14 melhores cachoeiras no Tennessee

Escrito por Catherine Hawkins e Colin J. McMechan
5 de janeiro de 2022

As cachoeiras são para a metade oriental do Tennessee o que os penhascos e arcos de arenito vermelho são para a metade sul de Utah. O primeiro que você vê é incrível, mas depois há outro e outro. O Tennessee os tem em abundância – largos, magros, altos, baixos, em cascata em etapas ou em série, e talvez o mais memorável, trovejando em uma coluna espumosa.

Ozone Falls em Cumberland County | Direitos autorais da foto: Colin J. McMechan

Se quiser continuar a ler este post sobre "14 melhores cachoeiras no Tennessee" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 14 melhores cachoeiras no Tennessee, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Várias de nossas escolhas para as melhores cachoeiras são tão magníficas que emprestam seu nome a parques estaduais: Cummins Falls, Burgess Falls e Fall Creek Falls. Olhe para um mapa dos parques estaduais e você notará que esses três estão empilhados na região central, a duas horas de carro de Nashville. Todos os três, além da Área Natural Estadual de Ozone Falls, podem ser facilmente visitados em um dia da capital do estado. Outro conjunto de quedas está concentrado no Parque Nacional Great Smoky Mountains, incluindo quatro em nossa lista: Abrams Falls, Rainbow Falls, Cataract Falls e Laurel Falls.

Mesmo em um dia nublado, as cachoeiras do estado têm aquela borda extra que emociona os olhos e os ouvidos de quem vê. Encontre aquelas que deslumbram e brilham, com nossa lista das melhores cachoeiras do Tennessee.

1. Cataratas do Rubi

Ruby Falls, Tennessee

O espetáculo colorido e romântico da iluminada Ruby Falls é tão procurado que você precisa fazer uma reserva para vê-lo em uma visita guiada. Os visitantes lotam essa atração a menos de 8 km de Chattanooga porque é a cachoeira subterrânea acessível mais alta e profunda dos EUA . Comece sua aventura descendo 260 pés em um elevador com frente de vidro do Cavern Castle até a Lookout Mountain. Você está agora na companhia de visitantes que se dirigem à cachoeira desde 1928.

Ao longo da curta caminhada da caverna pavimentada, você verá impressionantes formações rochosas naturais de estalagmites, estalactites e formações de cortinas. Demora cerca de 60 a 80 minutos para chegar a Ruby Falls, uma cascata de 145 pés, localizada a 1.150 pés abaixo da superfície da montanha. (Espere andar e ficar de pé em vez de sentar e descansar.)

Quando você retornar ao centro de visitantes acima do solo, aprecie as vistas da Lookout Mountain Tower de 70 pés e do Blue Heron Overlook. Durante os horários de pico, evite o congestionamento reservando um passeio no início do dia.

Endereço: 1720 Scenic Hwy, Chattanooga, Tennessee

Site oficial: http://www.rubyfalls.com

2. Laurel Falls

Laurel Falls | Direitos autorais da foto: Colin J. McMechan

Laurel Falls é um dos destaques do Parque Nacional Great Smoky Mountains que muitos visitantes tentam incluir em seu itinerário. Ao contrário da maioria das cachoeiras em nossa lista recomendada, você caminha 1,3 milhas para acessar Laurel Falls em vez de descer em uma ravina ou desfiladeiro. Você será recompensado no final de sua escalada por uma cachoeira de 80 pés que brilha em um dia ensolarado nas montanhas.

A trilha começa ao lado da Fighting Creek Gap Road, a oeste do Sugarlands Visitor Center e a 11 km de Gatlinburg. Ao chegar em Laurel Falls, atravesse uma ponte de concreto que separa as quedas superiores à sua frente e as quedas inferiores abaixo de você. Aprecie a névoa refrescante das cataratas e os arredores da floresta tropical de grandes loureiros e rododendros, que florescem na primavera.

Endereço: Fighting Creek Gap Road, Great Smoky Mountains National Park, Tennessee

Site oficial: https://www.nps.gov/grsm/planyourvisit/laurel-falls.htm

3. Cataratas de Fall Creek

Fall Creek Falls | Direitos autorais da foto: Colin J. McMechan

A 256 pés de altura, Fall Creek Falls é o destaque em um palco lotado de cachoeiras no Fall Creek Falls State Park. Menos imponentes são Piney Creek Falls, Cane Creek Falls e Cane Creek Cascades, além do Fall Creek Lake, de 345 acres, e diversos riachos, desfiladeiros e piscinas. Em um parque com quase 30.000 acres, metade dos quais é designado como deserto, todos esses recursos literalmente moldam a reputação cênica do escarpado Cumberland Plateau.

