Caminhadas para iniciantes: Introdução, equipamentos e outros itens essenciais

Escrito por Brad Lane
6 de maio de 2021

A caminhada é um dos esportes mais acessíveis para iniciantes. Isso porque, em sua forma mais pura, a caminhada nada mais é do que caminhar de um lugar para outro usando apenas os músculos do corpo. Mas, para não deixar de lado o esporte, uma vida inteira de bons hábitos de caminhada abre um mundo de pontos de vista, aventura e vida saudável.

Caminhadas no Parque Nacional Glacier, Montana | Direitos autorais da foto: Brad Lane

Se quiser continuar a ler este post sobre "Caminhadas para iniciantes: Introdução, equipamentos e outros itens essenciais" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a Caminhadas para iniciantes: Introdução, equipamentos e outros itens essenciais, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Cada aventura de caminhada começa da mesma forma e, para os novatos no esporte, começa com um único passo. As caminhadas não precisam acontecer nas montanhas, no deserto ou em terras estrangeiras distantes. Uma das melhores maneiras de entrar em caminhadas é dar um passeio pela porta da frente.

E depois de explorar suficientemente a vizinhança imediata, o céu é o limite para onde a próxima caminhada pode levá-lo. Trilhas de caminhada em todo o mundo navegam por enormes dunas de areia, atrás de cachoeiras e nas margens de lagos montanhosos remotos. E é uma habilidade de vida que literalmente leva você a lugares.

Nunca é tarde demais para incorporar as caminhadas à vida, e essas dicas úteis para iniciantes farão com que você chegue às trilhas rapidamente.

Nesta página:

  • Fundamentos de caminhada para iniciantes
  • Onde fazer caminhadas
  • Como decidir qual trilha é melhor para iniciantes
  • Dicas úteis para iniciantes

Fundamentos de caminhada para iniciantes

Área de recreação de trilha de Oregon, Boise, Idaho | Direitos autorais da foto: Brad Lane

Embora a caminhada não exija muito, alguns pequenos pedaços de equipamento de caminhada agregam valor considerável aos empreendimentos de trekking. Quando se trata de equipamento de caminhada para iniciantes, tenha em mente o conforto. Dos sapatos nos pés à roupa que o mantém seco, aquecido e sem suor, os itens essenciais para caminhadas facilitam a vida.

Sapatos e Botas de Caminhada

Skyline Trail, Parque Nacional do Monte Rainier | Direitos autorais da foto: Brad Lane

Nem todos os esforços de caminhada exigem grandes sapatos de caminhada. Na verdade, a maioria das trilhas exige um sapato de caminhada leve. Sapatos de caminhada grandes, aqueles que vão acima dos tornozelos, são mais adequados para terrenos instáveis ​​(como rochas e raízes) e suportam uma mochila pesada. As botas de caminhada mais altas também são uma excelente opção para quem precisa de suporte extra no tornozelo.

Caso contrário, para caminhadas mais curtas em trilhas bem trilhadas, um sapato de caminhada leve ou tênis de corrida em trilha pode ser o ajuste certo. Diferentes marcas e modelos de sapatos atendem a diferentes tipos de pés. Do suporte de arco alto ao design minimalista, o sapato certo depende do pé que o usa. A melhor maneira de encontrar o suporte adequado é dirigir-se a uma loja local de calçados ou ao ar livre e falar com um representante de vendas experiente.

Para meias, lã ou material sintético é preferível. Esses dois materiais ajudam a absorver e secar o suor, ao contrário do algodão, que tende a acumular umidade. Uma meia leve no tornozelo funciona na maioria dos climas e para caminhadas casuais. Uma meia mais grossa no meio da panturrilha é mais apropriada para condições mais frias ou botas de cano alto.

Roupas Apropriadas

Lolo Peak, Lolo National Forest, Montana | Direitos autorais da foto: Brad Lane

Na caminhada, não existe mau tempo, apenas más escolhas de roupas. Ao escolher o traje de caminhada adequado, em vez de um único item, as camadas de roupas são cruciais para se manter confortável. A temperatura corporal flutua em uma caminhada, e a capacidade de adicionar ou retirar camadas ajuda a regular os níveis de conforto.

