Escolha de um alternador: Os alternadores de alta potência podem causar danos?

  • Qual é a quantidade de alternador a mais?
  • Oferta e procura de um alternador de alta amperagem
  • Precisa realmente de um alternador de alta amperagem?
  • De quanta amperagem do alternador precisa?
  • Modificaço?es do Sistema Eléctrico do Alternador de Alto Amperímetro

Ao actualizar o áudio do seu carro, é importante considerar os requisitos de potência adicionais que vêm juntamente com um sistema de som reforçado. O seu alternador de fábrica pode ser suficiente, ou pode na?o ser suficiente. A questa?o geralmente na?o é se é necessário um alternador mais potente, mas sim quanto maior tem de ser e quanto é demasiado.

Quanto é demasiado o alternador?

A boa notícia é que a substituiça?o de um alternador de fábrica por um alternador de alta potência, por si só, na?o irá danificar o resto da electrónica do seu carro, mesmo que o novo alternador seja muito, muito maior do que o antigo.

Como exemplo que tende mais para o ridículo do que para o provável, digamos que determina que o seu novo sistema de som, mais os requisitos de potência pré-existentes do seu carro, somam bem mais de 200A. Como rede de segurança, decide-se por um alternador de 300A.

Mesmo que consiga encontrar um alternador de alta amperagem que seja capaz de colocar um impressionante 300A e que, de alguma forma, ainda caiba no compartimento do motor, essa amperagem extra só será batida quando o seu equipamento precisar realmente dela. Pode ter a certeza de que a única desvantagem de um alternador sobredimensionado é que é um desperdício de dinheiro, e que na?o danifica o seu sistema eléctrico.

A principal advertência é que se o seu sistema de som requer realmente essa quantidade de amperagem, há algumas modificaço?es que precisa de fazer antes de instalar um alternador de alta amperagem que é realmente ta?o grande, mas sa?o mais para evitar que os fios de alimentaça?o e de terra se queimem do que para proteger o tipo de electrónica delicada que mantém o seu carro a funcionar.

Alternador de Alta Amperagem Oferta e Procura

Se estiver preocupado com um alternador de alta amperagem que forneça demasiada energia à sua ECU, ou a qualquer outro componente do seu sistema eléctrico, na?o é necessário.

A classificaça?o da amperagem de um alternador é basicamente a quantidade de corrente que a unidade é capaz de fornecer, na?o a quantidade que fornece sempre. Assim, se toda a electrónica do seu carro, tomada em conjunto, apenas desenha 60A, enta?o o seu alternador animal 300A produzirá apenas 60A.

A forma como a corrente funciona é que qualquer componente eléctrico apenas irá absorver a quantidade de amperagem que necessita para funcionar. Assim, embora um poderoso amplificador possa extrair 150A, na?o tem de se preocupar com os mesmos 150A que chegam aos seus faróis LED e os derretem.

Uma vez que a amperagem é uma funça?o da potência dividida por volts, funciona essencialmente com base na oferta e na procura: o alternador apenas fornece a amperagem exigida por cada componente. O alternador gera amperagem suficiente para satisfazer as necessidades do sistema eléctrico combinado num dado momento, e depois cada componente toma a sua parte.

Para determinar a amperagem a ser desenhada por um componente, a sua potência pode ser dividida pela tensa?o do sistema. Assim, os faróis básicos de 50 watts apenas atraira?o cerca de 4A (50W / 13.5V), embora o grande amplificador atraia muitas vezes mais do que isso.

Precisa realmente de um alternador de alta amperagem?

Todos os componentes eléctricos do seu carro precisam de retirar uma certa quantidade de amperagem para funcionar. Se na?o fizer quaisquer modificaço?es ou acrescentar qualquer electrónica adicional, normalmente na?o terá problemas com o alternador padra?o.

O problema é que os alternadores de fábrica esta?o normalmente no limite dos requisitos dos componentes de fábrica, pelo que a instalaça?o de qualquer equipamento de pós-venda que exija muita energia pode levar a uma falta de energia suficiente. Isto pode manifestar-se sob a forma de faróis cintilantes ou com pouca luminosidade, ou mesmo o motor pode morrer.

Em algumas circunstâncias, a sobrecarga de um alternador de fábrica já anémico pode mesmo levar a uma falha prematura. E se simplesmente substituir o alternador falhado por um que tenha as mesmas especificaço?es, a mesma coisa irá provavelmente acontecer de novo.

De quanta amperagem precisa o alternador?

A maioria dos componentes áudio básicos na?o desenham demasiada amperagem. Por exemplo, uma unidade de cabeça padra?o com um amplificador incorporado pode desenhar menos de 10 amperes. Em comparaça?o, os faróis típicos também desenham cerca de 10A, um degelador pode desenhar até 15A, e o ar condicionado desenha frequentemente mais de 20A.

Em muitos casos, é possível actualizar para um rádio aftermarket sem se preocupar demasiado com a instalaça?o de um alternador de alta potência. No entanto, há casos em que acabará claramente por acumular mais do que o alternador de fábrica pode tratar.

Quando se começa a instalar muito equipamento de áudio aftermarket, especialmente amplificadores potentes, as coisas podem rapidamente descontrolar-se. Por exemplo, a instalaça?o de um amplificador de potência que desenha 70 ou mais amperes num carro que veio da fábrica com um estéreo básico pode causar grandes problemas se o alternador só for capaz de emitir 60A para começar.

Os sistemas eléctricos de fábrica têm tolerâncias diferentes, mas se estiver a planear aumentar os requisitos em mais de 10 ou 15 por cento, enta?o um alternador de alta potência pode ser uma boa ideia.

Se precisar apenas de um pouco mais de sumo, um condensador de áudio automóvel pode ser uma melhor escolha.

Modificaço?es necessárias no sistema eléctrico do alternador de alta amperagem

Embora os componentes electrónicos individuais do seu carro na?o sejam danificados por um grande alternador, há duas coisas que poderiam ser: o cabo de alimentaça?o do alternador e a(s) correia(s) de ligaça?o à terra.

Uma vez que um alternador de grande amperagem irá produzir muito mais potência do que a unidade de fábrica, e os seus fios de potência e de terra foram escolhidos tendo em mente a unidade OEM, é possível que estes fios na?o sejam suficientemente grandes.

Ao instalar um alternador de alta amperagem, ou ao mandar instalar outra pessoa, deve considerar a substituiça?o tanto das correias de terra como do cabo de alimentaça?o que corre do alternador para a bateria por cabos mais pesados.

Embora seja possível aproximar o tamanho apropriado com base na amperagem máxima com que irá lidar, uma boa regra geral é escolher o calibre mais pesado que irá funcionar na aplicaça?o.

Neste caso na?o se pode ir muito grande, e quanto mais grossos forem os fios melhor, especialmente se for para o monstro de um alternador de 300A.

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