Explorando San Lorenzo em Florença: um guia de visitantes

São Lourenço

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Entre as melhores realizações artísticas do mundo ocidental, a Basílica de San Lorenzo , a Antiga Sacristia , a Nova Sacristia , a Capela dos Príncipes e a Biblioteca Laurenziana combinam tesouros artísticos individuais inestimáveis ​​em um cenário de arquitetura excepcional. Provavelmente os maiores patronos das artes do mundo, a família Medici reuniu os mestres de sua época para construir um complexo de igreja para seu próprio culto e como um mausoléu para gerações da poderosa família.

Foi assim que Brunelleschi, Donatello e Michelangelo participaram da construção e decoração de San Lorenzo. Adicione as obras de Andrea Verrocchio, Agnolo Bronzino e Filippo Lippi e você terá quase um quem é quem dos artistas do século XV que trabalham na cidade. Para os amantes da arte, este é um dos lugares mais importantes para visitar em Florença. Pensa-se que a igreja original neste local foi fundada por Santo Ambrósio em 393 e foi reconstruída no século XI em estilo românico. Em 1419, os Medici encomendaram ao principal proponente da arquitetura renascentista florentina, Brunelleschi, para transformar a igreja no que você vê hoje. A obra foi concluída em 1460, após a morte de Brunelleschi, mas seguindo seus planos.

Igreja de São Lourenço

Igreja de São Lourenço | Nathan Hughes Hamilton / foto modificada

O interior leve e harmonioso que Filippo Brunelleschi criou aqui é quase um livro-texto de seu ideal de arquitetura renascentista. Pare por um momento apenas para contemplar o belo pavimento de mármore, as colunas com capitéis coríntios sustentando os amplos arcos, o intrincado teto de caixotões com delicadas rosetas e as proporções da nave e dos corredores com suas capelas laterais. Em ambos os lados, no final da nave, olhe para cima para ver um par de púlpitos de bronze de Donatello, a obra-prima final do artista, concluída por volta de 1460 por seus alunos e retratando vividamente cenas da vida de Cristo e dos santos. Acredita-se também que ele tenha projetado a varanda de mármore sobre a porta do claustro no corredor esquerdo. Em frente ao púlpito de bronze de Donatello está outro dos tesouros artísticos da igreja, um afresco de Agnolo Bronzino, Martírio de São Lourenço. No altar da Cappella Martelli (no braço esquerdo do transepto de frente para o altar-mor) está um díptico da Anunciação de Filippo Lippi, feito em 1440.

Sagrestia Vecchia (Antiga Sacristia)

Este braço esquerdo do transepto leva à Sagrestia Vecchia, originalmente planejada como capela funerária e sacristia. Esta foi a primeira obra arquitetônica completa de Brunelleschi (1420-1428) e teve uma profunda influência na arquitetura européia. Como em outros lugares de San Lorenzo, esta sacristia é uma peça inteira, o impacto de sua arquitetura intensificado por obras de arte. E os artistas combinavam com a genialidade de Brunelleschi – os medalhões e os relevos em estuque dos evangelistas são de Donatello, assim como as portas de bronze. O magnífico túmulo de Piero e Giovanni de' Medici (1472) é de Andrea Verrocchio.

Endereço: Piazza San Lorenzo, Florença

Capelas e túmulos dos Médici

Capelas e Tumbas Medici | Morgana / foto modificada

Embora as capelas dos Médici façam parte de San Lorenzo, você deve visitá-las separadamente, por uma entrada diferente. Você chegará primeiro à cripta, com túmulos de membros da família Medici, depois à capela memorial dos príncipes Medici, a Cappella dei Principi. Para uma melhor compreensão da arte e da história das obras-primas aqui, reserve uma visita guiada às Capelas Medici Privadas e à Praça San Lorenzo com um guia especializado. O tour privado de duas horas inclui taxas de admissão e um olhar mais atento ao bairro dos Medici ao redor da Piazza San Lorenzo.

