8 melhores tintas de cabelo feitas com ingredientes naturais

Embora não existam corantes verdadeiramente “orgânicos“, é possível comprar corantes mais seguros, não tóxicos e de maior duração.

Actualizámos este artigo em Junho de 2022 para acrescentar quatro novos produtos às selecções originais, com base em critérios estabelecidos pelos peritos do Laboratório de Beleza do Good Housekeeping Institute. Também adicionámos informação mais detalhada ao guia de compras e às perguntas frequentes para ajudar os leitores a encontrar corantes seguros e não tóxicos.

Ninguém o culparia por ter a impressão de que os ingredientes encontrados nos produtos capilares comercializados como “orgânicos” ou “naturais” os tornam intrinsecamente mais seguros. Mas de facto, os corantes “orgânicos” e puramente “naturais” simplesmente não existem, nem os produtos comercializados como tal são melhores para a saúde dos consumidores, de acordo com os funcionários da U.S. Food and Drug Administration. Como regra geral, a tintura capilar exigirá sempre alguma maquilhagem química para fazer bem o trabalho, mas se procura uma tintura capilar mais suave no seu cabelo e couro cabeludo, tenha em mente que os ingredientes naturais à base de plantas podem ser incorporados com pigmentos sintéticos em vez de químicos mais fortes.

Se quiser continuar a ler este post sobre "8 melhores tintas de cabelo feitas com ingredientes naturais" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 8 melhores tintas de cabelo feitas com ingredientes naturais, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Para o ajudar a identificar as melhores tintas alternativas que utilizam corantes sintéticos bem regulados, bem como ingredientes à base de plantas (tais como henna, camomila alemã e senna), consultámos profissionais de coloração capilar, bem como os nossos químicos no Laboratório de Beleza, Saúde e Sustentabilidade do Good Housekeeping Institute, que testam regularmente todos os tipos de produtos de coloração capilar, desde tinturas caseiras a esmaltes, e têm um conhecimento profundo do mercado. Para esta característica, pesquisámos as tintas de cabelo de topo que incorporam ingredientes à base de plantas nas suas fórmulas, e depois examinámos as de topo com os nossos analistas do Laboratório de Beleza, que as avaliaram em função de critérios de garantia de qualidade estabelecidos.

Como posso pintar o meu cabelo sem químicos?

Lamento, mas nenhuma tinta de cabelo verdadeiramente eficaz pode passar sem o uso de químicos. Dito isto, não se deve temer a palavra “químico” quando se vê num produto de coloração capilar (afinal, a água também é, tecnicamente, um químico). Para além da hena, todas as tintas de cabelo comercialmente disponíveis – adquiridas para uso doméstico ou em salões – utilizam activos químicos para trabalhar“, explica Birnur Aral, PhD, director executivo do Laboratório de Beleza, Saúde e Sustentabilidade do Good Housekeeping Institute. Em geral, estas substâncias químicas são substâncias sintetizadas.

Em última análise, mesmo as marcas que dependem de fórmulas naturais à base de plantas devem recorrer a alguns ingredientes sintéticos para fazer o corante funcionar, como a Aveda, que criou um corante proprietário que é 96 por cento ingredientes naturalmente derivados, de acordo com a empresa. É inevitável incluir ingredientes sintéticos na coloração profissional do cabelo porque todos os corantes e corantes utilizados na coloração permanente e demi-permanente são sintéticos, disse Justina Mejia-Montane, ex-vice-presidente do desenvolvimento global de produtos na Aveda, à Good Housekeeping em 2020. São os ingredientes que criam a cor do cabelo através do processo de oxidação.

Há alguma coisa que eu possa pintar o meu cabelo naturalmente?

Será difícil encontrar uma tinta de cabelo eficaz que seja feita apenas de ingredientes naturais. As cores extraídas de plantas índigo, cravinho, nozes, beterraba, bagas e casca de árvores já não são utilizadas hoje em dia, explica Sabina Wizemann, química chefe do Laboratório de Beleza GH. Devido às suas variações de cor limitadas e à sua utilização incómoda, estes corantes de origem vegetal foram substituídos por corantes semi-permanentes, diz ela, acrescentando que a hena é a única excepção (embora a utilização apenas deste corante seja extremamente confusa e nada aconselhável, uma vez que os resultados podem variar muito). Mas existem agora algumas inovações no mercado que incorporam corantes à base de plantas com pigmentos sintéticos para oferecer uma vasta gama de cores que podem durar até 20 champôs, acrescenta ele.

Que tipo de tinta de cabelo é a mais segura?

Embora não haja necessidade de ter medo da presença de químicos na cor do seu cabelo, é verdade que a categoria da tinta de cabelo é um dos piores infractores quando se trata de incluir por vezes ingredientes desnecessários que podem ser duros e potencialmente tóxicos em certas aplicações. Há definitivamente um movimento a acontecer onde as pessoas estão a escolher produtos de beleza mais conscientes dos ingredientes, diz Chelsea Smith, mestre em coloração da Madison Reed, uma empresa que faz a cor do cabelo permanente em casa, tocada como “a primeira fórmula livre de seis“, o que significa que não inclui o que eles consideram ser seis ingredientes questionáveis comumente encontrados em fórmulas de cor de cabelo:

  • Amoníaco
  • Resorcinol
  • Parabenos
  • Ftalatos
  • PPD
  • Glúten

Entretanto, a marca Overtone de coloração temporária do cabelo vende produtos que omitem o amoníaco e o peróxido, o que evita os danos químicos do cabelo que podem alterar a textura e o aspecto do seu cabelo. Se estiver preocupado com a dureza dos agentes de coloração na sua tinta de cabelo preferida, pode verificar a etiqueta dos ingredientes para procurar uma combinação destes tipos de químicos e aditivos.

