Cathode Ray Tube Amusement Device: O primeiro jogo electrónico

O debate sobre qual título é o primeiro jogo de vídeo tem sido um debate intenso há mais de 50 anos . Poder-se-ia pensar que algo ta?o tecnologicamente inovador seria fácil de apreender, mas tudo se resume à definiça?o do termo «videojogo». Os literalistas consideram como um jogo gerado por através de um computador, que utiliza gráficos exibidos num dispositivo de vídeo como uma televisa?o ou um monitor . Se esta última opça?o for respeitada, consideraria enta?o Cathode-Ray Tube Amusement Device como o primeiro jogo de vídeo.

O jogo

A seguinte descriça?o baseia-se na investigaça?o e documentaça?o através da patente registada do jogo (#2455992). Na?o existe actualmente nenhum modelo funcional do jogo. Com base nos ecra?s de radar de da Segunda Guerra Mundial, os jogadores de utilizam controladores para ajustar a trajectória dos feixes de luz (mísseis) numa tentativa de atingir os alvos impressos nos ecra?s transparentes.

História

Nos anos 40 , enquanto se especializou nos desenvolvimentos do catódico tubo de raios leituras de saídas de sinais electrónicos (utilizados no desenvolvimento de televisores e monitores) físicos Thomas T. Goldsmith Jr. e Estleil Goldsmith Jr. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann tiveram a ideia de criar um jogo electrónico simples inspirado nos ecra?s de radar da Segunda Guerra Mundial. Ao ligar um tubo de raios catódicos a um osciloscópio e ao conceber boto?es que controlavam o ângulo e a trajectória dos traços de luz apresentados no osciloscópio , o conseguiu inventar um jogo de mísseis que, ao utilizar sobreposiço?es no ecra?, criou o efeito de disparar mísseis em vários alvos do . Em 1947, Goldsmith e Mann depositaram uma patente para o dispositivo, chamando-lhe Cathode-Ray Tube Amusement Device , e foi-lhe concedida a patente no ano seguinte, tornando-o a primeira patente de sempre para um jogo electrónico. Infelizmente, devido aos custos de equipamento e a várias circunstâncias, o Dispositivo de Diverso?es Cathode Ray Tube nunca foi comercializado , e apenas foram criados protótipos feitos à ma?o.

Componentes

    • Tubo de Raio Catódico: Cria e ajusta o sinal electrónico.
    • Osciloscópio: Apresenta o sinal electrónico por meio de feixes de luz num monitor.
    • Sobreposiço?es do ecra?: Os gráficos do jogo, impressos sobre uma sobreposiça?o transparente que é aderida ao ecra? do osciloscópio. As sobreposiço?es do ecra? foram posteriormente utilizadas para a primeira consola de videojogos doméstica ou , a Odisseia Magnavox.
    • Boto?es de controlo: Ajusta o ângulo e o movimento dos feixes de luz no âmbito.

    Tecnologia

    Um tubo de raios catódicos é um dispositivo que pode gravar e monitorizar a qualidade de um sinal electrónico. Uma vez ligado a um osciloscópio, o sinal electrónico é visualmente representado no monitor do osciloscópio como um feixe de luz. A qualidade do sinal electrónico é medida pela forma como o feixe de luz se move e se dobra no ecra?. Os boto?es de controlo ajustam a intensidade do sinal electrónico emitido pelo tubo de raios catódicos . Ao ajustar a intensidade do sinal, os feixes de luz emitidos no âmbito parecem mover-se e curvar, permitindo ao jogador controlar a trajectória em que o feixe de luz se move. Uma vez colocados os gráficos do alvo no ecra? do osciloscópio, o jogador tenta ajustar o feixe para que este seja desviado para o alvo. Um dos truques surpreendentes que Goldsmith e Mann inventaram foi um efeito para fazer parecer uma explosa?o de quando um alvo de foi atingido. Isto foi feito ajustando um contactor deslizante (um interruptor de relé que controla o fluxo de energia através de um circuito) para sobrecarregar uma resistência no tubo de raios catódicos com um sinal ta?o potente que faz com que o ecra? se desfaça e apareça como um ponto redondo desfocado, criando assim o aspecto de uma explosa?o.

    O primeiro jogo de vídeo?

    Embora o Cathode Ray Tube Amusement Device seja na realidade o primeiro jogo electrónico patenteado e seja exibido num monitor, muitos na?o o consideram como um verdadeiro jogo de vídeo . O dispositivo é puramente mecânico e na?o utiliza qualquer programaça?o ou gráficos gerados por computador, e nenhum computador ou dispositivo de memória é utilizado em na criaça?o ou execuça?o do jogo. Cinco anos mais tarde, Alexander Sandy Douglas desenvolveu inteligência artificial (IA) para um jogo de computador chamado «Noughts and Crosses», e seis anos mais tarde Willy Higinbotham desenvolveu Ténis para dois , o primeiro jogo de computador exibido publicamente. Ambos os jogos utilizam um visor osciloscópio e reclamam crédito por serem o primeiro jogo de vídeo, mas nenhum deles existiria sem as descobertas e tecnologia criadas por Thomas T. Goldsmith Jr. e Estleil Goldsmith Jr. Ourivesaria Jr. e Estle Ray Mann.

    Trivia

        • Além da patente e de alguns esboços de protótipos, na?o há nenhum modelo de trabalho conhecido do Cathode Ray Tube Amusement Device.
        • O co-inventor Thomas T. Goldsmith tornou-se um dos pioneiros da televisa?o , começando como vice-presidente e director de investigaça?o da DuMont, a primeira rede de televisa?o comercial do mundo.

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