14 melhores cidades do México

Pode ser um dos destinos de praia mais bonitos do mundo, mas há muito mais no México além de sua costa intocada.

É um país que também está repleto de cidades vibrantes. O México tem uma rica história de cultura, tradição, arte, arquitetura, culinária e design, e em nenhum lugar isso é melhor exemplificado do que em suas cidades. Com milhares de anos de história, as cidades do México são uma bela justaposição de cultura indígena, influência espanhola e modernidade do século XXI . Na verdade, esses elementos tendem a se fundir para criar algo completamente exclusivo do México.

Se quiser continuar a ler este post sobre "14 melhores cidades do México" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 14 melhores cidades do México, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Das cidades à beira-mar às empoleiradas nas montanhas, e tudo mais, as cidades do México são tão parte de seu tecido quanto suas praias. Pronto para mergulhar de cabeça? Descubra os melhores lugares para visitar com nossa lista das principais cidades do México.

1. Cidade do México

O Palácio de Belas Artes na Cidade do México

Quando se trata das cidades mais dinâmicas do mundo, a Cidade do México está lá em cima, junto com Londres, Nova York, Tóquio e Paris. É elétrico, emocionante, uma explosão de cores e profundamente enraizado em seu passado antigo.

A Cidade do México fica diretamente no local da capital dos astecas, Tenochtitlan , então suas raízes são tão antigas quanto as do próprio México. Hoje, é uma mistura de antigas ruínas astecas, arquitetura espanhola ornamentada e design do século XXI.

A Cidade do México oferece muitas coisas para fazer. Tem mais de 1.200 museus e galerias, dezenas de bairros, cada um com sua própria vibração, restaurantes, lojas de classe mundial e o Parque Chapultepec – um dos espaços verdes mais bonitos do mundo.

Não deixe de visitar o coração da Cidade do México no Centro Historico , os cafés boho de Condesa e Roma e as lojas chiques em Polanco. Para uma visão real da vida local, visite o Mercado de San Juan, ou o subúrbio de Coyoacan, onde a artista Frida Kahlo passou a maior parte de sua vida.

Hospedagem: Onde Ficar na Cidade do México: Melhores Áreas e Hotéis

2. Oaxaca

Igreja de São Domingo em Oaxaca

Oaxaca explode do vale como um cata-vento de cores. Seus edifícios de estilo colonial são salpicados com todas as cores fortes sob o sol, do cobalto e carmesim ao ocre e verde pálido. Oaxaca é realmente uma bela cidade e uma das mais importantes do México.

A capital do estado com o mesmo nome, Oaxaca usa um distintivo de Patrimônio Mundial da UNESCO por causa de sua história e influência cultural. Foi uma cidade importante para a antiga tribo zapoteca, antes de ver a influência espanhola que lhe deu suas ruas pavimentadas e de paralelepípedos e arquitetura colonial. Um dos melhores exemplos é a igreja principal, o Templo de Santo Domingo, que preside o vibrante Centro Histórico.

Hoje, é uma convergência perfeita do antigo, antigo e novo México, com belas boutiques, praças abertas, vielas estreitas, cafés modernos e belos hotéis. A apenas 10 minutos da cidade fica o sítio arqueológico de Monte Alban, que foi uma importante cidade zapoteca e uma das ruínas mais bem preservadas do México.

Hospedagem: onde ficar em Oaxaca

  • Leia mais: Principais atrações turísticas e coisas para fazer em Oaxaca

3. Guadalajara

Catedral de Guadalajara

A "segunda cidade" do México não é outra senão Guadalajara, a segunda maior cidade do país. Embalado com tanta cultura, culinária e arrogância cosmopolita quanto a Cidade do México, mas em uma escala consideravelmente menos caótica, Guadalajara oferece uma alternativa mais lenta à Cidade do México .

Guadalajara, a capital do estado de Jalisco, é conhecida por seu museu, teatro, cenário de restaurantes lendários e arquitetura. Se você estiver interessado em comprar artesanato, o subúrbio de Tlaquepaque é conhecido em todo o mundo como um dos principais pontos de artesanato no México. O estado de Jalisco também é o berço da música mariachi, e sempre vale a pena tentar assistir a uma apresentação ao vivo enquanto estiver na cidade para realmente definir o cenário.

