Capital da República da Áustria e uma das cidades mais visitadas da Europa, Viena (Wien) deve muito do seu charme e rica história à sua esplêndida localização nas margens do rio Danúbio. Durante séculos, a porta de entrada entre a Europa Ocidental e Oriental, foi o núcleo natural do outrora extenso Império Habsburgo, e até hoje continua sendo o centro comercial e cultural mais importante da Áustria.
Viena continua a atrair mais de 17 milhões de visitantes a cada ano com suas muitas oportunidades históricas de turismo, suas fabulosas coleções de arte, palácios reluzentes e herança musical excepcional. Essa valorização da rica cultura da nação ainda é muito evidente nos magníficos museus de Viena, suas belas salas de concerto e uma das maiores casas de ópera do mundo.
Com uma atmosfera inconfundivelmente cosmopolita, Viena mantém um charme e elegância distintos. Isso é muito acentuado por sua bela arquitetura antiga; suas famosas charretes, conhecidas como Fiakers; assim como seus esplêndidos cafés com seus famosos bolos e doces vienenses.
Esteja você procurando ótimos lugares para visitar em Viena por um único dia ou várias coisas para fazer em vários dias, você terá muitas opções nesta cidade elegante. Se o tempo permitir, considere fazer alguns passeios de um dia para explorar os belos arredores e as cidades próximas. E certifique-se de consultar frequentemente nossa lista exaustiva das principais atrações turísticas e coisas para fazer em Viena, Áustria.
Veja também: Onde ficar em Viena
Observação: algumas empresas podem estar temporariamente fechadas devido a problemas globais recentes de saúde e segurança.
1. Explore o Palácio e Jardins Imperiais de Schonbrunn
Palácio e Jardins de Schoenbrunn
Vale a pena visitar o espetacular Palácio de Schönbrunn do século XVIII (Schloss Schönbrunn) não apenas por sua arquitetura magnífica, mas também por seu belo cenário de parque. Uma das principais atrações turísticas de Viena, este belo palácio barroco contém mais de 1.441 quartos e apartamentos, incluindo os que já foram usados pela imperatriz Maria Teresa.
Os destaques da excursão incluem a chance de ver os Apartamentos Imperiais, incluindo a Sala de Nogueira do Imperador Franz Joseph e seu Quarto, que ainda tem a cama do pequeno soldado em que ele morreu. Dos aposentos da Imperatriz Maria Teresa, os destaques incluem seus apartamentos de jardim ricamente mobiliados e decorados, junto com sua Sala de Café da Manhã com suas obras de arte florais criadas por suas filhas.
Schönbrunn Park and Gardens é outro local imperdível. Declarado Patrimônio Mundial da UNESCO , o parque, com suas vistas deslumbrantes e suntuosos jardins barrocos, é uma das várias atrações gratuitas para fazer em Viena (embora você tenha que pagar para entrar no labirinto e em alguns dos edifícios adjacentes, como a Palm House de 1883). Se estiver viajando com crianças, visite o Museu das Crianças para vê-las vestidas de príncipe ou princesa.
Uma boa maneira de chegar ao palácio e evitar a espera na entrada é sem fila: Visita guiada ao Palácio de Schönbrunn e City Tour Histórico de Viena. Esses passeios populares começam com uma coleta prática do seu hotel central ou da Opera House. Depois de um passeio narrado ao longo da famosa Ringstrasse, passando por grandes atrações como o Palácio de Hofburg, a Prefeitura e a Ópera Estatal de Viena, você visitará o Palácio de Schönbrunn sem ter que esperar na fila. O passeio continua até o Palácio Belvedere, onde você pode ver O Beijo de Gustav Klimt e outras famosas artes austríacas com entrada com desconto.
Endereço: Schönbrunner Schloßstraße 47, 1130 Viena, Áustria
- Leia mais: Visitando o Palácio de Schönbrunn em Viena: destaques, dicas e passeios
2. Visite o histórico Hofburg
O Hofburg
Por mais de seis séculos, a sede dos Habsburgos – e a residência oficial de todos os governantes austríacos desde 1275 – o Hofburg é talvez o mais historicamente significativo dos palácios de Viena. A sede oficial do presidente austríaco, este amplo complexo consiste em vários edifícios que refletem vários períodos, incluindo floreios arquitetônicos dos movimentos gótico, renascentista, barroco e rococó.
Ao todo, este vasto complexo abrange 59 acres com 18 grupos de edifícios, incluindo 19 pátios e 2.600 quartos. Suas principais atrações são os Apartamentos Imperiais , o Museu Sisi e a Coleção de Prata , enquanto outros locais notáveis dentro do complexo incluem a Capela Imperial (Burgkapelle) e o Tesouro de Hofburg com sua grande coleção de regalias imperiais e relíquias do Sacro Império Romano. Visitas guiadas informativas estão disponíveis em inglês.
Você pode parar no Hofburg e em outras atrações turísticas importantes da cidade no Vienna Big Bus Hop-on Hop-off Tour. Esta é de longe a melhor opção para visitantes de primeira viagem que querem ver os melhores sites e se familiarizar com Viena. Opções de um, dois ou três dias estão disponíveis.
