Santa Fé, a capital do Novo México, fica em um afluente do Rio Grande, nas encostas sudoeste das montanhas nevadas de Sangre de Cristo. Esta cidade divertida e fascinante ganha sua atmosfera particular da mistura de influências culturais nativas americanas, espanholas, mexicanas e anglo-americanas. Suas ruas e vielas pitorescas, casas baixas de adobe, belas igrejas coloniais espanholas, bem como a profusão de artes e ofícios nativos americanos e arte contemporânea têm sido uma atração turística para os turistas.
Na região montanhosa coberta de florestas ao redor da cidade, os visitantes podem descobrir uma série de fascinantes cidades nativas americanas que ainda estão ocupadas. Durante os últimos 20 anos, excelentes instalações para esportes de inverno foram desenvolvidas nas montanhas Sangre de Cristo, perto de Santa Fe, aumentando a lista de coisas para fazer na região.
Planeje sua próxima viagem ao Novo México com nossa lista das principais atrações e coisas para fazer em Santa Fé.
Veja também: Onde ficar em Santa Fé
Observação: algumas empresas podem estar temporariamente fechadas devido a problemas globais recentes de saúde e segurança.
1. Estrada do Canyon
Estrada do Canyon | celebrar a grandeza / foto modificada
Canyon Road já foi uma rota comercial que levava à comunidade de Pecos na encosta leste das montanhas. Hoje, é o lar de mais de 100 estúdios de artistas, galerias e oficinas de artesanato, com muitos focados em artesanato e tradições nativas. Todos os tipos de arte, de esculturas e pinturas a joias e cerâmicas, estão para exibição e venda ao longo da estrada – a maioria com um toque do sudoeste.
Entre as paradas mais conhecidas estão a Medicine Man Gallery , Blue Rain Gallery e Gerald Peters . Quando terminar de passear, também há muitos restaurantes e lugares para relaxar, com vários cafés, casas de chá e restaurantes para escolher.
Site oficial: www.canyonroadarts.com
2. Explore a história no complexo do Museu do Novo México
O Palácio dos Governadores
O Complexo do Museu do Novo México abriga quatro museus que exploram o patrimônio do estado. O Museu de História do Novo México narra a história do estado a partir do século XVI por meio de exposições que analisam as populações nativas, a colonização e as formas como a Trilha de Santa Fe moldou a economia e o desenvolvimento do estado.
O museu está instalado no Palácio dos Governadores , a antiga sede do governo espanhol do século XVII, que é um marco histórico nacional. Os visitantes podem visitar este palácio de adobe e ver quartos completos com móveis de época, configurados como teriam sido durante os anos 1600. A Palace Press oferece uma chance única de ver demonstrações ao vivo da primeira prensa tipográfica no estado do Novo México.
Portões do Palácio dos Governadores
Outra atração do complexo é a Biblioteca de História Fray Angelico Chavez , que contém materiais de arquivo e documentos históricos, e o Arquivo Fotográfico , onde os visitantes encontrarão mais de 750.000 imagens que datam de meados do século XIX. O complexo também abriga um mercado de artes nativas americanas que funciona diariamente.
Endereço: 113 Lincoln Avenue, Santa Fé, Novo México
Site oficial: http://www.nmhistorymuseum.org/
3. Ópera de Santa Fé
Vista da Ópera de Santa Fé | Bill Rand / foto modificada
A Santa Fe Opera House é o principal centro de artes cênicas do estado, apresentando uma grande variedade de obras de ópera que vão desde os favoritos tradicionais, como Madame Butterfly , até apresentações contemporâneas, como Doctor Atomic . Uma das tradições mais cativantes aqui em Santa Fé é o uso não autorizado – uma visão única, de fato, quando multidões de frequentadores de teatro em trajes formais se misturam no estacionamento enquanto beliscam petiscos sofisticados.
Além das apresentações sazonais, a casa de ópera oferece programas de aprendizado para todos os aspectos da produção, e passeios pelos bastidores estão disponíveis para os visitantes durante todo o ano.
