15 atrações turísticas com melhor classificação na Ilha de Man

A Ilha de Man, embora não seja uma ilha grande – tem apenas 33 milhas de comprimento e 12 milhas de largura – oferece muitas coisas divertidas para os turistas e muitos pontos de interesse fascinantes. Situada no Mar da Irlanda, a meio caminho entre a Inglaterra, a Irlanda do Norte e a Escócia, a Ilha de Man se beneficia de um clima ameno e possui mais de 160 quilômetros de bela costa, consistindo principalmente de extensas praias de areia e penhascos íngremes e escarpados.

A maior parte da ilha é ondulada e montanhosa, com uma bela mistura de charnecas e charnecas, planaltos suaves, vales estreitos com cachoeiras e áreas de floresta. Uma parada obrigatória enquanto você está aqui é desfrutar de um passeio por sua capital, Douglas , onde você encontrará muitos dos principais pontos de interesse da ilha.

Se quiser continuar a ler este post sobre "15 atrações turísticas com melhor classificação na Ilha de Man" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 15 atrações turísticas com melhor classificação na Ilha de Man, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Embora a Ilha de Man não pertença ao Reino Unido, é uma dependência da coroa e, como tal, tem seu próprio parlamento: o Tribunal de Tynwald. A Corte é, de fato, o parlamento mais antigo do mundo, com a Rainha Soberana e Senhor Proprietário da ilha (ela é representada por um vice-governador).

A ilha – conhecida em todo o mundo por sua famosa corrida de motos TT (Tourist Trophy) – é facilmente acessível por balsa de Liverpool. Ele ainda tem sua própria companhia aérea, a Manx Air, que oferece voos de e para a maioria dos maiores aeroportos ingleses, escoceses e irlandeses.

Encontre os melhores lugares para visitar com nossa lista das principais atrações da Ilha de Man.

Veja também: Onde ficar na Ilha de Man

1. A cidade de Douglas

Douglas, Ilha de Man

Douglas, a bela pequena capital desta pequena nação insular, fica às margens de uma bela baía na qual o rio Douglas deságua. Os visitantes apreciam passear pelo calçadão de três quilômetros com suas excelentes vistas da grande baía. Aqui, você verá pontos de referência como o porto e a Torre do Refúgio , uma pequena estrutura semelhante a um castelo construída para abrigar marinheiros naufragados na Ilha de Santa Maria.

A cidade oferece uma variedade de tipos de acomodação, de hotéis de luxo a pousadas modestas, além de ótimas opções de compras.

Uma grande variedade de atrações turísticas inclui bondes puxados por cavalos, piscinas e golfe. Belos edifícios se alinham nas ruas, como o Edifício Legislativo (sede do parlamento de Manx) e a renovada Villa Marina and Gardens , que recebe regularmente concertos ao ar livre. O Royal Hall e o excelente Gaiety Theatre são locais para uma variedade de eventos culturais.

2. Cabeça de Douglas

Cabeça de Douglas | Jim Linwood / foto modificada

Algumas das melhores vistas da Ilha de Man podem ser apreciadas a partir de Douglas Head, um afloramento rochoso com vista para o porto de Douglas e acessível ao longo da histórica Marine Drive. Certifique-se de parar para uma foto ao entrar no portão ornamentado da unidade.

Além de suas vistas, é aqui que você encontrará a famosa Grand Union Camera Obscura . Empoleirada na encosta, esta atração única e renovada do século XIX usa luz natural e uma série de espelhos para projetar imagens da área circundante nas paredes escurecidas do edifício com um efeito impressionante.

Outra relíquia da popularidade da ilha entre os turistas vitorianos é o antigo anfiteatro, cujos degraus de concreto e palco ainda estão no lugar. Outros marcos notáveis ​​incluem a estátua de William Hillary, uma homenagem ao fundador do Royal National Lifeboat Institute e um residente de longa data da ilha.

O Farol Douglas Head, construído em 1857, também é imperdível aqui, facilmente acessível por uma trilha pública. Para um verdadeiro deleite, considere uma estadia na casa de campo do faroleiro original, que está disponível para aluguel de temporada.

