Apesar da tendência, nem todas as empresas obtêm grandes lucros investindo em um aplicativo focado em seus serviços. Aqueles que se baseiam na interação com o cliente, como spas e cabeleireiros, têm mais do que suficiente com um site que mostra suas ofertas e permite fazer reservas. Além disso, um aplicativo é tecnicamente desnecessário.
Claro que este não é o caso dos hotéis. A indústria hoteleira depende, para o seu sucesso, da captação de clientes e da prestação de serviços de qualidade. Este último aspecto pode ser afetado pelo pessoal de serviço e pelas facilidades que o hotel oferece aos hóspedes.
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É por isso que aplicativos como o Concierge fazem a diferença para os hotéis que decidem implementá-lo. Bem, eles permitem não apenas atender às expectativas do cliente, mas superá-las. Ao colocar todas as reservas e sugestões possíveis ao alcance do Tablet, iPad ou Smartphone do hóspede, ele aumenta seu grau de satisfação e ainda economiza em pessoal.
Mas ei, para aprofundar um pouco mais as oportunidades oferecidas por esta plataforma, convidamos você a continuar lendo.
Como funciona o aplicativo Concierge?
O aplicativo que os hotéis obtêm, projetado especificamente para seus recursos e serviços, estará disponível para hóspedes e funcionários na Google Play Store e na iTunes App Store.
Mas o que torna este aplicativo tão peculiar? Vamos ver uma pequena comparação…
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porteiro real vs. portaria virtual
O concierge é o funcionário que tem como missão fornecer aos hóspedes informações sobre alojamento, reservas e todo o tipo de atividades. Facilitar a ligação do cliente com o hotel e outros serviços direta e indiretamente relacionados com o mesmo, como recomendação de passeios ou contratação de táxi.
Um concierge do hotel está à disposição de todos os hóspedes, como uma espécie de assistente pessoal, que planeja, organiza e resolve todas as suas dúvidas. Mas, é claro, um único concierge pode não ser suficiente para todos os clientes, e contratar um determinado número de pessoas para preencher essa função pode gerar despesas significativas na forma de salários, uniformes e outros suprimentos.
Tudo isso facilitado com uma Portaria Virtual, que garante um atendimento personalizado 24 horas por dia. Por meio dele, os clientes poderão fazer ligações, reservas, locações, compras e até o check-out sem precisar sair do quarto!
Os aplicativos do Virtual Concierge facilitam muito a interação dos clientes no hotel, independente do seu idioma, pois pode ser configurado selecionando o de sua preferência. Também é compatível com dispositivos iOS, Android e Google Glass .
Quais opções o Concierge oferece aos hotéis?
Esta app inclui funcionalidades que serão de grande valia para qualquer hotel na prestação de serviços aos seus clientes, nomeadamente:
- Acesso às instalações do hotel, como reservas de spa, serviço de quarto, serviço de lavanderia, etc.
- Integração com redes sociais, para que os hóspedes não precisem perder tempo acessando-as.
- Serviços de pagamento seguro para serviços para usuários de aplicativos.
- Integração com serviços fora do hotel, para ajudar os hóspedes a encontrar as melhores opções para explorar, jantar, etc.
- Chats com colaboradores para solicitação de serviços que não estão incluídos nos serviços mais solicitados.
Os colaboradores terão também à sua disposição a app, à qual podem aceder através de um tablet ou smartphone, utilizando o respetivo código. Estes apresentam, na modalidade especificamente destinada aos empregados, as seguintes características:
- Um mapa com todos os quartos do hotel.
- Nome do cliente hospedado.
- Opções para check-out do hóspede (em caso de esquecimento do hóspede)
O aplicativo também permitirá atender às chamadas dos clientes e oferecer um atendimento personalizado.
Quais opções o Concierge oferece aos clientes?
Assim que o cliente de um hotel que utiliza o app Concierge acessá-lo, deverá inserir seu código e número do quarto, bem como o idioma em que prefere ser atendido. Você imediatamente começa a usar o aplicativo, que oferece:
- Imagens e vídeos sobre as diferentes instalações e comodidades do hotel.
- Um mapa do hotel.
- Dados sobre a temperatura ambiente.
- Opções para ligar via VoIP para a recepção, serviço de quartos, restaurante, cafetaria, serviço de babysitting, enfermagem, etc.
- Sugestões de compras ou alugueres.
- Opções para solicitar informações ou check-out.
Os hóspedes podem acessar o aplicativo por meio de seus smartphones, tablets ou Google Glasses, e para os três modos a operação é igualmente simples.
Neste último caso, apenas é necessário digitalizar o código QR correspondente ao número de cliente previamente fornecido na receção do hotel. Para depois aceder aos serviços disponíveis, podendo ainda fazer chamadas através do Google Glass.
Razões para usar o Concierge
Aqui estão as razões mais importantes pelas quais hotéis e resorts devem usar esse tipo de aplicativo:
- Implica poupanças significativas: com este tipo de sistema, o hotel poupará os salários que normalmente são atribuídos às pessoas que recebem e processam os pedidos de um porteiro .
- É estabelecido um padrão nos serviços: Algo que é muito difícil de conseguir com uma equipe de carne e osso, é estabelecer e manter certos padrões nos serviços. Mas o app Concierge resolve, já que esses serviços serão realizados de forma automatizada.
- Permite a recolha e análise dos dados dos hóspedes: A informação sobre os hóspedes e as suas preferências relativamente aos serviços que o hotel lhes pode prestar, ao longo do tempo pode ajudar a prever os seus desejos. Assim, os hotéis poderão superar as expectativas de seus clientes, aumentar a fidelidade à marca e maximizar os lucros.
Sem dúvida, este aplicativo está destinado a revolucionar a hotelaria, especialmente para o nicho de médios e pequenos hotéis. Bem, até agora apenas grandes hotéis usaram esses aplicativos.