Como formatar o seu programa de rádio

Para algumas pessoas da indústria da rádio, o formato é um palavra?o que conjuga imagens de directores de programas ou consultores de rádio sentados em escritórios estéreis e analisando a estrutura da hora típica de programaça?o da sua estaça?o.

Uma era de rádio sobre-formatada

Muitos peritos lamentam que a rádio nos últimos anos se tenha tornado demasiado estruturada . O novo formato JACK, , que está a ser adoptado em todo o país, poderia ser visto como uma reacça?o a esta situaça?o. É uma espécie de formato anti-formato, pelo menos é isso que os programadores esta?o a tentar transmitir aos ouvintes. As estaço?es JACK afirmam que aumentaram o tamanho das suas bibliotecas de música e abandonaram as regras habituais sobre que cança?o é tocada ao lado de que outra cança?o, em que altura numa hora típica ocorre, e até com que frequência.

As pessoas adoram encomendar

Pode imaginar que o seu próprio programa de rádio é um passeio selvagem de proporço?es escandalosas. Lembre-se, no entanto, que as pessoas ainda sa?o criaturas que procuram a ordem , mesmo em desordem.

Defina o tema e o tempo

Digamos que criou uma estaça?o de música popular turca na Internet e que vai apresentar um programa cinco dias por semana com os maiores nomes da música popular turca . No mínimo, ele quer que os seus ouvintes conheçam quando o seu programa for transmitido. Se decidir que será todas as noites às 22 horas, Na verdade, a primeira decisa?o sobre o formato foi a de decidir sobre a música popular turca (bom trabalho!) e a segunda decisa?o foi de colocar o seu programa no às 22 horas. Pelo menos agora os ouvintes sabera?o quando se sintonizar com o seu programa.

Começa com uma introduça?o, termina com um Outro

Na?o é uma má ideia começar com algum tipo de abrindo ou introduça?o que explica o que as pessoas esta?o prestes a ouvir e a quem esta?o a ouvir. Os Intros sa?o também um óptimo lugar para agradecer aos patrocinadores do programa. Da mesma forma, terminar o programa com um fechando ou um outro . Para os ouvintes que sintonizam durante o meio ou perdem o início, o outro deixa-os saber o que estavam a ouvir, a quem e talvez como lhe enviar um e-mail ou o endereço do seu website.

Opço?es de conteúdo

Estas sa?o as formaço?es de base. A partir daí, preencha a árvore com opço?es de conteúdo:

  • Vai fazer uma pausa durante o seu programa para reproduzir um anúncio gravado por um patrocinador ou um anúncio para o seu próprio produto ou serviço?
  • Em caso afirmativo, quantos «intervalos comerciais» irá integrar e quanto tempo ira?o durar? Poderá ter um podcast de 30 minutos e parar para um anúncio comercial ou de serviço público duas vezes: 10 minutos no seu programa e 10 minutos depois.

Ao saber aproximadamente quando fará estas pausas, pode planear melhor cada segmento do seu programa à sua volta. Já o formato do nosso programa hipotético se assemelha a este: :00 OPEN – :10 Stop Set – :20 Stop Set – :30 CLOSE O formato de um talk show é fácil e a estrutura ajuda-o a acelerar o programa.

A lógica de formataça?o teve a sua origem na rádio, mas aplica-se igualmente bem ao podcasting.

Formataça?o mais avançada

E se tiver decidido fazer um programa Oldies Oldies com música dos anos 80? Na?o precisa de planear nada mas pode querer estabelecer um formato que distribua a música para que:

  1. Permitir que as suas canço?es rodem durante a década igualmente por ano; ou
  2. Apresentar música por ritmo, criando «colinas e vales» para que o ouvinte na?o ouça demasiadas canço?es lentas numa fila (ou rápidas, já agora).

E quando na?o estiver a falar entre canço?es, irá inserir elementos de produça?o que digam aos ouvintes qual a estaça?o que eles esta?o a ouvir? Se sim, onde os colocará para que na?o interfiram demasiado com a música e na?o sejam repetidos com demasiada frequência, mas será o suficientemente eficaz? O formato

continua a ser a chave

Tudo isto é formato e, por muito que esteja farto de rádio comercial, na?o ignore o formato simplesmente por ter sido utilizado em excesso. É útil pensar cuidadosamente no seu programa de rádio e tomar deciso?es construtivas sobre a melhor forma de o o apresentar.

A linha de fundo

Como tudo o resto, os formatos têm o seu lugar e, embora sejam frequentemente vilipendiados, na?o sa?o inerentemente maus. Os formatos da?o estrutura e sa?o a base esquelética do som de uma estaça?o de rádio ou mesmo de um programa de rádio.

Related Stories

Llegir més:

Características de hardware e software do iPhone 5

Introduzido: 12 Setembro 2012 Continuaça?o: 10 Setembro 2013 O iPhone...

Dicas para carregar um avatar no Twitter

Parte da abertura de uma conta Twitter envolve a escolha da imagem ...

As melhores configuraçơes do iTunes para ripar audiolivros para...

Provavelmente já sabe que existem milhares de audiolivros na iTunes Store que...

Como editar uma localizaçăo no Google Maps

O que precisa de saber Para comunicar um marcador...

Padaria Imetec +ZeroGlu, revisăo e preço.

Leia a revisa?o completa da panificadora Imetec +ZeroGlu, características, preços e todos os benefícios...

Utilizaçăo de auscultadores para controlar a música do iPhone

Todos os novos aparelhos iOS vêm com os auscultadores brancos padra?o da...