Site oficial: www.nlb.org.uk/lighthouses/douglas-head/

3. Dia de Tynwald

Colina Tynwald

Nenhum visitante que chegue à Ilha de Man no início de julho deve perder a excelente cerimônia do Dia de Tynwald. Parte das celebrações da Semana Nacional de Manx, o evento é realizado todo dia 5 de julho desde 1417 em Tynwald Hill em St. John's, um antigo túmulo da Idade do Bronze.

O evento vê a proclamação de todas as leis aprovadas pelo parlamento da ilha ao longo do ano anterior e é lido em voz alta em manx e inglês.

Milhares de espectadores viajam para St. John's para assistir à cerimônia e sua longa procissão. Eles também estão aqui para participar da feira e do mercado de acompanhamento, uma variedade de concertos gratuitos e uma soberba queima de fogos de artifício.

Mesmo que você não possa estar aqui para o Tynwald Day, não deixe de visitar o local histórico e sua Pedra do Milênio. Foi erguido a partir de pedras coletadas em cada uma das paróquias da ilha para comemorar o 1.000º aniversário do Parlamento em 1979.

4. Museu Manx

Escultura Cushag no Museu Manx | Literatura Manx / foto modificada

O excelente Museu Manx (Thie Tashtee Vannin) e seus arquivos tratam dos mais de 10.000 anos de história da ilha. As exposições incluem reproduções de salas e equipamentos domésticos do passado, bem como obras de arte de artistas Manx e outros pintores britânicos na Galeria Nacional de Arte do museu. De nota especial aqui é a bela escultura do famoso poeta e dramaturgo Manx, Cushag.

Não deixe de conferir a importante coleção de material dos períodos celta e viking, incluindo uma coleção de cruzes manx. Outros destaques incluem exibições e artefatos relacionados às famosas corridas de TT da ilha; histórias da vida na ilha durante duas guerras mundiais; e eventos regulares e atividades adequadas para crianças, famílias e adultos.

O museu também abriga a Biblioteca Nacional, bem como um salão de chá e uma loja de presentes.

Endereço: 1 Kingswood Grove, Douglas, Ilha de Man

Site oficial: https://manxnationalheritage.im/our-sites/manx-museum/

5. Castletown e Castelo Rushen

Castelo Rushen

Castletown (Balley Cashtal), por muitos séculos a capital da ilha, é onde você encontrará Castle Rushen (Cashtal Rushen). Esta antiga residência real foi construída no local de uma antiga fortaleza viking do século XIII. Apesar de sua idade, o castelo está extremamente bem preservado e fica em uma localização proeminente no centro da cidade, a uma curta caminhada de muitos ótimos restaurantes, lojas e hotéis.

Os destaques incluem o relógio na torre sul (apresentado por Elizabeth I em 1597); um relógio de sol exclusivo com 13 mostradores; e um dos maiores tesouros da ilha, um crucifixo celta trazido da pequena ilhota ao largo, o Bezerro do Homem.

O castelo hoje funciona como um museu que mostra a vida dos antigos reis da ilha, com passeios divertidos oferecidos por guias em trajes de época, acrescentando um ar de autenticidade. Castle Rushen também se tornou um cenário popular para casamentos e outras funções.

Também digno de nota em Castletown é a Old Grammar School, criada na Capela de Santa Maria em 1702 e agora um museu que documenta a educação no período vitoriano. Há também um Museu Náutico com uma fascinante coleção de modelos de navios históricos. A Old House of Keys, onde o parlamento original do país se reunia, também vale a pena ver.

Endereço: Castle Street, Castletown, Ilha de Man

Site oficial: https://manxnationalheritage.im/our-sites/castle-castletown/

6. Ilha de São Patrício e Castelo Peel

Castelo da Casca

Fora do porto da pequena comunidade de Peel e ligada ao continente por uma ponte estreita está a rochosa Ilha de São Patrício. Empoleirado no topo fica o Castelo Peel (Cashtal Phurt Nyh-inshey), uma impressionante estrutura de arenito vermelho cercada por um imponente muro de pedra antigo.

O Castelo Peel era originalmente um local de culto antes de se tornar o forte de Magnus Barefoot, o rei viking de Mann do século 11. Os destaques incluem a Igreja de São Patrício e a Torre Redonda, que remonta ao século 11, bem como a Torre Gatehouse, com suas vistas panorâmicas. O Great Garrison Hall, do século XVI, também vale a pena ver.