Endereço: Michaelerkuppel, 1010 Viena, Áustria
- Leia mais: Explorando o Palácio Imperial Hofburg de Viena: um guia do visitante
3. Museu Kunsthistorisches e Maria-Theresien-Platz
Museu Kunsthistorisches e Maria-Theresien-Platz
O Museu Kunsthistorisches de Viena (Kunsthistorisches Museum Wien) está instalado em um magnífico edifício criado expressamente para exibir as tremendas coleções de arte da família real dos Habsburgos. A soberba coleção de arte holandesa apresenta a maior coleção do mundo de obras de Pieter Bruegel, o Velho, incluindo sua obra-prima Torre de Babel .
Há também pinturas de Rafael, Ticiano, Bellini, Caravaggio e Vermeer, além de retratos de Velázquez. Enquanto as especialidades do museu são a pintura renascentista italiana tardia, barroca e flamenga, as coleções vão muito além daquelas com arte clássica grega e romana e artefatos egípcios.
Visitas guiadas em inglês estão disponíveis e podem ser adaptadas aos seus interesses específicos. O café do museu também merece uma visita, especialmente por seu cenário de átrio e paredes e teto altos e elegantemente decorados.
O museu tem vista para Maria-Theresien-Platz, cujo ponto focal é o grande monumento à Imperatriz Maria Teresa. A estátua foi encomendada por Franz Joseph I e foi inaugurada em 1887. Este enorme monumento retrata a Imperatriz em seu trono, cercada por personagens importantes de sua época, incluindo vários generais a cavalo. Os altos-relevos retratam figuras ilustres do campo da política; economia; e as artes, incluindo Haydn, Gluck e Mozart.
Se você puder espremer um pouco mais de galeria, vá para o Museu de Artes Aplicadas (Museum für angewandte Kunst), ou MAK. Este excelente museu apresenta artesanato e artes tradicionais austríacas, além de arte contemporânea, design e arquitetura.
Endereço: Maria-Theresien-Platz, 1010 Viena, Áustria
Site oficial: www.khm.at/en/
4. Uma obra-prima barroca: Palácio Belvedere
Palácio Belvedere
Entre as atrações mais populares de Viena, o Palácio Belvedere é realmente dois esplêndidos edifícios barrocos: o Belvedere Inferior (Unteres) e o Belvedere Superior (Oberes). Os destaques do Palácio Superior incluem o Hall do Térreo com suas estátuas e a Escadaria Cerimonial com seu rico relevo de estuque e afrescos.
Também vale a pena ver o Marble Hall. Este impressionante salão de dois andares apresenta inúmeras esculturas de época, pinturas e afrescos no teto. O Palácio Inferior também possui um Salão de Mármore, este conhecido por seus medalhões de gesso ovais e ricos afrescos no teto, bem como uma Galeria de Mármore construída para abrigar uma coleção de estátuas históricas.
Outros edifícios imperdíveis incluem o Palácio de Inverno, um edifício barroco que já abrigou a Fazenda da Corte; a Orangerie; as Cavalariças do Palácio, sede do Tesouro Medieval; e os Jardins e Fontes do Belvedere que ligam os dois palácios.
Se sobrar tempo no seu itinerário Belvedere, não deixe de incluir o Österreichische Galerie Belvedere. Este popular museu de arte no Palácio Belvedere é conhecido por suas extensas coleções, incluindo uma rica variedade de esculturas e pinturas em painéis dos séculos XII a XVI. Mas talvez seja mais conhecido por The Kiss , do artista simbolista austríaco Gustav Klimt , uma obra-prima do início da arte moderna.
Endereço: Prinz Eugen Strasse 27, A-1037 Viena, Áustria
- Leia mais: Explorando o Palácio Belvedere de Viena: um guia do visitante
5. Leve as crianças ao Zoológico de Viena (Tiergarten Schönbrunn)
Panda no Zoológico de Viena (Tiergarten Schönbrunn)
As origens do Zoológico de Viena – também conhecido como Zoológico de Schönbrunn (Tiergarten Schönbrunn) – podem ser atribuídas ao zoológico do imperador Francisco I. Fundado em 1752, é o zoológico mais antigo do mundo em operação contínua. Com muitos de seus edifícios barrocos originais ainda intactos, é um dos zoológicos mais agradáveis da Europa para se visitar, especialmente se você passar um pouco de tempo procurando refrescos no Pavilhão Imperial de Café da Manhã original do século XVIII, que agora abriga um ótimo café.
Um destaque das mais de 750 espécies do zoológico são seus pandas gigantes, incluindo filhotes, bem como as muitas criaturas fascinantes alojadas no interativo Rainforest House and Aquarium. Se você estiver viajando para Viena com crianças, não deixe de conferir o site oficial do zoológico para obter detalhes sobre os horários de alimentação, sempre uma experiência divertida em família. Também vale a pena conferir a disponibilidade de visitas guiadas temáticas e de bastidores especiais.
Se, depois de visitar o zoológico, você ainda tiver tempo em seu itinerário de viagem em Viena para mais bichos, confira o Haus des Meeres , um grande aquário público situado em uma torre antiaérea da Segunda Guerra Mundial. Também vale a pena ver a Butterfly House (Schmetterlinghaus), localizada ao lado da Ópera e um local agradável para relaxar depois de tantos passeios turísticos.
