Porque é que o fob da chave do meu carro năo funciona?

  • A sua chave fob é mesmo má?
  • Carros sem chaves físicas
  • Baterias de entrada sem chaves
  • Contactos internos partidos
  • Passo a passo: Reprogramaça?o de uma chave de um carro com controlo remoto
  • Substituiça?o de um carro com controlo remoto partido

Os controlos remotos com chave de carro sa?o uma boa conveniência, mas todos eles param de funcionar eventualmente. Mesmo que seja apenas uma bateria descarregada, pode garantir que as portas do seu carro na?o sera?o desbloqueadas pelo seu telecomando de uma vez ou de outra.

Embora existam algumas razo?es diferentes para que um fob de entrada sem chave possa deixar de funcionar, a maioria delas sa?o bastante fáceis de verificar por si próprio. O problema mais comum com estes chaveiros de carro é que as baterias se esgotam com o tempo, caso em que a substituiça?o da bateria deverá resolver o problema.

Outros problemas de controlo remoto sa?o mais complicados, mas sa?o também possíveis de resolver. Aqui esta?o as cinco coisas que vai querer verificar primeiro quando o seu telecomando parar de trancar ou destrancar as portas do seu carro:

O telecomando do seu carro é mesmo mau?

Isto é muito básico, e na?o se aplica a muitas pessoas, mas o primeiro passo para descobrir o que está errado com um comando à distância da chave do carro é verificar se o problema é realmente o comando à distância. Assim, se tiver um segundo comando, e ainda na?o o fez, vai querer verificar se está ou na?o a funcionar.

Se o comando de reserva for capaz de trancar e destrancar as suas portas, enta?o saberá com certeza que existe de facto algum tipo de problema com o seu comando principal.

Se o seu keyfob de reserva também na?o estiver a funcionar, é sempre possível que esteja também a funcionar mal. No entanto, pode também haver um problema mecânico ou eléctrico com as fechaduras das portas.

Nesta altura, deverá verificar e certificar-se de que a sua chave física, ou chave de manobrista de emergência, está apta a trabalhar as fechaduras.

Se na?o tiver um controlo remoto sobressalente, pode comprar um usado ou obter um do seu revendedor local. O seu revendedor local pode também ter um controlo remoto universal que podem utilizar para verificar se o seu mecanismo de bloqueio remoto funciona.

E os carros sem chaves físicas?

Alguns carros têm boto?es de igniça?o que só funcionam quando o fob da chave está próximo. Estes carros têm normalmente uma chave física para trancar e destrancar as portas, mas pode estar escondida. O fob da chave tem normalmente uma chave escondida no interior, por isso, se na?o tiver uma chave física para o seu veículo, verifique se o fob da chave tem um bota?o de desbloqueio ou interruptor.

O outro problema que poderá encontrar é que algumas portas de automóveis na?o têm lugar visível para inserir uma chave. A maioria destes veículos ainda tem um buraco de chave, mas pode estar escondido atrás de um encaixe perto da maçaneta da porta. Nesse caso, terá de procurar uma peça de acabamento com uma pequena ranhura onde terá de se intrometer para aceder ao buraco da fechadura.

Se se intrometer numa peça de acabamento como esta, corre o risco de danificar a tinta da porta do carro ou do puxador da porta, e pode também amolgar ou dobrar a peça de acabamento. Portanto, se na?o se sentir confortável, e na?o houver nenhuma emergência que exija que entre imediatamente no seu carro, poderá querer consultar um profissional.

Se for capaz de trancar e destrancar as portas com a chave física, enta?o as fechaduras sa?o provavelmente finas do ponto de vista mecânico. No entanto, pode haver um problema eléctrico. Pode descartar parte disto fechando e destrancando todas as portas através do controlo físico primário dentro do veículo, o que indicaria que a electrónica está OK.

Há sempre a possibilidade de o receptor ser mau, ou mesmo desligado, mas é mais provável que haja um problema com o controlo de entrada sem chave. Pode verificar atrás e debaixo do painel de instrumentos se há fios soltos, mas na?o ligue nem ligue nada se na?o conseguir verificar se é realmente o receptor da fechadura da porta sem fios.

Verifique a bateria na sua entrada remota sem chave

A maioria dos fobs de chave de carro utiliza baterias de bota?o de categoria 4 de baixo custo. No entanto, ainda é uma boa ideia verificar a bateria real que o seu fob usa e ver se está bem ou na?o.

Há algumas maneiras de determinar o tipo de bateria de que necessita. O seu manual pode dizer-lhe, ou pode contactar um revendedor local. Também pode abrir o comando e olhar para a bateria, que normalmente terá um número impresso ou carimbado na sua superfície.

Os dispositivos de chave de carro utilizam tipicamente baterias CR2025 ou CR2032, embora as baterias CR1620, CR1632 e outras sejam também utilizadas em algumas aplicaço?es.

Quando souber que tipo de bateria está no seu comando, pode verificar a voltagem com um multímetro ou simplesmente substituir uma boa bateria conhecida, pois na?o sa?o assim ta?o caras. A maioria destas baterias deve mostrar entre 3 e 3,6 volts.

É possível que uma bateria antiga mostre uma tensa?o nominal num voltímetro e ainda na?o possa funcionar sob carga. Se a bateria tiver mais de cinco anos, considerar a sua substituiça?o. Mesmo que isso na?o resolva o problema, terá uma bateria nova e segura quando voltar a pôr as fechaduras a funcionar.