É dentro das muralhas do castelo que se encontra a Catedral de São Germano, do século IX, com o seu soberbo coro e cripta do século XIII. E não deixe de perguntar ao seu guia sobre o fantasma residente do castelo, o Moddey Dhoo, que tem a fama de ser um cão preto fantasma.

Depois, não deixe de visitar a vizinha House of Manannan , com sua réplica de casa celta e uma maloca Viking. Também próximo está o igualmente interessante Leece Museum, com suas muitas exposições e exposições relacionadas à história de Peel.

Endereço: West Quay, Peel, Ilha de Man

Site oficial: https://manxnationalheritage.im/our-sites/peel-castle/

7. A Ilha de Man TT

A Ilha de Man TT | Jonathan Camp / foto modificada

Graças à falta de restrições de velocidade em muitas de suas estradas rurais, a Ilha de Man é famosa há muito tempo como campo de competição para corridas de motos. O Tourist Trophy – agora conhecido simplesmente como TT – é um dos eventos mais perigosos do mundo. É também uma das mais antigas corridas formais aqui, traçando suas raízes até sua corrida inaugural em 1907.

O circuito utilizado para o evento, que vai do final de maio ao início de junho, fica no norte da ilha e começa e termina em Douglas. Ao longo do caminho, leva em Crosby; São João; Kirk Michael; Ramsay; e o ponto mais alto da ilha, Snaefell (2.036 pés), numa distância total de 37 milhas.

Atingindo uma velocidade média de 115 milhas por hora, essas máquinas pesadas de "touring" trovejam ao longo de estradas estreitas, descidas íngremes e curvas acentuadas para uma chance de conquistar o troféu, muitas vezes completando a rota em menos de 18 minutos.

Site oficial: http://www.iomtt.com

8. Lady Isabella, a Escolha do Editor da Grande Roda Laxey

A Grande Roda Laxey e as Ferrovias da Ilha

Localizada entre Ramsey e Douglas é a pequena cidade turística de Laxey, um destino de visita obrigatória por sua beleza cênica e maravilhosas atrações históricas. É em Laxey que você encontra a atração turística mais famosa da ilha: a Great Laxey Wheel (Queeyl Vooar Laksey).

Também conhecida como "Lady Isabella", esta enorme roda d'água de 72 pés foi construída em 1854 para bombear água das minas de chumbo da (onze) Great Laxey Mining Company. É considerado uma parte tão importante do patrimônio do país que as crianças aprendem canções tradicionais manx sobre ele. Uma segunda roda d'água, a Roda Snaefell (Lady Evelyn) está localizada em Laxey Glen Gardens, a poucos minutos a pé.

Site oficial: https://manxnationalheritage.im/our-sites/laxey-wheel/

9. A Ferrovia Elétrica Manx

Manx Electric Railway | David Jones / fotomodificado

Se você tiver tempo, uma maneira divertida de chegar a Laxey é pela Manx Electric Railway, que liga a cidade a Ramsey e Douglas. Esta estrada de ferro cênica de bitola estreita se estende por cerca de 17 milhas em toda a ilha, e várias paradas programadas permitem que a viagem seja interrompida.

Outra ferrovia de herança que vale a pena visitar é a Grodle Glen Railway . Esta pitoresca ferrovia de bitola estreita de dois pés opera aos domingos e opera trens temáticos especiais de férias.

Endereço: Derby Castle, Douglas

Site oficial: https://manxelectricrailway.co.uk

10. Porto Erin

Farol em Port Erin

A pitoresca cidade turística de Port Erin fica no início de uma baía profunda protegida por Bradda Head, com 120 metros de altura. É o ponto terminal de uma pequena ferrovia a vapor dos velhos tempos de Douglas, a ferrovia de 15 milhas da Ilha de Man .

Esta pequena comunidade também é um ótimo lugar para começar uma caminhada pela ilha, que é sem dúvida uma das melhores coisas gratuitas para fazer aqui. Para algumas das paisagens mais selvagens e belas da ilha, uma caminhada ao longo das falésias até a Baía de Fleshwick e depois continuar uma milha para o interior até Niarbyl e Dalby é altamente recomendável. Em alguns lugares, as falésias mergulham dramaticamente direto para o mar, oferecendo inúmeras vistas excelentes e locais para piquenique.