Endereço: Maxingstraße 13b, 1130 Viena, Áustria
Site oficial: www.zoovienna.at/en/zoo-and-visitors/visitor-information/
6. Obtenha sua correção de arte no Albertina Museum & Albertina Modern
A Albertina
Todos os grandes nomes da arte moderna estão representados, muitas vezes por múltiplas obras, no magnífico museu Albertina. Exemplos representativos de todas as várias escolas e movimentos podem ser encontrados aqui, incluindo impressionistas franceses, secessionistas de Viena, vanguarda russa, expressionistas e fauvistas, representados por seus maiores artistas.
Estes incluem obras importantes de nomes como Chagall, Picasso, Cézanne, Degas, Magritte, Vlaminck, Modigliani, Klimt, Munch, Kandinsky, Münter, Miró, Brach e Ernst – todos estão aqui para comparar e admirar. Ao todo, esta atração imperdível de Viena abriga mais de um milhão de obras de arte, além de mais de 65.000 desenhos.
Muitas dessas obras-primas estão penduradas em um esplêndido palácio do século XVII, onde os arquiduques dos Habsburgos viveram por um século, e suas suntuosas Salas de Estado foram restauradas à sua glória original. Além dessas exposições permanentes, exposições temporárias também estão disponíveis para visualização. Estão disponíveis visitas guiadas em inglês, juntamente com guias de áudio informativos. Se estiver viajando com crianças, não deixe de conferir um dos passeios particulares para crianças, que também podem incluir uma oficina divertida.
Se houver tempo em seu itinerário em Viena, não deixe de adicionar a novíssima Albertina Modern à sua lista de atrações imperdíveis. Localizado a 10 minutos a pé na Karlsplatz, a grande coleção de arte pós-Segunda Guerra Mundial e contemporânea de artistas austríacos e internacionais do Albertina está alojada neste edifício neoclássico recém-renovado.
Endereço: Albertinaplatz 1, 1010 Viena, Áustria
Site oficial: www.albertina.at/en
7. A Ópera Estatal de Viena
A Ópera Estatal de Viena
Um dos maiores e mais esplêndidos teatros do mundo, a Ópera Estatal de Viena (Wiener Staatsoper) já recebeu muitos dos compositores, maestros, solistas e dançarinos mais proeminentes do mundo. Apresentações de ópera e balé são encenadas pelo menos 300 vezes por ano, alimentadas por uma obsessão pela música que remonta a 1625, quando a primeira Ópera da Corte vienense foi apresentada.
A atual enorme Opera House foi construída em 1869 e é notável por seu estilo francês do início do Renascimento, enquanto os destaques do interior incluem uma grande escadaria que leva ao primeiro andar, o Schwind Foyer (nomeado após suas pinturas de cenas de ópera famosas) e o requintado Tea Sala com suas valiosas tapeçarias.
Capaz de acomodar um público de 2.211, juntamente com 110 músicos, a Opera House também abriga a Orquestra Filarmônica de Viena. Estão disponíveis visitas guiadas em inglês nos bastidores.
Se você gosta de música, você também pode fazer uma visita ao Wiener Musikverein , uma sala de concertos que serve de lar para a Orquestra Filarmônica de Viena (os ingressos podem ser reservados online com antecedência). E a Casa da Música (Haus der Musik) oferece aos visitantes um vislumbre fascinante do som e da música por meio de exibições e demonstrações interativas.
Endereço: Opernring 2, 1010 Viena, Áustria
Site oficial: www.wiener-staatsoper.at/en/
8. Veja a Catedral de Santo Estêvão
Catedral de Santo Estêvão
O edifício gótico mais importante de Viena e a igreja catedral do arcebispado desde 1722, a Catedral de Santo Estêvão (Stephansdom) fica no centro histórico de Viena. A igreja românica original do século XII foi substituída por uma igreja românica tardia no século XIII, cujos restos são o portão maciço e as torres pagãs (Heidentürme).
Em seguida veio a reconstrução em estilo gótico no século XIV, juntamente com a adição do coro e as capelas de Santo Elígio, Santa Tirna e Santa Catarina. A famosa Torre Sul (Steffl), com 137 metros de altura, pertence ao século XV.
Catedral de Santo Estêvão
Melhorias e novas construções se seguiram dos séculos XVII a XIX, e toda a estrutura foi reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. Os destaques incluem subir os 343 degraus até a Steffl's Watch Room para as vistas espetaculares, e a Torre Norte, que abriga o enorme Pummerin Bell. Para aqueles que não querem subir as escadas, um elevador rápido leva os visitantes a uma plataforma de observação.
Outras características dignas de nota são as catacumbas do século XIV e o Tesouro da Catedral, contendo muitos dos artefatos mais importantes da catedral. Interessantes visitas guiadas em inglês estão disponíveis, incluindo uma inesquecível excursão noturna de 1,5 horas que contempla as soberbas vistas da cidade da catedral.
Endereço: Stephansplatz 3, 1010 Viena, Áustria
Leia mais: Explorando a Catedral de Santo Estêvão, Viena
9. Veja as Relíquias de Dinossauros no Museu de História Natural (Museu Naturhistorisches)
Museu de História Natural (Museu de História Natural)
Mais conhecido por seu enorme Dinosaur Hall e pela maior exposição de meteoritos do mundo (que inclui o meteorito Tissint de Marte que caiu no Marrocos em 2011), o Museu de História Natural de Viena (Naturhistorisches Museum Wien) é um lugar fascinante para se visitar. Suas 39 salas de exposições traçam temas como as origens e o desenvolvimento dos seres humanos e a evolução da cultura humana desde os tempos pré-históricos.