Guadalajara também fica a cerca de quatro horas de carro da cidade litorânea de Puerto Vallarta, então é possível fazer de Guadalajara parte de uma viagem maior que inclui cidade e praia.

Hospedagem: Onde ficar em Guadalajara

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas em Guadalajara

4. Puebla

Arquitetura colorida em Puebla, México

Uma das maiores cidades do México, Puebla é rica em história e cultura. Na verdade, quando você está comemorando o Cinco de Mayo , o que você está comemorando não é a independência do México, mas a vitória do México contra os franceses na Batalha de Puebla.

A cidade é um Patrimônio Mundial da UNESCO por causa de sua linda arquitetura colonial, marcada pela icônica catedral. Na verdade, existem 70 igrejas no Centro Histórico, além de mais de 1.000 edifícios em estilo colonial. Dica: A melhor vista é da cobertura do hotel La Purificadora, um hotel boutique de design com piscina transparente na cobertura.

Puebla é um dos principais destinos para fazer compras , desde o Mercado el Parian para artesanato, até o Mercado La Victoria, que é um mercado que virou centro comercial do século XIX com butiques de luxo.

Uma ótima viagem de um dia saindo de Puebla é até a cidade de Cholula para ver a igreja de cor canário da Virgen de Los Remedios no topo da Grande Pirâmide de Cholula.

Hospedagem: Onde ficar em Puebla

5. Cancún

Vista aérea de Cancún

Acredite ou não, longe dos resorts e hotéis chamativos e da areia fofa e fina é uma capital cosmopolita viva, respirante e próspera. Cancun é muito mais do que sua Zona Hoteleira. É uma metrópole movimentada, e fica do outro lado da lagoa, a uma rápida viagem de ônibus ou táxi da Zona Hoteleira.

Cancun propriamente dita é expansiva e agitada, com uma cena gastronômica requintada, museus e um porto (de onde os visitantes podem sair para Isla Mujeres). Para compras de artesanato, considere uma visita ao Mercado 23 ou Mercado 28. Mas principalmente a cena de compras de Cancun oscila entre o luxo e o século 21.

Vale lembrar que a cidade de Cancún foi construída na década de 1970 especificamente para o turismo, por isso não tem o charme histórico que outras cidades do interior têm. No entanto, é um ponto de partida para explorar o rico mundo maia, que existe nesta parte do México há milhares de anos.

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas e coisas para fazer em Cancun

6. Puerto Vallarta

Centro de Puerto Vallarta ao pôr do sol

Uma das melhores partes deste destino de praia é que também é um ponto da cidade. As históricas ruas de paralelepípedos de Puerto Vallarta se espalham pela costa. Mas a sua magia vive mesmo longe da costa e no coração da cidade.

A Zona Romantica, o centro histórico da cidade, é repleta de ruas de paralelepípedos e vielas estreitas, ladeadas por edifícios caiados de branco e explodindo com flores roxas de buganvílias. A cidade também fica no sopé das montanhas verde-esmeralda de Sierra Madre, tornando-se um caleidoscópio de cores naturais.

Puerto Vallarta é um dos maiores destinos LGBTQ do México, então você pode esperar uma atmosfera amigável e bem-vinda entre seus hotéis e restaurantes, bem como seu povo. As compras também são abundantes na cidade, desde marcas sofisticadas até butiques e artesanatos menores e mais locais.

Ao redor de Puerto Vallarta há muitas cidades de praia menores que proporcionam ótimas viagens paralelas para um pouco de paz e tranquilidade.

Hospedagem: Resorts com melhor classificação em Puerto Vallarta

  • Leia mais: Atrações e coisas para fazer mais bem avaliadas em Puerto Vallarta

7. Mérida

Mérida colonial, Yucatán

A capital multicolorida do estado de Yucatán, Mérida é o segredo mais bem guardado do país. É quase chocante que Merida não seja mais popular, mas seu charme sob o radar é parte do que o torna tão bom. Alguns até chamam Mérida de capital cultural do Yucatán, com sua modernidade cosmopolita justaposta à sua herança colonial espanhola e autêntica maia.

A cidade colonial tem algo para todos, desde museus fantásticos, praças sombreadas e edifícios coloridos até a sinfonia local, compras e restaurantes ao longo da Calle 60 e música ao vivo todas as quintas à noite no parquet de Santa Lucia.

