Porque é que o seu carro năo pega mesmo que as luzes estejam a funcionar

Se o seu carro não pega mas as luzes e o rádio funcionam bem, pode ser um de vários problemas, possivelmente incluindo uma bateria descarregada. A razão pela qual o rádio, os faróis, os faróis e outros dispositivos electrónicos consomem energia enquanto o motor não tem a ver com a quantidade de corrente que cada dispositivo consome e o que pode estar a interromper a estrada.

Verificar a bateria

Não excluir a possibilidade de uma bateria descarregada só porque alguns dos componentes eléctricos estão a funcionar. As pilhas podem por vezes funcionar com dispositivos electrónicos com uma carga baixa. Os faróis, rádios e outros dispositivos electrónicos do carro atraem muito pouca amperagem, geralmente não mais do que 20 ou 30 amperes. Os motores de arranque, por outro lado, chegam a atingir 300 amperes de cada vez, o que é demasiada energia para uma bateria ligeiramente carregada.

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Se a bateria estiver sub-carregada com um hidrómetro, ou se falhar num teste de carga, então precisa de ser carregada. Se aceitar uma carga ou um salto de outra bateria e o veículo arrancar, então o problema é resolvido. Se não arrancar, pode ser um fusível queimado, um interruptor de ignição avariado ou um motor de arranque defeituoso.

Verificar fusíveis, ligações de fusíveis e interruptor de ignição

Se a bateria estiver em bom estado, verificar se há um fusível queimado ou ligação de fusíveis. Consulte o manual do seu carro para encontrar a localização da caixa de fusíveis e abri-la. Sem energia para o veículo, inspeccionar o fusível à procura de um fio metálico. Se o fio metálico dentro da caixa de plástico for cortado ou danificado, um fusível queimado está a impedir que a energia atinja o relé de arranque ou solenóide.

Pode ser necessário um puxador de fusíveis para remover o fusível correcto e uma fonte de luz para visualizar os seus componentes internos.

Se os fusíveis estiverem em bom estado, o interruptor de ignição do carro está avariado. O interruptor de ignição não é a parte mecânica onde a chave do carro é colocada no carro; é o interruptor eléctrico que acciona a parte mecânica. Em algumas situações, o interruptor de ignição fornece energia aos componentes eléctricos do carro, mas não ao motor de arranque.

Diagnosticar e fixar um interruptor de ignição partido é mais complicado do que verificar a existência de um fusível queimado. Contudo, uma boa regra geral é que se o painel de instrumentos e o painel de instrumentos não se iluminarem quando a chave de ignição é movida para a segunda posição (entre desligado e ligado), então pode haver um problema com a chave de ignição.

Se tiver uma transmissão manual, um mau sensor de posição do pedal da embraiagem pode impedir que o motor gire enquanto permite que a electrónica funcione correctamente. O objectivo do sensor de posição da embraiagem é permitir que o veículo arranque apenas quando o pedal da embraiagem é premido, por isso, se falhar, o carro não irá a lado nenhum.

Verificar motor de arranque

Os motores de arranque por vezes, mas nem sempre, fazem ruídos de clique quando não estão a funcionar. Se se ouvir um estalido quando a chave é rodada na ignição, o motor de arranque pode estar avariado. No entanto, em alguns casos, os motores de arranque têm uma morte silenciosa. Não descarte o motor de arranque só porque não ouve nada.

Há outros sinais de um motor de arranque partido, tais como fumo proveniente do motor, um solenóide partido, ou óleo embebido sob o motor no motor de arranque. Para ter a certeza, contrate um mecânico.