Crescendo a partir de um pequeno assentamento em 1600, onde os mastros eram enviados para abastecer a Marinha do Rei, Portsmouth, New Hampshire rapidamente se tornou um dos portos mais importantes da Era Colonial. Continuando a prosperar como um centro de construção naval no final do século 20, a cidade tem uma história de cuidado com seu passado, o que a torna uma das mais fascinantes para os turistas interessados na história americana. Poucas cidades podem reivindicar tantas casas coloniais e federais em condições originais abertas ao público.
Um bairro inteiro de casas e empresas foi preservado no Strawbery Banke Museum , e quase uma dúzia de casas distintas repletas de móveis originais são lugares fascinantes para se visitar. A localização de Portsmouth o torna uma boa base para explorar a costa, e está perto o suficiente para visitar em uma viagem de um dia de Boston.
Portsmouth tem uma animada cena artística e cultural, grande parte dela centrada na música e no teatro ao vivo no The Music Hall . Dezenas de restaurantes, muitos de propriedade de chefs premiados e representando tanto os clássicos da Nova Inglaterra quanto uma variedade de cozinhas do mundo, fizeram de Portsmouth um destino para os amantes da gastronomia. Lojas exclusivas, o calendário cultural animado e várias opções de cruzeiros e passeios de barco adicionam ainda mais a esta lista de atrações turísticas e coisas para fazer em Portsmouth.
1. Banco de morango
Banco de morango
O Strawbery Banke Museum, de 10 acres, recebeu o nome do primeiro assentamento aqui na margem do rio Piscataqua , na foz da Great Bay. A partir desta fundação de 1623, Portsmouth tornou-se um importante porto, e as casas aqui reunidas representam seus quatro séculos de história.
Além da variedade histórica, Strawbery Banke varia a interpretação e o foco: algumas casas são mobiliadas e decoradas de acordo com sua época; alguns concentram-se nas famílias que ali viviam; outros são preservados para mostrar como foram construídos, com mostras em corte e exposições de ferramentas, materiais e detalhes decorativos. Um é um duplex restaurado para dois séculos diferentes. Intérpretes e artesãos fantasiados demonstram culinária, habilidades domésticas, artesanato de época e técnicas de construção de barcos.
Como Strawbery Banke representa a continuação da história do bairro de Puddle Dock, alguns dos edifícios e exposições representam meados do século 20, incluindo uma loja de bairro totalmente abastecida e uma casa dos anos 1950. Várias casas têm jardins de época que, tal como o mobiliário doméstico, representam a situação social e económica dos antigos proprietários.
Endereço: 454 Court Street, Portsmouth, New Hampshire
Site oficial: http://www.strawberybanke.org
2. Praça do Mercado
Vista aérea da Praça do Mercado e Portsmouth
Assim como Puddle Dock era o foco da vida do século XVII em Portsmouth, Market Square é o centro hoje. Este amplo espaço aberto é emoldurado pela impressionante Igreja Norte e distintos edifícios de tijolos que incluem o venerável Portsmouth Athenaeum . Blocos mercantis mais bem preservados continuam pela Market Street em direção à orla ativa de Portsmouth com sua fileira de rebocadores.
A Market Street é uma das favoritas para fazer compras . Boutiques, lojas especializadas e galerias de belas artes e trabalhos decorativos de artesãos locais enchem os prédios, vários dos quais têm vitrines de ferro fundido que foram adicionadas para "modernizá-los" no século XIX.
3. Parque Prescott
Fonte e jardins no Prescott Park
Ao longo das margens do rio Piscataqua, próximo ao Strawbery Banke , Prescott Park inclui belos jardins de flores perenes e anuais, um jardim de demonstração, espaço para apresentações e docas públicas, além de um lugar para sentar em um banco e apreciar as flores e o porto Visualizações.
O parque é conhecido especialmente por suas deslumbrantes exibições de tulipas na primavera e no verão por seus canteiros de plantas anuais brilhantes. O Prescott Park Arts Festival traz apresentações de música e teatro a cada verão.
Na extremidade do parque, junto aos jardins floridos, encontra-se o Point of Graves Burial Grounds , um pequeno cemitério datado de 1671. Muitas das pedras mais antigas estão tortas, tendo sido derrubadas por vacas que pastavam aqui no cemitério. primeiros anos.
