Killer Shark – O jogo arcade de terror subaquático em JAWS

Apenas um ano após a sua estreia nos jogos de vídeo, a SEGA introduziu o primeiro jogo com a mais aterradora criatura aquática, Killer Shark . Enquanto este atirador de arcade de armas leves ganhou considerável notoriedade pelo seu camafeu no clássico filme JAWS de Steven Spielberg sobre tubarões monstruosos, verificou-se que o Killer Shark não era de facto um jogo de vídeo, mas um feito mecânico em animação coin-op.

The Basics

  • Editora/Desenvolvedor: SEGA
  • Data de lançamento: 1972
  • Género: Atirador em Primeira Pessoa – Pistola Ligeira
  • Tipo:

À primeira vista, o primeiro jogo de arcada protagonizado por um dos predadores mais mortais do oceano parece uma das máquinas de arcada mais avançadas do seu tempo. A animação era tão avançada que, embora tivesse o aspecto, a sensação e todos os elementos de um jogo de vídeo FPS, Killer Shark foi o último jogo mecânico da SEGA.

A história das arcadas

Arcadas existia muito antes do advento do jogo de vídeo, datando do século XIX com arcadas de um cêntimo e a meio caminho, que apresentavam todo o tipo de dispositivos de diversão operados por moedas, incluindo galerias de tiro e nickelodeons. Na década de 1930, o pinball foi um sucesso rápido e logo os jogos se tornaram a principal atracção nos salões de jogos. Em 1971, chegaram as primeiras cabines de jogos de vídeo operadas por moedas em arcadas, pizzarias e cafés; Computer Space e Galaxy Game . Esta nova forma de jogo foi um sucesso instantâneo. No ano seguinte, começaram a aparecer jogos de vídeo, na sua maioria clones de Pong e Pong , e os jogadores fizeram fila para experimentar esta nova tecnologia. A procura de novos jogos era extremamente elevada, mas os fabricantes não conseguiam concebê-los, programá-los e fabricá-los com a rapidez suficiente.

Killer Shark: O primeiro jogo mecânico

Para tentar manter as moedas a fluir, a SEGA – na altura, fabricante de jogos arcade mecânicos – pegou num armário de arcade de vídeo e construiu um atirador de armas ligeiras com animação no ecrã que parecia ser um jogo de vídeo super avançado, mas tudo era feito mecanicamente com luzes, espelhos e peças móveis. O jogo chamava-se Killer Shark e foi lançado com sucesso moderado, mas três anos mais tarde (1974) o seu nome foi selado em infâmia com uma aparição no marco do filme de terror JAWS . Aproximadamente 54 minutos depois do filme, um jogador é visto a jogar Killer Shark numa arcada ao lado da praia na comunidade da Ilha da Amizade. Esta frivolidade causou uma grande impressão no público e fez de o primeiro e mais famoso jogo arcade de tubarões da história. No mesmo ano em que Killer Shark foi lançado, a SEGA lançou um jogo quase idêntico intitulado Sea Devil . A única diferença entre os dois é que a ameaça mortal subaquática era um raio de manta. O segredo da animação de tubarões no ecrã é semelhante às antigas rodas de animação zoetrope. Uma série de ilustrações de tubarões foram impressas em diapositivos e colocadas sequencialmente num disco circular. A luz foi projectada sobre o disco, projectando o tubarão desliza sobre um espelho. O espelho reflectia a imagem do tubarão sobre um ecrã de vidro fosco. O espaço entre os diapositivos criou um efeito cintilante semelhante ao de um projector de cinema. O espaço entre os diapositivos criou um efeito cintilante semelhante ao de um projector de cinema. Quando o olho do jogador absorveu a luz de uma moldura tal como a moldura seguinte apareceu, criou o aspecto de uma imagem em movimento.

Jogador

Os jogadores assumiram o papel de mergulhador subaquático e caçador de tubarões que usou o seu arpão (uma arma de luz mecânica) para disparar contra os tubarões que se aproximavam. Se for atingida com sucesso, a imagem foi alterada para a de um tubarão a sangrar e a escamar.

Trivia

  • SEGA foi fundada em 1940 como uma empresa de jogos mecânicos operada por moedas, mas uma vez que os jogos de vídeo chegaram ao local, rapidamente mudaram para o novo meio.
  • Killer Shark e Sea Devil acabaram por ser os últimos jogos mecânicos da SEGA. Em 1973 mudaram completamente para os jogos de vídeo e nunca mais olharam para trás.

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