Explorando Kerak Castle: um guia de visitantes

Escrito por Jess Lee
22 de abril de 2021

Kerak foi um dos maiores castelos construídos pelos cruzados no Oriente Médio. Sua posição de comando, com suas fortificações espalhadas pelo topo da colina, e localização estratégica na rota principal de Jerusalém, garantiu a proeminência de Kerak na linha de defesa do cruzado.

A Jordânia tem três grandes castelos cruzados (os outros dois estão em Ajloun e Showbak), mas Kerak é o mais bem preservado, e suas extensas fortificações ainda são uma visão impressionante.

Se quiser continuar a ler este post sobre "Explorando Kerak Castle: um guia de visitantes" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a Explorando Kerak Castle: um guia de visitantes, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Hoje, é a principal atração turística ao longo da Estrada do Rei entre Madaba e Petra.

Nesta página:

  • História do Castelo de Kerak
  • Explorando a seção norte do Upper Court
  • Explorando a seção sul do Upper Court
  • Explorando o Tribunal de Primeira Instância
  • Dicas Kerak
  • Chegando ao Castelo de Kerak

História do Castelo de Kerak

Castelo de Kerak

A história de Kerak remonta pelo menos à era Calcolítica. Percorrer uma colina sobre uma antiga rota comercial que é seguida hoje pela estrada King's Highway sempre fez de Kerak um local de fortaleza proeminente para quem quisesse ganhar e manter o controle sobre a área.

Existe aqui algum tipo de fortificação defensiva desde pelo menos a Idade do Ferro, quando fazia parte do Reino de Moab.

O castelo que os visitantes vêem hoje, porém, remonta ao século XII e foi construído pelos cruzados como parte de sua linha de defesa, com castelos construídos em posições estratégicas de Aqaba, no sul, até a moderna Turquia, no norte.

De Kerak, os cruzados administravam seu distrito administrativo de Oultre Jourdain. O ocupante mais infame do castelo durante esse período foi Reinaldo de Châtillon, que se instalou como governante de Kerak em 1176 e ficou conhecido por sua prática grosseira de depor prisioneiros jogando-os sobre as muralhas do castelo.

Ignorando completamente a verdade entre o rei cruzado de Jerusalém e Saladino que trouxe a paz para a região, ele usou sua posição estratégica para atacar caravanas árabes que passavam para aumentar sua riqueza pessoal. Isso acabou levando à sua queda quando Saladino sitiou o castelo.

O castelo sobreviveu ao cerco, mas mais tarde, durante a Batalha de Hattin em 1187, o vitorioso Saladino capturou e matou Reinaldo. Depois, ele retornou a Kerak para novamente sitiar o castelo.

O cerco durou um ano. Os ocupantes do castelo passaram a comer cães e cavalos antes que a viúva de Reynald finalmente entregasse o castelo a Saladino em 1188.

Explorando a seção norte do Upper Court

Rede de corredores dentro de Kerak

Depois de atravessar a ponte sobre o fosso seco, você entra em Kerak através de um portão da era otomana para chegar ao Tribunal Superior do castelo. Há vistas panorâmicas sobre as colinas da paisagem circundante de vários pontos ao longo das ameias aqui.

Grande parte desta área do castelo, perto da entrada, remonta às suas origens originais dos cruzados. O canto nordeste do complexo do castelo abriga uma galeria abobadada, que teria funcionado como estábulo.

Da galeria, você pode acessar uma série de celas que serviam de depósitos, cozinha e alojamento de quartel para soldados. A cozinha ainda tem as pedras de moer à mostra e uma área de forno enorme e facilmente distinguível.

Explorando a seção sul do Upper Court

Células subterrâneas em Kerak

Na seção sul do Upper Court, você encontrará uma igreja dos cruzados e várias adições de edifícios que datam da era mameluca posterior.

Das muralhas próximas à igreja dos cruzados, você tem uma excelente vista do talude do castelo (o vasto declive artificial que se estende até o vale abaixo, construído para impedir o ataque).

O sultão mameluco Baibars começou muitos trabalhos de modificação no castelo, que foram continuados por governantes posteriores. Hoje, você pode ver os restos de um palácio mameluco e a fortaleza defensiva construída para fortalecer as defesas de Kerak para se proteger contra ataques do sul.

As paredes da fortaleza têm mais de seis metros de espessura. Observe as janelas em forma de fenda nas paredes para atirar flechas.

Da torre de menagem, escadas levam ao Palácio Mamluk, onde existem várias câmaras abobadadas e uma mesquita. O local é uma adição tardia ao castelo, construído no início do século XIV.

Volte para a igreja dos cruzados a partir daqui, para acessar a masmorra subterrânea com suas galerias abobadadas que levam às celas da prisão.

Explorando o Tribunal de Primeira Instância

tribunal inferior de Kerak

A maior parte da arquitetura de fortificação do Lower Court do castelo que você pode ver hoje data do período mameluco, construída sobre as fundações dos cruzados.

O portão oeste e o bastião na seção sul da muralha eram importantes características defensivas do castelo.

Há um pequeno museu em uma câmara abobadada aqui.

Abaixo do pátio há duas longas câmaras abobadadas que provavelmente foram originalmente usadas como alojamento de quartel para os soldados estacionados aqui.

Dicas Kerak

Vistas sobre o campo a partir das paredes

  • Os guias locais ficam na entrada do castelo e são um investimento valioso, pois os cantos e recantos do castelo podem ser confusos para navegar sozinho.
  • Se você quiser visitar o castelo de forma independente, há muitos painéis de informações para ajudá-lo a entender o site e ajudar na navegação.
  • Traga uma lanterna e use sapatos esportivos ou de caminhada decentes. Você também pode trazer um suéter para vestir enquanto explora as seções subterrâneas. Pode ficar frio nos recessos mais escuros do castelo.
  • Para ver as fortificações do castelo em sua totalidade, dirija-se a Marj, perto da cidade de Kerak, onde há um bom ponto de observação ao longo da estrada, que dá para o lado oeste do castelo.

Chegando ao Castelo de Kerak

Vista da cidade de Kerak e da estrada do rei do Castelo de Kerak

Se você estiver dirigindo, Kerak é uma excelente parada ao longo da rota cênica da King's Highway entre Petra e Madaba.

A cidade de Kerak, descendo a encosta abaixo do castelo, é uma movimentada cidade mercantil. Há uma boa sinalização para o castelo se você estiver dirigindo, mas observe que o tráfego pela cidade pode ser horrível. Venha cedo se puder.

Se você estiver usando transporte público, há ônibus diretos de Amã (usando a mais rápida Desert Highway) e serviços de microônibus de Ma'an (para conexão de Petra ou Aqaba).

Infelizmente, não há transporte público regular ao longo da King's Highway. Os motoristas de táxi em Petra e Madaba ficam felizes em serem contratados por um preço fixo negociado para fornecer transporte ao longo desta rota cênica, com paradas em Kerak e outras atrações turísticas ao longo do caminho.