18 principais atrações turísticas em Toledo e Easy Day Trips

Toledo é o coração e a alma da Espanha. Esta monumental cidade murada no topo de uma colina é um cativante Patrimônio Mundial da UNESCO. Atrás de suas assustadoras muralhas medievais, em um labirinto de sinuosas ruas de pedestres, estão alguns dos marcos históricos mais importantes do país.

Magníficos edifícios antigos de pedra e ruas tranquilas de paralelepípedos sussurram o legado do passado. Durante séculos, cristãos, judeus e muçulmanos floresceram em uma "cidade de três culturas" e construíram uma deslumbrante variedade de igrejas, conventos, palácios, fortalezas, sinagogas e mesquitas.

Se quiser continuar a ler este post sobre "18 principais atrações turísticas em Toledo e Easy Day Trips" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 18 principais atrações turísticas em Toledo e Easy Day Trips, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Toledo é conhecida por seus artesanatos tradicionais, incluindo metalurgia damascena, espadas de inspiração antiga e maçapão artesanal (doces de amêndoa doce). No entanto, as obras de arte mais famosas encontradas em Toledo são as obras-primas de El Greco exibidas nas igrejas e conventos da cidade, bem como no Museu El Greco.

Toledo é um dos passeios de um dia mais populares de Madri, que fica a apenas meia hora de trem. No entanto, a cidade está repleta de tesouros, por isso vale a pena passar mais tempo aqui. Descubra todas as coisas para fazer em Toledo com a nossa lista das principais atrações.

Veja também: Onde ficar em Toledo

Observação: algumas empresas podem estar temporariamente fechadas devido a problemas globais recentes de saúde e segurança.

1. Catedral de Toledo

Catedral de Toledo

Com sua torre alta e maravilhosa arquitetura gótica, a catedral de Toledo é um dos marcos cristãos mais importantes da Espanha. A catedral foi construída no século 13 no local de uma mesquita muçulmana ao lado de La Judería (bairro judeu).

Para entrar na catedral, os fiéis devem passar pela porta da Puerta de Mollete . A palavra espanhola mollete significa "muffin" e leva este nome porque nesta porta, os alimentos eram distribuídos aos pobres.

O exterior da catedral é um pouco obscurecido pelos edifícios apertados que a cercam, mas o grandioso santuário surpreende os visitantes com sua delicada abóbada com nervuras e rica coleção de pinturas. A riqueza de obras-primas reflete o status de Toledo como centro da igreja católica dos séculos XIII a XV.

Um enorme espaço inspirador, o interior se estende por 120 metros de comprimento com cinco naves. Uma coleção de 88 colunas ricamente decoradas impressiona. Belos vitrais datados dos séculos XIV, XV e XVI dão um brilho etéreo.

O coro é considerado uma das maiores obras de arte da cristandade, com bancas renascentistas magistralmente esculpidas. As barracas na camada inferior apresentam cenas históricas da conquista da Granada islâmica pelos Reis Católicos, e a camada superior retrata cenas bíblicas de Alonso Berruguete e uma Transfiguração de alabastro na seção esquerda.

No altar do coro está uma figura de pedra de estilo românico da Virgem Maria, a Virgen Blanca criada em 1500. Ao redor do coro há uma tela plateresca criada em 1548.

O ricamente dourado Capilla Mayor exibe um enorme retábulo dourado de cenas do Novo Testamento com figuras em tamanho natural, e o altar de mármore abobadado em estilo churrigueresco é dedicado à Virgem.

A Flamboyant Gótica Capilla de Santiago contém os túmulos de mármore do século XV do Condestável Álvaro de Luna e sua esposa. Na casa capitular, há retratos de Juan de Borgoña e duas pinturas de Goya.

Um destaque da catedral, a sacristia tem duas pinturas excepcionais: O despir de Cristo de El Greco ( El Spolio ) e A prisão de Cristo de Goya, bem como uma série de 16 apóstolos de El Greco . A sacristia também exibe pinturas de Morales, van Dyck, Rafael, Rubens e Ticiano.

