14 principais atrações e coisas para fazer em Agrigento

Agrigento fica na zona rural montanhosa muito perto da costa sul da Sicília e, por causa de suas soberbas ruínas de templos, é um dos lugares mais gratificantes para se visitar na Sicília . Os numerosos edifícios antigos contrastam vívidos com os modernos blocos de arranha-céus que predominam, especialmente na parte sul da cidade velha.

Para além destes testemunhos da antiguidade, existem também edifícios do período medieval e barroco que valem a pena ver. As praias estão a uma curta distância em Lido San Leone e Porto Empedocle.

Se quiser continuar a ler este post sobre "14 principais atrações e coisas para fazer em Agrigento" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 14 principais atrações e coisas para fazer em Agrigento, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


As principais atrações turísticas de Agrigento da era cristã estão no atual centro da cidade, entre a estação ferroviária e a catedral. Os que datam dos tempos antigos estão a sudeste e ao sul da cidade, estendendo-se até o Vale dos Templos e além. Planeje sua viagem com nossa lista das principais atrações e coisas para fazer em Agrigento.

Veja também: Onde ficar em Agrigento

Observação: algumas empresas podem estar temporariamente fechadas devido a problemas globais recentes de saúde e segurança.

1. Templo da Concórdia

Templo da Concórdia

O Vale dos Templos , listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, remonta a 500 aC e consiste em uma série de templos, cemitérios e túmulos. Três dos templos do grupo oriental ficam juntos em uma fileira e são iluminados à noite.

O mais bem preservado deles, o Templo da Concórdia, está ao lado do Hephaisteion em Atenas e do clássico Templo de Hera em Paestum como os templos mais perfeitos do mundo grego; é o templo dórico mais bem preservado da Sicília e transmite a escala desses edifícios antigos e sagrados.

O templo foi construído por volta de 425 aC em proporções clássicas, com seis colunas em cada um dos dois lados paralelos e 13 nos outros dois. Até o seu interior segue o estilo que era a norma na Grécia, sem o adytum, que geralmente se encontrava na Sicília atrás da cela.

Escadas à esquerda e à direita da entrada da cela levam à treliça do telhado, e o edifício é preservado até o telhado. Isso porque no século VI foi transformado em igreja cristã com a cella como corredor central, e as colunas foram muradas. A igreja foi abandonada em 1748 e o edifício foi restaurado à sua aparência original de templo.

Endereço: Valle dei Templi, Agrigento

2. Templo de Juno Lacinia

Templo de Juno Lacinia

O Templo de Juno (em grego Hera) Lacinia, fica na extremidade superior da fileira oriental de templos e tem um salão circular de seis por 13 colunas. De suas colunas, 25 ainda estão na vertical. A cela era uma sala sem colunas internas. Foi dado o seu piso de mármore mais tarde, provavelmente na época romana.

Seu simbolismo religioso não é mais evidente, por isso não se sabe qual divindade era cultuada aqui. O templo foi destruído pelos cartagineses e, ao ser reconstruído pelos romanos, recebeu uma rampa que conduzia ao lado leste da entrada. Em frente a isso, você pode ver os restos de um grande altar de sacrifício.

Endereço: Valle dei Templi, Agrigento

3. Tempio di Giove Olimpico (Templo do Zeus Olímpico)

Tempio di Giove Olimpico (Templo do Zeus Olímpico)

Um dos templos ocidentais, o dedicado a Zeus, é hoje uma enorme massa de blocos e pilares de pedra quebrados que um terremoto espalhou por uma área de 6.000 metros quadrados. É difícil formar uma imagem do edifício em seu estado original sem planos ou a reconstrução sugerida fornecida pelo Museu Arqueológico, mas era claramente o maior dos templos.

Construído em 480 aC para comemorar a vitória de Theron sobre Cartago, é o maior de todos os templos dóricos conhecidos e ocupava uma área de 56,3 metros por 113,45 metros, com sete colunas em cada um dos lados estreitos e 14 nos lados mais longos. Estes tinham cerca de 18,2 metros de altura e 4,05 metros de diâmetro na base.

Arquitetonicamente, era diferente de qualquer outro templo grego conhecido, com os espaços entre as colunas murados até a metade da altura das colunas. Acima da parede em nichos estavam 38 figuras gigantescas de 7,65 metros de altura, uma das quais está no Museu Arqueológico, e uma cópia está no local do templo. Eles sustentavam o entablamento com frontões decorados por relevos de seis metros de altura, elevando a altura estimada do templo para cerca de 40 metros.