Endereço: 301 Opera Drive, Santa Fe, Novo México
Site oficial: www.santafeopera.org
4. Vá esquiar, estilo sudoeste
Pistas de esqui perto de Santa Fé
Se você estiver visitando no inverno, existem várias boas áreas de esqui no Novo México, algumas das quais estão a uma curta distância de Santa Fe. Muitas pessoas estão familiarizadas com Taos Ski Valley , que é conhecido por seu terreno avançado e atrai visitantes de todo do país, mas vários resorts próximos oferecem mais esqui para famílias.
Ski Santa Fe fica a apenas 24 km da cidade, e os turistas que não têm carro podem pegar um ônibus direto do centro da cidade. Esta popular área de esqui tem mais de 650 acres e mais de 80 trilhas, com muita variedade de terreno.
A área de esqui Pajarito Mountain está localizada a menos de uma hora de carro de Santa Fe, cobrindo 750 acres e oferecendo 45 trilhas. Com menos trilhas e mais espaço, esta é uma área de esqui favorita para famílias e iniciantes.
Outra excelente área de esqui menor é o Sipapu Ski and Summer Resort , localizado a pouco mais de uma hora de carro da cidade. Aqui, os turistas encontrarão três parques de terreno, além de mais de 40 trilhas, além de instalações recreativas durante os meses de verão.
5. Quadrado
Vista de uma passarela de praça colorida em Santa Fé
O movimentado centro da vida da cidade é a Plaza, uma praça do mercado que foi construída pelos espanhóis no local onde terminava a Santa Fe Trail. Hoje, o Plaza é um lugar animado para visitar, cercado por inúmeras lojas, galerias, restaurantes e cafés. Os turistas também descobrirão que é o melhor lugar da cidade para encontrar artes e ofícios nativos americanos, especialmente joias.
O Plaza é tão popular entre os habitantes locais quanto os turistas e é um local ideal para observar as pessoas. Muitos dos eventos especiais da cidade, especialmente celebrações culturais, são realizados aqui.
Endereço: 63 Lincoln Ave, Santa Fé, Novo México
6. Museu de Arte Popular Internacional
Museu de Arte Popular Internacional | Mike Fisher / foto modificada
Fundado em 1953, o Museu de Arte Popular Internacional possui a maior coleção de arte popular internacional do mundo, incluindo cestas, tecidos, esculturas em madeira e cerâmica. As coleções são divididas por região geográfica: África, Ásia e Oriente Médio, Hispânicos e latinos contemporâneos, europeus e norte-americanos e latino-americanos. Há também seções cobrindo Colonial Espanhol e Têxteis e Trajes.
A fundação da coleção vem de Florence Dibell Bartlett, que fundou o museu. Muitas outras pessoas fizeram doações consideráveis para o museu e a coleção se expandiu muito ao longo dos anos. O museu apresenta uma série de exposições temporárias a cada ano, bem como eventos. Verifique o calendário para ver os próximos recursos que incluem música, filmes, palestras e outros programas.
Site oficial: http://www.internationalfolkart.org
7. Catedral Basílica de São Francisco de Assis
Catedral Basílica de São Francisco de Assis
A Catedral Basílica de São Francisco de Assis é um belo exemplo da arquitetura românica do renascimento, caracterizada por suas colunas coríntias, arcos arredondados e torres quadradas. Construída entre 1869 e 1886, substituiu uma capela de adobe muito mais antiga. A última parte remanescente da igreja original abriga uma estátua da Virgem Maria conhecida como Nossa Senhora La Conquistadora. A estátua foi trazida pela primeira vez para o local em 1626 da Espanha e é a mais antiga do tipo nos Estados Unidos.
O interior da catedral é impressionante, mas simples, realçado por elementos como a pia batismal de granito brasileiro, vitrais importados da França e delicados trabalhos em madeira. Uma de suas características mais notáveis, e que desprezou muitos debates ao longo dos séculos, é a pedra angular com uma escultura do Tetragrammaton em hebraico.