Um de seus tesouros mais raros é a chamada Vênus de Willendorf, uma estatueta de cerâmica que data de cerca de 28.000 a 25.000 aC. O mais novo recurso do museu é o Planetário Digital com projeção de cúpula completa. O edifício foi inaugurado em 1889 e é uma obra de arte, especialmente a magnífica pintura do teto acima da escadaria principal.
Uma variedade de oficinas divertidas e opções de visitas guiadas estão disponíveis, e guias de áudio são fornecidos mediante solicitação. A mais recente adição do museu, "Deck 50", apresenta workshops e palestras, bem como sessões fascinantes de "conhecer um cientista" que oferecem uma oportunidade única de fazer perguntas aos principais especialistas em uma variedade de disciplinas.
Endereço: Burgring 7, 1010, Viena, Áustria
Site oficial: www.nhm-wien.ac.at/en
10. Prefeitura de Viena (Rathaus) no Centro Histórico da Cidade
Prefeitura de Viena
Localizada no coração da histórica Innere Stadt e com vista para Rathausplatz, a Prefeitura de Viena (Weiner Rathaus) é um impressionante edifício neogótico que serve como centro administrativo da cidade. Notável por seu tamanho, ocupa cerca de 14.000 metros quadrados do antigo Parade Ground.
Este edifício atraente e muito fotografado foi concluído em 1883 e é notável pelo famoso Rathausmann no topo de sua torre de 98 metros de altura, uma figura de ferro com bandeira apresentada à cidade como presente de seu mestre serralheiro.
O pátio com arcadas no centro do edifício é o maior dos sete pátios e é usado para concertos populares de verão. Os destaques de uma visita guiada ao edifício incluem o Schmidt Halle, a grande entrada em que as carruagens costumavam passar para depositar seus passageiros, e as duas Grandes Escadas que levam ao Assembly Hall.
Outros pontos turísticos incluídos no passeio são as Salas Heráldicas; a Câmara do Senado da Cidade, notável por seu teto de caixotões decorado com folhas de ouro e seu enorme lustre Art Nouveau; e a sala de recepção do prefeito. Os passeios são gratuitos e estão disponíveis às segundas, quartas e sextas-feiras às 13h, e guias de áudio também estão disponíveis.
Tente programar sua visita para coincidir com um dos festivais ou eventos frequentes realizados na Rathausplatz. A antiga Câmara Municipal é um cenário extremamente romântico para tudo, desde coloridos mercados de Natal a concertos de música de verão.
Endereço: Friedrich-Schmidt-Platz 1, 1010 Viena, Áustria
Site oficial: www.wien.gv.at/english/cityhall/tours.htm
11. Visite o Prater e ande na roda gigante
O Prater e a roda gigante
Visitar o Prater (Wiener Prater), um grande parque natural situado entre o Danúbio e o Canal do Danúbio, é como entrar em outro mundo. Cobrindo uma área de 3.200 acres, este vasto parque – outrora um campo de caça real – tem sido uma das áreas de recreação mais populares de Viena. Há algo aqui para todos, desde emoções e derramamentos na área de Wurstel, com seus passeios de parques temáticos à moda antiga, até jantares e danças, até o parque temático de dinossauros para as crianças.
Um destaque para os turistas é o passeio na famosa Roda Gigante (Wiener Riesenrad), um marco vienense que oferece belas vistas da cidade desde 1896. Se você puder pagar, vá para a cabine super luxuosa, adequada para festas de até a 12. Outros destaques do parque incluem o Monumento Prater Ziehrer , uma estátua gigantesca do compositor CM Ziehrer construída em 1960; o Museu Prater com suas exposições que documentam a história do parque; ao Planetário ; e a ferrovia a vapor em miniatura Liliputbahn que atravessa uma linha de quatro quilômetros perto da avenida principal.
Em outros lugares deste vasto parque há espaço suficiente para passeios a cavalo, natação na piscina do estádio, futebol, ciclismo, tênis e boliche. Também vale a pena visitar o Parque do Danúbio (Donaupark) nas proximidades. Este espaço aberto de 250 acres também abriga uma divertida ferrovia em miniatura, um lago artificial (Lake Iris) e um teatro. Visitar o parque Prater à noite também é divertido e altamente recomendado.
Endereço: 1020 Viena, Áustria
Site oficial: https://prater.at/en/park-information/
12. Assista a uma apresentação na Escola Espanhola de Equitação
A Escola de Equitação Espanhola | Jesus Leon / foto modificada
Datada da época do imperador Maximiliano II, a soberba Escola Espanhola de Equitação (Spanische Hofreitschule) foi estabelecida depois que o governante apresentou os famosos cavalos Lipizzaner às suas cortesãs em 1562.
Hoje, é uma das principais atrações de Viena e uma das principais escolas de equitação do mundo, emocionando o público com fabulosas exibições de habilidades equestres na Escola Barroca de Equitação de Inverno nos terrenos do Palácio de Hofburg, onde está localizada desde 1735. Os ingressos para essas apresentações populares esgotam rapidamente, portanto, reserve com a maior antecedência possível.
