Como quebrar o vício do Facebook

O vício do Facebook na?o era muito comum no passado, principalmente devido ao seu pequeno tamanho e ao facto de só poder ser acedido num computador normal. Mesmo quando na?o estamos a ver os nossos ecra?s telefónicos, temos milhares de anúncios na televisa?o, em revistas e em embalagens de produtos dizendo-nos para «gostarmos no Facebook». Aqui esta?o algumas coisas que pode fazer para se libertar do seu vício no Facebook e passar mais tempo com as coisas que quer ou precisa de fazer.

Comprometa-se a desactivar a sua conta durante pelo menos uma semana

Muitas pessoas encontraram alívio ao desactivar as suas contas do Facebook durante um curto período para se afastarem de tudo e perceberem o que esta?o a perder ao perderem tanto tempo no site. Algumas pessoas fazem-no durante uma semana, outras durante um mês, e outras nem sequer regressam ao para restabelecer as suas contas. A vantagem de se comprometer com ele durante um curto período de tempo é que se permite voltar a ele se for necessário, para que na?o se sinta como se estivesse a perder permanentemente. O objectivo de o fazer durante pelo menos uma semana pode ajudar a redefinir os seus hábitos no Facebook, mesmo que decida reactivar a sua conta.

Limpe a sua lista de amigos do Facebook

Ao longo dos anos, a maioria das pessoas pode dizer que acumularam centenas de velhos amigos, colegas de trabalho e conhecidos no Facebook. Para na?o mencionar os «gostos » nas páginas públicas. Uma extensa rede de pessoas que mal conhece e toneladas de páginas que partilham actualizaço?es frequentes podem desencadear um desejo avassalador de saber o que se passa a toda a hora, mesmo que na?o fale com nenhuma dessas pessoas há anos ou perca o interesse por essas páginas há meses. Uma boa regra geral é passar pela sua lista de amigos talvez uma vez por ano e apagar qualquer pessoa que na?o contacte há mais de um ano, excepto a família e amigos especiais que vivam em todo o país ou no estrangeiro. Pode reduzir as ligaço?es falhadas na sua lista desta forma e evitar ser apanhado na vida de pessoas do seu passado.

«Na?o gosta» de todas as páginas que na?o precisa

Quanto às páginas de que gosta, livre-se das que na?o precisa e mantenha as que gosta ou acha muito úteis. Vá a Facebook.com/pages para ver uma grelha de todas as páginas de que gostou para que possa remover as que precisa de desatar a seguir. Lembre-se que também pode personalizar o seu feed de notícias para esconder ou soneca actualizaço?es de páginas específicas e pessoas sem as seguir.

Remover aplicaço?es antigas de terceiros

Enquanto estiver a limpar, pode também remover aplicaço?es indesejadas de terceiros que tenha instalado ao longo dos anos, se na?o por distracça?o, enta?o a ajuda a proteger a sua privacidade. Facebook permite agora apagar aplicaço?es em massa, indo a Settings > Apps & Websites e depois seleccionando todas as aplicaço?es que deseja apagar, clicando nelas para que estejam marcadas. Clique em Apagar quando estiver pronto.

Tornar mais difícil o acesso ao Facebook

Vencer o seu vício no Facebook pode ser ta?o simples como pô-lo fora de vista e fora do alcance de outros. Pode fazê-lo:

  • Activar a autenticaça?o de dois factores
  • Remover a aplicaça?o do Facebook do seu telefone ou tablet
  • Remover o URL dos seus marcadores
  • Substituir o Facebook pela sua página inicial
  • Na?o deixar o Facebook sempre aberto no seu navegador de Internet

Também pode usar uma aplicaça?o de gesta?o de tempo ou uma ferramenta de bloqueio de website se achar difícil controlar o Facebook por si próprio. controlo sobre do Facebook por si próprio.

Limite a actividade do Facebook a uma ou duas vezes por dia

Suponha que na?o está pronto para uma desintoxicaça?o e na?o está disposto a apagar os seus 500 amigos, enta?o pode tentar conscientemente para verificar Facebook e interagir apenas a uma ou duas horas específicas do dia, tais como de manha?, durante o intervalo do almoço ou antes de ir para a cama. Fazê-lo requer muito auto-controlo e na?o funciona para todos, mas se for disciplinado, poderá sentir-se bastante satisfeito por passar apenas 10 ou 20 minutos por dia a interagir no Facebook uma ou duas vezes em vez de verificar compulsivamente o tempo todo.

Parar de contar gostos e opinio?es

Um dos aspectos menos saudáveis do Facebook é obcecado por quantos gostos e opinio?es o seu post recebe. Talvez ainda pior é folhear o seu noticiário e perguntar-se porque é que os posts de outras pessoas sa?o ta?o populares. Se o Facebook se tornou um concurso de popularidade e está convencido de que está a perder, talvez seja altura de parar de contar gostos e opinio?es.

Em Maio de 2021, o Facebook introduziu uma funcionalidade que permite aos utilizadores esconderem o número de gostos e de visualizaço?es que uma mensagem recebe. Os utilizadores de têm a opça?o de desactivar o likes e ver contagens para todos os posts que encontram em todo o site, esconder likes e ver contagens apenas para os seus próprios posts, ou seleccionar posts numa base caso a caso.

Esconder gostos e ver conta através das definiço?es da sua aplicaça?o móvel do Facebook. Ir para Menu (três linhas)> Definiço?es & Privacidade > Definiço?es > News Feed > News Feed definiço?es . Toque em Reaction Counts ; pode desactivar Como e ver as contagens de todos os os seus postos ou os postos de todos. Para desactivar o Likes and view conta num único poste, toque no ícone de três pontos no topo do poste, depois escolha o Like para o poste e veja as definiço?es de contagem.

Na?o ficar obcecado com a popularidade das suas mensagens pode ser apenas o que precisa para recapturar a alegria de percorrer o Facebook e alcançar a família e os amigos.

Pensamentos finais sobre o vício do Facebook

O vício do Facebook e das redes sociais em geral está a tornar-se cada vez mais um tema de debate em psicologia e tecnologia. E é provável que continue a ser um problema relevante na sociedade moderna à medida que mais websites e aplicaço?es tentam competir pela nossa atença?o. Em última análise, tem todo o poder para acabar com o seu vício exercendo o auto-controlo e abordando as suas prioridades de vida. Se achar que o seu problema é suficientemente grave para na?o conseguir controlar sozinho o seu vício, poderá precisar de procurar ajuda de amigos próximos, familiares, ou possivelmente até de um profissional de saúde mental .

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