Os turistas, de fato, viajam para Port Erin de toda a ilha por sua praia de areia no porto fechado, seus belos parques e jardins, bem como seus cafés e restaurantes à beira-mar. É também onde você encontrará muitas pousadas e hotéis de boa reputação, galerias e lojas – e muitas coisas memoráveis ​​para fazer, como desfrutar de um pôr do sol espetacular na Baía de Port Erin.

Certifique-se de procurar a placa comemorativa de um famoso Manxman que veio de Port Erin: Fletcher Christian. Eu instiguei o famoso motim no Bounty ; seu adversário, o capitão Bligh, teria se casado na ilha.

11. Aldeia Folclórica Cregneash

Casa de Campo na Aldeia Folclórica de Cregneash

Localizada na remota Mull Hill (430 pés de altura) e a cidade mais ao sul da ilha, Cregneash (Creneash) é onde você encontrará um grupo de seis túmulos de câmara conhecidos como Mull Circle, ou Meayll Circle. A própria vila é famosa por seu papel como um "museu vivo" que preserva o modo de vida tradicional manx.

Espalhados ao redor da vila estão bem preservados edifícios e casas de fazenda do século 19, muitos deles de palha. Os animais de fazenda incluem cavalos de arado, ovelhas Loghtan, vacas de chifre curto e, é claro, os gatos Manx. Demonstrações de artesanato e técnicas agrícolas antigas estão disponíveis, assim como um salão de chá e um café de primeira linha. Estão disponíveis visitas guiadas.

Outro museu vivo para conferir é o maravilhoso Grove Museum of Victorian Life (Thie Tashtee "Yn Chell"). Localizado na antiga casa de verão de Duncan Gibb, um comerciante de Liverpool que documentou fielmente (e em grande detalhe) a vida no campo na era vitoriana, este é imperdível para os amantes do drama de época por sua visão desses tempos passados.

Site oficial: https://manxnationalheritage.im/our-sites/cregneash/

12. Museu do Motor da Ilha de Man

A mais nova grande atração a se estabelecer na ilha, o Isle of Man Motor Museum em Jurby abriu suas portas ao público em 2015. Desde então, essa atração divertida cresceu e inclui uma impressionante coleção de mais de 500 veículos de todos os tipos . O museu cresceu a partir de uma coleção particular reunida durante um período de 30 anos e complementada por exposições cada vez maiores de veículos emprestados.

Dada a herança de corrida da ilha, não será surpresa que haja 200 motocicletas clássicas em exibição, desde uma Clement 1902 impecável até motos elétricas e vencedores de TT. Há também exemplos de nomes clássicos, incluindo Norton, Velocette e Sunbeams. Os amantes de carros terão a chance de se aproximar de veículos icônicos, incluindo um Austin 7, um "carro flor" Cadillac de 1952, bem como marcas de luxo como Lotus e BMW.

Existem muitos outros veículos historicamente significativos, incluindo um carro a vapor Turner-Miesse de 1903, um Humber Super Snipe de 1953 feito para a rainha, caminhões de bombeiros e até um motor de tração a vapor. Tudo isso faz deste divertido museu uma das principais atividades internas da Ilha de Man e uma ótima coisa para fazer quando chove.

Endereço: Jurby, Ilha de Man

Site oficial: www.isleofmanmotormuseum.com

13. Snaefell e a Ferrovia da Montanha

Bonde vintage em Snaefell

Snaefell, que literalmente se traduz do nórdico antigo como "montanha de neve", não é apenas o cume mais alto da Ilha de Man – tem 2.037 pés – também é um dos mais fáceis de subir, graças à excelente Snaefell Mountain Railway.

Esta linha de trem elétrico opera "bondes" que percorrem os seis quilômetros entre Laxey e o cume regularmente, entre abril e outubro, oferecendo vistas maravilhosas ao longo do caminho, além de um café na estação do cume.

Você também pode optar por escalar Snaefell. Se sim, uma ótima opção é pegar o trem (ou dirigir) até a estação ferroviária do Bungalow. A partir daqui, siga pela trilha o resto do caminho. É uma caminhada de 45 minutos que é relativamente fácil de gerenciar. A vista do topo é certamente espetacular e abrange a Escócia, a Inglaterra, a Irlanda do Norte e, em um dia claro, até a distante Dublin.