Se disponível, compre um pacote que inclui um tour pelos bastidores e a chance de visitar os estábulos, juntamente com uma sessão de treinamento matinal. Um café no local garante que você possa ficar um pouco mais – você certamente vai querer.
Endereço: Michaelerplatz 1, 1010 Viena, Áustria
Site oficial: www.srs.at/en/
13. Veja os Cofres Reais na Cripta Imperial e a Igreja dos Capuchinhos
Abóbada Imperial (Kapuzinergruft)
Dedicada a Nossa Senhora dos Anjos, a Igreja dos Capuchinhos de Viena (Kapuzinerkirche) é mais conhecida por sua espetacular Abóbada Imperial (Kapuzinergruft). Este impressionante edifício abriga a abóbada da família Habsburgo que contém os restos mortais de 145 membros da família (quase todos os imperadores austríacos desde 1633 estão enterrados aqui).
As nove abóbadas estão dispostas em ordem cronológica, facilitando o rastreamento da evolução do gosto, pelo menos nos enterros. Um destaque inclui o Founder's Vault , o local de descanso final do Imperador Matthias, que morreu em 1619, e da Imperatriz Anna, que morreu em 1618.
Também de interesse é a Abóbada de Maria Teresa , uma câmara abobadada dominada por um duplo sarcófago em estilo rococó e construído para a Imperatriz, falecida em 1780. O sarcófago assume a forma de um leito de estado, em cuja cabeceira está Casal imperial com um anjo e uma coroa de estrelas, enquanto nas laterais há inúmeros relevos que retratam cenas da vida de Maria Teresa.
Endereço: Neuer Markt, 1010 Viena, Áustria
Site oficial: http://www.kapuzinergruft.com
14. Visite o Museu Leopold e o Bairro dos Museus de Viena
O Bairro dos Museus
Desde a abertura em 2001, o Museum Quartier de Viena (Museumsquartier, ou "MQ") tem abrigado uma variedade de museus de primeira classe que valem a pena explorar. Uma mistura de arquitetura antiga e nova centrada em torno de uma área que já serviu como os antigos estábulos reais, é fácil passar a maior parte de um dia (ou dois) aqui.
As visitas obrigatórias incluem o famoso Museu Leopold , conhecido por sua grande coleção de obras dos principais artistas modernos da Áustria, como Gustav Klimt e Egon Schiele, e MUMOK , o Museu de Arte Moderna Ludwig Foundation Viena, com mais de 10.000 peças contemporâneas e modernas por artistas de renome, incluindo Picasso e Warhol.
Outro destaque de uma visita ao Bairro dos Museus inclui o popular Festival de Viena de verão (Wiener Festwochen). Os escritórios principais do evento estão localizados aqui, por isso é um centro de atividade quando os ingressos ficam disponíveis, e muitos dos edifícios ao redor são usados como locais para uma variedade de eventos culturais e shows. Também localizado aqui está o Tanzquartier , o principal centro de dança do país, juntamente com estúdios e galerias de artistas.
Endereço: Museumsplatz 1, 1070 Wien, Áustria
Site oficial: www.mqw.at/en/
15. Igreja Católica de São Pedro (Peterskirche)
Igreja Católica de São Pedro (Peterskirche)
Inspirada na Basílica de São Pedro em Roma, a Peterskirche – a Igreja Colegial e Paroquial de São Pedro – foi construída em um local originalmente ocupado por uma igreja romana e mais tarde por uma fundada por Carlos Magno em 792 dC. O edifício atual foi construído no século XVIII e possui uma enorme cúpula com um soberbo afresco e muitos tesouros artísticos.
Outros destaques são a Capela Bárbara com o seu magnífico portal, onde se encontra a Decolagem de Santa Bárbara , de Franz Karl Remp, e o coro com o seu Altar-mor e pintura da Imaculada Conceição. A igreja também é conhecida por seus frequentes recitais de órgão.
Também digno de nota é o Pilar da Peste nas proximidades, um pilar barroco de 21 metros de altura construído para comemorar o fim da devastadora praga de 1679 que custou a vida de pelo menos 75.000 vienenses. A vizinha Abadia dos Escoceses (Schottenstift), construída no século XII e amplamente renovada e ampliada desde então, também vale a pena visitar. Sua escola incluiu Johann Strauss e o último imperador da Áustria, Carlos I, entre seus alunos, enquanto sua bela coleção de obras de arte inclui peças dos séculos XVI a XIX.
Endereço: Petersplatz 1, 1010 Viena, Áustria
Site oficial: www.peterskirche.at
16. Jante como a realeza no Famous Demel: o Ultimate Café de Viena
The Famous Demel: o melhor café de Viena
Fundado em 1786, o famoso Demel não é apenas o café e padaria mais antigo de Viena, é talvez a experiência gastronômica mais memorável que você terá nesta cidade maravilhosa. Oficialmente conhecido como Hofzuckerbäckerei Demel – abreviado para “Demel” pelos que o conhecem – este requintado café serve pratos e bolos cuidadosamente preparados à mão com receitas tradicionais centenárias.
