15 atrações com melhor classificação e coisas para fazer em Zadar

Zadar

Cosmopolita e artística, a cidade costeira de Zadar é a maior metrópole do norte da Dalmácia, mas ainda voa sob o radar geral do turismo. Nosso conselho? Chegue aqui antes que as multidões de turistas descubram, pois esta cidade está repleta de coisas para fazer.

Se quiser continuar a ler este post sobre "15 atrações com melhor classificação e coisas para fazer em Zadar" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 15 atrações com melhor classificação e coisas para fazer em Zadar, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Situado em uma pequena península, a histórica cidade velha de Zadar, com suas ruas de paralelepípedos apenas para pedestres, foi feita para ser explorada a pé. Ao longo de suas ruas estreitas e vielas existem inúmeras igrejas medievais antigas e ruínas romanas, incluindo a famosa Igreja de St. Donat, construída no local de um antigo fórum romano.

Zadar também é uma espécie de destino de arte e é bem conhecida por duas das instalações de arte mais exclusivas da Europa: o Órgão do Mar e a Saudação ao Sol. Essas extravagâncias de som e luz imperdíveis trazem um novo significado ao conceito de arte imersiva com as mãos (ou melhor, com os pés).

Dada a sua localização costeira, Zadar também possui uma série de belas praias que são de fácil acesso às atrações do centro da cidade. Aqui, a água é clara e quente e perfeita para banhos de verão. Zadar também é um importante centro de transporte, e é fácil incluir ilhas e cidades próximas como parte de uma divertida viagem de um dia.

Explore mais ótimos lugares para visitar dentro e ao redor desta cidade vibrante com nossa lista das principais atrações e coisas para fazer em Zadar, Croácia.

Veja também: Onde ficar em Zadar

1. Igreja de São Donato

Igreja de São Donato

Um dos exemplos mais importantes da arquitetura bizantina encontrada na Dalmácia, a Igreja de São Donato de Zadar (Crkva sv. Donat) é uma das principais atrações históricas da cidade. Datada do século IX, foi originalmente chamada de Igreja da Santíssima Trindade, mas depois renomeada em homenagem ao bispo Donat.

Ao explorar esta maravilha arquitetônica, observe que ela é famosa por sua forma circular única ladeada por três absides circulares. Construído sobre o antigo fórum romano, o edifício incorpora muitos elementos da estrutura original, incluindo dois dos pilares de sustentação. O piso da igreja foi removido para mostrar a pedra original do fórum no chão abaixo, e muitas das pedras usadas para construir a igreja foram retiradas do Fórum Romano.

Endereço: Trg Rimskog Foruma, 23000, Zadar, Croácia

2. Catedral de Zadar

Catedral de Zadar

A Catedral de Zadar (Katedrala sv. Stošije), também conhecida como Catedral de Santa Anastasia, combina vários períodos arquitetônicos em seu tecido. A construção começou inicialmente com os bizantinos no século IX, mas foi reconstruída novamente durante os séculos XII e XIII em estilo românico.

De particular interesse é a bela fachada da catedral com suas três entradas e numerosos arcos cegos, além de duas belas rosáceas. A superior é em estilo gótico, enquanto a inferior é românica. Os destaques do interior incluem os restos do século IX de Santa Anastácia, os altares de pedra e o impressionante coro esculpido em madeira.

Não deixe de conferir a linda torre do sino que data do século XV, com os níveis superiores sendo concluídos no final do século XIX. Se você quiser vistas realmente incríveis da cidade, organize uma escalada na torre do sino.

Endereço: Trg Svete Stošije, 23000, Zadar, Croácia

3. Instalações de Arte: O Órgão do Mar e Saudação ao Sol

O órgão do mar em Zadar

O famoso Órgão do Mar de Zadar foi instalado à beira-mar em 2005 e agora é uma das principais instalações de arte do país e imperdível na cidade.

Basicamente um instrumento musical gigante tocado pela ação das ondas, é um dispositivo fascinante, que consiste em uma série de tubos subaquáticos colocados sob degraus de mármore que descem na água. Cada tubo cria um tom diferente e, juntos, formam uma trilha sonora fascinante, embora um tanto surreal, para toda a experiência. Se a instalação parece familiar é porque é uma das várias instalações semelhantes encontradas em lugares como São Francisco.

A vizinha Saudação ao Sol é outra experiência obrigatória em Zadar. É uma instalação circular espetacular composta por 300 placas de vidro multicamadas e células solares que, ao cair da noite, acendem. Essas duas atrações se complementam tão bem que recomendamos vê-las em uma única visita.

