15 atrações turísticas com melhor classificação na Turquia

Repleta de monumentos antigos que sobraram de um desfile de impérios e dotada de cenários que nunca deixam de impressionar, a Turquia é um destino deslumbrante que abrange a Ásia e a Europa.

Sua cultura vibrante, comida famosa e vasta história impressionam todos os que se aventuram aqui, enquanto suas paisagens gloriosas, do Mediterrâneo banhado pelo sol às poderosas montanhas e estepes áridas, são atrações turísticas em si.

Se quiser continuar a ler este post sobre "15 atrações turísticas com melhor classificação na Turquia" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 15 atrações turísticas com melhor classificação na Turquia, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Se você quer saborear as glórias bizantinas e otomanas de Istambul em uma pausa na cidade, descansar na praia, mergulhar na história vagando por ruínas como Éfeso ou ver alguns dos panoramas mais surreais do mundo em Pamukkale e Capadócia, este país oferece visitantes uma grande variedade de coisas para fazer.

Para ideias sobre os melhores lugares para visitar, leia nossa lista das principais atrações turísticas da Turquia.

1. Mesquita Hagia Sophia (Aya Sofya)

Aya Sophia

Reconhecida como um dos edifícios mais bonitos do mundo, a fascinante glória bizantina da Mesquita Hagia Sophia (Aya Sofya) não é apenas uma das principais coisas para fazer em Istambul, mas também na Turquia.

Construída pelo imperador bizantino Justiniano em 537 EC, é conhecida como a maior conquista arquitetônica do Império Bizantino e permaneceu a maior igreja do mundo por 1.000 anos.

O volume impressionante de seu exterior é cercado pelos delicados minaretes adicionados após a conquista otomana, enquanto o interior suntuoso e cavernoso com afrescos é um grande lembrete do poder e do poder da antiga Constantinopla.

Este famoso monumento é imperdível para todos os turistas que visitam o país.

Hospedagem: os melhores lugares para ficar em Istambul

  • Leia mais: Explorando a Mesquita de Santa Sofia: um guia do visitante

2.Éfeso

éfeso

A não perder, a poderosa ruína de Éfeso é uma cidade de monumentos colossais e estradas com colunas de mármore.

Uma das mais completas e famosas cidades da antiguidade da região do Mediterrâneo, este é o lugar para experimentar como deve ter sido a vida durante a idade de ouro do Império Romano.

A história da cidade remonta ao século 10 aC, mas os principais monumentos que você vê hoje datam da época romana, quando era um próspero centro comercial.

Em particular, a Biblioteca de Celso, o complexo de casas geminadas com afrescos e o Grande Teatro apontam para a riqueza e importância de Éfeso durante o período romano.

Uma viagem de turismo aqui levará pelo menos meio dia para cobrir os principais destaques e mais, se você realmente quiser explorar, portanto, planeje sua visita para não se sentir apressado.

Alojamento: Onde ficar perto de Éfeso

  • Leia mais: Visitando Éfeso: atrações, dicas e passeios

3. Capadócia

Capadócia

Os surreais vales rochosos da Capadócia são o sonho de todo fotógrafo.

Cordilheiras de penhascos e cristas de colinas abrigam panoramas ondulantes de rochas ondulantes ou pináculos em formato maluco que foram formados por milênios de ação do vento e da água.

E se você não gosta de caminhar pelas vistas, este é um dos principais destinos do mundo para fazer um passeio de balão de ar quente.

Aninhadas nesta paisagem lunar única estão as igrejas esculpidas na rocha com afrescos e a arquitetura esculpida em cavernas da era bizantina, quando esta área era o lar de comunidades cristãs monásticas.

Em particular, as várias igrejas-caverna do Museu ao Ar Livre de Göreme e do Vale de Ihlara abrigam alguns dos melhores exemplos de arte religiosa da era bizantina sobrevivente no mundo.