Endereço: Valle dei Templi, Agrigento

4. Tempio di Castore e Polluce (Templo de Castor e Pollux)

Tempio di Castore e Polluce (Templo de Castor e Pollux)

A oeste do Olympieion estende-se uma vasta área que remonta aos Sicans e estendida pelos gregos nos séculos VI e V aC. O Templo de Castor e Pólux no canto noroeste tem quatro colunas e um fragmento de entablamento e frontão em pé, reconstruído entre 1836 e 1871.

Tinha colunatas de seis por 13 pilares e pertencia à fase final de construção, quando os gregos quiseram marcar a área com algo mais impressionante do que os pequenos edifícios religiosos mais antigos.

Endereço: Valle dei Templi, Agrigento

5. Tempio di Heracles (Templo de Hércules)

Tempio di Heracles (Templo de Hércules)

Este templo dórico circular foi construído por volta de 500 aC, com uma extensa planta baixa e dimensões de seis por 15 pilares. O templo foi destruído pelos cartagineses em 406 aC, reconstruído pelos romanos e posteriormente destruído mais uma vez por um terremoto.

Mesmo nas ruínas, ainda é possível ver que atrás da entrada da cela havia escadas de ambos os lados, que davam acesso ao andar do telhado. Que os oito pilares do ambulatório sul ainda estejam de pé se deve ao inglês Alexander Herdenstel, que em 1923 dirigiu os trabalhos de restauração às suas próprias custas. O dedicado original do templo não é conhecido, mas na época romana foi dedicado a Hércules.

Endereço: Valle dei Templi, Agrigento

6. Museu Arqueológico Regional

Exposição no Museo Archeologico Regionale | Allie_Caulfield / foto modificada

O Museu Arqueológico regional é um dos museus mais modernos da Sicília e contém importantes achados arqueológicos das províncias de Agrigento e Caltanissetta que datam da pré-história à época romana. Entre as coleções estão achados do Neolítico, Bronze e Idade do Ferro e antigos achados de Gela e da necrópole de Montelusa, as mais antigas sepulturas conhecidas na área.

Os destaques a serem observados incluem uma cratera grega de figuras vermelhas do século V aC de Gela mostrando uma batalha na Amazônia, cerâmica de figuras pretas e vermelhas de Atenas e Itália datando dos séculos VI a III aC, capitais e gárgulas com cabeças de leão de vários templos e a estátua de mármore de um efebo de cerca de 480 aC.

Uma sala inteira de dois andares é dedicada aos edifícios do enorme templo do Zeus Olímpico, com um modelo e desenhos de reconstrução e uma das 38 figuras originais do Atlas, a cabeça de outro Atlas e outros fragmentos.

Endereço: Contrada St. Nicola, I-92100 Agrigento

7. Suba a Scala dei Turchi (Escada dos Turcos)

Scala dei Turchi (Escada dos Turcos)

Esta falésia de rocha branca na costa, perto de Porto Empedocle, é formada por marga, uma rocha sedimentar semelhante ao calcário, cuja composição estratificada provoca a erosão em camadas regulares em degraus. Recebe o nome, Stairs of the Turks, dos frequentes ataques de piratas turcos, que achavam os degraus uma maneira fácil de subir em terra.

Essas impressionantes falésias brancas ficam entre duas praias, que combinadas com sua menção na série Commissario Montalbano, de Andrea Camilleri, as tornaram uma atração popular para os turistas. A areia marga também é um banho de lama favorito, conhecido por beneficiar a pele. As falésias mudam de cor em vários momentos do dia, de branco austero ao sol do meio-dia a dourado e luminoso ao pôr do sol.

Local: Realmonte Agrigento

8.Catedral

Catedral

A catedral de Agrigento foi construída no século 11 pelos normandos no ponto mais alto da antiga Acrópole, onde ficava o Templo de Zeus Atabyrios. Nos séculos XIII e XIV, a catedral foi ampliada e, no século XVII, alterada para o estilo barroco. Ao lado da enorme torre sineira (certifique-se de observar sua varanda ornamentada), um grande lance de escadas leva até a porta principal.

