Apesar de sua história do século 20 como centro industrial da Itália, Turim (Torino) é uma cidade elegante e graciosa de avenidas largas e praças ladeadas por belos edifícios com arcadas. Muito antes de ser a casa da Fiat e da Lancia, Turim era a sede da poderosa dinastia Savoy, e eles estavam determinados a fazer de sua capital a rival de Paris e Viena. Seus palácios são a peça central, e a paisagem urbana é o legado dos arquitetos barrocos do século XVII Guarino Guarini e Filippo Juvarra.
Capital da região do Piemonte, no norte da Itália, Turim traça seu traçado geométrico até sua fundação como cidade romana, e um impressionante portão da época do imperador Augusto está entre suas atrações turísticas hoje.
Após a ocupação francesa sob Napoleão, de 1798 a 1814, Turim tornou-se o centro do movimento de unificação da Itália, período conhecido como Risorgimento, quando seus cafés reluzentes vibravam com as discussões e planos desses ativistas.
A cidade parece girar em torno da ampla Piazza Castello, delimitada de um lado pelo Palazzo Reale e com o Palazzo Madama no centro. A partir daqui, a ampla Via Po leva à Piazza Vittorio Veneto e ao Rio Po. Encontre os melhores lugares para visitar com nossa lista das principais atrações e coisas para fazer em Turim.
Veja também: Onde ficar em Turim
1. Museo Egizio (Museu Egípcio)
Museu Egípcio
Olhar para as múmias e arte egípcias pode parecer uma das coisas mais incomuns para se fazer em Turim, na Itália, mas você não encontrará uma coleção melhor em nenhum lugar fora do Cairo, e é a atração mais visitada de Turim. O Palazzo dell'Accademia delle Scienze abriga o Museu Egípcio, cujas coleções começaram em 1824, quando o rei Carlo Felice adquiriu 5.268 artefatos escavados no Egito.
Estes foram complementados por expedições posteriores, e hoje, as coleções contêm estátuas de vários deuses e de faraós do Novo Reino, incluindo Ramsés II e Rei Tutmés III, juntamente com papiros, linhos pintados, um grupo de figuras Shawabti e uma caixa Shawabti, vasos canópicos, múmias e sarcófagos, e duas câmaras tumulares de Tebas.
Endereço: Via Accademia delle Scienze 6, Turim
Site oficial: www.museoegizio.org
2. Mole Antonelliana (Museu Nacional do Cinema)
Mole Antonelliana
Da Piazza Castello , a Via Po com arcadas vai até a Piazza Vittorio Veneto e o Rio Po. Ao norte da Via Po ergue-se a enorme Mole Antonelliana, iniciada por Alessandro Antonelli em 1863 como uma sinagoga, com uma torre de 168 metros de altura adicionada em 1878 a 1880. oferece vistas espetaculares de 360 graus da cidade até as colinas circundantes e os Alpes da Saboia.
A subida até ao topo no elevador de vidro é uma experiência que não vai esquecer, pois proporciona um olhar vertiginoso e dramático sobre o Museu Nacional do Cinema , que ocupa o interior do edifício. O museu talvez seja melhor descrito por seu designer, François Confino: "Um mergulho de imersão total no mundo das imagens em movimento e ficção". Mesmo aqueles com pouco interesse em filmes vão gostar deste museu, mas você também pode subir de elevador até o topo por uma taxa separada da entrada do museu.
Endereço: Via Montebello 20, Turim
3. Estádio da Juventus
Estádio da Juventus | forzaq8 / foto modificada
Estritamente para os fãs de futebol e imperdível para os seguidores da Juventus de Turim, o estádio é oficialmente chamado de Allianz Stadium, mas em Turim é simplesmente conhecido como The Stadium. Você pode visitar para ver o museu e fazer uma visita guiada pelas instalações, visitando os vestiários, a cabine de imprensa e o próprio campo (mas não a chance de sentar nas arquibancadas).
As excursões são oferecidas em inglês e as exposições no museu também são rotuladas em inglês. Nele você pode ver a sala de troféus, uniformes, recordações e um filme sobre o time e seus torcedores. A loja está cheia de lembranças Juv. Observe que o tour do museu e do estádio exige ingressos separados; um não inclui o outro.
Endereço: Corso Gaetano Scirea 50, Turim
Site oficial: www.juventus.com/en/stadium-and-museum
4. Museu Nacional do Automóvel
Museu Nacional do Automóvel | Tony Harrison / foto modificada
O Museu Nacional do Automóvel fornece um levantamento abrangente do desenvolvimento do automóvel, com atenção especial aos fabricantes de automóveis de Turim, mas de forma alguma limitado a eles. A coleção de carros antigos e clássicos é excelente, e as exposições multimídia contam suas histórias e colocam os automóveis em um contexto social e cultural também.