Endereço: Plaza del Ayuntamiento, Toledo, Espanha

Mapa da Catedral de Toledo (Histórico)

2. Centro Histórico de Toledo (Cidade Velha)

Cidade Velha de Toledo

A essência de Toledo encontra-se nas estreitas ruelas atmosféricas do seu Casco Histórico, designado como Património Mundial da UNESCO . O Casco Histórico é um fascinante labirinto de sinuosas ruas de pedestres, pátios tranquilos e lojas de artesanato escondidas em pequenas vielas.

A área contém mais de cem monumentos históricos: palácios, igrejas, conventos, sinagogas e mesquitas. Durante séculos, cristãos, judeus e muçulmanos viveram juntos em Toledo. As várias culturas desfrutavam de um senso de respeito mútuo e harmonia.

Durante a Idade Média e até a Inquisição, La Judería (Bairro Judeu) era um bairro próspero. Os visitantes podem traçar a história vagando pelas ruas de paralelepípedos distintamente pavimentadas e visitando duas sinagogas históricas, uma das quais, El Tránsito, abriga um museu sefardita que ilumina a rica vida judaica em Toledo antes da Inquisição.

Ao explorar o centro histórico da cidade, os turistas também podem encontrar resquícios do passado romano de Toledo nas Termas Romanas , a nordeste da catedral, e nas Cuevas de Hércules , onde os romanos mantinham suas reservas de água.

3. Mosteiro de San Juan de los Reyes

Mosteiro de San Juan de los Reyes

A noroeste da Judería e da catedral , o Monasterio de San Juan de los Reyes foi um convento franciscano fundado em 1476. A igreja data de 1553 e tem um portal isabelino (da época da rainha Isabel) por Covarrubias.

Na fachada exterior estão as correntes dos cristãos libertados do cativeiro mourisco. O mosteiro possui uma suntuosa capela de nave única e uma abóbada deslumbrante. Destaque para o retábulo de Felipe Vigarny e Francisco de Comontes e os frisos das armas dos Reis Católicos nos transeptos.

O claustro do século XVI é considerado um dos melhores exemplos da arquitetura gótica tardia na Espanha. Com vista para jardins tranquilos, o claustro tem um ambiente sereno que inspira a reflexão espiritual. Na galeria superior do claustro, o tecto apresenta um tecto em caixotões muito decorativo.

O mosteiro está aberto ao público diariamente durante todo o ano, exceto nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Endereço: Calle de San Juan de los Reyes 2, Toledo

4. Sinagoga de Trânsito

Sinagoga de trânsito

O monumento judaico mais proeminente de Toledo, a Sinagoga del Tránsito, de estilo mudéjar, fica no coração da Judería , que era uma próspera comunidade judaica no século XIV. Construída em 1356 por Samuel Levi, tesoureiro do rei Pedro I de Castela, a Sinagoga El Tránsito é o exemplo mais importante da arquitetura sefardita (judaico-espanhola) existente.

A sinagoga está decorada com elementos de influência mourisca, bem como intrincados motivos geométricos e florais, juntamente com inscrições em árabe e hebraico. Janelas requintadas com padrões geométricos com arcos cúspides permitem que a luz penetre no santuário. O interior também apresenta um teto requintado.

Após a expulsão dos judeus da Espanha em 1492, a sinagoga foi entregue à Ordem dos Cavaleiros de Calatrava.

As salas adjacentes à Sinagoga del Tránsito abrigam o Museo Sefardí (Museu Sefardita), que educa os visitantes sobre a história e a cultura dos judeus da Espanha. Um destaque da coleção é o Sarcófago de Tarragona com uma inscrição trilíngue em hebraico, latim e grego.

A Sinagoga del Tránsito e o Museu Sefardita estão abertos de terça a domingo. A entrada é gratuita aos sábados à tarde e aos domingos de manhã. Os turistas podem planejar também visitar o Museu El Greco, que fica a poucos passos da sinagoga.

Endereço: Rua Samuel Levi, Toledo

5. Museu de Santa Cruz

Museu de Santa Cruz

Este museu excepcional está instalado no Hospital de Santa Cruz do século XVI, um edifício elegante com uma requintada fachada plateresca. O Museu de Santa Cruz inclui três coleções: Belas Artes, Artes Decorativas e Arqueologia.