Endereço: Obala kralja Petra Krešimira IV, 23000, Zadar, Croácia

4. Relaxe na praia de Kolovare

Praia Kolovar

A cerca de 10 minutos de caminhada muito cênica da cidade velha, Kolovare Beach é a principal praia da cidade, uma mistura de areia e seixos com água azul clara. No verão, a praia pode ficar lotada, mas se o sol estiver muito quente, você pode se retirar para uma área verde sombreada logo acima da praia, que oferece descanso e é popular para piqueniques.

Há também chuveiros, vestiários e banheiros na praia. Nas proximidades, você também encontrará lojas e restaurantes. Se você quiser nadar com menos pessoas, continue indo para o leste de Kolovare em direção ao promontório.

Endereço: Kolovare UI 11, Croácia

5. Explore o Parque Nacional Kornati

Parque Nacional Kornati

O Parque Nacional Kornati (Parque Nacionalni Kornati), ao largo da costa de Zadar, é composto por 147 ilhas no Arquipélago de Zadar e é fácil de visitar em uma viagem de um dia. Estabelecida em 1980 para proteger a vida marinha e preservar os habitats naturais, essas ilhas em sua maioria desabitadas incluem a Ilha Kornat , a maior, com 25 quilômetros de comprimento e dois quilômetros e meio de largura.

Acidentadas e repletas de cavernas, fendas e penhascos, essas onze ilhas exuberantes costumavam abrigar muitas vilas e fazendas romanas, mas a falta de água doce e a exploração sob o domínio veneziano as deixaram desoladas. Algumas das ilhas ainda têm vestígios romanos, incluindo as ruínas de vilas romanas e paredes que descem a costa até a água, que se acredita ter sido um tanque de armazenamento de peixe fresco.

Atualmente, o parque é popular entre os iatistas, mergulhadores e turistas em barcos turísticos ou fretados particulares, todos atraídos pela beleza única do parque.

Endereço: Butina 2, Murter, Dalmácia 22243, Croácia

Site oficial: www.np-kornati.hr/index.php?lang=en

6. O Fórum Romano

O Fórum Romano

Construído entre o século I aC e o século III dC, o antigo Fórum Romano de Zadar deve ser explorado como parte de um passeio a pé pela cidade (você não pode perdê-lo devido à sua localização próxima às belas igrejas antigas da cidade).

Medindo 90 metros de comprimento por 45 metros de largura, a escala desta impressionante ruína na Praça Zeleni trg ainda impressiona (durante os tempos romanos, esta área era um mercado central e área pública). Os destaques incluem os restos das fundações de vários edifícios públicos, pedras de pavimentação e uma coluna coríntia.

Também de interesse é o Pólo da Vergonha, uma adição mais recente usada desde a Idade Média até o século 19 para acorrentar criminosos para que todas as pessoas da cidade vejam. Dica quente: Tente planejar sua visita para o anoitecer quando as ruínas estiverem iluminadas.

Endereço: 23000, Zadar, Croácia

7. Visite a Igreja de São Crisógono

A Igreja de São Crisógono

Construída pelos beneditinos, a Igreja românica de São Crisógono (Crkva sv Krševana) foi construída no local de um antigo mercado romano no final do século XII.

O interior desta esplêndida antiga igreja de três naves inclui um altar principal barroco que data do início de 1700, bem como uma abside contendo vários afrescos bem preservados do século XIII (confira o crucifixo românico). De particular interesse é o belo exterior da abside na parte de trás da igreja com sua fileira de arcos que revestem a parte superior.

Endereço: 23000, Zadar, Croácia

8. Igreja de São Simeão

Igreja de São Simeão

A Igreja de São Simeão do século XVII (Crkva sv. Šimun) merece uma visita. Aqui, você encontrará os restos mortais de São Simeão, um dos quatro santos padroeiros de Zadar, mantidos em um sarcófago projetado por Francesco da Milano no final do século XIV.

No caixão de cedro estão relevos folheados a ouro representando a vida de São Simeão e uma cópia da Capella dell'Arena de Pádua, Itália. Observe também o altar finamente decorado da igreja contendo a Virgem e os Santos .

Endereço: 23000, Zadar, Croácia

9. Muralhas e Portões da Cidade

Muralhas e portões da cidade

Nenhuma visita a Zadar está completa sem explorar suas magníficas muralhas e portões da cidade antiga. A seção mais antiga foi construída pelos romanos e fica perto da passarela ao longo da parede leste, enquanto as seções restantes foram construídas principalmente pelos venezianos.