Endereço: 131 Cathedral Place, Santa Fé, Novo México
Site oficial: http://www.cbsfa.org
8. Museu Georgia O'Keeffe
Flint por Georgia O'Keeffe, 1942 | Ron Cogswell / foto modificada
O Museu Georgia O'Keeffe em Santa Fe tem a maior coleção do mundo do trabalho de O'Keeffe com mais de 3.000 de suas pinturas, desenhos e trabalhos variados. Diferentes partes da coleção estão disponíveis ao público ao longo do ano, tornando cada visita uma experiência única.
O museu também abriga exposições especiais do trabalho de O'Keeffe ou de outros modernistas como Pollock, Warhol e Levine. As atividades durante todo o ano incluem palestras, oficinas e atividades infantis. Também é responsável pela manutenção da antiga casa de O'Keeffe em Abiquiu, um marco histórico nacional que pode ser visitado com hora marcada.
Endereço: 217 Johnson Street, Santa Fé, Novo México
Site oficial: www.okeeffemuseum.org
9. Mercado dos Agricultores de Santa Fé
Mercado dos Agricultores de Santa Fé | Eugene Kim / foto modificada
Mais de 150 produtores e vendedores locais convergem todos os sábados de manhã no reformado Santa Fe Railyard para o Santa Fe Farmers' Market. O próprio mercado está em operação desde 2002 com uma variedade cada vez maior de produtos, de feijões secos e ervilhas a abóboras, maçãs, milho, pães, burritos de café da manhã e café.
Músicos locais e outros artistas também se apresentam no mercado, aumentando a emoção. A associação controladora do mercado exige que todos os itens sejam cultivados localmente. Da mesma forma, espera-se que 80% dos ingredientes e materiais usados em produtos processados venham do norte do Novo México.
Endereço: 1607 Paseo de Peralta, Santa Fé, Novo México
Site oficial: www.santafefarmersmarket.com
10. Capela Loreto
Capela de Loreto
Em 1850, o arcebispo Jean-Baptiste Lamy solicitou que as Irmãs de Loretto enviassem sete membros de Kentucky a Santa Fé para ajudá-lo a fazer crescer o sistema educacional do Novo México. Em 1853, as irmãs abriram a Academia de Nossa Senhora da Luz para 300 meninas e Lamy as recompensou construindo esta tocante capela em estilo neogótico.
Projetado pelo arquiteto francês Antoine Mouly, as torres, contrafortes e vitrais da capela fazem o espírito subir. A capela também abriga uma escada em espiral única feita inteiramente de madeira e apoiada por uma coluna central oculta que dá à estrutura a aparência de pairar livremente no ar.
Endereço: 207 Old Santa Fe Trail, Santa Fe, Novo México
Site oficial: http://www.lorettochapel.com/
11. O Rancho da Andorinha
O Rancho das Andorinhas
Localizado a 10 minutos ao sul de Santa Fe, El Rancho de Las Golondrinas é um museu de história viva localizado em uma antiga fazenda espanhola que remonta a 1710. Esta ampla instalação de 200 acres tem 33 edifícios históricos, incluindo originais, bem como edifícios históricos realocados de ao redor do estado. Estes incluem uma variedade de casas, bem como celeiros, um galinheiro, armazém geral, escola e moinhos.
Intérpretes de história viva fornecem demonstrações da vida cotidiana, incluindo fiação, tecelagem, culinária, forjaria, lavoura e ferraria, entre outras. A fazenda também conta com currais tradicionais e recebe eventos especiais durante todo o ano.
Endereço; 334 Los Pinos Rd, Santa Fé, Novo México
Site oficial: http://www.golondrinas.org/
12. Torne-se um soprador de vidro na Liquid Light Glass
Sopro e decoração de vidro artesanal
Liquid Light Glass é um estúdio e galeria criado pela aclamada vidreira Elodie Holmes. Os visitantes podem admirar as peças acabadas, ver os artistas moldarem novas criações e até mesmo fazer uma aula. As oficinas variam em duração e os alunos podem aprender a projetar e fazer suas próprias criações de vidro, incluindo pesos de papel, copos de vidro soprado e flores.