Na coleção de Belas Artes , as pinturas da Escola de Toledo dos séculos XVI e XVII são a principal atração, especialmente as obras de El Greco e Luis Tristán, aluno de El Greco. A não perder é a obra-prima em grande escala de El Greco, a Assunção da Virgem . Outros destaques são o Cristo acorrentado de Morales e a Crucificação de Goya. O retábulo dedicado à Virgem por Alonso Berruguete é outra peça valiosa.

A secção de Artes Decorativas inclui tapeçarias flamengas dos séculos XV e XVI e uma tapeçaria que ilustra os signos do Zodíaco, bem como o artesanato local.

A seção de Arqueologia contém antiguidades pré-históricas, romanas, visigóticas e exposições de objetos decorativos e cerâmicas mouras e mudéjares.

Endereço: Rua Miguel de Cervantes 3, Toledo

6. Mesquita Cristo da Luz

Mesquita Cristo da Luz

Esta mesquita do século X é o monumento mais antigo de Toledo e está notavelmente bem preservada. Embora tenha sido convertido em igreja no século XII, o edifício manteve seus elementos mudéjares originais e é uma das raras jóias da arquitetura hispano-muçulmana da Espanha.

Este monumento único é um dos melhores lugares para visitar em Toledo para vislumbrar a herança islâmica da Andaluzia. Assim como a Grande Mesquita de Córdoba, a Mesquita Cristo de la Luz foi construída no período do Califado e revela características semelhantes: um esplêndido interior abobadado com colunas e arcos de ferradura. A fachada é adornada com intrincada alvenaria influenciada pela arte do Oriente Médio.

A Mesquita Cristo de la Luz está aberta ao público para visitas (taxa de entrada) todos os dias do ano, exceto nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Endereço: Rua Cristo de la Luz, 22, Toledo

7. As Muralhas

As muralhas

Construída originalmente pelos romanos, renovada pelos visigodos, ampliada pelos mouros e ampliada novamente após a reconquista cristã, as muralhas de Toledo estão surpreendentemente completas hoje, com lembranças bem preservadas da história multifacetada da cidade.

Os turistas podem caminhar ao longo das antigas muralhas, parando para conferir os três portões de entrada (Puerta Vieja de Bisagra; Puerta del Cambrón; Puerta del Sol), que ainda dão acesso ao centro histórico da cidade através das enormes muralhas defensivas. Típicas do planejamento urbano hispano-muçulmano durante a era medieval, as imponentes fortificações de Toledo lembram uma cidadela em torno de uma medina.

A única parte remanescente das muralhas da cidade mourisca é a Puerta Vieja de Bisagra , um portão de entrada do século IX. Típico da arquitetura muçulmana, o portão apresenta arcos de ferradura; um arco central é a entrada, e dois arcos pontiagudos cegos são para decoração. Este monumento também é conhecido como Puerta Vieja de Alfonso VI porque o rei fez sua entrada em Toledo em 1085 através deste portão.

A Puerta del Sol , do século XIV, também é impressionante, construída pelos Cavaleiros Hospitalários.

8. Igreja de São Tomé

Igreja de Santo Tomé | Filho de Groucho / foto modificada

A oeste da catedral, na fronteira com a Judería (antigo bairro judeu), a igreja de Santo Tomé, do século XII, é outro monumento que originalmente era uma mesquita. No século XIV, a igreja foi renovada pelo Conde de Orgaz em estilo gótico com uma torre mudéjar.

Várias das janelas também revelam o desenho mudéjar com a característica forma de arco em ferradura. A igreja possui uma das pinturas mais famosas de El Greco, o Enterro do Conde de Orgaz (criado em 1586), que é exibido em uma sala especial.

Endereço: 1 Plaza de Santo Tomé, Toledo

9. Museu El Greco

Museu El Greco | Mikel Iturbe Urretxa / foto modificada

O famoso mestre da pintura espanhola, Doménikos Theotokópoulos nasceu em Creta (a maior ilha da Grécia) em 1541, e em 1577 veio para a Espanha onde era simplesmente chamado de El Greco ("O Grego").

