O que săo jogos freemium?

A freemium , também conhecida como free-to-play , é uma aplicação que pode ser descarregada gratuitamente, mas inclui compras em fichas para produzir receitas. Não é necessário comprar nada , mas os artigos à venda são normalmente características ou extras que tornam a aplicação mais funcional ou agradável.

A palavra freemium é uma combinação das palavras » free» e «premium». «

O modelo freemium é especialmente popular em dispositivos móveis tais como smartphones, tablets e jogos para PC ligados à Internet , especialmente jogos massivamente multiplayer online (MMOs) tais como Star Wars: The Old Republic.

Como funciona o freemium?

Free-to-play é um modelo de receitas bem sucedido para os criadores de aplicações . Tipicamente, os criadores oferecem a funcionalidade principal de uma aplicação gratuitamente e oferecem actualizações para adicionar certas características. Por exemplo, a aplicação pode conter anúncios, e pode pagar para os desactivar. Ou, uma aplicação de jogo pode permitir-lhe adquirir moeda adicional no jogo para progredir mais facilmente através do jogo. A ideia por detrás do modelo de receitas freemium é que as aplicações gratuitas são descarregadas mais do que as aplicações pagas. Quando os utilizadores gostam da aplicação, querem continuar a utilizá-la e alguns deles estão dispostos a pagar por actualizações. Outros continuam a utilizá-lo gratuitamente, mas o número de compras no interior do excede o que se poderia ganhar fazendo com que as pessoas pagassem pelo download.

Jogos de livre-arbítrio

A estratégia para jogos de livre-arbítrio é muitas vezes oferecer o jogo completo de graça e oferecer alterações cosméticas em troca de uma compra. Um exemplo deste modelo é o popular jogo «Temple Run» . A loja online do jogo permite aos jogadores comprar jóias virtuais, personagens dentro do jogo e um mapa especial, embora cada um destes itens também possa ser desbloqueado através do jogo. Outros jogos utilizam as compras em fichas para adicionar novos conteúdos. Nos jogos de , o jogo principal é normalmente gratuito, enquanto diferentes personagens devem ser adquiridas através de um sistema de moeda no jogo ou através de compras no jogo. Normalmente demora muito mais tempo a acumular a moeda dentro do jogo necessária para fazer compras. Este método permite que um jogo premium seja grátis para experimentar.

Quando o jogo livre corre mal

Há muitos exemplos do modelo freemium mal executado. Alguns jogos permitem aos jogadores «pagar para ganhar», ou seja, pagar dinheiro para rapidamente se tornarem muito mais poderosos do que outros jogadores. Outros utilizam um modelo de «pagar para jogar» em que os jogadores encontram um limite de tempo, a menos que paguem para prolongar o seu tempo. Infelizmente, muitos jogos utilizam estes métodos. Os jogadores ficam frustrados quando parece que os criadores destes jogos estão a tentar cobrar-lhes uma fortuna. É ainda pior quando um bom jogo como a série Dungeon Hunter se torna freemium e implementa os piores aspectos da mesma. Um jogo inicialmente mau é agravante, mas um bom jogo que se tornou mau é ainda mais grave. Além disso, muitos jogadores habituaram-se a descarregar um jogo gratuitamente, o que torna mais difícil convencê-los a pagar por esses descarregamentos. Devido a isto, cada vez mais criadores de utilizam o modelo free-to-play, por vezes com resultados decepcionantes.

Como o free-to-play é bom para os jogos

Mesmo tendo em conta os aspectos negativos do free-to-play, há também muitos bons jogos. A capacidade de descarregar e experimentar um jogo de graça é óptima. E, quando os criadores acertam no freemium, os jogadores podem ganhar conteúdo premium trabalhando no jogo e acumulando moeda dentro do jogo. Assim, não têm de sentir que não há forma de progredir para além de um certo ponto do jogo sem pagar. Este modelo também enfatiza a longevidade, que os jogadores gostam. Ou seja, um jogo popular com uma base de fÃs já existente pode continuar a adicionar conteúdo premium para manter o jogo fresco e manter os jogadores leais. Esta abordagem opõe-se às fases iniciais do jogo durante as quais um jogo pode receber alguns remendos, mas quaisquer insectos que permaneçam depois de são deixados para sempre.

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