Como fazer uma reflexão crítica – O que é, dicas e exemplos

Reflete sobre um tópico e capturá-lo no papel nos permite exercer nossas faculdades analíticas e verbais. Isso pode surgir motivado por uma questão acadêmica ou pessoal e, embora muitos saibam o que é um reflexo, é possível que, ao se aproximar e escrevendo, não sabe bem como começar.

Se este é o seu caso, não somado, em Uncoko, informamos como fazer uma reflexão com as melhores dicas e exemplos para que você se trate. Ele levará algum trabalho, mas a experiência será recompensadora e pode motivar você a escrever um ensaio mais extenso sobre o assunto.

Se quiser continuar a ler este post sobre "Como fazer uma reflexão crítica – O que é, dicas e exemplos" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a Como fazer uma reflexão crítica – O que é, dicas e exemplos, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


  1. O que é uma reflexão – características
  2. Como fazer um reflexo crítico de um tópico
  3. Exemplos de reflexão

O que é um reflexo – Características

Uma reflexão é expressar nossos pensamentos sobre um tópico usando argumentos, nosso ponto de vista e conhecimento. De todos, uma reflexão pode ser feita, e estes podem ser usados ​​para iniciar um texto refletivo maior como um ensaio. Filmes, livros, fatos históricos, conceitos, fenômenos sociais: tudo pode inspirar uma reflexão.

Reflexões são dadas quando analisamos um tópico além do que nos mostra superficialmente. Nas reflexões, as pontas soltas são anexadas e os conceitos estão relacionados, bem como tentando entender seus significados.

As reflexões críticas são geralmente concisas e não excedem 700 palavras, embora isso dependa do que é exigido pelo professor do assunto. Estas são algumas das características de uma reflexão crítica que você deve ter em mente antes de fazer o seu próprio:

  • Sua estrutura é dividida em três partes. Como provações, consiste em introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Mantém um tom acadêmico ou profissional. Mesmo no caso de reflexões sobre obras literárias ou artísticas, o texto deve preservar alguma objetividade e formalidade na linguagem. Reflexões são intelectuais, não emocionais.
  • Pode ser escrito na primeira pessoa. Embora geralmente, os ensaios são redigidos na terceira pessoa para mostrar mais objetividade; A reflexão pode ser escrita na primeira pessoa, para trazer o pensamento do escritor mais próximo do leitor.
  • O conteúdo é coerente. Em um ensaio reflexivo, os parágrafos são ordenados logicamente para moldar a evolução da reflexão. O próximo parágrafo deve estar relacionado ao que é falado acima.
  • Usa transições. Os conectores facilitam o acompanhamento dos argumentos ou experiências expostas na reflexão.
  • Envolve uma verdade universal. Embora as reflexões começam, inicialmente, do ponto de vista do escritor, sua finalidade é conectar essa perspectiva pessoal com um tópico que interessa a todos.

Reflexões podem tomar medidas para textos mais extensos e críticos sobre o assunto que você lidou, porque eles representam o momento em que paramos para pensar mais profundamente em algo e analisar sua existência e relacionamento com o mundo ao nosso redor. Se você quiser saber mais, descubra em nosso artigo Como escrever um ensaio crítico.

Como fazer uma reflexão crítica de um tópico

Como acontece na maioria dos trabalhos escritos, se você quiser aprender como fazer uma reflexão crítica, você precisa seguir certas diretrizes que o ajudarão a moldar o texto. No UncOM, nós lhe damos algumas dicas para que você possa organizar as informações de forma eficaz e capturá-la em papel claramente.