As aldeias da Capadócia, meio escavadas nas encostas, onde os viajantes se hospedam para explorar a paisagem circundante, também são uma atração por si só, com seus hotéis boutique que permitem que você se deite em uma caverna com todo o conforto contemporâneo.

Hospedagem: Onde Ficar na Capadócia

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas na Capadócia

4. Palácio de Topkapi

Palácio de Topkapi

Sumptuoso além da crença, o Palácio Topkapi de Istambul leva você ao mundo fantástico e opulento dos sultões.

Foi a partir daqui, durante os séculos XV e XVI, que os sultões da era otomana esculpiram um império que se estenderia pela Europa e pelo Oriente Médio e pela África.

Os interiores, com seus azulejos exuberantemente decadentes e decoração luxuosa com joias, são uma visão inesquecível da base do poder otomano.

Em particular, não perca o edifício do Conselho Imperial, onde os negócios do império eram conduzidos pelo grão-vizir; a coleção de armas exposta no Tesouro Imperial; a coleção de classe mundial de pinturas em miniatura; e os deslumbrantes quartos do Harém, projetados pelo famoso arquiteto otomano Sinan.

Os jardins públicos circundantes já foram domínio exclusivo da Corte Real, mas agora estão abertos ao público e proporcionam um descanso tranquilo e verde das ruas da cidade.

Hospedagem: os melhores lugares para ficar em Istambul

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas em Istambul

5. Pamukkale

Pamukkale

Uma das maravilhas naturais mais famosas da Turquia, os terraços de travertino branco puro de Pamukkale ("Castelo de Algodão" em inglês) descem a encosta parecendo um campo de neve deslocado em meio à paisagem verde.

Embora os travertinos sejam um destaque de uma viagem à Turquia, as vastas e desconexas ruínas de Hierápolis greco-romana, uma antiga cidade termal, estão espalhadas pelo cume desta colina de calcita.

Depois de explorar o antigo teatro, com vista para o campo, e os restos da ágora da cidade, ginásio, necrópole e grandes portões, você pode nadar nas águas ricas em minerais que fizeram esta famosa cidade termal antiga, na piscina antiga .

Depois, desça a colina de travertino, atravessando as piscinas de água nos terraços superiores, até a pequena vila moderna de Pamukkale abaixo.

Para as melhores fotografias, venha ao entardecer, quando os travertinos brilham enquanto o sol se põe no horizonte.

Hospedagem: Onde ficar perto de Pamukkale

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas em Pamukkale

6. Antália

A pitoresca Antália

Este movimentado centro mediterrâneo tem algo para todos.

As duas principais praias fora da cidade são o paraíso do sol no verão e atraem turistas de toda a Europa. Enquanto a área da cidade velha, bem no centro da cidade, com seus becos de paralelepípedos cercados por mansões da era otomana, é um lugar maravilhoso para explorar.

O Museu de Antalya é conhecido como um dos melhores do país, com uma coleção impressionante de estátuas de mármore helenísticas e romanas, e há muitas atrações fora da cidade para viajantes que desejam usar Antalya como base.

Em particular, Antalya é uma base fácil para passeios de um dia a algumas das mais famosas ruínas greco-romanas da Turquia, incluindo Aspendos e Perge, que ficam nos arredores da cidade, e a cidade de Side, com seu excesso de ruínas.

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas em Antália

7. Cruzando o Mediterrâneo

Iates ancorados perto de Fethiye

A costa mediterrânea da Turquia tem ruínas em abundância e muitas coisas para fazer, mas para muitas pessoas, tudo se resume a aproveitar o sol enquanto aprecia as belas vistas costeiras.

Cruzeiro em um iate é a atividade número um para os visitantes de Bodrum e Fethiye por um bom motivo. As encostas íngremes cobertas de florestas, enseadas escondidas com pequenas praias de areia branca e centenas de ilhas espalhadas são o lugar perfeito para explorar por mar. Até os marinheiros obstinados ficarão impressionados.