As pedras marcam gerações de famílias proeminentes e não tão proeminentes de Portsmouth, incluindo os Wentworths e Lears, cujas casas são agora propriedades históricas de museus. As pedras, a mais antiga das quais data de 1684, são belos exemplos de lápides antigas esculpidas com motivos folclóricos tradicionais, incluindo caveiras e querubins.
Endereço: Marcy Street, Portsmouth, New Hampshire
4. Casa e Jardim Moffatt-Ladd
Moffatt-Ladd Casa e Jardim | travelview / Shutterstock.com
Construída em 1763 por um rico armador e comerciante, a Moffatt-Ladd House ainda contém móveis originais e mantém muitos de seus primeiros detalhes internos e características decorativas. É considerada uma das melhores mansões georgianas da América ; dois signatários da Declaração de Independência viveram aqui.
As visitas ao seu interior bem preservado começam no Grande Salão, com papel de parede cênico francês datado de cerca de 1820 e belas esculturas em madeira. Porque os registos originais da construção da casa ainda sobrevivem, sabe-se muito da sua história e dos artistas locais responsáveis pelos seus excepcionais pormenores decorativos. A mobília original da família inclui excelentes exemplos de móveis ingleses e feitos em Portsmouth , e um dos retratos de família é de Gilbert Stuart .
O jardim atrás da mansão data do final de 1800, disposto em torno de um caminho cercado por canteiros de flores formais e levando a uma série de terraços cobertos de grama. Como a casa, o jardim se parece muito com o que era originalmente, graças aos registros meticulosamente detalhados mantidos por gerações da família.
Endereço: 154 Market Street, Portsmouth, New Hampshire
Site oficial: www.moffattladd.org
5. Casa Warner
Casa Warner | travelview / Shutterstock.com
Construída em 1716 e a única sobrevivente das mansões que ladeavam a Daniel Street nos dias coloniais, a Warner House é mais conhecida pelos historiadores da arte pelos murais pintados mais antigos da América que ainda estão em seu local original. Os murais revestem a escada do hall e em toda a casa são exemplos excepcionais de molduras esculpidas e painéis de madeira.
Além de sua importância, a casa também contém o primeiro exemplo de mobiliário Queen Anne conhecido por ter sido feito na América, um baú alto Sherburne datado de 1733. Isso faz parte de uma excelente coleção de móveis e retratos antigos de Portsmouth. Por 200 anos, a casa de tijolos georgiana foi o lar de gerações da mesma família de comerciantes, capitães de navios e um governador real.
Endereço: 150 Daniel Street, Portsmouth, New Hampshire
Site oficial: http://www.warnerhouse.org
6. As Ilhas de Shoals e Cruzeiros do Porto de Portsmouth
Cruzeiros do porto de Portsmouth
As melhores vistas do Farol do Porto de Portsmouth e do histórico Fort Constitution , que guarda a entrada do Porto de Portsmouth desde os tempos coloniais, são da água. Os cruzeiros pelo porto começam nas docas do centro de Portsmouth, perto da Market Street, onde você também pode embarcar em cruzeiros para as Ilhas de Shoals , um pequeno grupo de ilhas divididas entre New Hampshire e Maine.
Embora as ilhas sejam todas de propriedade privada, alguns cruzeiros permitem o desembarque em Star Island. Os cruzeiros para visitar o Island Garden de Celia Thaxter em Appledore partem de New Castle, perto de Fort Constitution. Em qualquer um deles, você aprenderá a fascinante história do forte.
Passeios por portos e rios em uma réplica dos veleiros de carga rasos, chamados gundalows, que foram usados para transporte local durante a Era Colonial, partem das Docas Gundalow em Prescott Park, na Marcy Street.
7.USS Albacore
USS Albacore | Foto cortesia de Portsmouth Submarine Memorial Association
Outrora o submarino mais rápido do mundo, o USS Albacore nunca foi à guerra, mas sua forma, design e equipamento foram o protótipo dos submarinos modernos em uso hoje. Agora em terra firme, o USS Albacore é um navio-museu, e visitas autoguiadas mostram como o submarino operava e como era a vida da tripulação.
Áudio e gravações de ex-membros da tripulação dão vida ao Albacore e sua missão de pesquisa. Um jardim memorial no Albacore Park lembra os marinheiros que perderam a vida enquanto serviam em submarinos americanos.
