15 Atrações com melhor classificação e coisas para fazer em Pádua

Pádua, anglicizada para Pádua, é uma cidade de contrastes visuais. Em uma área relativamente compacta estão as ruas estreitas de sua cidade velha, a grandeza renascentista de suas praças principais, as cúpulas bizantinas do santuário de Santo Antônio e a ampla vista simétrica e o canal ladeado de estátuas de Prato della Valle.

Igualmente variadas são suas atrações turísticas, que incluem uma universidade de prestígio com o primeiro jardim botânico e teatro de anatomia do mundo, uma capela com afrescos que é um dos principais tesouros artísticos da Itália e o local de sepultamento e santuário de um dos santos mais reverenciados do mundo.

Se quiser continuar a ler este post sobre "15 Atrações com melhor classificação e coisas para fazer em Pádua" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 15 Atrações com melhor classificação e coisas para fazer em Pádua, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Desde seus primórdios romanos, foi uma das cidades mais ricas da Itália e, no século XIV, atraiu alguns dos melhores artistas da Itália: Giotto, Giovanni, Donatello, Paolo Uccello e outros que deixaram a cidade com uma generosidade de obras de arte.

Toda essa história e arte oferece aos turistas muitas coisas para ver e fazer. Saiba mais sobre os pontos turísticos da cidade com nossa lista das principais atrações turísticas de Pádua.

Veja também: Onde ficar em Pádua

1. Basílica de Sant'Antonio

Basílica de Sant'Antonio

Embora tenha nascido em Lisboa, Portugal, o eloquente pregador do século 13, Santo Antônio, viveu e trabalhou em Pádua, que o reivindica como seu. O santo está enterrado aqui, na imensa Basílica di Sant'Antonio, um destino de peregrinação popular desde que sua construção começou no ano seguinte à sua morte.

A basílica de pilares mostra uma mistura fantástica de características românicas, góticas e bizantinas, e é altamente pitoresca, com suas duas torres esbeltas; a cúpula cônica sobre a travessia; e sete outras cúpulas redondas, que foram aumentadas em 1424.

O interior é igualmente interessante e repleto de obras de arte notáveis. No corredor norte está a Cappella di Sant'Antonio , do século XVI, com nove altos-relevos do mesmo período, cenas da vida de Santo Antônio de Jacopo Sansovino, Antonio, Tullio Lombardi e outros. A capela também contém belos embutidos de mármore. Dentro do altar, que está pendurado com ex-votos, estão os restos mortais do santo.

O altar-mor de Donatello (1443-50), restaurado em 1895, tem a escultura original, também de Donatello. Seus painéis de bronze são difíceis de ver, mas você pode ter uma boa visão dos baixos-relevos de pedra. À esquerda do altar encontra-se um magnífico candelabro de bronze.

Para além do ambulatório (com várias capelas com frescos), na Cappella del Tesoro ou Cappella delle Reliquie (1690), encontram-se belos exemplos de ourivesaria. No lado sul da igreja estão quatro belos claustros, construídos entre os séculos XIII e XVI.

Endereço: Piazza del Santo 11, Pádua

Site oficial: http://www.santantonio.org/en/basilica

Hospedagem: Onde Ficar em Pádua

2. Capela dos Scrovegni

Capela do Scrovegni

A capela da Madonna dell' Arena foi construída de 1303 a 1305 como a capela de um palácio que foi demolido por volta de 1820. Embora possa não parecer extraordinário do lado de fora, seu interior é um dos tesouros de arte mais inestimáveis ​​da Itália. As paredes desta capela são inteiramente cobertas de afrescos pintados por Giotto de 1303 a 1306.

Essas cenas da vida da Virgem e da vida de Cristo são as obras mais antigas, maiores e mais bem preservadas de Giotto. Particularmente belos são o Beijo de Judas e a Lamentação na terceira linha, representando a Paixão com grande força dramática. As cores são vivas e a expressão muito à frente dos artistas contemporâneos de Giotto. No altar está uma Madona com Dois Anjos , uma escultura notável de Giovanni Pisano.

Após meticulosos esforços de preservação, a capela agora é protegida por um sistema atmosférico selado e monitorado, e o acesso do público é limitado e cronometrado para controlar a exposição ao dióxido de carbono dos afrescos. Para ver a capela é necessário fazer reserva antecipada; reservas para o mesmo dia não são mais possíveis, mesmo em épocas menos movimentadas.