Conveniente para os turistas que estão de passagem por Santa Fé, o estúdio enviará com prazer a peça acabada assim que estiver pronta. A Liquid Light Glass está localizada no Baca Street Arts District , que ocupa parte do antigo Railyard em seu extremo sul. Aqui, você encontrará uma variedade de lojas exclusivas, galerias e restaurantes peculiares no coração da cena artística de Santa Fé.
Endereço: 926 Baca Street, Ste 3. Santa Fe, Novo México
Site oficial: www.liquidlightglass.com
13. Museu de Arte e Cultura Indígena – Laboratório de Antropologia
Museu de Arte e Cultura Indígenas – Laboratório de Antropologia | picles do bunky / foto modificada
Uma das peças centrais de todo o Sudoeste, o Museu de Artes e Culturas Indígenas foi fundado em 1909 com a missão de preservar a cultura material dos nativos americanos da região – um povo que naquela época passava por grande transição e talvez extinção. Em 1947, o museu foi combinado com o Laboratório de Antropologia de JD Rockefeller, uma instituição dedicada ao estudo contínuo das culturas do Sudoeste.
Hoje, o museu abriga coleções impressionantes de cerâmica, joias, cestaria e mantas de sela, bem como apresentações regulares de música, danças, histórias e outras tradições nativas americanas. A instalação também abriga extensos arquivos e coleções de pesquisa que incluem fotografias, registros etnográficos e materiais arqueológicos.
Endereço: 710-708 Camino Lejo, Santa Fé, Novo México
Site oficial: www.indianartsandculture.org
14. Capela da Missão São Miguel
Capela da Missão São Miguel
Um dos edifícios religiosos mais antigos dos Estados Unidos e o mais antigo do gênero em Santa Fé, a capela de San Miguel foi originalmente construída em 1636. Mais tarde foi incendiada e reconstruída no início do século XVIII. Contém uma série de belas estátuas e um altar-mor de 1798, com a imagem de Santa Gertrudes.
A estrutura de adobe, que parece mudar de cor ao longo do dia quando o sol a atinge em diferentes ângulos, apresenta uma torre sineira aberta com uma cruz que se projeta do topo. O interior tem paredes brancas e vigas de madeira no teto e está decorado com obras de arte únicas.
Endereço: 401 Old Santa Fe Trail, Santa Fe, Novo México
15. Centro Randall Davey Audubon
Randall Davey Audubon Center | Beedie Savage / foto modificada
O Randall Davey Audubon Center, de 135 acres, na Upper Canyon Road, em Santa Fe, oferece passeios de observação de pássaros e caminhadas pela natureza. É um ambiente tranquilo com um pouco de história. Situado na Bacia do Rio Santa Fé e cercado por floresta, o centro avista aproximadamente 130 espécies diferentes de aves. Os visitantes podem percorrer as trilhas por conta própria ou fazer um passeio a pé guiado para conhecer o meio ambiente e seus habitantes.
O complexo, que mantém vários edifícios, abriga a histórica Randall Davey House . Este edifício único era originalmente uma serraria que Davey transformou em sua casa e estúdio de arte. Ele morreu em 1964, e sua família mais tarde doou a propriedade para a National Audubon Society para uso como santuário e centro cultural. Os visitantes podem visitar a casa, que hoje é um museu, e ver suas obras de arte, o ateliê e os móveis.
Endereço: 1800 Upper Canyon Road, Santa Fé, Novo México
Site oficial: nm.audubon.org
16. Museu Wheelwright do Índio Americano
Detalhe da entrada do Museu Wheelwright | Paul Comstock / foto modificada
O Wheelwright Museum concentra-se nas artes e ofícios dos nativos americanos do sudoeste americano. Além de uma grande variedade de objetos culturais, tecidos, talheres e pinturas de areia, possui uma coleção de escrita antiga e até alguns documentos inscritos em barro. As exposições incluem obras contemporâneas também. O museu recebeu o nome de Mary Cabot Wheelwright, que fundou o museu na década de 1930 com a ajuda de Hastiin Klah, um "curandeiro" navajo de quem ela era amiga há muito tempo.