A camada de roupa mais importante é a mais próxima da pele, também conhecida como camada de base . Materiais sintéticos ou de lã, ao contrário do algodão, são a escolha ideal para a camada de base, graças às suas propriedades de absorção de umidade. Ao contrário do algodão absorvente, a lã e os materiais sintéticos absorvem e evaporam o suor. Este gerenciamento de umidade ajuda significativamente a regular a temperatura do corpo.

Para camadas externas, considere o ambiente pelo qual você estará caminhando. Uma capa de chuva é sempre algo que vale a pena trazer, assim como uma jaqueta ou lã extra quentinha para qualquer momento ocioso ao longo da trilha. Da mesma forma, um gorro de lã também é útil para preservar o calor do corpo.

Proteção solar

Caminhadas em Hidden Valley, Parque Nacional Joshua Tree | Direitos autorais da foto: Brad Lane

Ter proteção adequada contra o sol é essencial. A pele exposta e a temperatura corporal crescente podem sugar a energia de qualquer caminhante experiente, tornando cada passo mais difícil do que o necessário. Este efeito de drenagem do sol é especialmente aparente ao caminhar por um ambiente exposto (uma área com pouca ou nenhuma sombra).

Roupas adequadas são o primeiro passo para a proteção solar. Itens como um chapéu de abas; uma camisa de caminhada leve e de manga comprida; e luvas de caminhada oferecem proteção significativa. E outros itens como protetor solar e protetor labial com bloqueio de UV são recomendados para ambientes ensolarados.

Toalete

Latourell Falls, Columbia River Gorge, Oregon | Direitos autorais da foto: Brad Lane

Cada caminhada é mais fácil quando adequadamente hidratada. Água suficiente é um item de caminhada essencial para iniciantes e especialistas. Uma regra geral é para cada hora de atividade em clima moderado, é recomendável levar meio litro de água. Portanto, para uma caminhada de duas horas em condições amenas, leve pelo menos um litro de água.

Para caminhadas mais longas, beber apenas água pode não ser suficiente. Adicionar eletrólitos como sal, sódio e potássio pode ajudar a evitar a descarga total do seu sistema. Misturas de bebidas em pó e bebidas esportivas geralmente contêm esses minerais essenciais. Lanches de trilha também fornecem muitos desses compostos.

Em vez de garrafas de água plásticas descartáveis, considere investir em uma garrafa de água reutilizável de lado rígido. Essas garrafas de água reutilizáveis ​​fáceis de encontrar não apenas reduzem o excesso de resíduos, mas economizam rapidamente toneladas de dinheiro para os caminhantes em um curto período de tempo.

Lanches de trilha

Lanches de trilha são outro item recomendado para caminhadas mais longas. E ter algumas calorias por perto é uma jogada inteligente para qualquer passeio com mais de duas horas de duração ou qualquer excursão a uma nova área. A chave para lanches de trilha é trazer algo que possa sobreviver ao ar livre (não perecível) e itens que mantenham seu sabor depois de serem esmagados em uma mochila.

Lanches como carne seca, mix de trilhas e lanchonetes são fáceis de levar. Outros itens populares incluem frutas secas e nozes. Para qualquer caminhada, mas especialmente as mais longas, itens leves e com muitas calorias ajudam a manter os níveis de energia. Itens salgados também são preferíveis, pois o suor pode drenar esses eletrólitos da pele.

Bastões de caminhada

Mochila nas montanhas Beartooth, Montana | Direitos autorais da foto: Brad Lane

Bastões de caminhada são recomendados para todos os caminhantes. Essas ferramentas leves ajudam a absorver o impacto de cada pé, o que aumenta significativamente, mesmo em uma caminhada curta.

As varas também são úteis para navegar em qualquer terreno vertical, proporcionando equilíbrio extra ao subir ou descer. Os bastões de caminhada ajudam durante uma subida, permitindo que a parte superior do corpo contribua para o esforço. Durante a descida, os bastões de caminhada absorvem parte do choque de cada passo, resultando em alívio significativo em apenas alguns quilômetros.

E para trilhas rochosas, enraizadas ou de alguma outra forma, os bastões de caminhada ajudam você a se equilibrar e navegar em terrenos desafiadores. Várias variedades de bastões de caminhada funcionam bem para caminhadas casuais, incluindo uma vara cortada encontrada no chão. Considere investir em um par leve de bastões de caminhada feitos de alumínio ou carbono para atividades mais longas. Estes também podem ser facilmente ajustados para caber no seu tamanho.