Endereço: Piazza Eremitani 8, Pádua

3. Piazza dei Signori e Palazzo della Ragione

Piazza dei Signori e Palazzo della Ragione

No coração da cidade velha de Pádua, três praças adjacentes têm sido o centro da vida de Padovani desde a Idade Média. Entre a Piazza della Frutta e a Piazza delle Erbe, o Salone ou Palazzo della Ragione, construído em 1218-19 como um tribunal de justiça, é o maior salão medieval da Europa. Suas paredes são cobertas por centenas de painéis de afrescos com temas astronômicos, mitológicos e zodiacais.

Também dentro do enorme salão, que foi reconstruído em 1430, está um grande cavalo de madeira do século XV, uma cópia do cavalo de Gattamelata na famosa estátua de Donatello na Piazza del Spirito. Na Piazza dei Signori está a elegante Loggia del Consigli do início do Renascimento, ou Loggia della Gran Guardia, e uma torre com um relógio astronômico do século XIV.

4. Musei Civici e Igreja Eremitani

Igreja Eremitani

Dois museus notáveis ​​e a Igreja românica dos Eremitani combinam-se com a Capela Scrovegni para formar o Musei Civici. A galeria de arte exibe pinturas de Giotto, Bellini, Giorgione, Ticiano, Tiepolo, Veronese e Tintoretto, além de obras de artistas flamengos e holandeses.

É uma das melhores coleções de obras de artistas da região de Veneto entre o início dos séculos XIV e XIX. Um tesouro particular é a cruz pintada por Giotto para a Capela Scrovegni, agora no museu.

As coleções arqueológicas começam com achados pré-romanos de necrópoles da área, datados do século VIII aC. Destaca-se entre os primeiros mosaicos o mosaico de Eutério do século IV. Não deixe de procurar o elegante memorial da jovem dançarina e malabarista Claudia Toreuma.

Há salas de artefatos etruscos, gregos e italianos, além das coleções egípcias. Uma seção segue a Via Annia, uma estrada romana que liga o nordeste da Itália à extensa rede rodoviária romana em toda a península. Utilizando estações multimédia, pode seguir esta estrada e as suas provas arqueológicas em museus ao longo do seu percurso.

A antiga igreja agostiniana dos Eremitani do século 13, danificada pela guerra, tem restos de afrescos de Mantegna na Cappella Ovetari, bem como afrescos do aluno de Giotto, Guarieto.

Endereço: Piazza Eremitani 8, Pádua

Site oficial: http://padovacultura.padovanet.it/en/musei/city-museums

5. Vila Pisani

Vila Pisani

Em Stra, nos arredores de Pádua, fica a Villa Pisani ou Villa Nazionale do século XVIII. Seu esplêndido salão de festas com galerias tem um grande teto pintado por Tiepolo em 1762, e seus mais de 100 quartos são decorados em estilo Império. A vila, construída pela poderosa família Pisani, pertenceu mais tarde a Napoleão e aos imperadores Habsburgo.

Não perca os jardins com o que é considerado o labirinto de jardim mais intrigante do mundo. Sebes altas e densas formam nove anéis concêntricos, com o caminho para o centro obscurecido por vários becos sem saída. O prêmio por completá-lo é escalar a torre no centro e observar os outros passando por ela. Além do labirinto, os 30 acres de jardins luxuosos apresentam follies, um longo espelho d'água e um laranjal.

Endereço: Via Doge Pisani 7, Stra

Site oficial: https://www.villapisani.beniculturali.it/?lng=en

6. Cruzeiro ou bicicleta pelo Canal Brenta

Vista de um barco de cruzeiro em frente à Villa Giovannelli Colonna no Canal Brenta perto de Pádua

O rio Brenta, que atravessa Pádua e desemboca no mar Adriático em Veneza, foi canalizado desde os tempos da República de Veneza, e era o lugar favorito dos venezianos ricos para construir palácios onde pudessem escapar do calor do verão. Eles contrataram os arquitetos e artistas proeminentes do período para construir e decorar as vilas que ainda margeiam o canal.

Uma estrada ao longo do canal, mais cênica do que a autoestrada para viajar entre Veneza e Pádua, é popular para andar de bicicleta. Você pode alugar bicicletas em Pádua ou participar de um passeio guiado de bicicleta de meio dia ao longo do canal, com uma parada para almoço na vila à beira-mar de Dolo.

Uma das coisas mais populares para fazer em Pádua no verão é cruzar o canal entre Pádua e Veneza. Um barco de excursão, Il Burchiello, faz passeios diários, parando em vários palácios ao longo do caminho.