Endereço: 704 Camino Lejo, Santa Fe, Novo México
Site oficial: http://www.wheelwright.org
Onde ficar em Santa Fe para passeios turísticos
Enquanto Santa Fe é grande e espalhada, muitas das atrações estão localizadas no pitoresco centro antigo da cidade, perto da histórica Plaza. Este é o melhor lugar para ficar para passeios turísticos e ambiente geral. Abaixo está uma lista de alguns dos hotéis e pousadas mais bem avaliados nesta área da cidade:
Hotéis de luxo :
- No coração de Santa Fé está o icônico La Fonda na Plaza, construído em 1922 e localizado no local da primeira pousada da cidade, que existiu aqui no início de 1600. Este edifício de estilo adobe apresenta quartos e suítes com design exclusivo, alguns com lareira e piscina ao ar livre.
- Um dos melhores hotéis do Novo México, o Inn of the Five Graces é um hotel boutique situado em um grupo de estruturas de adobe restauradas, com quartos e espaços primorosamente decorados.
- A dois quarteirões do Plaza, perto do Museu Georgia O'Keeffe, fica o Hilton Santa Fe Historic Plaza, com decoração do sudoeste e uma linda área de piscina ao ar livre.
Hotéis de médio porte:
- O Old Santa Fe Inn, com um charmoso estilo e atmosfera do sudoeste, é uma boa opção de médio porte a uma curta distância das atrações do centro da cidade.
- O Las Palomas Hotel é outra propriedade bem localizada com um ótimo ambiente e quartos lindamente projetados, incluindo alguns com lareira.
- O pitoresco Inn of the Turquoise Bear é uma cama e café da manhã de 11 quartos em uma mansão histórica de adobe, cercada por jardins e a uma curta distância do centro da cidade e das principais atrações. Os quartos são todos projetados individualmente e as estadias incluem café da manhã e chá da tarde de cortesia.
Hotéis econômicos:
- A menos de 1,6 km do Plaza, o Guadalupe Inn é um pequeno B&B com preços razoáveis e muito charme.
- O Sandero Inn oferece acomodações básicas, mas uma localização central no centro da cidade. Para mais opções de orçamento, é melhor sair do centro da cidade.
- A cerca de 15 a 20 minutos de carro do centro da cidade estão o Econo Lodge Inn & Suites e o Santa Fe Comfort Inn, ambos com preços razoáveis e quartos confortáveis.
História de Santa Fé
Em 1542, os primeiros espanhóis chegaram para encontrar uma populosa aldeia nativa americana. Foi abandonado logo depois. Em 1609, os espanhóis fundaram uma cidade, que se tornou o centro religioso e administrativo da província do Novo México. Em 1680, os espanhóis foram expulsos pelos nativos americanos, mas voltaram doze anos depois.
Depois que o México se separou da Espanha em 1821, Santa Fe permaneceu a capital do Novo México e construiu um comércio animado com os americanos. A principal rota de transporte era a Santa Fe Trail, que atravessava o vale do Rio Grande para chegar ao Missouri em Kansas City. Outra rota importante era a Old Spanish Trail, que levava a Los Angeles, na Califórnia.
Em 1846, durante a Guerra Hispano-Mexicana, Santa Fé caiu para os Estados Unidos sem nenhum combate sério e mais tarde se tornou a capital do território americano do Novo México. Em 1862, a cidade caiu brevemente nas mãos dos confederados. A economia da cidade e arredores foi impulsionada pela abertura da Ferrovia de Santa Fe em 1880 e, desde o início do século 20, Santa Fe tem sido um centro de artistas de todos os tipos.
Mapa de Santa Fé – Atrações (Histórico)