A cidade fica a apenas meia hora das descontraídas cidades litorâneas do Golfo do México, como Progreso e Celestún. E se você gosta de ruínas, o sítio arqueológico maia, Uxmal, também não fica longe. Uxmal é um exemplo impressionante de uma cidade maia, e o fato de estar fora da rota turística significa que você pode ter a maior parte do lugar só para você.

Hospedagem: Onde Ficar em Mérida

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas e coisas para fazer em Mérida

8. San Miguel de Allende

Vista aérea de San Miguel de Allende

História, arte e cultura ganham vida com uma explosão de cores em San Miguel de Allende. Esta jóia de cidade colonial é uma das melhores de todo o México, reconhecida ano após ano pelas revistas como a melhor cidade do mundo. E por um bom motivo.

San Miguel de Allende é impressionante, simplesmente. Seu farol é sua catedral rosa pálido que pulsa em seu centro, a Parroquia de San Miguel Arcángel. A praça em frente é um centro cultural da cidade, ladeada por restaurantes e galerias.

Do centro, ruas de paralelepípedos se espalham por todo o vale, ao longo das quais os visitantes encontrarão hotéis boutique de alto padrão, dezenas de galerias, boutiques e muito mais.

A cidade também abriga um calendário de eventos durante todo o ano, de desfiles e festivais a fogos de artifício.

San Miguel de Allende é a favorita entre os expatriados, e o inglês é amplamente falado. A cidade também recebeu o status de Patrimônio Mundial da UNESCO .

Hospedagem: Onde Ficar em San Miguel de Allende

  • Leia mais: O que fazer em San Miguel de Allende

9. Guanajuato

Guanajuato

Não muito longe de San Miguel de Allende é outra cidade vibrante que provavelmente se assemelha ao que San Miguel parecia décadas atrás. Guanajuato fica um pouco fora da rota turística, mas é igualmente de tirar o fôlego e ainda se apega à sua autenticidade.

Também uma cidade Patrimônio Mundial da UNESCO , Guanajuato foi fundada no final do século XVI como uma cidade mineira. Esta parte do México foi anunciada pela prata e ouro em suas montanhas. Hoje, é uma cidade colonial colorida que se arrasta pelas encostas de montanhas poderosas.

Dentro de suas ruas, os visitantes encontrarão belos museus, teatros, um mercado e eventos e atrações coloridas. É também uma cidade universitária, por isso há uma presença forte, vibrante e jovem nas ruas da cidade.

A não perder: o principal evento de Guanajuato todos os anos é o Festival Cervantino , um evento anual de artes que acontece nas muitas praças e teatros da cidade.

Hospedagem: Onde Ficar em Guanajuato

10. Mazatlán

Centro Histórico de Mazatlan

Mazatlan é realmente o melhor dos dois mundos. É uma das raras cidades do México onde a cultura colonial encontra o mar.

O colorido centro de Mazatlan fica bem às margens do Oceano Pacífico, e a cidade se estende por quilômetros ao longo de um dos maiores Malecons do mundo, dando uma vibração diferente a cada trecho.

A parte mais bonita e histórica da cidade é o Centro Histórico, que tem galerias maravilhosas, um teatro histórico, praças, restaurantes e prédios coloridos. Aqui, o lugar para ficar é a Casa Lucila , um belo hotel boutique de nove quartos com uma piscina íntima na cobertura. O hotel tem vista para um trecho do Malecón e os telhados do Centro Histórico. O bistrô na propriedade é um dos melhores lugares para comer na cidade.

Há também a Zona Dorada, ou a famosa Zona Dourada, repleta de hotéis, restaurantes de praia e barracas de souvenirs. Mais ao norte fica a elegante marina, e além dela está Nuevo Mazatlan, conhecida por seus novos empreendimentos de luxo e uma cena de restaurantes em ascensão.

Hospedagem: Onde Ficar em Mazatlán

11. Playa del Carmen

Praça da Prefeitura, Playa del Carmen

Diga a alguém 15 anos atrás que Playa del Carmen seria uma das melhores cidades do México e eles olhariam incrédulos. Isso porque Playa del Carmen nasceu como uma pequena vila de pescadores, cercada pela selva, em uma faixa de areia branca do Caribe.