Além da Villa Pisani e seus belos jardins (veja acima), vale a pena visitar a Villa Widmann-Foscari-Rezzonico em Mirais. Totalmente mobiliada com peças de época e lustres de vidro Murano, a villa tem afrescos impressionantes de Giuseppe Angeli e está situada em belos jardins arborizados com jardins de rosas.

Também em Mira, a Villa Foscari (comumente chamada La Malcontenta) foi projetada pelo arquiteto renascentista Andrea Palladio.

7. Prato della Valle

Prato della Valle

Os padovanos adoram esta enorme praça, a maior da Itália e uma das maiores da Europa, e a chamam simplesmente de Il Prato. Era uma vez um grande pântano, depois um terreno para torneios de justas quando, no final dos anos 1700, Andrea Memmo, cujo palácio ainda dá para a praça, concebeu uma grande praça e parque, e começou a trabalhar no espaço público que você vê hoje.

Em seu centro há um parque verde cercado por um canal; ao longo de suas margens estão 78 estátuas, incluindo uma de Memmo. O Prato della Valle é um lugar popular para tomar sol, passear, patinar e socializar, bem como para mercados e festas de fim de ano.

Vários edifícios notáveis ​​o cercam, incluindo a Abadia Beneditina de Santa Giustina, a Lógia Neoclássica Amulea e palácios que datam dos séculos XIV a XVIII. Se você está se perguntando onde comer, encontrará vários restaurantes ao redor da praça.

8. Catedral e Batistério

Catedral e Batistério

A oeste da Piazza dei Signori fica a catedral, um edifício da Alta Renascença (1552-77) com uma fachada inacabada. Embora a igreja não seja um exemplo notável, vale a pena ver pelas pinturas da sacristia de Tiepolo e Bassano.

O batistério, no entanto, é excelente. Construído sobre o restante de uma igreja do século IV, seu interior é adornado com um ciclo de afrescos vibrantes de Giusto de' Menabuoi, pintados por volta de 1375, cenas da vida de Jesus, Maria e João Batista.

Endereço: Piazza Duomo, Pádua

9. MUSME – Museu de História da Medicina

Como sede de uma das escolas médicas mais antigas do mundo, onde tanta história médica foi feita, Pádua é um lugar apropriado para um museu dedicado à história da medicina. Este centro moderno e interativo tem exposições inovadoras, além de mostras estáticas de instrumentos médicos e materiais didáticos históricos.

Bata em grandes portas virtuais para revelar uma tela onde um cientista em tamanho real do passado – como Galileo Galilei – conta sobre as descobertas de seu próprio tempo. Embora seja falado em italiano, há traduções em inglês aqui e em outros lugares do museu. Por causa da variedade das exposições, esta é uma atração que agrada a todas as idades.

Endereço: Via San Francesco 94, Pádua

Site oficial: https://www.musme.it/en

10. Ortopedia Botânica

Orto Botânico | KLMircea / foto modificada

O jardim botânico, fundado em 1545, é o jardim botânico acadêmico mais antigo do mundo e o original de todos os jardins botânicos do mundo. Começou como uma forma de os alunos identificarem as verdadeiras plantas medicinais, para evitar erros e fraudes em uma época em que a cura dependia fortemente de ervas.

Com acréscimos de todo o extenso império ultramarino de Veneza e de seus portos comerciais além, o jardim fez de Pádua o líder na introdução e estudo de espécies exóticas. Hoje, continua sendo um recurso para estudiosos, um lugar onde o público pode aprender sobre plantas e um centro de preservação de espécies de plantas raras e ameaçadas de extinção.

Embora detalhes e elementos decorativos tenham sido adicionados, e uma parede tenha sido construída em 1552 para proteger as plantas preciosas dos ladrões, os elegantes padrões geométricos das camas que você vê hoje são seu projeto original.

Endereço: Via Orto Botanico 15, Pádua

11. Praça do Santo

Praça de Santo

Estendendo-se em frente à Basílica di Sant'Antonio está a grande Piazza del Santo, com várias outras atrações. Ao lado da igreja fica a estátua equestre do comandante do exército veneziano Gattamelata, a primeira estátua equestre monumental desde a era romana, criada pelo escultor do início da Renascença Donatello, que trabalhou em Pádua de 1441 a 1453.

O Museo Antoniano abriga a coleção de arte da igreja. Suba ao andar superior da Scuola di Sant'Antonio para ver 17 afrescos fortemente restaurados que retratam os milagres do santo. No adjacente Oratório San Giorgio há mais afrescos de Altichieri e Avanzi.

