15 atrações turísticas com melhor classificação e coisas para fazer em Verona

A meio caminho entre Milão e Veneza, Verona é uma das cidades mais populares da Itália para os turistas, que se deleitam com sua arte, arquitetura, ópera e fama literária . Encontra-se na curva em S do rio Adige à medida que emerge dos Alpes. O Centro Storico de Verona, o centro histórico, onde você encontrará a maioria das atrações, está ligado aos bairros da margem esquerda por 10 pontes.

Como Verona é muitas vezes ofuscada por sua vizinha glamourosa, Veneza, os turistas muitas vezes tentam vê-la em um dia, mas há tantas coisas para fazer aqui que você vai querer passar mais tempo nesta cidade encantadora.

Se quiser continuar a ler este post sobre "15 atrações turísticas com melhor classificação e coisas para fazer em Verona" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 15 atrações turísticas com melhor classificação e coisas para fazer em Verona, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Verona tornou-se uma colônia romana em 89 aC e se tornou uma importante cidade. Existem vários vestígios desta época, incluindo o anfiteatro romano , e a cidade é igualmente rica em igrejas românicas dos séculos XI e XII. Verona foi um importante centro artístico no Renascimento e antes, sob a poderosa família della Scala. Você os encontrará em todos os lugares, chamados de Scaligeri. Os principais arquitetos dos séculos XV e XVI, Fra Giocondo e Michele Sanmicheli, foram responsáveis ​​por vários edifícios esplêndidos e pelas muralhas da cidade abaluartada.

Você vai achar fácil planejar sua visita com esta lista prática das principais atrações turísticas e coisas para fazer em Verona.

Veja também: Onde ficar em Verona

Observação: algumas empresas podem estar temporariamente fechadas devido a problemas globais recentes de saúde e segurança.

1. Castelvecchio e Ponte Scaliger

Castelvecchio e Ponte Scaligero

Nas margens do Adige, Castelvecchio foi construído pelos Scaligeri em 1354-55, uma impressionante fortaleza defensiva que certamente lembraria a qualquer rival o poder da família della Scala. Atravessando o rio está a bela Ponte Scaligero acastelada, uma ponte do século XIV sem trânsito e entre os lugares favoritos dos moradores para passear.

A torre principal e as muralhas do castelo oferecem vistas da ponte, da cidade e das colinas circundantes. O interior do castelo foi brilhantemente restaurado e transformado em um espaço de exposição brilhante pelo arquiteto Carlo Scarpa, sem sacrificar a integridade ou a história do castelo.

As coleções do Civico Museo d'Arte são mostradas aqui, com escultura veronesa, arte aplicada e pinturas, com obras de Bellini, Rubens, Montagna, Guardi, Tiepolo, Tintoretto, Pisano e artistas dos séculos XV e XVI escola veronesa.

A poucos passos do Corso Cavour está o Arco dei Gavi, um portão em arco de pedra do século I que atravessava uma estrada romana; procure as ranhuras usadas pelas rodas da carruagem na pedra abaixo do arco.

Endereço: Corso Castelvecchio 2 (fora de Corso Cavour), Verona

2. Arena di Verona (Anfiteatro Romano)

Arena di Verona (Anfiteatro Romano)

Uma das maiores do gênero e um dos anfiteatros romanos mais bem preservados, a arena de Verona foi construída no reinado de Diocleciano, por volta de 290 dC. Apenas quatro arcos da parede externa do lado norte sobreviveram, mas a abóbada está intacta e em uso regular. Suas 44 fileiras de assentos podem acomodar 22.000 espectadores e, em julho e agosto, é a sede do Festival de Ópera de Verona , um dos principais eventos musicais de verão da Europa, classificado com os festivais de Bayreuth e Salzburgo.

A arena forma um lado da ampla Piazza Brà, em frente ao Palazzo Malfatti, criado por Sammichele. Adjacente ao longo edifício do Gran Guardi, a antiga guarita de 1614, encontra-se o portão e a torre de Portoni della Brà .