Site oficial: https://manxelectricrailway.co.uk/snaefell/

14. Bezerro do Homem

Olhando para o bezerro do homem

Localizada a uma curta viagem de barco de Port St. Mary e Port Erin, Calf of Man – população, dois – é uma ilha de 618 acres administrada pelo patrimônio nacional Manx e uma delícia para explorar. É um local particularmente popular para os observadores de pássaros, que vêm aqui para longas aventuras de observação de pássaros, que incluem a oportunidade de observar o cagarro nativo. Você também terá um vislumbre de uma colônia de focas.

É possível pernoitar graças a um número limitado de unidades de alojamento auto-suficientes (então reserve com antecedência). Também é divertido caminhar entre os quatro faróis que chamam o lar de Calf of Man, dois dos quais podem traçar suas raízes até o início de 1800.

15. Parque de Vida Selvagem de Curraghs

Parque de Vida Selvagem de Curragh | Jack IOM / foto modificada

Estabelecido em 1963 em uma área de pântano conhecida por sua abundante flora e fauna, o Curraghs Wildlife Park é uma ótima distração para jovens e idosos. Embora 160 acres tenham sido reservados como área de conservação, o próprio parque de vida selvagem de 26 acres abriga cerca de 100 espécies de animais selvagens de todo o mundo, que podem ser apreciadas enquanto você percorre as inúmeras caminhadas do local . cercos.

Há também muitas trilhas naturais bem marcadas para explorar. Isso inclui uma trilha popular de borboletas e uma trilha pelas copas das árvores, e fique de olho nos cangurus de pescoço vermelho não nativos, fugitivos que se estabeleceram na área circundante. Outros destaques incluem uma fazenda infantil e um zoológico, um playground e uma divertida ferrovia em miniatura.

Endereço: Main Road, Ballaugh, Ilha de Man

Site oficial: www.curraghswildlifepark.im

Onde ficar na Ilha de Man para passeios turísticos

  • Hotéis de Luxo : Aqueles que procuram uma dose de luxo tradicional não ficarão desapontados com uma estadia no Regency Hotel. Localizado no extremo norte de Douglas Promenade, este luxuoso hotel à beira-mar oferece um serviço fantástico, quartos espaçosos e elegantemente decorados e um restaurante deliciosamente antiquado com painéis de madeira.

    Outro grande hotel de luxo no coração de Douglas é o The Claremont Hotel, completamente remodelado. Por trás de sua fachada vitoriana caiada de branco, você será mimado com jantares premiados (disponíveis no quarto 24 horas por dia), café da manhã e artigos de toalete de cortesia, além de serviços de concierge.

    O Englewood Lodge também vale a pena considerar, e oferece uma variedade de acomodações de luxo, hospitalidade incomparável e comodidades de primeira classe.

  • Hotéis de médio porte: Douglas também abriga um bom número de hotéis de médio porte com preços razoáveis. Um dos mais bem avaliados é o The Empress Hotel, um edifício vitoriano agradavelmente decorado que agora é um hotel três estrelas à beira-mar com banheiros de mármore, café da manhã inglês de cortesia e quartos bem equipados.

    Outros hotéis recomendados nesta categoria incluem o muito moderno Ramsey Park Hotel em Ramsey, conhecido por seus quartos confortáveis ​​com vista para o lago, e The Rutland Hotel on Queens Promenade em Douglas, um tradicional hotel à beira-mar de estilo vitoriano, que oferece uma variedade de quartos espaçosos e suítes, muitas com vista para a água.

  • Hotéis Econômicos: Aqueles com orçamento fixo também são bem atendidos, sendo uma das principais opções o Adelphi . Este hotel econômico fica a uma curta caminhada do centro de Douglas e oferece ótimo valor, especialmente quando você considera que um café da manhã de cortesia está incluído na sua estadia.

    Outras ótimas opções econômicas que vale a pena conferir são o Athol House, um delicioso bed and breakfast de gerência familiar a poucos passos da beira-mar em Douglas, e o The Edelweiss Guest House, um pitoresco hotel três estrelas que oferece quartos com banheiro privativo e também localizada na capital da ilha.

Esteja você visitando a Ilha de Man para uma escapadela de fim de semana ou como parte de uma exploração mais longa das Ilhas Britânicas vizinhas, esta bela ilha no meio do Mar da Irlanda serve como um ótimo ponto de partida para uma variedade de destinos no Reino Unido . E o melhor de tudo, você pode obter cada um deles pela água.