Entre os carros que você verá aqui estão vários modelos da FIAT e Alfa Romeo, além dos fabricantes italianos Ferrari, Lancia, Maserati, Auto Bianchi e Bugati. Mas você também encontrará exemplos de Jaguar, Rolls Royce, Mercedes Benz, até mesmo um Packard Super 8 e um BMW Isetta.
Endereço: Corso Unità d'Italia 40, Turim
Site oficial: http://www.museoauto.it/website/
5. Palazzo Reale e Armeria Reale (Arsenal Real)
Palácio Real de Turim
Ocupando um lado inteiro da grande Piazza Castello no centro de Turim, o antigo Palácio Real é um edifício do século XVII relativamente simples, pelo menos por fora. Mas entre para se deslumbrar com o Appartamento di Madama Felicità e 26 apartamentos suntuosamente decorados ( Reali Appartamenti ).
Na ala direita, o antigo Arsenal Real (Armeria Reale) contém uma das maiores coleções de armas e armaduras da Europa, com armaduras completas e outros itens que datam dos séculos XV a XIX. A biblioteca, que tem uma entrada separada à esquerda, é uma das mais impressionantes da Itália.
Além do Palazzo Reale estão os belos Jardins Reais (Giardini Reali) na esquina do qual (a entrada é no Corso Regina Margherita) está o Museo d'Antichità, repleto de achados arqueológicos que datam da pré-história até o final da era romana.
Endereço: Piazzetta Reale, Turim
Hospedagem: onde ficar em Turim
6. Praça de São Carlos
Praça São Carlos
Turim é uma cidade de belas praças e avenidas, mas nenhum lugar é mais encantador do que a Piazza San Carlo com arcadas, cercada por edifícios com arcadas e pontuada em uma extremidade pelas fachadas correspondentes das igrejas de Santa Cristina e San Carlo . Sob as arcadas estão algumas das lojas mais elegantes de Turim e os cafés históricos onde o Risorgimento da Itália foi planejado em meados do século XIX.
No centro da praça ergue-se uma imponente estátua equestre do duque Emmanuel Philibert (1838), que parece estar coreografando a atividade abaixo. Procure na calçada sob as arcadas as obras – muitas vezes em andamento – dos talentosos artistas de giz de Turim. Também sob as arcadas da praça (assim como as da vizinha Via Po) estão alguns dos lugares favoritos para fazer compras em Turim.
7. Borgo Medioevale e Parco del Valentino
Borgo Medioevale e Parco del Valentino
Quando você precisar de uma pausa dos palácios suntuosos e da arquitetura grandiosa ou estiver procurando coisas gratuitas para fazer em Turim, caminhe em direção ao rio e ao longo e verde Parco Valentino. Aqui, você encontrará a própria "loucura" de Turim – uma vila "medieval" completa, uma visão imaginativa de como poderia ser, completa com seu próprio castelo, estúdios de artesãos e lojas. Construído para uma exposição em 1884, o borgo tornou-se um favorito local que foi mantido como parte do parque.
Os artesãos vendem e demonstram habilidades de época (se sua armadura precisa de reparos, este é o lugar), e nos fins de semana geralmente há atividades práticas, tornando este um dos lugares favoritos da cidade para as famílias visitarem.
O encantador cenário ribeirinho do parque, tão perto do centro histórico e empresarial e suas outras atrações – o Jardim Botânico de 1729 e o belo Castello del Valentino (1630-60) renascentista dos Savoys – tornam o parque popular entre os moradores e turistas. Também é um bom lugar se você estiver procurando coisas ativas para fazer; o Viale Virgilio, sem veículos, percorre toda a extensão do parque, passando por restaurantes com vista para o rio. Há um desembarque de barcos onde você pode embarcar nos barcos envidraçados para um cruzeiro no rio.
Endereço: Corso Massimo d'Azeglio, Turim
8. A Catedral e o Santo Sudário
A Catedral e o Santo Sudário
Adjacente ao Palazzo Reale, a Catedral de San Giovanni Battista foi o primeiro exemplo de arquitetura renascentista de Turim, construída entre 1492 e 1498. A principal atração da catedral para os turistas é a Santa Sindone, o Santo Sudário, que, embora raramente à vista, é mantido em uma caixa à prova de balas , abóbada à prova de fogo e climatizada atrás do altar no transepto esquerdo.
Uma réplica em tamanho real está pendurada no corredor norte da catedral. O Santo Sudário é possivelmente o artefato mais estudado e controverso do mundo, mas apesar dos estudos e pesquisas, nunca foi provado ou refutado ser o sudário do Cristo crucificado.
