Como corrigir quando uma PS5 năo capta, lê ou ejeta um disco

Se a sua PlayStation 5 não captar, ler ou ejectar um disco, pode ser um grande problema. Quer se trate da PS5 não ler o disco, ou de um problema de disco preso na PS5, é muito inconveniente, mas não tem de ser um problema permanente. Veja aqui como pôr a sua PS5 a funcionar correctamente novamente.

O que faz com que a PS5 não pegue, leia ou ejete um disco?

Quando uma PS5 tem problemas com discos, é normalmente devido a um problema com o hardware físico, o firmware d e da consola ou um disco danificado. O mecanismo de unidade de disco pode estar avariado, o sensor de disco ou o botão de ejecção pode ter problemas, ou pode haver um erro no firmware que impeça o sistema de aceitar, ler ou ejectar discos. Muitos destes problemas podem ser resolvidos em casa, mas há certos casos em que a consola PS5 deve ser reparada por um profissional Sony, ou pode mesmo ser irreparável. Antes de chegarmos a essa fase, vale a pena limitar as coisas ao problema específico que se enfrenta:

  • PS5 não aceita discos: este problema ocorre normalmente quando já existe um disco na consola, quando o disco que se está a tentar inserir está sujo ou danificado, ou quando o sistema não reconhece que se está a tentar inserir um disco.
  • PS5 não lê discos: isto pode dever-se a uma unidade de disco danificada, a um problema de firmware, ou por ter inserido um disco sujo ou danificado.
  • PS5 não ejeta discos . Este problema é geralmente causado por um mecanismo de ejeção danificado, componentes sujos ou contaminados ou um problema de firmware.

Resolução de problemas quando a PS5 não consegue captar, ler ou ejectar um disco

Se a PS5 não consegue utilizar um disco correctamente, tente estas dicas de resolução de problemas para o pôr a funcionar novamente:

Há muitos problemas diferentes de discos que poderá encontrar. Se o passo não estiver relacionado com o seu problema, salte-o e passe para o próximo.

    1. Verificar se não há nenhum disco inserido. Se não conseguir inserir um disco no seu sistema, tente pressionar o botão ejectar na parte da frente da sua consola. É possível que um disco de jogo ou de filme já esteja inserido, ou porque se esqueceu dele ou porque outra pessoa tem estado a utilizar a sua consola.
    2. Reinicie a sua PS5. Tal como nos computadores, por vezes um simples reinício pode resolver muitos problemas com a sua PS5. Tente reiniciar e ver se a consola pode captar, ler e ejectar discos novamente. Tente desligar a consola da tomada durante 30 minutos para efectuar um reinício difícil.
    3. Tente ejectar o disco de jogo através do software. Se souber qual é o disco, vá ao painel de controlo PS5, prima o botão Opções no ícone e desloque-se para Ejectar Disco para remover o disco.
    4. Limpe o seu disco de jogo ou de filme. Verificar se o disco não está danificado ou se não há sinais físicos de pó ou sujidade. Limpar cuidadosamente com um pano de microfibra e depois tentar inseri-lo novamente:

      Utilizar apenas um pano de microfibra limpo e seco para evitar mais danos.

    5. Experimente outro jogo ou filme. Se a PS5 não ler o disco, tente outro disco para ver se o problema é com o disco ou com a unidade de disco.
    6. Verifique se está a inserir o disco correctamente. Quando a PS5 é posicionada verticalmente, pode ser difícil saber se está a inserir o disco correctamente. Tente inseri-lo de cabeça para baixo se a consola não ler o disco.
    7. Verificar se o disco é compatível. Verifique se o disco que está a inserir é compatível com a consola. A PS5 não consegue ler discos de jogo PS3 ou discos de jogo mais antigos.
    8. Rode a sua consola PS5. A PS5 pode ser posicionada verticalmente ou horizontalmente. Tente mudar a orientação para ver se ajuda a consola a ler o disco correctamente.
    9. Limpe o interior da unidade de disco da sua PS5. Utilizando ar comprimido ou um ventilador, limpe cuidadosamente o pó da sua unidade PS5. Poderá ter de desapertar os painéis exteriores da consola para o fazer. Verificar a existência de objectos estranhos e removê-los cuidadosamente com uma pinça:

      Faça isto apenas se se sentir confiante ao desmontar os dispositivos.

    10. Contacte o Customer Care da PlayStation Se a sua consola ainda estiver sob garantia, PlayStation Customer Care pode ajudá-lo a repará-la. Se não for, podem aconselhá-lo sobre outras opções de reparação e ajudá-lo a decidir o que fazer a seguir:

      A Sony tem um serviço de reparação e substituição da PlayStation para qualquer tipo de problema de consola.