Algumas dessas deliciosas guloseimas já foram usadas para satisfazer os desejos do imperador Franz Joseph, que secretamente tinha bolos e bombons Demel servidos durante seu tête-à-têtes com seu amante. Aparentemente, sua infeliz esposa, Sisi, era viciada em seu lendário sorvete violeta.
Um destaque de uma visita é o Demelinerinnen, as garçonetes modestamente vestidas usando vestidos pretos com golas de renda que ainda se dirigem aos clientes com o formal, " Haben schon gewählt ?" ("A Senhora/Senhor já fez sua escolha?").
O outro destaque, é claro, é babar pelas deliciosas exibições de bolos e doces, incluindo criações especiais que lembram personagens ou criaturas da história e da mitologia, cada uma uma obra de arte. As reservas podem ser feitas com antecedência online, e são recomendadas.
Endereço: Kohlmarkt 14, 1010 Viena, Áustria
Site oficial: www.demel.at/en/index_en_flash.htm
17. Igreja de São Carlos (Karlskirche)
Karlskirche
Dedicada a São Carlos Borromeo, um santo invocado em tempos de peste, a Igreja de São Carlos (Karlskirche) foi construída em 1737 e continua a ser o edifício religioso barroco mais importante de Viena. Este vasto edifício é coroado por uma magnífica cúpula de 72 metros e é famoso por seus Pilares Triunfais gêmeos de 33 metros, baseados na Coluna de Trajano em Roma, com suas faixas em espiral representando cenas da vida de São Carlos.
Os destaques do interior incluem os fabulosos afrescos de Santa Cecília. Certifique-se de verificar o site oficial da igreja para obter detalhes de seu programa regular de concertos.
Também vale a pena visitar a Gardekirche , construída em 1763 na zona sul da cidade como a igreja do Hospital Imperial e mais tarde servindo congregações polonesas. De particular interesse é a pintura acima do Altar-mor.
Endereço: Kreuzherrengasse 1, Viena, Áustria
Karlskirche dedicado a St Charles Borromeo Mapa (Histórico)
18. Veja as vistas da cidade da Torre do Danúbio (Donauturm)
A Torre do Danúbio
Poucas capitais europeias nos anos 50 e 60 ficaram sem aquele marco definitivo de meados do século 20, a torre de telecomunicações, e Viena certamente não é exceção. Mais alto do que qualquer outro edifício da cidade e, de fato, a estrutura mais alta da Áustria, a Torre do Danúbio de 252 metros de altura, a Donauturm, foi inaugurada com grande alarde em 1964 e continua a atrair visitantes por sua vista espetacular sobre o rio Danúbio.
Os destaques de uma visita incluem o rápido passeio de elevador até o deck de observação a 150 metros, de onde você também pode escolher muitas das atrações mais importantes de Viena. A outra grande atração aqui, na verdade, combina duas das coisas favoritas de um viajante: desfrutar de vistas incríveis e participar de experiências gastronômicas de classe mundial.
A Torre do Danúbio é de fato o lar de dois restaurantes, um requintado e outro um estabelecimento casual de estilo café.
Endereço: Donauturmstraße 8, 1220 Viena, Áustria
Site oficial: https://www.donaturm.at/en/
19. Caminhe pelas Casas Coloridas de Hundertwasserhaus
Hundertwasserhaus
Famoso como o bloco de apartamentos "amigável à natureza e ao homem" de Viena, o decididamente estranho (mas fascinante) Hundertwasserhaus vale bem a pena uma visita. Projetado pelo pintor Friedensreich Hundertwasser, este marco colorido na esquina da Löwengasse e Kegelstrasse foi concluído em 1985, e os ocupantes de suas 53 unidades – talvez sem surpresa – consistam principalmente de artistas, intelectuais e tipos criativos, bem como o próprio arquiteto.
Embora o edifício colorido só possa ser apreciado do lado de fora, você pode explorar o Kunsthaus Wien nas proximidades, um complexo de apartamentos com um café no terraço onde você pode descansar enquanto absorve o ambiente. Depois, vá até a galeria comercial de estilo semelhante.
Endereço: Kegelgasse 36-38, 1030 Viena, Áustria
Site oficial: www.hundertwasser-haus.info/en/
20. Dê um passeio em Donauinsel (Ilha do Danúbio)
Corredores na ilha do Danúbio
Se você tirou um tempo para apreciar as vistas da Torre do Danúbio, deve ter notado que a cidade parece ter não apenas um, mas dois rios correndo por ela. Não, você não está vendo o dobro. Na verdade, o que você está vendo é o rio Danúbio (o mais largo dos dois) e, paralelamente a ele, um canal conhecido como Donaukanal, ou "novo Danúbio". Separando-os está um longo trecho de terra conhecido como Ilha do Danúbio (Donauinsel), e uma oportunidade de turismo que você não vai querer perder.
Embora tenha apenas 210 metros de largura em seu ponto mais largo, a ilha tem mais de 21 quilômetros de comprimento e é um local popular para caminhar e relaxar para os habitantes locais. Facilmente acessível através de táxi aquático ou ponte, a ilha é pontilhada com interessantes oportunidades gastronômicas (tanto casuais quanto sofisticadas), e é particularmente agradável para aqueles que desejam um passeio tranquilo ao longo do Danúbio.