A Casa El Greco no bairro judeu perto da sinagoga de El Tránsito é a casa onde se sabe que El Greco viveu. Renovado em 1906, o edifício é decorado com móveis e esculturas que pertenceram a El Greco.

No edifício contíguo à Casa El Greco está o Museo El Greco . No primeiro andar estão três salas contendo mais de 20 obras de El Greco, incluindo pinturas famosas Vista de Toledo , Cristo com os Apóstolos , A Coroação de Espinhos e São Bernardino . O museu também exibe pinturas de outros pintores espanhóis, incluindo Zurbarán e Miranda.

O museu está aberto ao público (por uma taxa de admissão) todos os dias durante todo o ano, exceto segundas-feiras e feriados. Os encerramentos incluem 1 e 6 de janeiro; 1 de Maio; e 24, 25 e 31 de dezembro. A entrada é gratuita aos sábados à tarde e aos domingos, bem como em alguns feriados.

Endereço: Paseo del Tránsito, Toledo

10. Santa Maria la Blanca: antiga sinagoga convertida em igreja

Interior de Santa Maria la Blanca

Alguns séculos mais velha que El Tránsito, esta sinagoga mudéjar do século XII fica no bairro judeu (La Judería) de Toledo, que já teve pelo menos dez sinagogas. Após a reconquista cristã de Toledo em 1405, a sinagoga foi convertida na Igreja de Santa María la Blanca.

O esplêndido santuário apresenta fileiras de pilares que sustentam 28 arcos de ferradura, obviamente influenciados pela arquitetura mourisca da era almóada. Os arcos são sustentados por colunas adornadas com capitéis de pinhas. Destaca-se também o teto em caixotões (madeira de caixotões decorativos), característico do design mudéjar.

Na parede oriental do edifício, voltada para a direção de Jerusalém, havia uma arca que continha os rolos da Torá. Elementos da igreja cristã posterior incluem altares platerescos e um retábulo da Escola de Berruguete.

O monumento não é mais usado como casa de culto, mas está aberto ao público para visitas (taxa de entrada) durante todo o ano de segunda a domingo e fecha em 1º de janeiro e 25 de dezembro.

Endereço: Calle de los Reyes Católicos, 4, Toledo

11. Cristo da Luz

Cristo da luz

Um monumento fascinante que reflete a herança multicultural de Toledo, esta pequena capela foi construída como uma mesquita árabe no ano de 999 no local de uma igreja visigótica anterior. Escondida dentro de uma parede de tijolos, uma preciosa estátua de Cristo da igreja foi descoberta por Alfonso VI e El Cid.

O edifício mouro original manteve-se intacto com a sua fachada em arcada e uma série de arcos abobadados em ferradura no santuário que lembram a Grande Mesquita de Córdoba.

Algumas das colunas interiores são da igreja visigótica. No século 12, a mesquita foi convertida em uma casa de culto cristão; datam deste período as pinturas murais do transepto e românicas. A abside com seus arcos cegos exemplifica a arquitetura de estilo mudéjar (de influência islâmica).

Endereço: Rua Cristo de la Luz, 22, Toledo

12. Alcazar de Toledo

Alcázar de Toledo

Vigiando a cidade, o Alcázar tem uma presença dominante na sua localização no topo da colina. Esta antiga fortaleza mourisca, construída no local de um antigo forte romano, foi posteriormente renovada pelos Reis Cristãos (Alfonso VI "o Bravo" no século XI e Alfonso X "o Sábio" no século XIII).

A imponente fortaleza tem uma forma quadrada com defesas ameadas e quatro torres de canto adicionadas sob o reinado do imperador Carlos V no século XVI. A fachada também reflete o estilo renascentista do período de Carlos V.

Durante a Guerra Civil Espanhola, o Alcázar foi usado como guarnição nacionalista e é considerado um monumento ao heroísmo dos partidários de Franco. O Alcazar foi restaurado e agora abriga um Museu do Exército com excelentes exposições sobre a Guerra Civil.