Onde fazer caminhadas

Colinas do Norte de Missoula | Direitos autorais da foto: Brad Lane

Depois de explorar sua porta da frente, encontrar trilhas estabelecidas em outros lugares normalmente é fácil de fazer. Para caminhadas mais fáceis, muitos parques comunitários têm trilhas de terra pavimentadas ou bem trilhadas que são fáceis de seguir, e a maioria dos parques estaduais nos EUA designou redes de trilhas para aventuras mais longas. Sempre consulte um mapa de trilhas antes de iniciar uma aventura.

E para caminhadas de lista de desejos, parques nacionais e florestas nacionais são playgrounds adequados para aventuras de caminhadas. Informações abundantes estão disponíveis on-line ou em uma livraria local sobre trilhas para parques nacionais próximos. Informações sobre caminhadas florestais nacionais também estão disponíveis online e impressas.

Centros de visitantes e estações de guarda florestal oferecem um dos melhores recursos para as condições locais e trilhas recomendadas. É sempre uma boa ideia verificar com alguém sobre possíveis perigos antes de sair para uma trilha.

Como decidir qual trilha é melhor para iniciantes

Cada caminhante experimenta uma trilha de forma diferente. E decidir qual trilha é melhor para iniciantes depende do caminhante e de suas habilidades. Ao escolher uma caminhada, tenha sempre em mente as limitações pessoais e o conforto. Errar por precaução é sempre melhor do que superestimar as habilidades em uma caminhada.

Nos Estados Unidos, muitos mapas de trilhas vêm com uma classificação de cores. Normalmente, mas nem sempre, as rotas marcadas com verde indicam as rotas mais amigáveis ​​para iniciantes. Muitas vezes, mapas de trilhas e guias de informações também especificam quais trilhas têm a classificação mais acessível.

O que torna uma trilha mais fácil do que a outra gira em torno do ganho de elevação e do comprimento total. Uma rota com pouca subida ou descida é geralmente mais fácil do que uma com muitas subidas e descidas. O tipo de trilha também determina sua facilidade. Trilhas rochosas ou até mesmo, trilhas que cercam declives significativos e trilhas geralmente mais difíceis de seguir recebem classificações mais desafiadoras.

Escolher o caminho certo é, em última análise, um julgamento pessoal. Conversar com guardas florestais, pedir conselhos a um amigo de confiança e pesquisar informações publicadas oficialmente podem ajudar a tomar uma decisão.

Dicas úteis para iniciantes

Tire apenas fotos, deixe apenas pegadas

Trail running em Forest Park, Portland | Direitos autorais da foto: Brad Lane

Deixar a trilha de caminhada melhor do que a encontrou é um princípio essencial da caminhada. Essa habilidade crítica inclui empacotar o lixo pessoal, permanecer nas trilhas designadas e não tirar nada da paisagem natural. Os 7 Princípios do Leave No Trace descrevem as melhores práticas para garantir caminhadas de qualidade por anos.

Deixe alguém saber para onde você está indo, não confie no serviço de celular

Antes de sair, deixe alguém saber para onde você está indo e a que horas você estará de volta. No raro caso de uma emergência de trilha, ter alguém que possa relatar sua falta ajuda significativamente no processo de resgate. Não confie no serviço de celular em caminhadas pelo deserto.

Cuidado com a vida selvagem

Cabras da montanha em Jewel Basin, Flathead National Forest, Montana | Direitos autorais da foto: Brad Lane

Ver animais é muitas vezes um grande bônus de qualquer caminhada. Mas não importa o encontro com o animal, é essencial manter distância e não interagir com a vida selvagem local. Os animais selvagens são perigosos e podem ser perigosos para si mesmos se se acostumarem demais ao contato humano.

Pesquise a região em que você estará caminhando para saber que vida selvagem pode ser encontrada. Alguns habitats apresentam perigos extras com a vida selvagem, como ursos, cascavéis e javalis. Leões da montanha, alces e bisões são alguns outros grandes mamíferos que devem ser evitados. Embora os encontros com animais desse tamanho sejam raros, é essencial saber qual é a vida selvagem na área e quais precauções extras são necessárias.