Endereço: Piazza Brà, Verona

Site oficial: http://www.arena.it/en-US/HOMEen.html

3. Casa de Julieta

Casa de Julieta

Verona é talvez mais conhecida internacionalmente como o cenário da famosa tragédia de Shakespeare, Romeu e Julieta. Inevitavelmente, os turistas perguntavam onde moravam os amantes desafortunados, e Veronese gentilmente apontou um pequeno palazzo medieval perto da Piazza delle Erbe que tinha um pátio atraente onde os turistas podiam ficar sem bloquear a rua.

Na década de 1930, a cidade acrescentou o ingrediente que faltava, construindo uma varanda com vista para o pátio. Várias décadas depois, eles adicionaram uma estátua de bronze e montaram exibições dentro da casa para os turistas olharem para serem fotografados na varanda.

Por mais que a história seja ficção, os personagens puramente imaginativos e o enredo não baseado em nenhum evento ou pessoa real em Verona (onde Shakespeare nunca esteve), a cidade ainda se tornou um local de peregrinação ao ponto de contratar um equipe de secretárias para responder a correspondência deixada para a mítica Julieta.

Endereço: Via Cappello 23, Verona

4. Basílica de San Zeno Maggiore

Basílica de San Zeno Maggiore

A grande Basílica de San Zeno Maggiore, dos séculos 11 e 12, é considerada o melhor edifício românico do norte da Itália. A bela fachada principal de estratos alternados de tijolo e tufo branco é ladeada por um esbelto campanário românico (1045-1178) e a torre defensiva ameada do século XIV de uma antiga abadia beneditina.

Apesar de entrar pelo elegante claustro românico por um portão lateral, não deixe de ver as portas de bronze no portal frontal, com destacados relevos românicos de cenas bíblicas e seculares.

O interior tem um telhado de madeira incomum do século XIV e belos capitéis românicos. Nos corredores encontram-se afrescos dos séculos XIII a XV . No coro há uma figura de mármore, que se acredita ser do século XIV, de São Zenão, o bispo de Verona do século IV. Seu relicário está na cripta, o que é bastante incomum, pois é igual em tamanho e proeminência à capela-mor acima dela. No altar-mor está uma Madona com Santos do século XV de Mantegna.

Endereço: Piazza San Zeno, Verona

5. Piazza delle Erbe

Piazza delle Erbe

A característica central do Centro Storico de Verona é a retangular Piazza delle Erbe, uma das praças mais pitorescas da Itália. Fica no local do fórum romano e agora é um mercado de frutas e legumes. No centro da praça está a Berlina do século XVI, um dossel em quatro colunas, antigamente usado para eleições. Ao norte, há uma fonte de 1368 com a Madonna di Verona , uma antiga estátua de mármore que foi reaproveitada nos tempos medievais.

No extremo norte da praça, uma coluna de mármore segura o leão de São Marcos, o emblema dos antigos governantes venezianos de Verona. No canto nordeste fica a Casa Mazzanti , originalmente construída pelos Scaligeri. Como muitas casas aqui, é adornada com afrescos renascentistas. No lado norte da praça está o barroco Palazzo Maffei de 1668, e à esquerda deste, a Torre del Gardello de 1370.

A Casa dei Mercanti na esquina da Via Pellicciai foi reconstruída em 1878 em sua forma original de 1301. Em frente, ergue-se a Torre dei Lamberti , com 84 metros de altura, com um sino medieval, El Rengo. Você pode subir os mais de 300 degraus até o topo para ter vistas soberbas da cidade e das montanhas cobertas de neve ao norte. Ou você pode pegar um elevador, que contorna algumas das escadas.

A partir do final, perto do leão de São Marcos, o Corso Porta Borsari é interrompido pela Porta dei Borsari , um portão romano da cidade construído no século I dC e restaurado em 265. No extremo oposto fica a Via Mancini para pedestres, o shopping mais elegante de Verona rua.

6. Piazza dei Signori e Loggia del Consiglio

Piazza dei Signori e Loggia del Consiglio

Acessível através de um arco da Piazza delle Erbe , a Piazza dei Signori é cercada por palácios, e no meio fica um monumento a Dante erguido em 1865. O Palazzo della Ragione (Câmara Municipal), no lado sul da praça, foi iniciado em 1193 mas alterado nos séculos posteriores. A fachada principal do edifício é renascentista, datada de 1524. No pátio há uma grande escadaria gótica de 1446-50 e a entrada para a Torre dei Lamberti .