Endereço: Piazza San Giovanni, Turim
9. Palazzo Madama e Museo Civico d'Arte Antica
Palazzo Madame
O grande Palazzo Madama é a peça central da Piazza Castello , sozinho em seu centro. Em seu núcleo está um castelo do século XIII construído sobre os restos do portão leste romano. O castelo foi ampliado no século XV e embelezado por Filippo Juvarra em 1718 com a bela fachada oeste – um belo exemplo da arquitetura barroca piemontesa – e a magnífica escadaria dupla.
Dentro está o Museo Civico d'Arte Antica (Museu Cívico de Arte Antiga) , onde você pode descobrir a história e o legado artístico de Turim desde o início – literalmente. Comece nas fundações romanas com a coleção de trabalhos em pedra medievais, esculturas e joias; no piso térreo, descubra o castelo do século XV e a arte da Idade Média e do Renascimento, juntamente com a grande escadaria e o pátio medieval.
No primeiro andar, os apartamentos de estado dos séculos XVII e XVIII, ricamente decorados, abrigam coleções de pinturas e móveis de época, e no último andar há artes decorativas, incluindo cerâmica, marfim, joias, tecidos e vidros de várias épocas.
Endereço: Piazza Castello, Turim
10. São Lourenço
São Lourenço
Não julgue a igreja de San Lorenzo, ao lado do Palazzo Reale, do lado de fora – entre nesta obra-prima barroca (1668-80) de Guarini e olhe para cima para uma surpresa. Arquitetonicamente, San Lorenzo é considerada uma das maiores igrejas do mundo por sua cúpula e lanterna incomuns e de design arrojado.
O centro abobadado redondo é cercado por oito baias curvas e sustentado por nervuras que se cruzam que sustentam a lanterna. De pé diretamente sob seu centro, a simetria e o padrão de luz das janelas fazem com que pareça quase um caleidoscópio. Observe também o exuberante altar barroco.
Endereço: Piazza Castello, Turim
11. Santuário de Santa Maria Consoladora (A Consolata)
Santuário de Santa Maria Consoladora (A Consolata)
A Madonna foi homenageada neste local já no século IV, mas a parte mais antiga que resta é o campanário românico, construído por volta de 1000 d.C. Quando Guarini reconstruiu a igreja em 1678 como um santuário dedicado a Maria, ele manteve o torre.
Sua igreja barroca de peregrinação é uma festa para os olhos por dentro, ricamente decorada com incrustações de mármore colorido; os peregrinos acrescentaram ex-votos desde a sua conclusão. Em 1729, Filippo Juvarra acrescentou a capela oval.
Endereço: Piazza della Consolata, Turim
12. Viagem de um dia a Reggia di Venaria Reale
O Palácio de Venaria
Embora esteja a apenas 14 quilômetros do centro de Turim, você precisará de um dia para ver uma das maiores residências reais do mundo. Projetado como um pavilhão de caça para o Duque de Saboia, Carlo Emanuele II, em 1675, sua grandeza e ostentação barroca se encaixam com a determinação do Savoy de fazer de Turim "A Paris ao sul dos Alpes".
Embora listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, o palácio não é muito conhecido. Combinado com seu tamanho, isso significa que raramente está lotado, e você pode explorar suas grandes galerias, apartamentos residenciais e extensos jardins formais à vontade.
Os destaques são a impressionante Grande Galeria, o elegante Salão de Diana e a Capella di Sant'Uberto e os altos estábulos reais, os dois últimos projetados por Filippo Juvarra no início de 1700. Nos espetáculos de fontes coreografadas no Teatro Aquático, 100 jatos enviam água de até 12 metros de altura, enquanto luzes coloridas passam por eles.
Os ônibus circulam regularmente para o palácio da Piazza Castello e da Piazza Vittorio Veneto.
Endereço: Viale Carlo Emanuele II, Turim
Site oficial: https://www.lavenaria.it/en/visit
13. Museu Nacional do Risorgimento Italiano (Museu do Risorgimento)
Museu Nacional do Risorgimento Italiano (Museu do Risorgimento)
Perto da Piazza Castello, o Palazzo Carignano (por Guarini, 1679-85) foi o ponto de encontro do parlamento italiano de 1861 a 1864, e foi aqui que o estabelecimento do Reino da Itália foi proclamado em 14 de março de 1861. É apropriado que esta deverá agora ser a sede do Museu do Risorgimento, que comemora o movimento que possibilitou a unificação e no qual Turim desempenhou um papel tão importante.
Este é o maior museu do gênero, com lembranças e relíquias da campanha pela unidade italiana e das duas guerras mundiais expostas em 30 salas. Embora isso possa parecer impressionante, o museu é tão bem organizado e suas exibições tão bem apresentadas com exposições interativas, filmes e passeios de áudio que cria uma história fascinante mesmo para aqueles que não são versados na história italiana.
