de um browser, se alguma empresa estiver em condiço?es de cumprir essa promessa, é o Google.

Related Stories

Llegir més:

Como bloquear alguém no Facebook

O que precisa de saber Desktop: Seleccionar...

Como normalizar ficheiros MP3 para que sejam reproduzidos no...

O que precisa de saber Descarregar e instalar MP3Gain e...

Como guardar os vídeos Instagram

O que precisa de saber Para guardar a sua história:...

O que é a aplicaçăo do Anchor podcast?

Anchor, ocasionalmente referido como Anchor FM, é uma popular plataforma de podcasting...

Como resolver os problemas mais comuns do iPhone 8

Se tiver um iPhone 8, poderá ter encontrado problemas como o congelamento do ecra?,...

O que é uma fotografia de si mesmo?

Uma fotografia de si próprio é: Uma fotografia de si próprio, tirada por...