Uma das viagens mais famosas é conhecida como Cruzeiro Azul e viaja de Fethiye ao sul pela costa até desembarcar perto do Olimpo, lar do famoso fenômeno natural da Quimera.

Hospedagem: Onde Ficar em Bodrum

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas em Bodrum

8. Monte Nemrut

Monte Nemrut

A principal atração turística do leste da Turquia, o monte funerário do Monte Nemrut está repleto de restos quebrados de onze estátuas de mamute que o guardavam.

Este lugar estranho e solitário deve ser um dos sítios arqueológicos mais peculiares da Turquia. As cabeças de pedra gigantes de deuses há muito esquecidos olham para fora do cume, lançando uma atmosfera sinistra sobre o topo da montanha estéril.

As obras de construção do cume são obra de Antíoco I, governante do Reino Commagene, que fica aqui na região tampão entre os impérios romano e parta.

Antíoco I dedicou este grande túmulo funerário a si mesmo como uma vitrine de sua importância, erguendo um pico artificial de 50 metros de altura no cume do Monte Nemrut e depois decorando-o com estátuas de si mesmo e vários deuses.

A hora mais popular para visitar é ao nascer do sol, para que você possa observar as estátuas enquanto elas surgem no escuro.

Alojamento: Onde ficar perto do Monte Nemrut

  • Leia mais: Explorando o Monte Nemrut: um guia do visitante

9. Oludeniz

Parapente sobre Oludeniz

Água incrivelmente azul-turquesa. Verificar. Floresta verdejante caindo de um penhasco até uma praia de areia branca. Verificar. A enseada protegida de Ölüdeniz, a uma curta viagem de Fethiye, é a praia mais famosa da Turquia, e com uma paisagem que poderia muito bem ter caído de um cartão postal perfeito, é fácil ver por que sua popularidade não diminuiu.

Se a praia ficar muito cheia, é hora de subir aos céus e experimentar as vistas aéreas deslumbrantes em um mergulho duplo de parapente no cume do poderoso Babadağ (Monte Baba), que se ergue atrás da costa.

Ah, nós mencionamos que Ölüdeniz é um dos principais destinos de parapente do mundo? Verificar.

Alojamento: Onde ficar em Ölüdeniz

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas em Fethiye

10. Aspendos

Teatro Romano de Aspendos

Ao sul da cidade turística de Antalya, a massa gigantesca de cair o queixo do Teatro Romano de Aspendos celebra a pompa e a cerimônia do governo de Marco Aurélio.

Considerado o melhor exemplo sobrevivente de um teatro da era clássica ainda de pé no mundo, o teatro altamente restaurado de 15.000 lugares é uma das principais atrações da antiguidade.

Embora o teatro seja o principal motivo de uma visita aqui (e para a maioria dos visitantes em uma viagem de meio dia de Antalya ou Side, o teatro é tudo o que eles veem), o local de Aspendos oferece muito mais ruínas para explorar.

Há restos de um aqueduto, ágora, estádio e uma basílica da era bizantina, todos espalhados pela vasta área de encosta aqui ao redor do teatro.

Alojamento: Onde ficar perto de Aspendos

Leia mais: Aspendos: um guia do visitante

11. Patara

Praia de Patara

Com uma costa mediterrânea tão longa, há uma praia para cada tipo de adorador do sol na Turquia, mas Patara está entre suas faixas de areia mais famosas.

Percorrendo 18 quilômetros ao longo da costa, a praia oferece muito espaço, por isso, mesmo no auge do verão, você ainda pode encontrar um local tranquilo, longe das multidões.

Além da experiência, logo atrás da areia, estão as vastas ruínas da Antiga Patara, que incluem uma rua com colunatas, bouleuterion restaurado (o parlamento da cidade) e um teatro com capacidade para 5.000 pessoas.

Depois de se cansar de sol, areia e natação, passeie por trás das dunas de areia e explore os restos decadentes desta outrora próspera cidade da Lícia.