O Alcázar é alcançado a partir da Plaza de Zocodover , uma bela praça no centro de Toledo, repleta de elegantes casas com arcadas. Na Plaza de Zocodover, n.º 7, a conhecida Confitería Santo Tomé (confeitaria) seduz os visitantes com os seus deliciosos doces de maçapão artesanais.

Endereço: Rua União, Toledo

13. Igreja de San Ildefonso

Igreja de San Ildefonso

Perto da catedral em uma praça charmosa fica a igreja barroca de Santo Ildefonso. A igreja tem uma imponente fachada de duas torres e um interior brilhante e inspirador com duas pinturas de El Greco. Os turistas podem visitar a igreja e subir a torre para vistas sensacionais.

Endereço: Plaza del Padre Juan de Mariana, Toledo

14. Ponte de Alcântara: Ponte dos Mouros do século XIII

Ponte de Alcântara: Ponte dos Mouros do século XIII

Abaixo do Hospital de Santa Cruz, a Puente de Alcántara atravessa o dramático desfiladeiro do rio Tejo. Originalmente uma antiga estrutura romana, a ponte foi totalmente reconstruída pelos mouros em 866. A ponte atual data principalmente dos séculos XIII e XIV.

A torre do portão da Puerta de Alcántara data de 1484, enquanto o portão barroco foi construído em 1721. Da ponte, os visitantes desfrutam de vistas magníficas do Alcázar e da cidade, elevando-se abruptamente acima do rio.

Endereço: Rua Gerardo Lobo, Toledo

15. Hospital São João Batista

Hospital São João Batista

Fora das antigas muralhas da cidade de Toledo, o Hospital de San Juan Bautista do século XVI (também chamado de Hospital Tavera) é um grande complexo de edifícios repletos de notáveis ​​obras de arte. Os turistas podem visitar os pátios, a igreja e a sacristia. Visitas guiadas especiais também permitem o acesso ao museu e à farmácia.

Projetado no estilo clássico da era renascentista, a igreja tem uma impressionante fachada de mármore de Alonso Berruguete. Preciosas obras de arte na igreja incluem o sepulcro de mármore do Cardeal Tavera de Alonso Berruguete e esculturas de El Greco, bem como a pintura de São Pedro Chorando de El Greco.

Um destaque da propriedade é o Museo Fundación Duque de Lerma , que exibe obras-primas da pintura italiana dos séculos XVI a XVIII, incluindo obras de El Greco, Tintoretto, Ribera, Canaletto, Alonso Sánchez Coello, Juan Francisco Zurbarán , Luca Giordano e Juan Carreno de Miranda. A não perder é a Sagrada Família de El Greco ( Sagrada Família ).

Endereço: Calle Duque de Lerma, 2, Toledo

16. Castelo de San Servando

Castelo de São Servando

Bem acima da margem esquerda do rio, em frente à ponte de Alcántara, fica o Castillo de San Servando, do século XI. O castelo foi construído no século XIV como mosteiro, encomendado por Afonso VI, mas também serviu para fins militares devido à sua localização estratégica.

O edifício é um exemplo excepcional de uma fortaleza de estilo mudéjar na Espanha. Com suas torres formidáveis, muralhas de defesa com ameias e portão de entrada em estilo árabe, o castelo tem uma presença imponente.

Este monumento não está aberto ao público. Os turistas só podem visitar o exterior e os jardins. No entanto, o castelo foi convertido em pousada da juventude , ideal para quem procura acomodações econômicas, embora o interior tenha mantido muito pouco do seu caráter histórico.

Endereço: Carretera de Circunvalación-Em frente à Puente de Alcántara, Toledo

17. Igreja de Santiago del Arrabal

Igreja de Santiago do Arrabal

A igreja de Santiago del Arrabal, do século XIII, fica em um bairro externo de Toledo, perto das muralhas da cidade. Para chegar aqui, continue passando pela Puerta del Sol pela Calle Real del Arrabal.

Esta igreja é um dos marcos mudéjares mais impressionantes de Toledo. Construído em tijolo e alvenaria, o edifício tem um exterior decorativo de portais emoldurados por arcos de ferradura de estilo islâmico. A igreja não está aberta ao público, mas os turistas podem visitar o exterior do edifício.

