Explorando a Igreja do Santo Sepulcro: um Guia de Visitantes

Escrito por Jess Lee
Atualizado em 15 de janeiro de 2021

Igreja do Santo Sepulcro

Para os crentes cristãos de todo o mundo e de todas as denominações, a Igreja do Santo Sepulcro é o lugar mais sagrado da fé cristã.

Se quiser continuar a ler este post sobre "Explorando a Igreja do Santo Sepulcro: um Guia de Visitantes" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a Explorando a Igreja do Santo Sepulcro: um Guia de Visitantes, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Se a igreja realmente é o verdadeiro local do Calvário é discutível. Este local é reconhecido desde o início da era bizantina como o local onde ocorreu a crucificação de Jesus Cristo.

Hoje, esta igreja, que marca o local da crucificação, continua sendo um dos principais destinos de peregrinação do mundo.

Para os cristãos, sua ressonância como um lugar de profundo significado religioso desmente seu tamanho – construído em uma escala mais modesta do que algumas das grandes catedrais da Europa.

A Via Dolorosa – a famosa caminhada de peregrinação cristã de Jerusalém – termina aqui com as últimas estações dentro da própria basílica.

Caminhar pela basílica, em meio à multidão de peregrinos e cercado pela espessa fumaça de incenso, é uma das experiências mais atmosféricas da Cidade Velha de Jerusalém.

Capela de Adão

Capela de Adão

A partir da entrada, comece seu passeio turístico descendo os degraus que levam ao lado norte até a Capela Ortodoxa Grega de Adão, na qual também há uma fenda na rocha.

A capela recebe o nome da lenda de que o crânio de Adão foi encontrado sob a cruz na crucificação de Cristo.

Em ambos os lados da entrada estão bancos de pedra marcando o local dos túmulos dos dois primeiros governantes do reino cruzado, Godofredo de Bouillon e Baldwin I. Seus restos mortais foram removidos pelos muçulmanos no século 13, e os próprios túmulos foram quebrados por monges gregos fanáticos em 1808.

A aparência dos túmulos é conhecida por desenhos feitos antes de sua destruição – colunas baixas suportavam telhados de sela que ostentavam inscrições latinas.

Um deles dizia (segundo Zev Vilnay): " Aqui jaz o famoso duque Godofredo de Bouillon, que conquistou todo este país pela fé cristã. Que sua alma descanse em Cristo. Amém. "

O outro dizia: " Aqui jaz o rei Balduíno, um segundo Judas Macabeu, a esperança de seu país, o orgulho da Igreja e sua força. Arábia e Egito, Dã e Damasco arrogante temiam seu poder e humildemente lhe trouxeram presentes e tributos. Ai de mim. Este pobre sarcófago o cobre ."

Capela do Calvário e Capela do Santo Sepulcro

Capela do Calvário e Capela do Santo Sepulcro

Seguindo para o oeste, você passa pela Pedra da Unção na qual se diz que o corpo de Cristo foi colocado e ungido após sua crucificação, e o Lugar das Três Marias , controlado pelos armênios, onde mulheres sagradas assistiram à unção.

A partir daqui, você chega à Rotunda que contém o Santo Sepulcro (túmulo de Cristo).

O exterior da rotunda foi reconstruído por um grego de Esmirna chamado Kalfa Komnenos após o incêndio de 1808 e tem um estilo rococó turco.

Em frente à entrada estão enormes lustres, e sobre a porta estão penduradas 43 lâmpadas (13 cada pertencentes às igrejas grega, latina e armênia, enquanto quatro pertencem aos coptas).

A estrutura do túmulo esconde a rocha natural, que só pode ser vista na Capela Copta nas traseiras do Sepulcro.

Tumba do Sepulcro

Numa antecâmara, a Capela do Anjo , é uma pedra sobre a qual se diz ter assentado o anjo, que anunciou a ressurreição de Cristo às santas mulheres.

Uma porta baixa leva à pequena câmara do túmulo ao longo da parede direita da qual há uma laje de mármore marcando o local de sepultamento vazio.

Para além do revestimento em mármore, trata-se de um túmulo semelhante a muitos outros da época de Cristo, fechado por uma mó redonda cujo diâmetro determinava a altura da entrada.

Na véspera do Domingo de Páscoa, o Santo Sepulcro é palco da cerimônia anual mais importante da igreja. É quando o Patriarca Grego Ortodoxo de Jerusalém entra na Capela do Anjo, que está fechada desde a Sexta-feira Santa, e acende o “fogo sagrado”, com a luz da escuridão do túmulo simbolizando a Ressurreição.

Capela dos Coptas e Capela dos Jacobitas

Capela dos Coptas e Capela dos Jacobitas

Nos lados sul, oeste e norte da Rotunda são conchas semicirculares.

Na concha ocidental, em frente à Capela Copta, encontra-se a Capela dos Cristãos Sírios (Jacobites). Aqui, à esquerda, está a entrada de um túmulo escavado na rocha. É tradicionalmente atribuída a José de Arimatéia, que também forneceu o túmulo para Cristo. Ainda está em sua condição original, sem revestimento de mármore.

A parte norte da Rotunda pertence aos latinos. O principal ponto de interesse aqui é a Capela dos Franciscanos , cujo convento é imediatamente adjacente, e o Altar de Maria Madalena .

No corredor norte há várias colunas de diferentes períodos, incluindo colunas coríntias ricamente decoradas da igreja original do século IV. Estes são conhecidos como os Arcos da Virgem , porque se diz que o Cristo ressuscitado apareceu à sua mãe aqui.

No extremo leste do corredor há uma pequena câmara quadrada conhecida sem qualquer base histórica como a Prisão de Cristo.

Capela de Santa Helena

Capela de Santa Helena | David Jones / fotomodificado

No extremo leste da nave, uma passagem semicircular passa pela Capela de Longinus e pela Capela da Partida do Traje até um lance de escada que desce até a Capela de Santa Helena .

Na face rochosa à direita encontram-se pequenas cruzes entalhadas por peregrinos do período cruzado.

A capela é aproximadamente quadrada, com quatro colunas curtas do período bizantino que sustentam os altos arcos da estrutura do telhado.

Através da cúpula, a luz incide de cima para a grande praça central, dando à capela um ambiente próprio e especial, que é realçado pelos candeeiros, pelos tecidos decorativos e pelo altar.

Logo à direita da abside principal, está o referido recesso onde Santa Helena (mãe do imperador bizantino Constantino) assistiu à escavação dos restos da Verdadeira Cruz.

Dicas e táticas: como aproveitar ao máximo sua visita à Igreja do Santo Sepulcro

  • A entrada principal é pela Christian Quarter Road.
  • Você também pode entrar no complexo do Mosteiro Etíope nas proximidades.
  • Vista-se modestamente. Você não poderá entrar se estiver usando shorts, camisetas ou tops abertos.
  • A Igreja do Santo Sepulcro pode parecer mais um circo do que uma igreja em certos momentos, quando a multidão de peregrinos e turistas é pior. Chegue cedo para tentar vencer as multidões.

chegando la

  • A Igreja do Santo Sepulcro fica aproximadamente à mesma distância entre o Portão de Jaffa e o Portão de Damasco.
  • Do centro de Jerusalém, pegue o Egged Bus No 20, que vai da estação central de ônibus até o Portão de Jaffa.

Jerusalém – Mapa da Igreja do Santo Sepulcro (Histórico)