Patara é facilmente acessível a partir de Kas e Fethiye.

  • Leia mais: Atrações mais bem avaliadas em Fethiye

12. Pérgamo

pérgamo

A Turquia tem uma abundância de ruínas greco-romanas, mas nenhuma pode ser tão romanticamente colocada quanto a antiga Pérgamo na moderna Bergama.

Outrora sede de uma das bibliotecas mais importantes do mundo antigo (que rivalizava com a biblioteca de Alexandria em destaque) e sede da famosa escola de medicina dirigida por Galeno, os remanescentes do templo de Pérgamo agora presidem dramaticamente no topo de uma colina.

É um lugar incrivelmente atmosférico para explorar. A área da Acrópole, com seu teatro cortado na encosta, contém a maioria dos restos mortais e oferece vistas panorâmicas do campo.

Abaixo, a área de Asklepion abriga as ruínas do renomado centro médico da cidade.

Este é um ótimo lugar para se visitar se você quiser ter uma ideia real da vida na era clássica.

Hospedagem: Onde ficar perto de Pérgamo

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas em Pérgamo e no Norte do Egeu

Mapa de Pérgamo – Atrações (Histórico)

13. Ani

ani

As ruínas da poderosa cidade da Rota da Seda de Ani estão abandonadas nas planícies roçando a fronteira moderna da Turquia com a Armênia.

Uma vez capital do Reino Armênio, a idade de ouro de Ani chegou ao fim no século 14, depois que os ataques mongóis, a destruição do terremoto e a disputa de rotas comerciais desempenharam seu papel no declínio da cidade.

Os belos edifícios de tijolos vermelhos ainda desmoronando em meio à grama da estepe têm um efeito hipnotizante em todos os que o visitam.

Não perca a Igreja do Redentor e a Igreja de São Gregório, com suas elaboradas alvenarias de pedra e restos de afrescos ainda visíveis; o volumoso edifício da Catedral de Ani; e a Mesquita de Manuçehr, construída pelos turcos seljúcidas quando capturaram a cidade no século XI e que se acredita ser a primeira mesquita construída no que viria a ser a Turquia.

Hospedagem: Onde ficar perto de Ani

Mapa Ani – Atrações (Histórico)

14. Safranbolu

Casas otomanas tradicionais em Safranbolu

A cidade otomana mais bem preservada da Turquia é um lugar fabulosamente fotogênico de estreitas ruelas sinuosas repletas de mansões de madeira finamente restauradas que já foram o lar de ricos comerciantes e agora foram transformadas em hotéis e restaurantes boutique.

Há pouco o que realmente fazer na cidade. Em vez disso, este é um lugar para simplesmente passear pelas ruas e admirar a atmosfera do velho mundo.

Também é conhecida por seus doces e artesanatos tradicionais e há muitas lojinhas fofas onde você pode comprar uma lembrança única.

Se você está viajando para o interior de Istambul, este é um lugar fantástico para parar durante a noite e experimentar o ambiente histórico.

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas em Safranbolu

15. Mosteiro de Sumela

Mosteiro de Sumela

Com seu cenário deslumbrante e solitário, construído em uma falésia, o Mosteiro de Sumela (Mosteiro da Virgem Maria) é a atração principal para os visitantes ao longo da costa do Mar Negro.

Passear por este complexo religioso abandonado, com o interior de suas igrejas repleto de afrescos deslumbrantes e vibrantes, é imperdível para quem faz a longa jornada até a região nordeste da Turquia.

O mosteiro abriu pela primeira vez durante a era bizantina e só deixou de funcionar como centro religioso em 1923, quando os monges foram forçados a sair como parte do Intercâmbio de População Grego-Turco.

Hoje, vagando por suas celas vazias, é fácil imaginar a vida isolada dos monges que um dia viveram aqui.

Alojamento: Onde ficar perto do Mosteiro de Sumela

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas na costa do Mar Negro