Os entusiastas do esporte também são atraídos para cá, participando de atividades tão diversas como ciclismo e patins, além de canoagem, caiaque e natação em uma das muitas praias . A Ilha do Danúbio também é palco do Donauinselfest , o maior festival ao ar livre da Europa, e um festival tão popular que cerca de três milhões de visitantes visitam para apreciá-lo todo mês de setembro.
21. Saiba mais sobre o Edifício do Parlamento Austríaco
O edifício do parlamento austríaco
Sede do Parlamento Nacional e Federal da Áustria desde 1918, o Edifício do Parlamento impressiona com suas vastas dimensões. Concluído em 1883 para uso das delegações imperiais e provinciais, possui muitas influências gregas, desde suas colunas coríntias até sua rica decoração. Destacam-se as esculturas exteriores que retratam a concessão da Constituição por Francisco José I aos 17 povos da Áustria, juntamente com inúmeras estátuas e relevos de mármore.
Outro destaque é a esplêndida Fonte de Palas Atena com sua estátua de quatro metros de altura adornada com um capacete e lança dourados, juntamente com figuras que simbolizam os rios Danúbio, Inn, Elba e Moldau.
Visitas guiadas em inglês estão disponíveis no Centro de Visitantes, onde você também pode desfrutar de exibições e apresentações multimídia sobre a história do edifício e do próprio Parlamento. (Nota do Editor: Esteja ciente de que pode haver algumas restrições em relação ao acesso ao passeio devido a reformas em andamento.)
Endereço: Dr.-Karl-Renner-Ring 3, 1017 Viena, Áustria
Site oficial: www.parlament.gv.at/ENGL/
22. Karntner Strasse e a Fonte Donner
Kärtner Strasse e a Fonte Donner
Olhando para fazer um pouco de compras de vitrines depois de todo esse museu e galerias? Em seguida, dirija-se à rua mais elegante de Viena, Kärntner Strasse. Ligando Stephansplatz à Staatsoper on the Ring e terminando em Karlsplatz, esta área (principalmente) para pedestres é divertida para passear graças às suas limeiras, esplanadas, lojas da moda, boutiques elegantes e galerias comerciais movimentadas.
Embora a maioria das construções que você vê hoje seja do século XVIII, a igreja maltesa ainda tem algumas características que datam do século XIII, quando a rua servia como uma importante rota comercial (dê uma olhada nos brasões dos Cavaleiros de Malte).
Outros edifícios notáveis são o Palais Esterházy , construído em 1698 e que agora abriga um restaurante sofisticado, enquanto os prédios próximos abrigam lojas de roupas sofisticadas. Also of note is the exquisite Donner Fountain , built in 1739 by Georg Raphael Donner to reflect the 'caring and wise' city government; it was, of course, commissioned by those who ran Vienna at the time.
23. Take in a Show at the Burgtheater: Austria's National Theater
Burgtheater: Austria's National Theater
The Burgtheater, Vienna's superb National Theater, has long been famous for its productions of German-language plays and performances. Many famous names have acted on its four stages since its founding by Emperor Joseph II in 1776 as the Court Theater. After devastation by bombing and fire in 1945, the theater eventually reopened in 1955 and has since grown in stature as the country's most important theater.
In addition to its size and the caliber of its performances, the building's exterior is impressive on account of its numerous decorative figures, scenes, and busts. Equally as impressive is its interior consisting of rich decoration in the French Baroque style, and a staircase with frescoes by Gustav and Ernst Klimt. Behind the scenes, guided tours are available in English and are well worth the cost.
Address: Universitätsring 2, 1010 Vienna, Austria
24. Museum of Military History
Museum of Military History
Whether you're a military history buff or are simply interested in learning more about Austria's place in the history of European conflict and warfare, be sure to schedule a visit to The Museum of Military History: Military History Institute (Heeresgeschichtliches Museum – Militärhistorisches Institut).
This remarkable collection is all too often overlooked, but those who do venture here are rewarded by the chance to peruse an immense collection of weaponry and exhibits detailing events in which the Austrian military was involved from the 1600s up to the 1950s. Along the way, you'll see weaponry, from muskets to machine guns, cannons to tanks, as well as vintage aircraft. Add to this interesting dioramas and models, along with uniforms and medals, and you'll want to stay right through until closing.
And be sure to spend time enjoying the splendid architecture, too. The museum is located in the city's sprawling Arsenal, and in places, the lavish interior-such as in the memorial hall-rivals that of any of the city's palaces. English language guided tours are available and come highly recommended.
Address: Arsenal 1, 1030 Vienna, Austria
Official site: www.hgm.at/en
25. The Franciscan Church: St. Jerome
The Franciscan Church: St. Jerome
The early 17th-century Roman Catholic Franciscan Church (Franziskanerkirche), also known as the Church of St. Jerome, is unique in Vienna for having a Renaissance façade, while its delightful interior is decorated in Baroque style. Highlights include the High Altar from 1707 and a painting of the Madonna and Child from 1550. Other paintings are the Martyrdom of St. Capristan and one of the church's patron saint.
Also of interest is the carved Baroque organ from 1643, the oldest organ in Vienna, notable for its folding doors with their fine carved and painted saints. The church's most famous artifact, however, is a carved image known as the Madonna with the Axe , known for having been carried by Austrian soldiers during their campaign against the Turks in Hungary, and credited for their victory.