O interior da basílica de três naves foi restaurado após os danos do terremoto de 1966 e, no processo, foi feita uma tentativa de recriar a atmosfera medieval original na nave, mantendo das alterações posteriores apenas o magnífico teto de madeira de 1518 – o destaque da a igreja – e algumas das opulentas decorações barrocas do coro.

Procure na capela gótica da nave lateral direita a ermida de prata do canonizado D. Gerlando, datada de 1639. A poente da catedral ergue-se o seminário episcopal, palácio do século XIV, reconstruído no séc. séculos XVII e XVIII.

Endereço: Via Duomo, Agrigento

9. São Biagio

O santuário de Demeter na Igreja de San Biagio

No extremo leste do Rochedo de Atena de 351 metros (Rupe Atenea), esta pequena igreja foi construída no século 12 sob o domínio normando usando materiais recuperados de edifícios anteriores. Fica no local do Templo de Deméter, que teria sido erguido por volta de 480-460 aC.

Você ainda pode ver as fundações e partes da parede norte deste templo atrás da abside da igreja. Procure também por dois altares redondos ao norte do edifício, que possivelmente serviram como locais de sacrifício. Vasos rituais foram encontrados dentro desses altares, possibilitando a identificação do santuário.

Siga uma escada até o santuário rochoso de Deméter e Perséfone, esculpido na encosta íngreme do Rupe Atenea. O local de culto mais antigo conhecido em Agrigento, acredita-se que remonta aos tempos pré-gregos no século VII aC. Atrás de uma câmara estreita nas rochas estão duas cavernas contendo nascentes cujas águas são direcionadas através de várias bacias para o pátio.

Endereço: Viale della Vittoria, Agrigento

10. Espírito Santo

Espírito Santo

A fachada do antigo mosteiro cisterciense de Santo Spirito, datada de cerca de 1260, conserva ainda o original portal ogival gótico e uma rosácea, cujo topo termina numa empena barroca. No interior, as paredes são decoradas com altos-relevos barrocos em estuque, atribuídos a Giacomo Serpotta e concluídos no século XVII.

À direita da igreja encontra-se um portal que conduz às ruínas do claustro e ao belo portal da casa capitular, em arco ogival com janelas decorativas árabe-normandas. No convento adjacente, você pode comprar biscoitos e biscoitos em forma de concha chamados conchiglia das freiras, que os fazem com pistache local usando os métodos e receitas antigas.

Endereço: Via Santo Spirito, Agrigento

11. São Lourenço

São Lourenço

Também conhecida como Chiesa del Purgatorio, Igreja do Purgatório, San Lorenzo foi concluída em 1761 por um rico bairro burguês. Sua esplêndida fachada é em tufo vermelho-dourado com um portal branco emoldurado em colunas retorcidas. No interior estão estuques em relevo feitos no final de 1600 por Giacomo Serpotta, um dos mestres do estilo barroco siciliano.

Não deixe de ver os dois confessionários do século XVII com caveiras esculpidas, a estátua de mármore da Madonna della Melograna e a requintada Capela do Crucifixo, banhada em ouro.

Endereço: Piazza del Purgatorio, Agrigento

12. Jardim Kolymbetra

O Jardim Kolymbetra

Para uma tarde sombreada, respire o Vale dos Templos, passeie por este jardim histórico em funcionamento. Os bosques restaurados formam um museu arqueológico e agrícola ao ar livre que mostra como as árvores cítricas e outras plantas alimentícias foram cultivadas há mais de 2.000 anos.

Contornando os caminhos pelo jardim estão laranjeiras, limoeiros, amendoeiras, amoreiras e outras árvores frutíferas, mas lembre-se que este não é um jardim-espetáculo de canteiros de flores. É um local histórico em funcionamento, onde você pode ver o sistema único de aquedutos subterrâneos usados ​​para trazer água para irrigação.

13. Viagem de um dia a Sciacca

Sciacca

Este pequeno porto de pesca na costa sudoeste ergue-se numa encosta acima do seu porto e tem sido uma popular cidade termal desde os tempos romanos. Além dos encantos de suas ruas antigas, seus destaques são três igrejas. A Chiesa del Carmine , que fica ao lado do portão barroco da cidade do século XVI, é uma basílica gótica de três naves com sua rosácea original e um portal barroco posterior.