E independentemente do tipo de produto capilar que escolher comprar, pode também fazer escolhas conscientes quando se trata do tratamento de animais e do uso de ingredientes derivados de animais. Além de estarem livres de amoníaco, peróxido e PPD, todas as fórmulas do Manic Panic são vegan e sem crueldade; Madison Reed é também livre de crueldade, ostentando a certificação da Leaping Bunny, que é um selo internacional de aprovação que reconhece que não são usados ou encomendados testes em animais em nenhuma fase do desenvolvimento do produto pela nossa empresa, seus laboratórios ou fornecedores de ingredientes, explica Smith. A marca de cosméticos Indie Lime Crime, que vende uma linha popular de tintas semi-permanentes chamada Unicorn Hair, também tem o selo de aprovação do Leaping Bunny.

Como posso pintar o meu cabelo com o mínimo de danos?

Em vez de se concentrar apenas nas listas de ingredientes, pense no tipo de tintura e no processo que está a escolher se estiver preocupado com danos ou perdas de cabelo a longo prazo. Em geral, existem três opções a que os clientes podem recorrer para colorir o seu cabelo, cada uma com diferentes graus de dureza e permanência:

  • Tinturas temporárias: Estes produtos depositam directamente a cor na superfície do seu cabelo, que pode ser removida em apenas duas lavagens. As moléculas que incluem no seu processo de tingimento já estão coloridas, explica, acrescentando que estas tintas não representam qualquer risco de danificar as cutículas ou as fibras capilares.
  • Tinturas semi-permanentes: Estes produtos mancham ou difundem-se nas fibras capilares e vão-se desvanecendo lentamente a cada lavagem. Os seus ingredientes de coloração, semelhantes às tintas temporárias, também já são coloridos; podem ser usados no cabelo natural para o tonificar, cobrir cinzentos de baixo nível ou neutralizar tonalidades amareladas”, diz Wizemann. “O lado negativo das tintas semi-permanentes é que podem dar uma cobertura desigual no cabelo com partes já mais danificadas do que outras, como pontas.
  • Tinturas permanentes e demi-permanentes: Estas são as mais prejudiciais para a saúde do seu cabelo das três opções; as tintas permanentes podem também desencadear alergias a pessoas sensíveis a uma substância química chamada parafenilenodiamina (PPD), que se encontra nas tintas temporárias de tatuagem. Ao contrário das tinturas permanentes, os produtos demi-permanentes não ficarão enraizados no seu cabelo até que este cresça; eles irão lavar entre 24 a 28 champôs, uma vez que incorporam um revelador de baixo volume e não contêm amoníaco, explica Wizemann.

Qualquer processo de coloração do cabelo que inclua clareamento, elevação ou descoloração deve ser evitado se quiser preservar a estrutura do cabelo e mantê-lo na sua melhor forma, aconselha Wizemann.

O branqueamento em particular proporciona um nível muito mais elevado de clareamento em comparação com outras técnicas de clareamento capilar. Em vez disso, observe os produtos que não requerem a elevação da cor do cabelo, tais como tinturas semi-permanentes ou temporárias.

No final, o sonho de uma tinta de cabelo eficaz e totalmente orgânica é apenas isso – um sonho. Mas isso não significa que não se possa usar a cabeça quando se decide que tipo de produto de cor de cabelo se está a colocar em cima dele.

Porquê confiar na Boa Gestão Doméstica?

Marci Robin é uma escritora e editora freelancer especializada em beleza e conteúdo de estilo de vida. Com mais de 20 anos de experiência, Marci trabalhou anteriormente como Editora de Beleza Sénior para GoodHousekeeping.com, onde trabalhou com o Good Housekeeping Institute para avaliar produtos de beleza.

Ao executar este guia, Marci trabalhou de perto com a Directora Executiva do GH Institute Beauty, Health & Sustainability Lab Birnur Aral, Ph.D. Durante os seus 15 anos de liderança em testes clínicos e de consumo na Good Housekeeping, ela supervisionou o conteúdo de revisão em inúmeras categorias de beleza, incluindo produtos de tintura capilar; ela também se orgulha da sua experiência em I&D através de um período de sete anos na Unilever U.S.

A Química Sénior Sabina Wizemann foi também consultada durante a mais recente actualização deste guia. Com formação em investigação e síntese de tintura capilar, Sabina é apaixonada por todas as coisas relacionadas com o cabelo. Enquanto trabalha no Laboratório de Beleza, Saúde e Sustentabilidade, ela tem liderado estudos laboratoriais e de consumo sobre tinturas de cabelo em casa, champôs e condicionadores para cabelos pintados, soros de cabelo, champôs secos e muito mais. Ela também testa ferramentas de modelagem de cabelo como secadores de cabelo e ferros de frisar, mantendo-se em cima das últimas inovações em modelagem de cabelo.