Endereço: 600 Market Street, Portsmouth, New Hampshire
Site oficial: www.ussalbacore.org
8. Descubra Portsmouth
Para uma boa introdução à cidade e a todas as suas atrações turísticas históricas, pare no Discover Portsmouth , um centro de boas-vindas e porta de entrada cultural. As exposições destacam a arte e a história da região costeira, e grandes painéis informativos apresentam as muitas casas e pontos de referência históricos da cidade. Galerias de exposições menores apresentam exposições de arte local e artefatos históricos.
No teatro, você pode assistir ao filme “Welcome to Historic Portsmouth” para conhecer os quatro séculos da cidade. De maio a outubro, começam aqui os passeios a pé históricos, tanto os gerais quanto os que apresentam temas específicos, como a história da mulher.
Endereço: 10 Middle Street, Portsmouth, New Hampshire
Site oficial: www.portsmouthhistory.org
9. Assista a um show no The Music Hall
Construído em 1878, o The Music Hall é uma das mais antigas salas de concertos em operação contínua nos Estados Unidos e já recebeu grandes nomes e artistas de vaudeville, de Mark Twain e Buffalo Bill Cody a Wynton Marsalis. Hoje, é o centro da região costeira para concertos ao vivo, teatro, musicais, transmissões simultâneas da Metropolitan Opera, filmes vintage de Hollywood e exibições de filmes de arte.
Os espectadores do teatro e do concerto entram no teatro maravilhosamente restaurado através do lobby Beaux Arts para chegar ao elegante auditório de 895 lugares, com sua varanda em forma de ferradura e teto pintado. Um local menor, o Music Loft , é um teatro de caixa preta contemporâneo projetado para programas de palco e tela.
Um destaque da temporada de férias a cada ano é a produção em palco completo de White Christmas de Irving Berlin, produzida pela The Ogunquit Playhouse e apresentando atores da Broadway. Também em Portsmouth, o Seacoast Repertory Theatre e o anual Prescott Park Arts Festival contribuem para a mistura cultural.
Endereço: 28 Chestnut Street, Portsmouth, New Hampshire
Site oficial: http://www.themusichall.org
10. Trilha da herança negra e cemitério africano
Trilha do Património Negro | InAweofGod'sCreation / foto modificada
A escravidão na América colonial não se limitava ao sul, e Portsmouth era um ponto de desembarque para escravos que se tornaram parte da vida doméstica e mercantil do porto. Embora nunca tenham tido aqui a importância que tiveram nas plantações do sul, um censo de 1775 mostra 656 escravos africanos em New Hampshire.
A maioria estava em Portsmouth, e o Black Heritage Trail destaca a cultura negra dos períodos colonial e federal. Segue um percurso pelo centro histórico da cidade, desde o cais até a Igreja Batista do Povo na Pearl Street, com placas identificando locais e contando histórias de pessoas e lugares.
Uma brochura de passeio a pé autoguiado apresenta mais histórias pessoais que tornam a história real e relevante hoje. A trilha começa em Long Wharf, onde os navios chegavam e os escravos eram leiloados. Inclui as histórias de empregados domésticos, escravos que eram artesãos qualificados e líderes para a abolição e escravos libertos. A trilha traça a história negra através do movimento pelos direitos civis dos anos 1960.
Em 2003, a escavação de obras públicas revelou restos mortais de 13 pessoas, comprovadas por análise de DNA como sendo de ascendência africana. Descobriu-se que em 1700, este tinha sido um campo usado para enterro de negros escravizados e livres. E cerca de 200 pessoas foram enterradas aqui. O African Burying Ground Memorial Park lembra essas pessoas com esculturas e placas históricas.
Site oficial: http://pbhtrail.org
11. Casa Rundlet-May
Casa Rundlet-Maio | Teemu008 / foto modificada
Construída por um comerciante de Portsmouth em 1807, a Rundlet-May House inclui dependências conectadas, um celeiro de carruagens e jardins impressionantes. Era uma casa completamente moderna para a época, com aquecimento central, um poço interno e as últimas melhorias na cozinha, que incluíam um fogão e torrador Rumford. O mobiliário é obra de marceneiros e artesãos locais.
Embora a casa tenha mantido as características originais, como os revestimentos de parede de 1807 e muitos móveis, ela também reflete a vida das gerações posteriores no século XX. Os jardins ainda estão em seu projeto original.