Address: Franziskanerplatz 4, 1010 Vienna, Austria
26. Jewish Museum & Judenplatz Holocaust Memorial
Judenplatz Holocaust Memorial
Established to both celebrate and commemorate Vienna's Jewish population, The Jewish Museum (Jüdisches Museum Wien) does a stellar job of both. Established in 1986 and spread across two locations in the city-in Judenplatz and Dorotheergasse-the museum features displays and exhibits relating to the history of Jewish culture and religion in Austria over the centuries.
The Dorotheergasse location consists of the main collection, housed in Palais Eskeles, including artifacts and memorabilia relating to Jewish life in the post-WWiI period. A café and bookshop are also located here.
The Jewish Museum Vienna at Judenplatz houses displays relating to the social, cultural, and religious lives of the city's Jewish population. Highlights include a chance to visit an authentic medieval Jewish synagogue, along with art and photography collections. Afterwards, be sure to spend time in Judenplatz itself and visit the Holocaust Memorial located in the heart of the square.
Address: Dorotheergasse 11, 1010 Vienna, Austria
Official site: www.jmw.at/en
27. Sigmund Freud Museum
Sigmund Freud Museum | Marti Bug Catcher / Shutterstock.com
Established in 1971, the Sigmund Freud Museum offers a fascinating glimpse into the life of one of the most remarkable thinkers of modern times. Located in Freud's former home (it was built in 1891, the year he moved in, and was his home for 47 years), the museum features rooms and exhibits relating to the history of psychoanalysis, including its influence on art and society as a whole.
Many of Freud's original writings are housed in the museum's research library, considered one of the most important such facilities in the world. In addition to personal artifacts from his life, along with his collection of antiques, an impressive modern art collection is housed on the property, too.
Address: Berggasse 13, 1090 Vienna, Austria
Official site: www.freud-museum.at/en/
Where to Stay in Vienna for Sightseeing
The Ringstrasse circles Vienna's old city center, replacing the walls that once enclosed it. Most of the city's major attractions are inside or along this ring, with major museums surrounding the buildings of the former Habsburg Palace, the Hofburg. As you might expect, most hotels in this compact center are in the luxury range. Budget hotels are found farther outside the ring or in the attractive neighborhood around Schönbrunn Palace and the zoo. Whatever your preference (or your budget), here are some highly rated hotels in Vienna:
Luxury Hotels :
- Best known for the famous chocolate cake served in its sumptuous café, Hotel Sacher Wien is a Vienna landmark and something of a tourist attraction itself, largely due to its location adjacent to the opera.
- Just outside the ring and close to the Hofburg, Hotel Sans Souci Wien has a large pool and spa.
- Set in a beautifully restored historic building near the Burgtheater and an easy walk to both the Hofburg and cathedral, the sumptuous Park Hyatt Vienna features large rooms and a pool.
Mid-Range Hotels:
- On Mariahilferstrasse, just behind the Hofburg, Boutiquehotel Das Tyrol offers guests private use of the sauna.
- Locations don't get more central than Hotel Am Stephansplatz , overlooking the cathedral and on Vienna's smartest shopping street.
- Best Western Premier Kaiserhof Wien , a short distance outside the ring near Karlskirche, has old-world charm, a sauna, and steam room.
Budget Hotels:
- The spacious, modern rooms at Star Inn Hotel Wien Schönbrunn offer few frills, but the location is on a direct U-Bahn line to the center and within walking distance of Schönbrunn Palace and the zoo.
- Directly across from Schönbrunn's park, Austria Trend Parkhotel Schönbrunn Vienna was once a guest house for the palace. Both of these hotels have plenty of restaurants within walking distance.
- On a quiet street outside the ring near Belvedere Palace, family-run Hotel Pension Bosch is five minutes from a direct tram to the center.
Recommended Day Trip Tours from Vienna
- Danube Valley: An easy way to see a little of the countryside and experience life outside the big city is on a Melk Abbey and Danube Valley Day Trip from Vienna . This tour takes you through the forests, fields, and historic abbeys of the Wachau Valley. From spring until fall, the tour includes a 1.5-hour boat trip along the Danube to Melk, with a chance to explore the town's famous abbey. Included in this eight-hour tour is hotel pickup and drop-off, entry to the abbey, a guide, and all transportation.
- Bratislava: For a little cultural diversion try a day trip to Slovakia's capital city, just an hour away. The Bratislava Day Trip is a 7.5-hour tour, including transportation, a guided walking tour of the city's most famous sites, and free time to wander through the city.
- Salzburg: The Salzburg Day Trip from Vienna is a 13-hour tour that hits all the highlights, with a scenic drive through the Alps; a stop at Lake Mondsee; a walking tour of Salzburg's Old Town; and a chance to see Mirabell Palace, where portions of The Sound of Music were filmed. The tour is led by a professional guide who can point out the highlights and history, especially as it relates to Mozart and other composers.
- Budapest: The Budapest Day Trip from Vienna offers an easy way to add on a beautiful Eastern European city to your itinerary. This 13-hour tour passes through beautiful Hungarian countryside and includes a coach tour of Budapest, stopping at the city's major attractions.
Vienna Map – Attractions (Historical)