Endereço: Calle Real del Arrabal, Toledo

18. Miradouro do Vale

Vista panorâmica do Mirador del Valle

Para admirar os panoramas de tirar o fôlego de Toledo e ter uma noção do cenário e da topografia da cidade, dirija-se ao Mirador del Valle. Este mirante no topo da colina pode ser alcançado através de caminhadas ou pegando o ônibus Trainvision através do rio.

Onde ficar em Toledo para passeios turísticos

As atrações turísticas de Toledo estão dentro de suas formidáveis ​​muralhas medievais, então os hotéis mais convenientes são aqueles neste emaranhado de ruas estreitas de pedra. Os hotéis fora dos muros são menos convenientes, mas uma escada rolante sobe para a Cidade Velha. Aqui estão alguns hotéis bem avaliados nas melhores localizações de Toledo para passear:

  • Hotéis de luxo : O Hotel San Juan de los Reyes está localizado em La Judería, perto da Sinagoga del Tránsito e do Museu El Greco. Este hotel de quatro estrelas tem estacionamento privado, um café casual, um terraço ensolarado ao ar livre e um restaurante gourmet que serve cozinha tradicional local.

    Do lado de fora do Casco Histórico, a Hacienda del Cardenal fica perto da escada rolante que leva os turistas até a Cidade Velha. Este hotel de luxo ocupa uma elegante villa do século XVIII em um lindo jardim. As comodidades incluem dois restaurantes, banhos árabes e um terraço ao ar livre.

    O Eurostars Palacio Buenavista fica a cerca de cinco minutos de carro da Cidade Velha (um serviço de transporte gratuito está disponível). Aninhado num ambiente tranquilo com vistas soberbas sobre a paisagem urbana de Toledo, este hotel de cinco estrelas dispõe de um spa, piscina, centro de fitness e um restaurante.

  • Hotéis de médio porte: O Sercotel Hotel Pintor El Greco de quatro estrelas fica no Casco Histórico, ao lado do Museu El Greco. Este hotel pitoresco tem quartos maiores do que muitos na cidade velha.

    Ao lado do Alcázar, no coração da Cidade Velha, o Sercotel Alfonso VI de quatro estrelas oferece recepção 24 horas e serviços de concierge. Alguns dos quartos têm varandas privadas.

  • Hotéis Econômicos: No centro histórico da cidade, o Hotel Santa Isabel ocupa uma casa nobre do século XV, perto da catedral. Este hotel de duas estrelas oferece quartos espaçosos com comodidades modernas. O terraço do último piso do edifício oferece vistas deslumbrantes.

    Os quartos são pequenos no Hotel Domus Plaza Zocodover, mas o hotel é um excelente valor para a sua localização na Cidade Velha, perto do Museu de Santa Cruz. Alguns quartos têm vista para o Alcazar e a catedral.

Viagens de um dia saindo de Toledo

Orgaz

Castelo medieval em Orgaz

Uma cidade desconhecida nas profundezas do campo, Orgaz é um destino turístico pouco conhecido a 33 quilômetros de Toledo. Esta típica cidade histórica espanhola tem uma elegante Plaza Mayor , uma magnífica catedral do século XVIII , antigos portões da cidade, um castelo medieval construído no século XIV e várias pequenas igrejas eremitério.

Arisgotas

Câmara Municipal de Sonseca

Aqueles que desejam viajar cinco quilômetros para fora de Orgaz até Arisgotas são recompensados ​​com uma atração cultural interessante, o Museo de Arte Visigodo (Museu de Arte Visigótica). O museu apresenta raros exemplares de achados arqueológicos do século VII (período visigótico).

Num ambiente rural intocado, a pequena aldeia de Arisgotas tem apenas 70 habitantes. A aldeia leva o nome dos bosques de carvalhos locais.

Para quem gosta de doces, vale a pena um desvio de menos de 10 quilômetros de Arisgotas até a cidade vizinha de Sonseca . Esta pequena cidade é conhecida por um tipo especial de doces chamados "Marquesas", pequenos bolos de amêndoa polvilhados com açúcar que são tradicionalmente apreciados na época do Natal.

Mapa de Toledo – Atrações (Histórico)