Endereço: 364 Middle Street, Portsmouth, New Hampshire
12. Casa de John Paul Jones
Casa de John Paul Jones | Direitos autorais da foto: Stillman Rogers
O herói da Guerra Revolucionária John Paul Jones viveu em Portsmouth duas vezes, a primeira vez em 1777, enquanto seu navio de guerra The Ranger estava sendo construído. Acredita-se que aqui viveu num quarto alugado durante essa estadia, quando a casa do capitão de mar de 1758 era uma pensão.
Além de sua conexão com Jones, a casa é um belo exemplo da arquitetura georgiana, tanto por seu exterior simétrico quanto por seus painéis originais, molduras e madeira esculpida. Exemplos de decoração de estilo federal posterior mostram a mudança de gostos do final do século XVIII e início do século XIX.
A casa está mobiliada com as coleções de móveis da Sociedade Histórica de Portsmouth feitas pelos artesãos costeiros proeminentes e com artes decorativas feitas localmente. Junto com esses exemplos importantes, a casa exibe a extensa coleção de retratos, vidro e cerâmica da sociedade, que inclui peças comerciais da China e uma coleção de tecidos. Juntamente com excelentes exemplos de bordados, isso inclui exemplos de roupas em Portsmouth do século 18 até o início do século 20.
Endereço: 43 Middle Street, Portsmouth, New Hampshire
13. Casa do Governador John Langdon
Casa do Governador John Langdon | InAweofGod'sCreation / foto modificada
Frequentemente listada como uma das melhores casas georgianas da América , a Casa do Governador John Langdon de 1785 apresenta trabalhos em madeira ornamentados e decoração e móveis de época que refletem a posição e a prosperidade de um proeminente comerciante de Portsmouth. Quando construiu esta casa, John Langdon era presidente do Senado de New Hampshire, tornando-se depois delegado da Convenção Constitucional, senador dos Estados Unidos e governador de New Hampshire por três mandatos.
Entre os visitantes que os Langdon receberam em sua casa em Portsmouth estava o presidente George Washington em sua visita ao estado em 1789. O cravo original construído na sala de estar é provavelmente o que a filha dos Langdon tocou para o presidente. Atrás da casa se estende um gramado cercado por sebes e uma borda de perenes de época.
Endereço: 143 Pleasant Street, Portsmouth, New Hampshire
14. Ateneu de Portsmouth
Portsmouth Atheneum | Direitos autorais da foto: Stillman Rogers
De frente para a Market Square está o venerável Portsmouth Athenaeum, fundado em 1817 como uma biblioteca particular. Atualmente, mantém mais de 40.000 volumes e um arquivo de materiais e fotografias relacionados à história local, além de artefatos históricos. Sua porta da frente é ladeada por um par de canhões capturados pelo Comodoro Perry na Batalha do Lago Erie.
No terceiro andar, a Randall Room Exhibition Gallery realiza exposições frequentes cobrindo assuntos tão variados quanto os jardins em estilo georgiano de George Washington e Portsmouth. Estes são gratuitos e abertos ao público. Outros programas incluem palestras com autores e sessões de autógrafos, concertos e palestras.
Endereço: 9 Market Square, Portsmouth, New Hampshire
Site oficial: https://portsmouthathenaeum.org/
15. Mansão Wentworth Coolidge
Mansão Wentworth Coolidge | David Smith / foto modificada
Governador real de 1741 a 1767, Benning Wentworth mudou seu centro de governo para esta mansão de 40 quartos com vista para Little Harbor, a alguma distância do centro de Portsmouth, e isso se tornou o centro da vida social e política na colônia de New Hampshire.
Hoje, é a única residência sobrevivente de um governador real nos Estados Unidos e uma das principais casas da era colonial, com belos exemplos de artesanato de época, especialmente na lareira esculpida à mão. Os lilases que cercam a mansão são do estoque original que Wentworth importou e são os primeiros lilases a serem cultivados na América.
A Little Harbor Loop Trail segue a costa por 1,5 milhas entre a Wentworth-Coolidge Mansion, Creek Farm e Portsmouth Conservation Land.
Endereço: 375 Little Harbour Road, Portsmouth, New Hampshire
Site oficial: http://www.nhstateparks.org
16. Fort Constitution e Portsmouth Harbor Light
Luz do porto de Portsmouth
Se você fizer um cruzeiro do porto ou para as Ilhas de Shoals, você terá navegado por Fort Constitution, em New Castle, na foz do rio Piscataqua. E você terá ouvido um pouco de sua fascinante história como local do primeiro conflito armado da Revolução Americana , em 1774.
