Alerta! O que é um esquema com uma única chamada

Os peritos da CYBERSECURITY estão a avisar os utilizadores do Whatsapp sobre um novo esquema que poderia ser utilizado por cibercriminosos para tomar conta da sua conta.

O esquema é utilizado por hackers para contornar as características de segurança da aplicação de mensagens, a fim de obter acesso a uma conta Whatsapp sem ser detectado pelo utilizador.

Esta última vulnerabilidade de segurança foi descoberta pelo fundador da empresa de previsões de segurança cibernética CloudSEk, Rahul Sasi, de acordo com um post no Facebook do executivo técnico reportado pelo Times of India.

Se quiser continuar a ler este post sobre "Alerta! O que é um esquema com uma única chamada" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a Alerta! O que é um esquema com uma única chamada, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Para levar a cabo o esquema, os hackers ligam a um utilizador da WhatsApp e pedem-lhe que marque outro número.

O número que lhes é pedido para marcar é para uma linha de pedido de serviço para o fornecedor de serviços móveis do utilizador que desencadeia uma funcionalidade de reencaminhamento de chamadas.

É “o jogo acabou”

Nesse processo, o utilizador é induzido a reencaminhar inadvertidamente as suas chamadas para o número do hacker.

De acordo com a Sasi, uma vez que um utilizador do WhatsApp cai na fraude do reencaminhamento de chamadas, é “o jogo acabou“.

Ao marcar o número, o utilizador é automaticamente desconectado do WhatsApp.

Uma vez que o utilizador tenha terminado a sessão, o controlo sobre a sua conta é completamente entregue ao cibercriminoso.

Isto ocorre porque com a funcionalidade de reencaminhamento de chamadas em vigor, o hacker pode direccionar os passos de registo do WhatsApp para o seu próprio telefone.

Assim que as opções de registo WhatsApp são recebidas pelo hacker, este pode controlar a conta WhatsApp da pessoa.

O mesmo truque pode ser usado para invadir a conta Whatsapp de qualquer pessoa se o atacante tiver acesso físico ao seu telefone e tiver permissão para fazer uma chamada“, escreve Sasi no post do Facebook.

Cada país e prestador de serviços tem um número de pedido de serviço semelhante, pelo que este truque funciona globalmente“.