Também na praça estão uma torre com ameias e o Palazzo dei Tribunali , convertido em 1530-31 de um Palácio Scaliger e com uma porta renascentista por Michele Sanmicheli. No lado leste da praça está o Palazzo del Governo , originalmente outro palácio Scaligeri e também contendo uma porta de Sanmicheli.

No lado norte da Piazza dei Signori fica a Loggia del Consiglio, um dos melhores edifícios do início do Renascimento na Itália. Foi construído por Fra Giocondo de 1486 a 1493 e é coroado por estátuas de cidadãos famosos de Verona. Escavações recentes aqui descobriram uma rua romana, mosaicos e outros restos abaixo do nível da rua atual, que você pode explorar a partir de uma entrada do grande pátio adjacente.

7. Arche Scaliger (Tumbas Scaliger)

Arche Scaliger (Tumbas Scaliger)

A adorável igrejinha de Santa Maria Antica foi concluída no século XII e tornou-se a igreja familiar dos príncipes della Scala, que governaram Verona nos séculos XIII e XIV. Seus imponentes túmulos góticos quase o ofuscam, encimados por suas efígies em armadura completa. Procure seu símbolo: a escada (scala) era o emblema heráldico da família e frequentemente se repete nas elaboradas grades de ferro forjado.

Acima da porta da igreja estão o sarcófago e uma cópia de uma estátua equestre de Cangrande della Scala, que morreu em 1329 (o original é lindamente exibido em Castelvecchio). À esquerda estão o monumento mural de Giovanni, que morreu em 1359, e o sarcófago de Mastino I de 1277. Dentro das grades, sob um dossel, estão os sarcófagos e as estátuas equestres de Mastino II e Cansignorio, que morreram em 1351 e 1375 respectivamente.

Endereço: Via Arche Scaligere, Verona

8. Duomo di Santa Maria Matricolare (Catedral)

Duomo di Santa Maria Matricolare (Catedral)

A catedral é uma basílica românica do século XII com uma nave gótica do século XV. Ao lado está um campanário de base românica, projetado por Sanmicheli, mas não concluído até 1927. Na bela entrada principal da catedral estão figuras dos dois paladinos de Carlos Magno, Rolando e Oliver, feitas entre 1139 e 1153.

No interior, no primeiro altar à esquerda, destaca-se o principal destaque da igreja, a Assunção de Ticiano, de 1525, e no final do corredor sul está o túmulo gótico de Santa Ágata, de 1353. Destacam-se os pilares de mármore vermelho e o coro de mármore -tela. À esquerda da catedral está um claustro românico construído em 1123, com um piso de mosaico cristão primitivo no nível inferior.

Endereço: Piazza Duomo 21, Verona

9. Sant'Anastasia

Sant'Anastasia

Uma igreja de tijolos do final do século 13, Sant'Anastasia ergue-se acima de uma pequena praça no coração de Verona e é o melhor exemplo da arquitetura gótica da cidade. Sobre o portal, cenas da vida de São Pedro esculpidas em pedra e, acima delas, um afresco do século XV. Logo no interior, um par de grotescos esculpidos em mármore sustentam pias de água benta, a esquerda por Gabriele Caliari, pai do artista Paolo Veronese. Não perca o afresco de São Jorge e a Princesa de Pisanello.

A esbelta torre sineira, com 72 metros de altura, é conhecida por seus nove sinos, tocados em estilo tradicional conhecido como campanário veronese , uma arte perpetuada pela Scuola Campanaria Verona em S.Anastasia, uma academia de sineiros sediada na igreja.

Endereço: Piazza Sant'Anastasia, Verona

10. Giardino Giusti

Giardino Giusti

Atrás do Palazzo Giusti , do século XVI, fica o lindo jardim Giardino Giusti, com caminhos entre seus oito parterres formais, cada um com um padrão diferente de sebes, além de fontes e estátuas. Um caminho leva da parte de trás, até o barranco íngreme para um jardim menos formal com uma gruta e vistas da cidade emoldurada por belos ciprestes antigos. Embora não seja o maior, está classificado entre os melhores jardins renascentistas da Itália. Especialmente no calor do verão, é um retiro tranquilo da cidade.