O local foi defendido pela primeira vez em 1631 e recebeu o nome de Fort William and Mary, em homenagem ao rei e à rainha da Inglaterra. Em dezembro de 1774, Paul Revere viajou de Boston para Portsmouth para avisar os colonos de que os britânicos estavam planejando reforçar o forte para proteger a pólvora armazenada lá de uma possível captura pelos Filhos da Liberdade.
Prevenidos, os colonos invadiram o forte e apreenderam 97 barris de pólvora e canhões leves, o primeiro ato explícito da Revolução , quatro meses antes de Lexington. A pólvora e o canhão foram levados por gundalow para Durham, onde foram armazenados e mais tarde, acredita-se, usados na Batalha de Bunker Hill .
Em 1791, foi renomeado Forte Constituição e ampliado com novos edifícios de tijolos e paredes com o dobro da altura do forte original. As ruínas deste forte, concluído em 1808, são o que você vê aqui hoje.
Portsmouth Harbour Light, um farol branco clássico, foi construído em 1877 e no verão é ocasionalmente aberto para passeios.
Endereço: 25 Wentworth Road, New Castle, New Hampshire
Onde ficar em Portsmouth para passeios turísticos
Portsmouth é uma cidade portuária relativamente compacta, com a maioria de suas atrações turísticas bem próximas no centro histórico. Muitos dos hotéis abaixo também estão no centro, a uma curta distância das principais coisas para fazer. Mas por causa do estacionamento barato no centro da cidade localizado perto da popular Market Street, mesmo os hotéis fora do centro e na vizinha New Castle são úteis para passear. Recomendamos estes hotéis convenientes em Portsmouth, úteis para as principais casas históricas e atrações turísticas:
Hotéis de luxo :
- Um dos últimos grandes hotéis à beira-mar da Nova Inglaterra, o Wentworth by the Sea fica majestosamente com vista para a água em New Castle, a menos de três quilômetros do centro de Portsmouth. Maravilhosamente reformado e modernizado sem perder sua elegância histórica, o hotel dispõe de spa de serviço completo, piscina e quadras de tênis, além de quartos com varandas privativas.
- Em um bairro histórico a 15 minutos a pé de lojas e casas históricas, o Martin Hill Inn ocupa duas casas graciosas do início de 1800. Situada em um jardim com estacionamento gratuito na rua, a pousada é conhecida por seus quartos lindamente decorados e por seus excelentes cafés da manhã, incluídos na diária.
- O Residence Inn Portsmouth Downtown/Waterfront é o único hotel com certificação LEED de Portsmouth, centralmente localizado perto de lojas e restaurantes. A propriedade de suítes tem piscina coberta e academia e serve café da manhã quente de cortesia.
- Acima da extremidade à beira-mar do distrito comercial da Market Street está o Sheraton Portsmouth Harborside Hotel, com quartos amplos e uma sala de jantar com vista para o porto.
Hotéis de médio porte:
- Em uma mansão vitoriana de 1881 maravilhosamente restaurada, o Hotel Portsmouth fica a poucos passos das casas John Paul Jones e Rundlet-May. A propriedade boutique tem 32 quartos e suítes, com iPads nos quartos; o estacionamento é gratuito.
- Seu estilo contemporâneo dá aos quartos da boutique Ale House Inn no centro da cidade a sensação de lofts urbanos inteligentes. Embora esteja a poucos passos de restaurantes e atrações históricas, você pode usar as bicicletas cruiser gratuitas do hotel para explorar Portsmouth.
- O Sailmaker's House, ao lado da Langdon House, possui quartos familiares no centro de atrações históricas e a menos de cinco minutos dos melhores restaurantes.
Hotéis econômicos:
- O Port Inn, localizado na saída da I-95 e do Portsmouth Traffic Circle, oferece café da manhã quente e estacionamento gratuitos, além de piscina ao ar livre aquecida e churrasqueira. Os quartos têm microondas, geladeiras e cafeteiras.
- No mesmo bairro, o Best Western Plus Portsmouth Hotel & Suites também possui geladeiras, micro-ondas e cafeteiras nos quartos, e as suítes têm cozinhas completas. Há uma piscina interior aquecida e uma piscina exterior sazonal, bem como um restaurante na propriedade. As crianças ficam hospedadas gratuitamente nos quartos de tamanho familiar.
- Também perto do Portsmouth Circle, Howard Johnson by Wyndham Portsmouth é um hotel familiar com café da manhã e estacionamento gratuitos.