Cappella dei Principi

Em 1602, o Grão-Duque Ferdinando I planejou tão esplêndida abóbada familiar para a dinastia Medici que se espalharam rumores de que eles estavam transferindo o túmulo de Jesus Cristo de Jerusalém para Florença; um sepulcro tão extravagante não poderia ser destinado a mortais, nem mesmo a príncipes. O trabalho foi iniciado em 1604 pelo arquiteto Buontalenti e continuado por outros, mas a capela não foi concluída até a morte em 1737 do último Medici a governar Florença. A enorme cúpula não foi concluída até o século 19. Nenhuma despesa foi poupada neste testemunho da importância dos Medici: pinturas de cenas bíblicas, mosaicos, mármore, 16 brasões incrustados com pedras semipreciosas e, acima de tudo, um enorme brasão dos Medici. Seis Grão-Duques estão enterrados aqui e, por todo o artesanato especializado e materiais finos, tem um ar distinto de pompa, sugerindo que o auge da arte renascentista veio e se foi com o século XVI. Atrás do altar está a entrada para as capelas do relicário e do tesouro.

Nova Sagrestia

Além da Cappella dei Principi está a Sagrestia Nuova, a Nova Sacristia, construída por Michelangelo entre 1520 e 1534 para abrigar mais túmulos dos Médici. Este foi o primeiro trabalho de Michelangelo como arquiteto, e seu plano também aplicou seus talentos como pintor e escultor. Os elementos arquitetônicos – paredes, nichos, arcos e empenas – são esculturais, acentuados pelo mármore cinza escuro e branco brilhante iluminado pelas janelas da cúpula. Michelangelo também foi contratado para esculpir os túmulos, mas só completou dois antes de partir definitivamente para Roma em 1534. Esses dois, no entanto, estão entre suas esculturas mais conhecidas e influentes. Quando repreendeu que nem a estátua de Giuliano, Duque de Nemours; nem Lorenzo, duque de Urbino, em seus túmulos realmente se parecia com o falecido, Michelangelo respondeu que em mil anos ninguém se importaria com o que os dois realmente pareciam. Ele deliberadamente transcendeu o retrato para criar figuras atemporais, nomeando-as "la vigilanza" (Vigilância) e "il pensiero" (Pensamento).

Na tampa do sarcófago abaixo de Giuliano jaz a figura da Noite , com a lua crescente e estrelas nos cabelos, e a figura inacabada do Dia . Ambas as figuras são modeladas em linhas clássicas, mas com uma nova dimensão filosófica cristã. Abaixo da figura sentada representando Lorenzo de Medici estão o alegórico Crepúsculo (esquerda) e o Amanhecer (direita). Como Giuliano, Lorenzo olha para a Virgem em busca de redenção. A Virgem, por sua vez, está olhando para o altar, simbolizando a morte e ressurreição de Cristo, e a vida eterna. Todas as figuras se comunicam, seus olhares entrelaçados cobrindo a sala, um conceito original de Michelangelo. Através da arquitetura, escultura e pintura juntos, ele planejou refletir o caminho da vida do mundo material dos deuses do rio e sarcófagos através da humanidade para a vida eterna no afresco da ressurreição. Embora o grande projeto de Michelangelo para a obra como um todo nunca tenha sido executado, e o afresco da Ressurreição não esteja lá para chamar a atenção para o céu, o efeito ainda é atraente, e a capela é uma das atrações turísticas mais memoráveis ​​​​de Florença.

Endereço: Piazza Madonna degli Aldobrandini 6, Florença

Biblioteca Laurentian (Biblioteca)

Biblioteca Laurentina (Biblioteca) | Nathan Hughes Hamilton / foto modificada

A Biblioteca Laurenziana, acessível pelo claustro, foi construída sobre as fundações de um mosteiro do século XIII e projetada para abrigar a coleção de documentos e livros dos Médici. Estes foram transferidos para Roma, mas o Papa Clemente VII (também um Médici) os devolveu a Florença e ordenou um edifício para eles, para que estivessem disponíveis ao público. O trabalho começou em 1524 para os projetos de Michelangelo e foi inaugurado em 1571. Embora Michelangelo tenha deixado Florença em 1534, ele continuou a participar do trabalho de construção por meio de cartas e modelos e estava claramente no auge de seu jogo como arquiteto. Aqui, você verá todos os elementos decorativos da arquitetura renascentista.