Endereço: Via Giardino Giusti 2, Verona

11. Teatro Romano e Ponte Pietra

Teatro Romano e Ponte Pietra

Do outro lado da ponte romana de Ponte Pietra, na encosta abaixo do Castel San Pietro , o Teatro Romano foi construído no século I durante o reinado de Augusto e escavado entre 1904 e 1939. Do próprio teatro, você pode ver os restos do palco paredes de tufo do prédio e pedras no fosso do palco com buracos onde as cordas eram puxadas para abrir e fechar as cortinas.

Mais resquícios são visíveis do auditório, que foi construído na encosta em galerias e terraços, incluindo o piso da orquestra com mármore embutido geométrico. O teatro é a casa do verão Verona Jazz Festival . A ponte romana, Ponte Pietra, foi explodida durante a Segunda Guerra Mundial, assim como todas as pontes de Verona, mas depois da guerra, as pedras foram recuperadas do rio e cuidadosamente classificadas e remontadas na ponte que atravessa aqui hoje.

Endereço: Regaste Redentore 2, Verona

12. San Fermo Maggiore

San Fermo Maggiore

O primeiro San Fermo Maggiore foi construído no século VIII em memória dos santos Fermo e Rustico, que na época se acreditava terem sido martirizados na arena. Foi substituído no século 11 com a estrutura atual, e a cripta é a única parte sobrevivente do original.

A atual igreja mantém a sua parte inferior românica do século XI, com uma parte superior gótica do século XIII-XIV. A fachada é lindamente decorada em mármore. A igreja abriga um crucifixo de madeira do século XIV e a Adoração dos Pastores de Alessandro Turchi. Procure os afrescos de Pisanello acima do monumento Brenzoni e mais afrescos ao redor do púlpito ornamentado.

Endereço: Via San Fermo, Verona

13. Compras na Via Mazzini

Via Mazzini

Da Piazza Bra à Piazza delle Erbe, a estreita Via Mazzini atravessa o coração do Centro Storico. O pavimento de mármore desta rua pedonal está desgastado por séculos de pés, e os edifícios de ambos os lados albergam as lojas mais elegantes de Verona. As vitrines mostram as últimas novidades da moda italiana e internacional, com uma mistura de nomes da moda e butiques locais.

Aqui, como em qualquer outro lugar em Verona, a história nunca está muito longe de seus pés; o piso térreo da loja Benetton é coberto de vidro, então você pode ver a Domus romana do século I escavada abaixo dela. Embora seja a rua comercial favorita de Verona, é também o local mais popular para a tradicional passeggiata , ou passeio noturno.

14. Viagem de um dia a Mântua (Mântua)

Viagem de um dia a Mântua (Mântua)

Cinquenta quilômetros ao sul de Verona, a capital da província de Mântua foi a residência da família Gonzaga de 1328 a 1707, e eles fizeram de Mântua uma das mais refinadas e cultas capitais principescas, um grande centro de arte e aprendizado. Sua residência suntuosa, o enorme Palazzo Ducale , domina a cidade e ainda é um dos palácios mais esplêndidos da Itália.

Hoje, abriga várias coleções importantes, incluindo pinturas, esculturas gregas e romanas, esculturas medievais e renascentistas e tapeçarias feitas com desenhos de Rafael. Estes são exibidos em salas opulentas decoradas com afrescos, pinturas no teto e tetos ricamente esculpidos.

Também no centro de Mântua, a igreja de Sant'Andrea é uma obra-prima da arquitetura do início da Renascença, construída por Leon Battista Alberti em 1472-94, com transepto e coro de 1600. A terceira grande atração de Mantova é o Palazzo del Te , de um andar. , construído para os Gonzagas entre 1525 e 1535 por Giulio Romano. Está decorado com belos afrescos e trabalhos em estuque.

15. Viagem de um dia a Sirmione e Rocca Scaligera

Sirmione e Rocca Scaligera

Na ponta de um longo promontório que se estende até o extremo sul do Lago de Garda , a cerca de 40 minutos de Verona , Sirmione pode ser um cenário. Você entra na cidade através de uma ponte levadiça, ao pé de um castelo perfeito, Rocca Scaligera, construído no século XII pela família Scaligeri, governante de Verona. Depois de visitar os quartos restaurados do castelo, suba até a torre para ter vistas do lago e da cidade.