A catedral do século 12 tem uma fachada do século 16 e no interior, um tabernáculo de mármore multi-seccionado atribuído ao escultor renascentista Antonino Gaggini retratando a paixão de Cristo. A oeste da catedral, a desconsagrada Chiesa Santa Margherita foi dotada em 1342 e preserva a porta principal do edifício gótico original. Foi reconstruída em 1595, quando foi acrescentada a rica decoração em estuque.

Não muito longe do portão da cidade de Porta San Calägero, você encontrará as muralhas externas e uma torre do Castello dei Luna do século XIV. A atração mais incomum de Sciacca, no entanto, fica a cerca de dois quilômetros a leste da cidade, na Via E. Ghezzi. O Castello Incantato foi criado por Filippo Bentivegna, que esculpiu milhares de cabeças – diabos, cavaleiros, deuses e figuras históricas – nas rochas atrás de sua casa no início de 1900.

Mapa Sciacca – Atrações (Histórico)

14. Parque Cultural Fazenda da Favara

Parque Cultural Fazenda da Favara

Uma atração turística incomum surgiu na última década na cidade de Favara, a cerca de oito quilômetros de Agrigento. Uma vez quase abandonado, o centro da cidade foi transformado em uma galeria de arte ao ar livre de murais de rua, esculturas e instalações . É a maior e mais importante exposição ao ar livre de arte contemporânea da Sicília.

Salvando o antigo centro em deterioração e trazendo vida nova a uma área deprimida, o Parque Cultural da Fazenda não apenas oferece um local para artistas, mas um centro para eventos culturais, exibições de filmes e oficinas. Grande parte da arte de rua é politicamente motivada ou fantástica, e junto com os murais pintados estão obras em cerâmica, madeira e outros meios. Além das ruas sinuosas repletas de arte, os visitantes encontrarão lojas e um café no jardim.

Onde ficar em Agrigento para passeios turísticos

Vários hotéis bem avaliados em Agrigento estão próximos das principais atrações do Vale dos Templos, mas há algumas boas opções no centro da cidade, perto de uma seleção de restaurantes locais, bem como de outro conjunto de hotéis mais próximos do mar no bairro Leone. É fácil visitar o Vale dos Templos a partir de qualquer um destes hotéis altamente cotados:

Hotéis de luxo :

  • O hotel de luxo mais luxuoso de Agrigento é o Hotel Villa Athena, situado em um espaçoso parque com piscina e spa. A maioria dos seus 27 quartos e suítes elegantemente decorados tem vista para o Tempio della Concordia no Vale dos Templos.
  • Todos os 21 quartos de luxo do Doric Boutique Hotel têm vista para o templo de Juno; o quarto queen panorâmico tem um banho turco e jacuzzi no seu grande terraço. O hotel tem uma piscina exterior com vista para os templos com um bar aquático, um ginásio e um restaurante que serve pratos com produtos orgânicos e locais da quinta e jardim de ervas do hotel. A entrada para o Vale dos Templos fica a apenas 1,5 km de distância.

Hotéis de médio porte:

  • Com vista para o mar, com o seu próprio museu arqueológico interno, o Hotel Costazzurra Museum & SPA tem um ambiente de resort e uma grande piscina com terraço lounge. O spa do hotel dispõe de uma sauna finlandesa, banho turco, massagens e tratamentos de beleza, bem como uma piscina com hidromassagem, gêiseres e jatos de água.
  • Situado em uma torre de vigia costeira medieval construída em 1300, o Foresteria Baglio Della Luna tem vista panorâmica do Vale dos Templos. Os hóspedes adoram o pátio e os jardins, bem como o restaurante que serve especialidades locais.
  • A uma curta caminhada dos locais antigos e do Museu Arqueológico, Colleverde Park Hotel fica em um parque exuberante com vista para o Vale dos Templos. Os jardins são lindos.

Hotéis econômicos :

  • O centro histórico de Agrigento fica a apenas cinco minutos a pé de La Passeggiata di Girgenti. A pequena cama e pequeno-almoço tem quartos contemporâneos bem decorados com varandas e um frigorífico bem abastecido para uso dos hóspedes.
  • Também no centro da cidade, na rua principal em frente à Catedral de Saint Gerlando, o B&B Liola oferece quartos confortáveis ​​e hospitalidade calorosa a preços muito acessíveis.

Mapa de Agrigento – Atrações (Histórico) Mapa da cidade de Agrigento (Histórico)