História de Atari 2600: O início do fim

Quando Atari lançou o seu jogo arcade Pong como uma unidade de jogo doméstico pré-programado, foi um sucesso monumental e foi logo imitado por todos os fabricantes de electrónica imagináveis. Em poucos anos as prateleiras foram inundadas por clones e variaço?es, alguns chegando mesmo a utilizar o próprio microchip . Para manter a sua posiça?o como o líder na indústria , o co-fundador Atari , Nolan Bushnell, procurou criar uma nova geraça?o de sistemas de jogos de vídeo . Para tal, comprou a Cyan Engineering, que já tinha estado a trabalhar numa nova tecnologia de consola com o nome de código Stella.

Como funcionavam os primeiros jogos de vídeo

Nessa altura, todas as consolas de jogos de vídeo domésticas utilizavam a lógica baseada matematicamente tecnologia , na qual as variáveis eram utilizadas para determinar as relaço?es e a deduça?o . Isto permitiu reutilizar os mesmos gráficos ou gráficos semelhantes num número limitado de jogos básicos. Esta técnica foi inovada por Ralph O projecto militar Brown Box da Bayer, que acabou por se tornar o projecto Magnavox Odisseia . Esta é também a raza?o pela qual todos os videojogos domésticos da primeira geraça?o de consolas tinham o mesmo aspecto.

Encontrar e desenvolver a tecnologia certa

Em vez da tecnologia lógica, o projecto Stella do Cyan utilizou uma unidade central de processamento (CPU ) chamada MOS Tecnologia 6502, um microprocessador de 8 bits que foi introduzido em 1975 como o processador mais barato do mercado. Isto permitiu o processamento rápido de informaça?o de programas a partir de um microchip sem se arruinar a si próprio. A questa?o seguinte era como fornecer múltiplos programas de jogo a partir de uma fonte externa. Em 1972, a Hewlett-Packard começou a utilizar cartuchos ROM, uma caixa que albergava um chip de memória só de leitura contendo um ficheiro de programa que estava ligado ao computador através de uma ranhura de cartucho. Os cartuchos ROM ofereceram a soluça?o perfeita para a Stella. Os ficheiros do jogo foram armazenados no cartucho de ROM adicionando um chip de memória de acesso aleatório (RAM), e o processador MOS Tecnologia 6502 lê a informaça?o do programa através de um chip de entrada/saída (I/O). Para além da logística, o que tornou esta soluça?o ideal foi o baixo custo dos cartuchos ROM, e com o Adaptador de Interface de Televisa?o (TIA) chip de som desenvolvido por Cyan, as soluço?es gráficas e sonoras estavam completas.

Vender o homem

Com toda a tecnologia simultânea a acontecer ao mesmo tempo, na?o foi surpreendente que outra empresa tenha desenvolvido o mesmo conceito ao mesmo tempo, e a empresa Fairchild Semiconductor venceu a Atari no mercado de em 1976 com o Sistema de Entretenimento Vídeo Fairchild (mais tarde chamado Fairchild Channel F) que utilizou o CPU Fairchild F8, desenvolvido pelo criador da Intel Robert Noyce. Atari estava financeiramente profundamente envolvido no desenvolvimento da Stella e precisava de mais receitas e poder para fazer um lançamento. Uma OPI na?o era uma opça?o, pois a bolsa de valores estava em declínio acentuado. Perante a ameaça de perder toda a quota de mercado para o Canal F, Nolan Bushnell recorreu a uma parceria com a Warner Communications, (agora conhecida como Time Warner) que acabou por se transformar numa compra. Bushnell permaneceu no pessoal para gerir o negócio.

1977: Estreia do Atari 2600

Quando a Stella foi finalmente concluída e lançada em 1977, o seu nome foi alterado para Atari Video Computer System , mas mais tarde foi alterado para o agora infame Atari 2600, pelo seu número de peça de fabrico CX2600. No início, o 2600 foi libertado para uma recepça?o medíocre, mas a notícia espalhou-se rapidamente e em 1979 foi um sucesso, vendendo mais de um milha?o de unidades só nesse ano. Infelizmente, os tempos tumultuosos que precederam o seu sucesso fizeram com que a relaça?o do Bushnell com o Warner Communications tivesse o seu preço. Bushnell deixou a empresa em 1978, apenas um ano antes de testemunhar o grande sucesso da consola. Nos anos seguintes, Atari continuou a fazer história, superando toda a concorrência com a sua crescente base de instalaça?o e biblioteca de jogos. A sua maior competiça?o, o Channel F, na?o tinha as capacidades gráficas ou sonoras do 2600, nem um gigante empresarial como a Warner Communications atrás dele. Embora o Canal F tenha sido o primeiro do seu género, apenas os títulos 26 foram lançados para ele, e Fairchild logo sucumbiu ao domínio de vendas da Atari.

A espectacular ascensa?o e queda do Atari 2600

O enorme sucesso do Atari levou inevitavelmente à sua própria queda. Atari tinha passado de um local de trabalho divertido e informal sob a liderança de Bushnell, para uma empresa abafada com pouco reconhecimento ou recompensa por um trabalho bem feito, uma estrutura de que a indústria editorial de jogos de vídeo ainda hoje sofre. Logo os programadores que ajudaram a construir o império de Atari começaram a partir e a formar as suas próprias empresas para publicar jogos para o 2600. Como a ideia de uma consola com jogos intercambiáveis era ainda um novo conceito, e a geraça?o anterior de sistemas de videojogos clonados uns aos outros, as leis de direitos de autor, patentes e marcas registadas na?o estavam em vigor para proteger os fabricantes de consolas de primeira parte como o sa?o hoje. Em breve o mercado foi inundado por jogos, todos os desenharam para o 2600 e muitos deles feitos por antigos programadores Atari que saltaram o navio . Estas editoras terceiras conseguiram contornar as questo?es de direitos, nunca utilizando o logótipo Atari, acrescentando uma cláusula de desresponsabilizaça?o de que na?o estavam relacionadas com a Atari Inc. e reconhecendo apenas que o cartucho foi concebido para o « Atari Video Game System».

A queda do jogo de vídeo de 1983

Logo Atari começou a sofrer dos mesmos problemas que causaram a queda do Pong. Na?o com jogos knock-off, mas com um número esmagador de empresas apressadas a obter uma peça de que 2600 ouro, com uma onda de jogos na?o-oficiais. Muitos destes jogos eram de baixo conteúdo e qualidade. Mesmo os títulos auto-publicados de Atari começaram a sofrer devido a ciclos de produça?o apressados e ao facto de a maioria dos seus principais programadores já se ter demitido. Embora muitos citam a libertaça?o do malfadado E. T. para o 2600 como o início da queda de Atari e o advento do colapso da indústria dos jogos de vídeo em 1983, foi mais uma acumulaça?o: demasiados jogos, qualidade demasiado baixa e muito pouco crescimento da tecnologia em casas e arcadas. A Warner vendeu Atari em 1984 a Commodore Business Machines, que fechou imediatamente a ala de publicaça?o de jogos de .

O legado do Atari 2600

Em 1986, Commodore lançou uma versa?o redesenhada do 2600 como um título orçamental com o slogan de marketing «A diversa?o está de volta». O sistema vendeu moderadamente bem, mas finalmente chegou ao fim em 1990. Até hoje, o Atari 2600 continua a ser a consola de jogos mais vendida na história, e muitos dos seus títulos mais populares esta?o a ver relançamentos para consolas de jogos e dispositivos portáteis da próxima geraça?o, e plug-n-play p unidades reprogramadas como colecço?es retro.

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