12. Universidade de Pádua e Teatro Anatômico

Universidade de Pádua e Teatro Anatômico

A importância de Pádua durante a Idade Média e o Renascimento dependia fortemente de sua universidade, fundada em 1222. Foi o primeiro centro de humanismo e líder em ciências médicas, astronomia e física. Galileu ensinou aqui, Copérnico estudou aqui e, em 1678, o primeiro diploma universitário do mundo foi concedido a uma mulher aqui.

Em um passeio, você verá o Palazzo Bo , cujas origens remontam ao século 13, e onde Galileu lecionou na Aula Magna (Grande Sala). Enquanto estava na universidade, ele desenvolveu sua lei do movimento acelerado e projetou a primeira lente telescópica astronômica. A característica mais incomum é o teatro anatômico oval, o primeiro do mundo, onde os alunos aprendiam anatomia testemunhando dissecações.

La Specola , a torre de um castelo anterior, tornou-se o Observatório Astronômico em 1777 e hoje abriga um museu com globos, telescópios e instrumentos. Na Sala Meridiana está o maior relógio de sol da Itália, construído em 1779.

Endereço: Via 8 Febbraio, Pádua

13. Viagem de um dia a Euganean Hills e spas termais

Vila Barbarigo

A sudoeste de Pádua, as Colinas Euganeanas (Colli Euganei) são uma cadeia vulcânica que se eleva abruptamente na planície. Eles são conhecidos por suas fontes termais e pelos elegantes spas que aproveitam suas águas.

A mais conhecida delas é a mundialmente famosa estância termal de Abano Terme , popular desde que os romanos encharcavam sua gota e reumatismo em sua lama vulcânica. Outro spa de águas termais é o Montegrotto Terme , onde os restos de banhos romanos e um teatro foram escavados.

Estas colinas estão repletas de lugares interessantes para visitar. A oeste de Abano Terme fica a Abbazia di Praglia , uma abadia beneditina, fundada em 1080 e restaurada nos séculos XV e XVI, com uma igreja renascentista. Os vários claustros incluem um com jardim de ervas medicinais. Outro jardim que vale a pena ver, Villa Barbarigo , fica mais ao sul em Valsanzibio, a caminho da encantadora cidade medieval de Arquà Petrarca .

Endereço: Via Abbazia di Praglia 7, Bresseo di Teòlo, Teolo

14. Visite a cidade vizinha de Este

Torre do Relógio no Oriente

A sudoeste de Pádua, a pequena cidade de Este era a sede da poderosa família principesca de Este. O Museo Nazionale Atestino , no antigo Palazzo del Castello ou Palazzo Mocenigo (século XVI), possui excelentes coleções pré-históricas e romanas. Adjacente está o Castello Carrarese , do século XIV, cercado por muralhas maciças.

A Catedral de Santa Tecla , do século XVIII, tem uma imagem do santo de Tiepolo no coro. A imagem da Bem-Aventurada Virgem Maria das Graças na Basílica barroca de Santa Maria delle Grazie , foi trazida para cá após a queda de Constantinopla.

15. Dirija até Montagnana

Muralhas da cidade medieval de Montagnana

Mais a oeste, Montagnana é cercada por muralhas medievais e 24 torres com ameias. Você pode admirá-los melhor dirigindo pelo anel viário que circunda a cidade. No centro da cidade encontra-se uma catedral gótica românica do século XV.

Fora da Porta Padova, no lado leste, está a Villa Pisani de Palladio (1555). Não confunda esta villa urbana com a Villa Pisani barroca do século XVIII em Stra, mencionada acima. Este tem uma fachada urbana voltada para a rua, embora o lado voltado para os jardins se assemelhe mais às suas vilas de campo.

Onde ficar em Pádua para passeios turísticos

Recomendamos estes hotéis em Pádua, perto das principais atrações como a Basílica de Sant'Antonio e a Capela Scrovegni :

  • Padova Suites C20 : Suites luxuosas com vista para o Duomo têm uma decoração contemporânea chique. Estacionamento público gratuito nas proximidades.
  • NH Padova : Quartos acessíveis em um hotel alto perto da estação de trem, com estacionamento subterrâneo e buffet de café da manhã de cortesia.
  • B&B Scrovegni : O bed-and-breakfast com preço acessível está em um edifício do século XVII, mas os quartos são espaçosos e os chuveiros grandes.
  • B&B al Santo : Este alojamento e pequeno-almoço económico tem um ambiente caseiro e anfitriões acolhedores.

Mapa de Pádua – Atrações (Histórico)