Acesse a beleza de Fall Creek Falls por meio de uma caminhada pela Piney Falls Trail ou pela Overlook Trail até a Base of Falls Trail de 0,3 milhas . Duas cascatas, quase um conjunto combinado, despejam sobre saliências em diferentes níveis, mergulhando na piscina abaixo. Uma floresta de madeira dura cerca a enorme bacia de calcário em camadas onde as cataratas estão localizadas. De Nashville, são duas horas de carro para o leste para ver as cataratas e talvez acampar durante a noite.

Endereço: 2009 Village Camp Road, Spencer, Tennessee

Site oficial: https://tnstateparks.com/parks/fall-creek-falls

4. Cataratas do Rio Bald

Bald River Falls | Direitos autorais da foto: Colin J. McMechan

No canto noroeste das Montanhas Apalaches, perto da fronteira com a Carolina do Norte, está um dos cenários mais idílicos para a magnífica espuma de Bald River Falls. Em sua onda final, o rio Bald cai 90 pés em uma piscina , corre sob a ponte abaixo de seus pés e deságua no rio Tellico. A grandeza da Floresta Nacional Cherokee o cerca.

Esta é uma das características naturais mais marcantes e acessíveis em uma área de beleza espetacular. Uma curta caminhada até o rio Tellico são Baby Falls. Certifique-se de parar em uma grande rocha de calcário e apreciar a varredura visual e o poder rugindo da água em seus dedos. Combine uma viagem para Bald River Falls com um passeio de carro pela célebre Cherohala Skyway, com 1,6 km de altura e 67 km de comprimento.

Endereço: Tellico Plains, Tennessee

Site oficial: https://www.fs.usda.gov/recarea/cherokee/recreation/recarea/?recid=35130

5. Foster Falls

Foster Falls | Direitos autorais da foto: Colin J. McMechan

Foster Falls de 18 metros desce para uma piscina profunda na cordilheira Fiery Gizzard do South Cumberland State Park . Do estacionamento, siga a trilha curta que leva você a um calçadão e mirante elevado acima das cataratas.

Muitos visitantes caminham pela trilha moderada Climbers Loop de três quilômetros até o desfiladeiro. A trilha leva você por uma ponte suspensa até um local onde você pode admirar a vista na base das cataratas. Pise com cuidado sobre o terreno rochoso íngreme que pode ser extenuante para alguns caminhantes. Botas de caminhada sérias são recomendadas. Traga um maiô se for o momento certo para aproveitar a piscina no desfiladeiro.

Não se surpreenda ao ver alpinistas de elite escalando rotas desafiadoras até os penhascos de calcário perto de Foster Falls. Existem outras cachoeiras no parque, mas Foster Falls é a mais impressionante. O acesso ao parque pela Foster Falls Road fica a 36 milhas a noroeste de Chattanooga.

Endereço: 498 Foster Falls Rd, Sequatchie, Tennessee

Site oficial: https://tnstateparks.com/parks/south-cumberland

6. Cataratas Gêmeas

Twin Falls, Rock Island State Park | Direitos autorais da foto: Colin J. McMechan

Twin Falls no Rock Island State Park é uma beleza acidental que parece uma parede larga de água vazando dos penhascos de calcário ao longo do rio Caney Fork. O "acidente" surgiu quando a represa de Great Falls foi construída para produzir energia hidrelétrica em 1925. O excesso de água deste projeto de engenharia foi naturalmente desviado para uma ampla faixa da escarpa, onde se projeta 80 pés até o rio abaixo.

Siga as indicações para Twin Falls depois de chegar ao parque. Uma trilha curta e fácil desce até a beira do rio, onde você pode caminhar por um caminho arborizado que corre paralelo à costa. Preste atenção aos sinais de perigo que alertam para água alta e rápida quando liberada pela barragem. Na maioria das vezes, no entanto, você pode caminhar com segurança no leito do rio exposto para uma visão desobstruída das cataratas.