Convenientemente, você pode escolher uma rota de tour de áudio com base em seu nível de interesse e tempo disponível, de 45 minutos a duas horas.
Endereço: Via Accademia delle Scienze 5, I-10100, Turim
14. Galeria Sabauda
Galeria Sabauda
Dentro do Palazzo dell'Accademia delle Scienze está a Galleria Sabauda, um museu de arte que contém alguns dos maiores tesouros de Turim. A coleção inclui fotos dos artistas piemonteses e dos venezianos Mantegna ( Madonna com Santos ), Paolo Veronese, Tintoretto, Tiepolo e Canaletto, bem como obras notáveis de artistas toscanos, incluindo Anjos em Adoração de Beato Angelico.
A extensa coleção de pinturas holandesas e flamengas inclui obras de Jan van Eyck; Roger van der Weyden; Hans Memling; Van Dyck; e Rembrandt, que é representado por uma pintura antiga, Old Man Adormecido . Uma sala é dedicada à Coleção Gualino, com fotos de Botticelli e Veronese.
Endereço: Via Accademia delle Scienze 6 (entrar pela Via XX Settembre 86), Turim
15. Galeria de Arte Moderna
Galeria de Arte Moderna | stephane333 / foto modificada
A Galleria d'Arte Moderna contém uma das melhores coleções de arte moderna da Itália, com cerca de 45.000 obras em suas coleções. A concentração está em artistas italianos como Modigliani, De Chirico, Carrà, De Pisis e Guttuso, mas as coleções têm várias obras de Renoir, Utrillo, Paul Klee, Max Ernst, Chagall e outros.
O slogan do museu "Toda a arte foi contemporânea" lembra aos espectadores que obras consideradas não convencionais em sua época (ou descartadas como inconsequentes) agora são itens básicos das artes plásticas procuradas pelos principais museus do mundo.
Endereço: Via Magenta 31, Turim
Site oficial: www.gamtorino.it/en/
16. Portão Palatino
Portão Palatino
Via Garibaldi era o Decimus Maximus, a rua principal da cidade romana de Augusta Taurinorum. Perto da catedral, você verá o imponente portão do século I, Porta Palatina, o único remanescente das quatro entradas da cidade romana. Um dos portões romanos mais bem preservados do mundo, o muro de três andares da Porta Palatina é construído em tijolo e conecta um par de torres poligonais de tijolos.
Segundo a lenda, Carlos Magno acampou abaixo do portão em 773. Ao lado da catedral estão os restos de um teatro romano, também do século I dC. Apenas uma parte é visível, estando o resto coberto pelos edifícios do palácio real.
Endereço: Via Aosta, Turim
Onde ficar em Turim para passeios turísticos
Recomendamos estes hotéis em Turim, todos com fácil acesso às principais atrações turísticas da cidade:
- A localização do luxuoso NH Collection Torino Piazza Carlina é conveniente para passeios turísticos, a uma curta caminhada da Piazza Castello e da Piazza San Carlo. O antigo edifício restaurado tem um pátio encantador e um terraço no último piso; os quartos oferecem charme minimalista.
- O Turin Palace Hotel também tem um terraço no último piso com vista para a cidade, bem como um spa com banho turco e sauna. As tarifas intermediárias incluem um buffet de café da manhã.
- O Residence Sacchi oferece apartamentos modernos com cozinha compacta a preços econômicos. Fica perto da estação de trem.
Dicas e passeios: como aproveitar ao máximo sua visita a Turim
Como se locomover :
- Uma olhada no mapa turístico de Turim mostrará como é fácil encontrar o caminho. Um legado de suas origens romanas, suas ruas são dispostas em uma grade, e a maioria dos melhores lugares para visitar estão dentro de uma área bastante compacta. Um passeio hop-on hop-off pela cidade de Turim é uma maneira prática e flexível de se locomover entre as atrações, bem como uma boa orientação para a cidade, com um comentário informativo em áudio enquanto você passa por pontos de referência em uma das três rotas circulares. Com os passes de 24 ou 48 horas, você pode descer e subir quantas vezes quiser e definir sua própria programação de passeios.
Passeios a pé :
- Uma boa orientação para ver alguns dos destaques da arquitetura da cidade e localizar lugares que você vai querer visitar no lazer, é o Destaques da Excursão a pé para grupos pequenos de Turim. Na excursão de duas horas, um guia local experiente lidera um grupo de não mais de 15 pessoas pelo Quadrilátero Romano, Piazza Castello, Piazza San Carlo, as arcadas da Via Po e muito mais.
Mapa de Turim – Atrações (Histórico)