As quatro portas restantes da cidade estão relativamente bem preservadas, sendo a mais importante e impressionante a Porta da Terra . Construída em 1543 pelos venezianos em estilo renascentista, esta esplêndida estrutura ainda oferece o melhor ponto de acesso para explorar a parte antiga da cidade (as outras portas são a Porta de São Roque e a Porta do Porto, bem como uma na Praça de os Cinco Poços).

Também vale a pena visitar o famoso Portão do Mar de Zadar (Morska Vrata), conhecido como o Portão de São Crisógono (Vrata Sv Krsevana). Construído em 1560 usando um arco romano existente como base, o portão inclui muitas características interessantes, incluindo um relevo do emblema de Veneza, o Leão de São Marcos; um memorial aos marinheiros; e uma placa comemorativa em homenagem à visita do Papa Alexandre III a Zadar.

10. Faça uma viagem de um dia ao arquipélago de Zadar

Dugi Otok

Zadar é o local perfeito para explorar a costa da Dalmácia, particularmente as muitas belas ilhas do Arquipélago de Zadar. Um dos lugares mais interessantes para visitar é Dugi Otok , o maior com 124 quilômetros quadrados e lar de várias aldeias, que subsistem principalmente da pesca e da agricultura.

Destino de férias desde os tempos romanos, Dugi Otok inclui a aldeia de Sali , a principal comunidade e porto, com as suas casas de veraneio renascentistas e a Igreja de Santa Maria, e a aldeia piscatória de Bozava com a Igreja de São Nicolau do século X . Mas a verdadeira beleza da ilha está em suas paisagens acidentadas e atrações naturais, incluindo a popular Baía de Sakarun e o Parque Natural de Telascica, um ótimo lugar para relaxar na praia ou mergulhar.

Também merecem uma visita as ilhas de Molat , Olib , Pasman , Ugljan e Premuda com seus ambientes tranquilos e belas praias.

11. Museu Arqueológico de Zadar

Museu Arqueológico de Zadar | Michael Pollak / foto modificada

O segundo museu mais antigo da Croácia, o Museu Arqueológico de Zadar (Arheološki muzej Zadar) foi fundado em 1832 e é dedicado à rica história da cidade. É um bom lugar para reunir uma visão geral das influências que moldaram esta área da Dalmácia.

Os destaques incluem as inúmeras exposições do térreo dedicadas a achados dos séculos VII a XII, uma notável coleção de vidro, bem como muitas exposições no primeiro andar relacionadas ao norte da Dalmácia durante o período romano (particularmente interessante é o modelo de Zadar que mostra a cidade layout romano).

Os períodos mais antigos da história são exibidos no segundo andar, que abriga coleções relacionadas ao Paleolítico, Neolítico, Cobre, Bronze e Idade do Ferro, incluindo armas, joias, cerâmica e outros artefatos.

Endereço: Trg opatice Cike 1, Zadar, Croácia

Site oficial: https://amzd.hr/en/

12. A Igreja de Santa Maria e Mosteiro Beneditino

A Igreja de Santa Maria

Construída no século XI, a Igreja de Santa Maria (Benediktinski samostan sv. Marija) e o seu mosteiro sofreram várias renovações e alterações ao longo dos anos. A igreja atual possui uma fachada renascentista e uma linda torre sineira, conhecida como Torre de Koloman. Esta esplêndida estrutura românica, uma adição posterior, data do século XII.

Ao lado da igreja fica o antigo mosteiro beneditino. Ainda em uso hoje, o mosteiro também abriga o Museu de Arte da Igreja com sua fascinante coleção de peças de ouro, pinturas e esculturas.

Endereço: Madijeva ul. 10, 23000, Zadar, Croácia

13. O Ouro e a Prata de Zadar

O ouro e a prata de Zadar

Localizado dentro do Mosteiro Beneditino da Igreja de Santa Maria é outra atração imperdível de Zadar: o Ouro e Prata de Zadar. Situado em várias salas dentro do mosteiro e da Igreja de Sv. Nediljica, do século XI, esta impressionante exibição – também conhecida como Museu de Arte da Igreja começou como uma exposição temporária instigada pelo famoso escultor croata Miroslav Krleža. Desde então, tornou-se uma das mais importantes exposições permanentes de artefatos religiosos da cidade.