Endereço: 82 Beach Road, Rock Island, Tennessee

Site oficial: tnstateparks.com/parks/rock-island

7. Greeer Falls

Greeter Falls | Direitos autorais da foto: Colin J. McMechan

É uma corrida de pedras para alguns, mas duas quedas em uma trilha justificam o esforço. A partir da área de estacionamento de Greeter Falls, faça a caminhada moderada de ida e volta até Upper Falls e Greeter Falls . Observe sua corrida e use sapatos resistentes para uma trilha com declives íngremes, raízes expostas e pedras escorregadias.

Pegue a trilha circular no sentido anti-horário e siga a escarpa acima do rio até uma gruta de penhascos de calcário. A partir daqui, é um pequeno esporão até as Cataratas Superiores. A trilha principal leva você a uma escada de metal em espiral que abraça uma face de penhasco e um conjunto de escadas de madeira que descem para Greeter Falls.

Em um dia quente, recompense seu esforço com um mergulho na área de natação Blue Hole. Acesse-o por uma trilha separada de 0,4 milhas da área de estacionamento.

Greeter Falls está localizada na Área Natural Savage Gulf State do South Cumberland State Park , 90 milhas a sudeste de Nashville e 60 milhas a noroeste de Chattanooga.

Endereço: Greeter Falls Road, Altamont, Tennessee

8. Cataratas do Blue Hole

Blue Hole Falls

Blue Hole Falls, localizada no canto nordeste do Tennessee, é menor do que outras cachoeiras da nossa lista, mas extraordinariamente deslumbrante. Tem 30 por 40 pés e emerge de um despenhadeiro espetacular ladeado por penhascos de até 50 pés. Os rododendros contribuem para o cenário exuberante e são mais bem vistos quando florescem na primavera. O "buraco" azul na base das cataratas é ideal para um mergulho refrescante no verão.

Devido aos degraus íngremes e muitas vezes escorregadios, uma visita a Blue Hole Falls não é recomendada para crianças ou cães. Certifique-se de usar sapatos de caminhada resistentes. Leve o seu tempo para cima e para baixo. Para acessar as cataratas, dirija pela rodovia 91 até a Panhandle Road, depois vá mais uma milha até o pequeno estacionamento. As cataratas estão localizadas a 12 milhas a nordeste de Elizabethton, mais conhecida pelos habitantes locais como Betsy Town.

Endereço: Perto da Panhandle Road, Elizabethton, Tennessee

Site oficial: http://www.easttn.us/attractions/attraction.aspx/BlueHoleFalls/

9. Cataratas de Burgess

Burgess Falls | Direitos autorais da foto: Colin J. McMechan

Burgess Falls é a quarta de uma série de cachoeiras, cada uma aumentando de tamanho em relação à que você viu antes. Do centro de visitantes do Burgess Falls State Park, um parque de uso diurno, procure o River Trail de 2,4 km e o Service Road Loop. Embora seja classificado como extenuante, pode ser fácil ou moderado para visitantes que não têm problemas com escadas.

A 130 pés, Burgess é uma das cascatas mais magníficas do Tennessee. Observando como ele mergulha no desfiladeiro cênico do Falling Water River, você não pode deixar de se sentir hipnotizado e humilhado. Não demora muito para chegar aqui de Nashville – menos de 90 minutos. Comece cedo para dedicar um dia à observação das cachoeiras.

Endereço: 4000 Burgess Falls Drive, Sparta, Tennessee

Site oficial: https://tnstateparks.com/parks/burgess-falls

10. Cataratas de Abrams

Abrams Falls cercado por cores de outono

Abrams Falls é um eterno favorito no Great Smoky Mountains National Park e é uma das coisas mais populares para se fazer ao dirigir pela Cades Cove Loop Road, de 11 milhas, de sentido único, a oeste de Townsend. A caminhada de ida e volta de oito quilômetros é classificada como moderada a extenuante, e Abrams Falls, de 6 metros, é considerado que vale a pena o esforço.

Abrams Falls não é a cachoeira mais alta da nossa lista, mas a água que flui sobre ela é uma torrente, não uma gota. A piscina em sua base é longa e profunda, com correntes se movendo muito rapidamente para permitir nadar com segurança. Apropriadamente, dado seu poder e majestade, Abrams Falls recebeu o nome de um chefe Cherokee local.

Endereço: Parque Nacional Great Smoky Mountains, Tennessee

Site oficial: https://www.nps.gov/grsm/planyourvisit/abrams-falls.htm

11. Cataratas de Ozônio

Cataratas de Ozônio | Direitos autorais da foto: Colin J. McMechan

Destaque nas filmagens de Jungle Book de Hollywood , Ozone Falls na área natural do estado com o mesmo nome é mágico na vida real e na tela grande. A uma única queda de 111 pés do despejo de arenito plano no topo, esta graciosa cachoeira parece enviada do céu. O imenso anfiteatro – esculpido por Fall Creek ao longo de milênios – aumenta o esplendor cênico.