Você entrará na biblioteca por um vestíbulo, onde uma escada curva leva à sala de leitura. Michelangelo planejou que fosse em nogueira, mas em 1559, Bartolomeo Ammannati usou uma pedra cinzenta de grão fino chamada pietra serena, seguindo um modelo de cera de Michelangelo. Seu lance triplo, com escadas elípticas no central, era bem diferente de tudo o que se viu antes. O vestíbulo não foi concluído até o início do século 20, quando o teto foi coberto por tela pintada; certifique-se de ver como ele ecoa o design do teto de madeira esculpida da Sala de Leitura. As mesas de leitura desta grande galeria também foram projetadas por Michelangelo, seus pisos e teto por Tribolo. Você precisará de um ingresso separado para visitar a biblioteca, que nem sempre está aberta.

Endereço: Piazza San Lorenzo 9, I-50100 Florença

Site oficial: http://www.bml.firenze.sbn.it/ing/tour_of_the_complex.htm

Claustro e Tesouro do Canhão

Claustro do Canhão | Antonio Campoy / foto modificada

O jardim fechado pelo qual você entra na igreja, chamado Claustro do Canhão , foi projetado pelo colega e aluno de Brunelleschi, Antonio Manetti Ciaccheri, seguindo o estilo de Brunelleschi. A loggia de dois andares foi construída entre 1457 e 1460. O claustro conduz à igreja e ao Tesouro, repleto de paramentos intrincadamente bordados, cálices de prata e ouro, relicários e crucifixos. Aqui, também, você encontrará o túmulo de Donatello, perto do curioso túmulo de seu patrono, Cosimo di Medici. O túmulo tem a forma de uma coluna, onde ele é enterrado na vertical, simbolizando sua posição como pilar da igreja e da família Médici.

Praça São Lourenço

Praça São Lourenço

A praça ao redor da Basílica de San Lorenzo é muitas vezes quase completamente obscurecida pelas barracas do mercado que a enchem e se espalham pela Via Ariento, até a Via Nazionale. Você ficará impressionado com o contraste entre o caótico mercado de San Lorenzo, repleto de tudo, desde importações de couro a óculos de sol falsificados, e a delicadeza da arte que preenche o majestoso interior de mármore da igreja. Contrastando, também, a imponência do interior com a áspera fachada de tijolos. Michelangelo projetou uma fachada – você pode ver seus desenhos e modelos na Casa Buonarroti – mas seus planos nunca foram implementados, então os tijolos nus ainda são visíveis.

Dicas e Ingressos

  • Horário de funcionamento: Com tantas coisas para ver e fazer em Florença, você vai querer planejar de acordo com os horários e dias de funcionamento, por isso é importante saber que San Lorenzo não está aberto aos turistas aos domingos. Confusamente, as Capelas dos Médici estão abertas em horários diferentes da basílica, abrindo e fechando mais cedo, e abrem em domingos alternados.
  • Ingressos: Compre ingressos para a Basílica no claustro. Você pode ir e voltar entre o claustro, a tesouraria e a igreja no mesmo bilhete; a maioria dos visitantes prefere ver a igreja primeiro.
  • Tour: Você pode reservar uma visita guiada às Capelas Medici Privadas e à Praça San Lorenzo. Esta é uma visita guiada de duas horas liderada por um especialista e é uma ótima maneira de aprender sobre o que você está vendo. Inclui sua entrada e o passeio.
  • Informação: Um historiador de arte de língua inglesa geralmente está disponível no corredor central da basílica para responder a perguntas sobre arte, arquitetura e a família Medici.

Mais arte e arquitetura renascentistas: San Lorenzo é apenas uma das mais de uma dúzia de igrejas mais bem avaliadas em Florença; não deixe de explorar também o Duomo de Santa Maria Fiore com nosso prático Guia de Visitantes.

Onde ir de Florença: Várias cidades bonitas estão a apenas um dia de viagem fácil de Florença. Você pode pegar um trem para ver a Torre Inclinada e outras atrações em Pisa, ou a charmosa cidade murada de Lucca.

Mapa de San Lorenzo (Histórico)