Começou com os moradores locais, que atraíram pequenos grupos de mochileiros europeus e sul-americanos que estavam de passagem. Hoje o cenário é muito, muito diferente. Essa pequena vila de pescadores se expandiu para bairros completos com estradas pavimentadas, rodovias, um porto e energia 24 horas por dia, 7 dias por semana. De fato, muitos desses primeiros viajantes ficaram, tornando Playa del Carmen uma das cidades mais multiculturais do México. Também se transformou em uma cidade sofisticada, com alguns dos melhores hotéis de todo o México.

Playa del Carmen é o ponto de partida perfeito para explorar destinos próximos como Tulum, Cozumel e as vilas de praia menores no caminho para a fronteira de Belize.

Hospedagem: Resorts com melhor classificação em Playa del Carmen

  • Leia mais: Atrações e coisas para fazer mais bem avaliadas em Playa del Carmen

12. Campeche

Praça da Independência em Campeche

Localizada às margens do Golfo do México, a capital do estado de Campeche é a porta de entrada para uma estrela em ascensão de um estado. É realmente um conto de fadas de uma cidade, direto das páginas de um livro de histórias. Imagine prédios em tons pastel, ruas de paralelepípedos, uma igreja branca reluzente e um Centro Histórico cercado por muros de proteção.

Reserve uma estadia na Hacienda Puerta Campeche , um impressionante e histórico hotel de luxo que se tornou uma fazenda, que fica bem no coração da cidade. Este é o lugar perfeito para caminhar até todos os impressionantes marcos locais no Centro Histórico, e oferece aos hóspedes uma viagem no tempo para o apogeu da vida de fazenda histórica.

13. San José del Cabo

Cena noturna de rua em San José del Cabo

Los Cabos pode ter a fama de ser um dos melhores destinos de praia do mundo, mas na verdade o destino abriga uma das melhores cidades do México. Los Cabos é formado por Cabo San Lucas e San Jose del Cabo, e este último é uma cidade linda e vibrante, cheia de coisas para fazer.

Uma cidade charmosa à beira-mar, San Jose del Cabo tem lindos hotéis boutique, uma praça principal vibrante, distrito de arte florescente e muitas lojas e restaurantes. Comece no distrito de arte do centro, onde passeios a pé são realizados todas as quintas-feiras, de novembro a junho. Estes Art Walks de quinta-feira trazem os viajantes para as galerias, onde podem conhecer os artistas e donos de galerias.

O jantar em San Jose del Cabo também é de outro nível, com restaurantes da fazenda (e do mar) à mesa que mostram as iguarias regionais e ingredientes frescos. San Jose del Cabo hospeda festivais maravilhosos, desde o Dia dos Mortos até a Restaurant Week.

Você também descobrirá que nunca está muito longe de uma bela praia, uma trilha para caminhada ou um local perfeito para pescar em águas de classe mundial. Se você estiver se sentindo aventureiro, San Jose del Cabo também é uma base perfeita para explorar as praias mais remotas espalhadas ao longo da península sul de Baja.

Hospedagem: Onde Ficar em San Jose del Cabo

14. San Cristóbal de las Casas

San Cristóbal de las Casas

No alto das colinas enevoadas de Chiapas, acima das planícies e selvas fumegantes, fica uma joia de uma cidade colonial – San Cristobal de las Casas. Uma das melhores cidades do México, esta cidade é rica em tradição e misticismo maia. Possui arquitetura espanhola proeminente, galerias e lojas boêmias, além de lugares maravilhosos para provar as iguarias regionais: café e chocolate.

A arquitetura desta cidade é simplesmente deslumbrante. Comece com a catedral amarelo-canário com vista para a praça principal e percorra a teia de ruas de paralelepípedos que levam você a casas imponentes com pátios, lojas multicoloridas e pequenas praças.

A cidade é uma base para o povo maia Tzotzil, descendentes dos antigos maias que vivem aqui há séculos. Hoje conta com belos hotéis boutique e restaurantes charmosos. É também um centro para viagens de aventura, seja trekking na selva ou passeios turísticos no Sumidero Canyon National Park. Os visitantes também vêm aqui para encontros espirituais, pois os Tzotzil Maya são especialistas em rituais e curas seculares.

Hospedagem: Onde Ficar em San Cristobal de las Casas