Além de suas muitas peças de ouro fino, a impressionante coleção do museu inclui inúmeras relíquias religiosas importantes. Entre eles estão os restos mortais de santos e importantes bispos, além de roupas e tecidos históricos.

Endereço: Madijevaca ul., 23000, Zadar, Croácia

14. Praça do Povo

A Praça do Povo

A Praça do Povo (Narodni Trg) é o centro da vida pública em Zadar desde a sua construção no século XVI. Destaques importantes incluem a antiga guarita da cidade (Gradska Straza), construída em meados de 1500 e difícil de perder no lado oeste da praça devido à sua grande torre do relógio adicionada no século XVIII (vale a pena uma visita por seu pequeno museu etnográfico ).

Do outro lado da torre fica a Loggia da Cidade Renascentista (Gradska Loza), construída em 1565 e tradicionalmente usada como local para fazer importantes anúncios e proclamações públicas. Hoje em dia, este esplêndido edifício antigo funciona como uma galeria pública de arte e outras exposições. Também de interesse na Praça do Povo é a Câmara Municipal, construída na década de 1930.

15. O Museu do Vidro Antigo

O Museu do Vidro Antigo | Carole Raddato / foto modificada

No esplêndido Palácio Cosmacendi do século XIX, perto da orla de Zadar, o excelente Museu do Vidro Antigo abriga uma das maiores coleções de artefatos de vidro antigos da Europa. Entre seus muitos destaques estão numerosos frascos, taças e frascos romanos raros encontrados durante décadas de escavações arqueológicas na região da Dalmácia, na Croácia.

Também são notáveis ​​vários recipientes de vidro usados ​​para guardar perfumes e óleos, copos de vidro usados ​​nas primeiras igrejas da região durante as celebrações de missas e pequenos frascos projetados para armazenar água benta. Depois, não deixe de passear pelos jardins do palácio com suas vistas deslumbrantes sobre o porto de Jazzine.

Endereço: Poljana Zemaljskog odbora 1, 23000, Zadar, Croácia

Site oficial: www.mas-zadar.hr/en

Onde ficar em Zadar para passeios turísticos

As principais atrações turísticas de Zadar encontram-se no centro histórico ou nas praias que circundam a cidade. Como tal, existem excelentes opções de hospedagem em ambas as áreas. Se você quer uma propriedade à beira-mar, há opções nos suportes de luxo e médio porte, enquanto para residências econômicas você estará na cidade velha ou na cidade principal. Aqui estão alguns hotéis que recomendamos em Zadar:

Hotéis de luxo :

  • Falkensteiner Hotel & Spa Iadara é a única propriedade de cinco estrelas em torno de Zadar e oferece quartos e suítes de luxo em uma localização à beira-mar, a cerca de 13 km da cidade velha. Há uma série de restaurantes no local, bem como piscinas interiores e exteriores.
  • De volta a Zadar, o Hotel Bastion é uma propriedade de luxo de quatro estrelas com decoração elegante em uma fabulosa localização na cidade velha. Ele também tem um maravilhoso spa com saunas.
  • Também na praia está o sofisticado Falkensteiner Hotel Adriano, que é apenas para adultos. Apresenta quartos luminosos e modernos, acesso à praia e um encantador spa.

Hotéis de médio porte:

  • Art Hotel Kalelarga é o melhor hotel de gama média no coração da cidade velha. Esta propriedade boutique possui uma decoração serena, funcionários alegres e um café da manhã à la carte de cortesia.
  • O Hotel Niko é outra opção popular de médio porte, localizada do outro lado da rua de uma praia nos arredores da cidade. Conta com quartos aconchegantes decorados em estilo local e restaurante de frutos do mar, entre outras comodidades.
  • Mediteran é outra opção de bom valor em uma rua residencial tranquila, com quartos modernos e confortáveis.

Hotéis econômicos:

  • Pansion Maria é uma boa escolha de orçamento. Os quartos são simples, mas arrumados, e alguns têm varandas.
  • Quartos Goga é outra boa opção de orçamento, com uma localização conveniente na cidade velha.

Dicas e passeios: como aproveitar ao máximo sua visita a Zadar

  • Passeios turísticos em Zadar: Passe 2,5 horas experimentando Zadar em duas rodas com este passeio de bicicleta Explore Zadar. Você pode agendar um passeio pela manhã ou à tarde, e estes são para famílias. Depois de se preparar com uma bicicleta, você seguirá seu guia pela cidade, explorando as ruas antigas e as belas praias e também visitando um mirante popular que oferece vistas panorâmicas da cidade.