Não interagir com a vida selvagem inclui não alimentar os animais. Alimentar pequenos animais como esquilos e esquilos pode causar sérios problemas para a ecologia da área, bem como problemas para futuros visitantes. Todo animal selvagem sabe coletar comida por conta própria.

Não se esqueça das orelhas (e da nuca)

Ao caminhar ao sol, os dois lugares mais esquecidos para adicionar protetor solar incluem as orelhas e a nuca. Nem todos os chapéus cobrem essas áreas sensíveis, que alguns caminhantes não percebem até que seja tarde demais. As mãos também tendem a ficar muito expostas, e itens como luvas leves de sol podem ajudar a prevenir as mãos de lagosta.

Não corte os retornos

ziguezagues na trilha Bright Angel, Grand Canyon National Park | Direitos autorais da foto: Brad Lane

A construção de trilhas é uma ciência engenhosa. E a maioria das trilhas designadas em toda a América foram zelosamente construídas por voluntários ávidos. Independentemente de quem os fez, é etiqueta padrão permanecer na trilha sempre que possível. Permanecer no curso ajuda a manter a integridade da trilha e do espaço natural circundante.

De particular interesse, é especialmente importante permanecer na trilha ao navegar em ziguezagues. Esses ziguezagues cuidadosamente construídos percorrem terrenos elevados para cima e para baixo. Eles não apenas ajudam os caminhantes a navegar em declives particularmente íngremes, mas também evitam significativamente a erosão na encosta. Fique sempre na trilha e nunca cruze esses exemplos principais de engenharia de trilha.

Encontre um companheiro de caminhada ou vá sozinho

Stack Rock Trail, Boise National Forest, Idaho | Direitos autorais da foto: Brad Lane

Um companheiro de caminhada ajuda a garantir uma experiência segura e divertida e é uma ótima maneira de conhecer alguém. Ter alguém para conversar na subida pode ajudar a aliviar alguns dos esforços mentais. Duas cabeças também podem auxiliar na tomada de decisões ao longo do percurso. Concordar em fazer uma caminhada com alguém também aumenta a responsabilidade por aparecer no início da trilha, garantindo algum tempo ao ar livre.

Por outro lado, alguns benefícios exclusivos da caminhada ocorrem ao viajar sozinho. Depois de se sentir confortável com caminhadas pela natureza, explorar o campo aberto e tranquilo aumenta a aventura sozinho. Esteja preparado para ser autossuficiente ao caminhar sozinho e considere suas capacidades antes de iniciar uma jornada solo.

Evite o trânsito

Mammoth Hot Springs trilha calçadão no verão, Parque Nacional de Yellowstone | Direitos autorais da foto: Brad Lane

A caminhada se tornou um dos exercícios físicos mais populares nos Estados Unidos. Esse boom no estilo de vida das caminhadas leva a algumas trilhas populares que ficam superlotadas nos finais de semana. E embora a conexão humana seja frequentemente bem-vinda, muitos preferem mais solidão em suas caminhadas.

Para evitar o maior congestionamento em trilhas populares, evite visitar nos finais de semana. Quase qualquer dia da semana normalmente terá menos tráfego do que sábado e domingo. Embora, em algumas das trilhas de caminhada mais emblemáticas da América, os visitantes possam esperar multidões todos os dias da semana. Para essas trilhas movimentadas, ou se você estiver visitando uma trilha popular no fim de semana, a próxima melhor abordagem é chegar ao início da trilha antes do amanhecer.

Obtenha o tempo certo

The Knife's Edge na Pacific Crest Trail, Washington | Direitos autorais da foto: Brad Lane

Não há hora errada do dia para fazer uma caminhada, mas em alguns casos, algumas partes do dia são melhores que outras. Se caminhar em climas mais quentes, evite trekking no meio do dia e opte por uma caminhada de manhã cedo. O início da manhã também é vantajoso de outras maneiras, inclusive para caminhadas mais longas para garantir tempo suficiente durante o dia.

Indiscutivelmente, um dos momentos mais belos para caminhar é ao pôr do sol. O céu é frequentemente pintado em cores suaves nesta hora do dia, seguido rapidamente por uma escuridão que consome tudo. Se quiser fazer uma caminhada ao pôr do sol, prepare-se com camadas extras para se manter aquecido e tenha fontes de luz confiáveis ​​​​para navegar após o anoitecer.