Comece sua exploração caminhando uma curta distância até o topo das cataratas. A queda abrupta deve fazer você parar de caminhar perto da borda, onde as quedas despencam para a piscina abaixo. Uma visão em ângulo lateral das cataratas é encontrada seguindo a trilha à direita. Esta trilha ao longo da orla leva você à Rodovia TN-1, onde você tem a opção de caminhar até a base das cataratas.

Uma vista notável de Ozone Falls espera por você na parte inferior. Certifique-se de ter calçados adequados para navegar pelas rochas escorregadias e terrenos acidentados até a beira da água. Os caminhantes mais seguros se aventuram atrás das cataratas para uma experiência totalmente diferente. Respire a névoa fresca e capture uma selfie única enquanto cercado pela majestade desse ambiente sobrenatural.

Endereço: 14563 TN-1, Rockwood, Tennessee

Site oficial: www.tn.gov/environment/program-areas/na-natural-areas/natural-areas-east-region/east-region-/na-na-ozone-falls.html

12. Cataratas

Cataratas | Direitos autorais da foto: Colin J. McMechan

Embora seja a menor cachoeira da nossa lista, Cataract Falls é uma das mais populares porque fica perto de Gatlinburg e da porta de entrada ao norte do Parque Nacional Great Smoky Mountains. A partir do Centro de Visitantes de Sugarlands, caminhe os primeiros 800 metros da trilha de caminhada Cove Mountain Trail que leva você à base das cataratas.

No caminho plano para Cataract Falls, você caminha ao lado do Cataract Branch, que flui como um riacho na direção das cataratas. Na primavera, espere ver esta cascata suave em um cenário cercado por rododendros floridos.

Endereço: Cove Mountain Trail, Gatlinburg, Tennessee

Site oficial: www.nps.gov/grsm/planyourvisit/waterfalls.htm

13. Cataratas do Arco-Íris

Rainbow Falls, Parque Nacional Great Smoky Mountains

Muitos visitantes de Rainbow Falls no Great Smoky Mountains National Park são atraídos pela caminhada energética até eles. Outro aspecto atraente é ter LeConte Creek como companheiro ao longo de grande parte da trilha de ida e volta de 5,1 milhas. Rainbow Falls apresenta a queda mais longa de qualquer cachoeira nas Smoky Mountains , mergulhando 80 pés na pitoresca piscina abaixo.

Você ficará encantado com as passarelas que cruzam o riacho. Uma vez nas cataratas em um dia ensolarado, procure ouro no final do arco-íris saindo da névoa. Embora a melhor época para ver as cataratas seja uma chuva forte, esteja preparado para condições úmidas e lamacentas.

Endereço: Cherokee Orchard Loop Road, Great Smoky Mountains National Park, Tennessee

Site oficial: www.nps.gov/grsm/planyourvisit/rainbow-falls-pyv.htm

14. Cummins Falls

Cummins Falls | Direitos autorais da foto: Colin J. McMechan

A cascata de 75 pés de Cummins Falls é a oitava maior do Tennessee. As cataratas estão localizadas no Blackburn Fork State Scenic River, no Cummins Falls State Park, que foi eleito o parque nº 1 do ano em 2021 pelo Departamento de Meio Ambiente e Conservação do Tennessee. A honra foi concedida devido à melhor gestão do aumento de visitantes e medidas de segurança.

A maioria dos visitantes achará fácil caminhar pela trilha Waterfall Overlook, do centro informativo de visitantes até a vista panorâmica das cataratas. A caminhada de três milhas do centro até o desfiladeiro e as cataratas pode levar 45 minutos ou mais.

Os visitantes que desejam visitar o desfiladeiro devem obter uma permissão e assistir a um vídeo sobre o acesso à base das cataratas. A trilha é acidentada e envolve várias travessias de riachos, por isso recomenda-se calçado adequado e bastões de trekking. O parque de 282 acres está localizado a nove milhas ao norte de Cookeville e 85 milhas a leste de Nashville. Leia-o para se preparar para explorar as cataratas.

Endereço: 390 Cummins Falls Lane, Cookeville, Tennessee

Site oficial: https://tnstateparks.com/parks/cummins-falls