A luz infravermelha está além do espectro visual, o que significa que seus olhos não podem vê-la. A fotografia infravermelha captura essa luz infravermelha indescritível para criar efeitos visuais incomuns em suas imagens. Diferentes efeitos podem ser capturados em imagens infravermelhas, e existem filtros e aplicativos de pós-processamento que podem simular fotografia infravermelha para dar às suas fotos aquela aparência de infravermelho sem nenhum equipamento especial. Aqui está o que você precisa saber para tirar fotos incríveis com infravermelho com seu iPhone.
O que é fotografia infravermelha?
Simplificando, o olho humano pode ver um certo espectro de comprimentos de onda de luz, e a maioria das câmeras é usada para capturar o mundo como o vemos. A luz infravermelha está além do que podemos ver, mas certas câmeras podem capturar essa luz para nos mostrar como o mundo seria se nossos olhos fossem capazes de capturar o espectro de luz além de 700 nm.
As fotos infravermelhas mais populares usam o chamado Efeito Madeira, em homenagem ao ícone da fotografia infravermelha Robert Wood. As fotos que usam o Efeito Madeira refletem a luz para criar paisagens de sonho com folhagem branca ou rosa e céus profundamente coloridos de diferentes matizes.
Veja esta postagem no Instagram
Uma postagem compartilhada pelo Dr. Matthew Stuart Piper (@matthew_stuart_piper)
O iPhone pode tirar fotos infravermelhas?
A resposta curta é sim, seu iPhone pode definitivamente tirar fotos infravermelhas – com alguns equipamentos extras e técnicas de pós-processamento. Você precisará de um filtro infravermelho, a capacidade de fotografar em RAW e a capacidade de fotografar uma longa exposição. Vamos nos aprofundar nos detalhes.
Modelos de iPhone que você pode usar para fotografia infravermelha colorida
Você terá mais sorte adicionando um filtro IR às câmeras do iPhone que usam a tecnologia LiDAR. LiDAR significa detecção e alcance de luz. As câmeras do iPhone que usam LiDAR incluem lentes frontais sensíveis à luz infravermelha. Isso significa que você pode usar um filtro IR com eles para criar fotos infravermelhas. Os seguintes modelos usam a tecnologia LiDAR:
- iPhone 12Pro
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone13
- iPhone 13 Mini
- iPhone 13Pro
- iPhone 13 Pro Max
Equipamento e configurações para fotografia infravermelha com um iPhone
Para tornar seus sonhos de fotografia infravermelha uma realidade, aqui está o que você precisa.
Apple ProRAW
A partir do iPhone 12 Pro, as câmeras foram habilitadas com a tecnologia RAW, que a Apple chamou de ProRAW, permitindo um controle mais criativo ao fotografar e editar fotos infravermelhas. Embora fotografar em RAW não seja estritamente necessário, você terá mais opções ao ajustar cor, contraste e nitidez no pós-processamento.
Outras configurações, filtros, etc.
- Um filtro IR. Os filtros infravermelhos vêm em diferentes faixas para bloquear certos espectros de luz. Você pode segurar ou colar o filtro IR sobre a lente e o estojo do iPhone para obter esse efeito.
- Tripé portátil. Usar o filtro descrito acima significa que você impedirá que a luz atinja o sensor da câmera, o que também significa que você precisará de uma exposição mais longa para obter uma imagem decente. Um tripé portátil será necessário para manter sua foto nítida.
- Obturador remoto. Outra ferramenta útil para manter suas imagens nítidas.
- Modo noturno. As configurações de longa exposição do modo noturno permitirão que luz suficiente atinja o sensor da sua câmera através do filtro que você aplicou.
Como processar fotos infravermelhas no Lightroom
Obviamente, o objetivo do infravermelho não é obter fotos realistas. Em vez disso, você usará sua licença criativa para criar fotos que se parecem mais com paisagens de sonhos de sua imaginação. Aqui estão algumas dicas para processar suas fotos infravermelhas com o aplicativo móvel Lightroom no seu iPhone.
- Ajuste o balanço de branco. Em Cor no Lightroom, toque em Balanço de branco e depois em Personalizado. Agora arraste o círculo para um ponto de luz em sua foto. Isso eliminará o tom vermelho da sua foto.
- Aumente o contraste. Isso é útil para aumentar o contraste entre as cores em sua imagem IR.
- Use a gradação de cores para fazer ajustes de cores. O recurso de tom dividido no Lightroom agora é a gradação de cores.
- Desembaçar. Isso é útil para trazer de volta alguns dos detalhes perdidos e clareza à sua imagem.
Como simular fotos infravermelhas com o VSCO
Quer obter um visual infravermelho legal sem usar um filtro infravermelho em sua câmera? Você pode simular fotos infravermelhas com 2 novas predefinições premium disponíveis usando o aplicativo VSCO. De acordo com a VSCO, as novas predefinições de infravermelho são uma “aproximação dos recursos visuais mais comuns de fotos infravermelhas reais sem realmente ter acesso às informações infravermelhas. Verdes e amarelos são transformados em rosa e vermelho, céus azuis são escurecidos e o brilho é especialmente influenciado pelo canal vermelho.”
Você pode escolher entre dois filtros infravermelhos coloridos: um projetado para retratos e outro para paisagens. O efeito é sutil e a força da predefinição pode ser ajustada usando o controle deslizante de predefinição.
A fotografia infravermelha permite que você veja o mundo literalmente sob uma luz totalmente nova e, graças ao seu iPhone e alguns extras, é fácil de fazer. De fotos da natureza a fotografia urbana, fotografar com infravermelho permitirá que você crie algumas imagens únicas, então não tenha medo de experimentar!
0 0 0