Contato História Vol. 2: Manual do Professor

O Contato História Vol. 2: Manual do Professor é uma ferramenta indispensável para professores que desejam enriquecer o ensino da disciplina de História. Com um conteúdo completo e atualizado, este manual oferece uma abordagem didática e interativa, que facilita o aprendizado dos alunos.

Com uma estrutura organizada e de fácil consulta, o manual apresenta uma variedade de recursos, como textos explicativos, imagens, mapas, tabelas e atividades práticas. Além disso, traz também sugestões de projetos e atividades extracurriculares, que tornam as aulas mais dinâmicas e estimulantes.

O Contato História Vol. 2: Manual do Professor abrange desde a Pré-História até a Idade Contemporânea, passando por diversas civilizações e períodos históricos. Com isso, permite um estudo completo e aprofundado, proporcionando aos alunos uma visão ampla e contextualizada da História.

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Com uma linguagem clara e acessível, o manual busca despertar o interesse dos estudantes pela disciplina, estimulando o pensamento crítico e a reflexão sobre os acontecimentos históricos. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades como a interpretação de fontes históricas e a análise de diferentes pontos de vista.

Em resumo, o Contato História Vol. 2: Manual do Professor é uma ferramenta indispensável para professores que desejam enriquecer o ensino da História, proporcionando aos alunos uma formação sólida e completa. Com seu conteúdo abrangente e recursos interativos, este manual contribui para o aprendizado significativo e a formação de cidadãos críticos e conscientes.

O que se estuda em História no 2º ano do ensino médio?

No segundo ano do ensino médio, o estudo de História se concentra na Idade Moderna. Nesse período, os alunos aprendem sobre a Expansão Europeia, que foi um dos principais eventos desse período. Eles estudam as motivações e os meios utilizados pelos europeus para explorar e conquistar novas terras, especialmente na América.

Além disso, os estudantes também aprendem sobre a Colônia Portuguesa na América, explorando as características dessa colônia, como a economia baseada no sistema de plantation, a exploração dos povos indígenas e a introdução da escravidão africana. A diáspora africana é outro tema estudado, analisando o comércio transatlântico de escravos e as consequências desse processo tanto na África como nas Américas.

Os alunos também estudam o Renascimento, período de grande desenvolvimento cultural, artístico e tecnológico na Europa. Eles aprendem sobre as principais características desse movimento, como a valorização do conhecimento humano, o antropocentrismo, a perspectiva artística e as descobertas científicas.

Outro tema importante é o das Reformas Religiosas, que dividiram a Europa entre católicos e protestantes. Os estudantes analisam as causas e as consequências dessas reformas, bem como a forma como elas influenciaram a política e a sociedade europeia.

O Absolutismo também é um tema abordado, mostrando como os monarcas europeus consolidaram seu poder absoluto, restringindo os poderes dos nobres e centralizando a autoridade política.

A disputa entre as potências europeias pela colônia portuguesa na América é outro tópico de estudo. Os alunos aprendem sobre as rivalidades entre Espanha, França e Inglaterra, que buscavam dominar as riquezas e o controle territorial na América portuguesa.

A crise do sistema colonial português também é abordada, analisando as causas e as consequências das revoltas coloniais contra o domínio português, como a Inconfidência Mineira no Brasil.

O Iluminismo é outro assunto estudado, mostrando como as ideias iluministas influenciaram a política, a sociedade e a cultura europeia, questionando os poderes absolutos e defendendo a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

Por fim, os estudantes aprendem sobre o processo de independências das colônias americanas, analisando as motivações e as etapas desse movimento, que resultou na formação de diversos países independentes na América Latina.

Qual é o livro de história do ensino médio?

Qual é o livro de história do ensino médio?

O livro de história do ensino médio mais utilizado é o “HISTORIA DO BRASIL – VOLUME UNICO – ENSINO MEDIO – INTEGRADO – 3ª ED”. Este livro é amplamente adotado nas escolas brasileiras, pois abrange de forma abrangente e detalhada a história do país desde os tempos coloniais até os dias atuais. Ele é especialmente projetado para atender às necessidades dos alunos do ensino médio, proporcionando uma visão abrangente dos principais eventos, processos e transformações que moldaram o Brasil ao longo dos séculos.

O livro é organizado de forma cronológica e divide a história em capítulos que abordam diferentes períodos, como a colonização, o período imperial, a República Velha, os governos militares, entre outros. Cada capítulo apresenta uma análise detalhada dos eventos históricos, juntamente com fontes primárias, mapas, imagens e outras ferramentas de apoio para ajudar os alunos a compreender e contextualizar os acontecimentos. Além disso, o livro também inclui atividades e exercícios para testar o conhecimento e promover a reflexão crítica dos alunos sobre o tema. Em suma, o “HISTORIA DO BRASIL – VOLUME UNICO – ENSINO MEDIO – INTEGRADO – 3ª ED” é uma ferramenta essencial para o estudo da história do Brasil no ensino médio, fornecendo uma base sólida de conhecimento para os alunos.

Qual é o tema a ser trabalhado em História no 2º ano?

Qual é o tema a ser trabalhado em História no 2º ano?

No 2º ano, o tema a ser trabalhado em História é a pesquisa sobre a comunidade desde sua formação até os dias atuais. Os alunos são incentivados a realizar pesquisas bibliográficas, fotográficas e entrevistas para investigar as mudanças e permanências na comunidade ao longo do tempo, buscando compreender as memórias da comunidade. Comparando diferentes fontes, os alunos são desafiados a analisar e interpretar as informações coletadas, desenvolvendo habilidades de pesquisa e pensamento crítico. Além disso, os alunos são convidados a expressar suas aprendizagens através da produção de desenhos das diferentes etnias que ocuparam a comunidade. Essa abordagem oferece aos alunos a oportunidade de se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, estimulando sua curiosidade e interesse pelo estudo da História.

Qual é a melhor editora de livros didáticos?

Qual é a melhor editora de livros didáticos?

A Editora do Brasil é reconhecida como uma das melhores editoras de livros didáticos. Ela foi eleita a marca mais lembrada nessa categoria, ao vencer o Prêmio Top Educação 2022. Essa premiação destaca a qualidade e o reconhecimento da editora no mercado educacional. A Editora do Brasil possui um amplo catálogo de livros didáticos, abrangendo diversas disciplinas e séries escolares. Seus materiais são elaborados por especialistas, visando proporcionar um ensino de qualidade, que atenda às necessidades dos estudantes e dos profissionais da educação. Além disso, a editora busca constantemente inovar em seus produtos, utilizando recursos tecnológicos e metodologias atualizadas para tornar o aprendizado mais dinâmico e atrativo. Com a Editora do Brasil, os educadores têm acesso a materiais de alta qualidade, que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem e contribuem para o desenvolvimento dos estudantes.

Nesse sentido, a editora se destaca por sua dedicação em oferecer livros didáticos de qualidade, que promovem a aprendizagem efetiva dos alunos. Seus materiais são desenvolvidos com base nas diretrizes curriculares, buscando atender às exigências do currículo escolar. Além disso, a Editora do Brasil investe em pesquisas pedagógicas, para garantir que seus livros sejam atualizados e estejam alinhados com as necessidades e demandas do ambiente educacional. A editora também se preocupa em oferecer uma variedade de recursos complementares, como materiais digitais interativos, que estimulam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Com isso, a Editora do Brasil se consolida como uma referência no mercado de livros didáticos, sendo reconhecida pela qualidade e eficácia de seus materiais, contribuindo para a formação de uma educação de excelência.