  1. Organiza sua agenda. Atribuir um tempo para a eleição do sujeito, uma para pesquisa e outra para escrever. Desta forma, você terá certeza de que não exceda o prazo de entrega.
  2. Escolha um tópico. Se você escrever uma reflexão para a faculdade ou escola, escolha um tópico interessante, tanto para você quanto para outras pessoas (valor universal). Avalie também se você puder encontrar fontes de pesquisa suficientes.
  3. Delimitou bem. Como as reflexões são curtas, mais concisa a questão que você escolher, melhor. Isso economizará tempo de pesquisa e esforço. Por exemplo, se você quiser falar sobre ecologia, fale sobre um tópico muito específico, como como o plástico afeta a vida marítima nos custos de uma determinada área. Além disso, você pode escolher uma cena de um filme ou um capítulo de um livro específico. Neste último caso, reflexões se assemelham a revisões críticas.
  4. Investiga bem sobre o assunto. Se você quiser escrever sobre algo, você deve saber bem. Mesmo se você não é hábil com as palavras, ter conhecimento sobre a matéria irá ajudá-lo muito a refletir sobre por que isso acontece, qual é o seu valor, ou como explicar isso.
  5. Levanta uma tese. Reflexão deve girar em torno de suas impressões e considerações sobre o assunto que você escolheu: O que você acha disso? Ele gera uma tese sobre o assunto para tratar e concentra suas energias na busca de informações que ajudam você a verificar se sua tese está correta ou não. Use as informações para discutir suas ideias.
  6. Faça um brainstorming e reflita sobre o assunto. Reúna todas as informações que você alcançou e ordenar. Retire os dados que parecem mais interessantes e antonais em um artigo. Faça-se perguntas sobre o anotado, quais foram suas impressões, como o assunto está relacionado e sua tese com o que você investigou.
  7. Prepara um esquema ou gráfico. A melhor maneira de não perder entre um mar de informação é criar um esquema. Observe aí as principais ideias que você planeja desenvolver durante a escrita, relacionar essas ideias com as informações que encontrou. Aqui nós ensinamos como fazer um esquema de palavras facilmente.
  8. Escreve livremente suas ideias. Era hora de escrever!, Plasma em papel as palavras enquanto alcançam a mente. Então se preocupe em soletrar e escrever (sim, eles não importam, mas não agora). Se você puder escrever tudo em uma única sessão, será melhor, o importante é especificar suas ideias.
  9. Impede que parafraseje ou emissem idéias não originais. No momento de fazer uma reflexão, é fácil repetir o que o autor disse ou o que você leu em outro lugar, demorou um pouco para pensar sobre quais são suas ideias sobre o assunto e ter cuidado para não fazer um resumo do assunto. É necessário que você entenda qual é o seu ponto de vista pessoal.
  10. Escreve a introdução e último título. Embora esta decisão também dependa de sua própria inspiração e sabor, tem um motivo. Se você desenvolver o conteúdo primeiro, você esclarecerá suas ideias e tem uma visão panorâmica do assunto, então a introdução será melhor escrita porque você saberá exatamente o que você falou.
  11. Verifique, corrige e edite. Leia o trabalho várias vezes: uma vez para avaliar a ortografia e a gramática, outra para rever a coerência do texto, outra para eliminar parágrafos desnecessários, e um por último para garantir que tudo esteja bem. Finalmente, duas recomendações essenciais: evite repetição e elimine qualquer parágrafo ou oração que não forneça ideias relevantes para o julgamento.

Exemplos de reflexão

A melhor maneira de entender como fazer uma reflexão é ler um ou mais exemplos de ensaios reflexivos que ajudam você a entender como os autores conectam suas idéias, conhecimento e experiências com os temas universais que lidam com as suas

Siga esta prática vai atendê-lo para formar sua própria voz através do exemplo de outros autores. Pensando nisso, aqui recomendamos vários ensaios reflexivos muito interessantes:

  • Chama dupla, autor octavio paz. Neste livro, eles se encontram, vários ensaios filosóficos que refletem sobre o amor, no mundo ocidental; Argumentando que a sexualidade e o erotismo são seus principais pilares.
  • O labirinto da solidão, autor Octavio Paz. Este trabalho é composto por 9 ensaios argumentativos reflexivos focados na identidade dos mexicanos. Neles, expõe, de sua visão, como a sociedade mexicana e seus indivíduos confrontam o mundo.
  • O monstro de um único olho, autor Barbara Kingsolver. Nesta oportunidade, o escritor reflete em torno de suas memórias, com base em experiências familiares positivas causadas pela ausência de uma televisão.
  • Notas de um filho nativo, autor James Baldwin. Neste trabalho, Baldwin analisa a relação que ele mantinha com seu pai, comparando-a com a sociedade turbulenta do seu tempo (o tempo dos direitos civis).

Se você quiser ler mais itens semelhantes a como fazer uma reflexão, recomendamos que você insira nossa categoria de treinamento.