Se o fob da chave do carro funcionar após a substituiça?o da bateria, enta?o está feito. Resolveu o problema e pode voltar a usar a chave do fob normalmente.

Se o fob da chave ainda na?o funcionar, pode haver outro problema com o fob da chave, tal como contactos de bateria partidos ou um problema com os boto?es. É também possível que o seu veículo tenha esquecido o fob chave, caso em que terá de o reprogramar.

Contactos internos quebrados nos telecomandos dos automóveis

Os telecomandos esta?o sujeitos a mais abusos físicos do que a maioria dos dispositivos electrónicos, e na?o sa?o indestrutíveis. Os dois pontos de falha mais comuns sa?o os contactos dos terminais das baterias e os boto?es, embora existam muitas outras formas de se partirem.

A melhor maneira de verificar isto você mesmo é simplesmente desmontar o controlador e fazer uma inspecça?o visual completa. Se os terminais de ligaça?o da bateria estiverem partidos, deverá ser capaz de os distinguir através da observaça?o dos mesmos, e podem também sentir-se soltos. Se estiverem, enta?o a sua soldadura cuidadosa pode tornar útil novamente o seu fob de chave partida.

Se os terminais das baterias na?o parecerem partidos, poderá encontrar um problema onde os boto?es esta?o soldados e se soltaram. Também podem ser soldadas no local se se verificar que se soltaram, a menos que um bota?o se tenha partido fisicamente. Nesse caso, terá normalmente de obter um novo bota?o.

Os boto?es de borracha utilizados pela maioria dos boto?es de chave do carro podem falhar de várias maneiras. Se notar que um ou mais dos boto?es na?o parecem saltar correctamente, ou parecem ter sido desfeitos no interior, isto pode impedir o controlo remoto da chave do carro de funcionar correctamente.

Nesse caso, tentar remover os boto?es, limpá-los, flexioná-los para dentro e para fora e remontar o comando. Se os boto?es ainda na?o funcionarem, terá de arranjar um novo controlador.

Reprogramar um telecomando de chave de carro

Para que um telecomando de chave de carro funcione em segurança, tem de ser efectivamente emparelhado com a unidade receptora do seu carro. Isto impede qualquer outra pessoa com a mesma marca e modelo de se aproximar e usar o seu fob de chave para desbloquear o seu carro.

Se o seu fob de entrada sem chave e o seu carro já na?o falarem um com o outro, terá de reprogramar o sistema de entrada sem chave do seu carro para recuperar a funcionalidade do seu fob de chave do carro. Isto é normalmente conseguido rodando a chave na igniça?o várias vezes com as portas fechadas.

Aqui está o procedimento básico para uma sequência de programaça?o de chave fob comum:

Entre no seu veículo e tranque a porta.

Inserir as chaves na igniça?o.

Em vez de ligar o veículo, basta rodar a chave para a posiça?o de marcha e voltar à posiça?o de bloqueio várias vezes seguidas. O número de vezes varia em funça?o da sua marca e modelo de veículo.

Se o motor arranca ou arranca, já rodou a chave demasiado longe. Virar apenas para a posiça?o de corrida, na?o para a posiça?o de partida.

Se o seu veículo utiliza este método de reprogramaça?o, normalmente ouvirá um toque depois de ter rodado a chave várias vezes. Pode enta?o premir um dos boto?es de bloqueio ou desbloqueio no comando à distância, após o que deverá ouvir o carrilha?o uma segunda vez.

Se o procedimento foi bem sucedido, o seu comando à distância chave funcionará novamente.

Os diferentes veículos utilizam procedimentos diferentes. Aqui está outro que pode tentar se o primeiro na?o funcionou:

Entre no seu carro e tranque a porta manualmente.

Inserir a chave na igniça?o e puxá-la seis vezes no espaço de 10 segundos.

Se o seu veículo utilizar este método, notará que as luzes exteriores e interiores piscam.

Insira a chave na igniça?o e rode-a para a posiça?o de acessório.

Prima um bota?o no seu telecomando.

Se o procedimento for bem sucedido, as luzes de advertência de perigo piscara?o.

A sua chave fob está agora pronta para ser utilizada.

Existem outros métodos, e alguns requerem equipamento especial. Neste caso, poderá ter de contactar o seu concessionário local ou uma oficina independente que tenha experiência com a sua marca e modelo de veículo específicos.

Se tiver um sistema de segurança pós-venda que inclua fechaduras de portas de controlo remoto para além de um alarme, enta?o terá de verificar se existem procedimentos especiais de reprogramaça?o associados ao sistema que adquiriu.

Substituir um controlo remoto de chave de carro avariado

Se nada mais funcionar, há sempre a possibilidade de o receptor dentro do seu carro estar avariado ou desligado. Nesse caso, terá provavelmente de levar o seu carro a um profissional.

A outra opça?o é simplesmente comprar um controlo remoto de substituiça?o, que pode ser adquirido no seu revendedor local ou usado. Se comprar um usado, terá de reprogramar o seu veículo para o reconhecer antes de o mesmo realmente trancar e destrancar as suas portas. Assim, se descobriu num passo anterior que o seu veículo utiliza um controlo remoto que na?o pode ser facilmente reprogramado em casa, vai querer ter isso em mente.

Os telecomandos usados sa?o frequentemente mais baratos do que os novos, mas os custos associados à programaça?o podem compensar as poupanças.

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