Passeie pela rua principal de lojas chiques de Sirmione e caminhe ou pegue o bonde turístico até o extremo da península. Aqui, o poeta romano Catulo, que viveu de 84 a 54 aC, construiu uma vila para aproveitar as nascentes de enxofre, que agora são usadas por um spa de luxo. Os restos de sua vila, Grotte di Catullo , e o complexo que a cerca são extensos e vale a pena explorar tanto por sua história quanto pelas belas vistas do lago.

Onde ficar em Verona para passeios turísticos

As principais atrações de Verona, com poucas exceções, ficam na curva fechada do rio Adige, onde os romanos construíram sua cidade. Castelvecchio, a Arena Romana, a Casa de Julieta, a Piazza delle Erbe, a catedral e várias igrejas repletas de arte se agrupam neste Centro Storico. Felizmente para os turistas, vários hotéis também, e outros estão a poucos minutos. Aqui estão alguns hotéis bem avaliados em Verona:

Hotéis de luxo :

  • Em um palácio bem preservado, Due Torri Hotel compartilha uma pequena praça com Sant'Anastasia, uma das principais atrações de Verona. Abundantes cafés da manhã de cortesia, um restaurante na cobertura e um excepcional serviço de concierge distinguem esta propriedade histórica, onde os quartos de luxo têm banheiros de mármore e closets com painéis de madeira.
  • No centro antigo, perto da Piazza delle Erbe, a cinco minutos a pé da arena, o Academia Hotel serve um excelente café da manhã gratuito, além de bebidas e lanches leves todas as tardes na sala de estar.
  • Também com vista para a Via Mazzini, o Escalus Luxury Suites Verona serve pequenos-almoços feitos sob encomenda que são levados directamente para os seus quartos elegantes. Embora o edifício seja histórico, a decoração interior e as comodidades são contemporâneas, e existe um elevador. Este membro da Small Luxury Hotels of the World (SLH) também oferece estacionamento com manobrista.

Hotéis de médio porte:

  • Na rua principal que liga a estação ferroviária (que também é o ponto de ônibus do aeroporto) ao Centro Storico, o Best Western Hotel Firenze de quatro estrelas fica a 10 minutos a pé da Arena e em uma linha direta de ônibus. Todos os quartos têm banho de vapor ou jacuzzi, e os apartamentos do anexo, denominados Casa Cavallino, têm kitchenettes. O acesso Wi-Fi gratuito está disponível em todos os quartos.
  • Junto com pancadas de chuva e café da manhã continental gratuito, o Hotel Milano tem um terraço na cobertura com uma pequena piscina, jacuzzi e café com vista para a arena; nas noites de ópera e concertos, você pode ouvir a música subindo. O spa inclui banho turco, sauna e cascata de gelo.
  • O Hotel Trieste, a cinco minutos da arena na rua principal entre a estação ferroviária e a cidade velha, tem quartos mobilados de forma luminosa, pequeno-almoço gratuito, estacionamento subterrâneo e bicicletas gratuitas para os hóspedes.

Hotéis econômicos:

  • Em uma rua tranquila perto da Piazza Bra ao lado da arena, o Giulietta e Romeo Hotel tem alguns quartos com varandas. O generoso pequeno-almoço incluído tem pratos quentes, bem como os habituais pães e bolos. O hotel tem elevador.
  • Em uma pequena rua entre a Arena Romana e o rio, o Best Western Hotel Armando oferece estacionamento gratuito na rua e café da manhã e Wi-Fi gratuitos em todo o hotel. Alguns quartos são acessíveis a hóspedes com mobilidade condicionada.
  • Mesmo à saída da Piazza Bra, entre a arena e Castelvecchio, o Hotel Torcolo tem quartos simples, elevador, funcionários muito prestáveis ​​e lugares de estacionamento para os hóspedes. Especialmente para um hotel com preços tão modestos, os quartos são muito bem equipados, com geladeiras, cofres, secadores de cabelo e Wi-Fi.

Mapa de Verona – Atrações (Histórico)