14 coisas com melhor classificação para fazer no Montenegro

Apenas estabelecido como uma nação independente em 2006, o pequeno mas poderoso país de Montenegro está rapidamente se tornando um dos pontos quentes do turismo da Europa. E por um bom motivo. Lar de cidades históricas perfeitas para livros ilustrados; belas praias apoiadas pelas águas mornas e claras do Mar Adriático; picos escarpados; e um clima mediterrâneo ameno, este pequeno país no que já foi a Iugoslávia tem um grande impacto.

O melhor de tudo é que Montenegro, que usa o euro, é agradavelmente acessível, com férias na praia aqui custando uma fração do que você pagaria na França, Itália ou na vizinha Croácia.

Se quiser continuar a ler este post sobre "14 coisas com melhor classificação para fazer no Montenegro" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 14 coisas com melhor classificação para fazer no Montenegro, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Desde o impressionante centro histórico veneziano em Kotor, apoiado por uma espetacular baía azul profundo, semelhante a um fiorde, até o interior montanhoso, repleto de parques nacionais e picos imponentes e cavernas subterrâneas como a Caverna Lipa, Montenegro está cheio de atrações. Para mais ideias sobre os melhores lugares para visitar, leia nossa lista das melhores coisas para fazer em Montenegro.

1. Cidade Velha de Kotor e Baía de Kotor

Cidade Velha de Kotor

Dominado pela Catedral de Saint Tryphon , do século XII, o centro histórico de Kotor é uma das cidades medievais fortificadas mais bem preservadas da costa do Adriático. Distintamente veneziano em seu estilo (Veneza foi uma das muitas cidades-estados e impérios que governaram esta área ao longo dos séculos), Kotor fica à beira da brilhante Baía de Kotor azul cercada por montanhas dramáticas e altas.

A Catedral de São Trifão é conhecida por seu altar de pedra esculpida, um excelente exemplo do tipo de cantaria pela qual a cidade era famosa durante a Idade Média. Passe algum tempo vagando pelo labirinto de ruas e vielas da Cidade Velha de Kotor, parando para uma refeição em um restaurante tradicional ou uma bebida gelada em um café na calçada em uma das praças.

Se você quiser mais exercício, desafie-se com uma caminhada até as muralhas da cidade alta. A partir daqui, você terá vistas deslumbrantes sobre a cidade e a baía.

Hospedagem: Onde Ficar em Kotor

2. Budva Riviera

Vista aérea de Budva Riviera

Estendendo-se ao longo da costa central de Montenegro com Budva como sua cidade âncora, Budva Riveria é um destino de praia quente de verão para moradores e turistas. As praias aqui são uma mistura de areia e seixos, apoiadas pelos tons claros, turquesa e azul-água do Mar Adriático de um lado e montanhas dramáticas do outro.

Há uma série de praias de alta qualidade ao longo da Riviera, incluindo Mogren Beach , que é a mais próxima da Cidade Velha de Budva, a apenas cinco minutos a pé ao longo de um caminho à beira-mar da cidade. As praias ao longo da Budva Riviera também estão repletas de restaurantes com mesas ao ar livre.

Old Town Budva tem uma história que remonta a 2.500 anos. Esta cidade medieval murada tem uma atmosfera animada e está repleta de restaurantes e lojas, bem como um museu da cidade.

Hospedagem: Onde ficar em Budva

3. Caverna Lipa

Caverna Lipa

Uma das maiores cavernas de Montenegro, a Caverna Lipa, a poucos quilômetros da vila de Cetinje , fica nas montanhas ao norte e a leste de Budva . A caverna foi descoberta acidentalmente por um cachorro que caiu por um buraco, mas conseguiu escapar com segurança por outra abertura.

Hoje, a caverna cárstica também é uma das atrações turísticas mais populares de Montenegro para crianças e adultos aventureiros. A visita começa com um passeio de mini-comboio pelo campo selvagem, repleto de romãzeiras e figueiras selvagens, até à entrada da gruta. A partir daqui, você participará de uma visita guiada por alguns dos 3,5 quilômetros de passagens e grandes salões esculpidos por milhares de anos de gotejamento de água e seu rio subterrâneo.

Hospedagem: Onde Ficar em Cetinje

4. Gruta Azul

A Gruta Azul em Montenegro

A ainda relativamente desconhecida Península Lustica de Montenegro abriga vilarejos encantadores, belas praias e a Gruta Azul. A gruta recebeu esse nome por causa de sua água azul fluorescente, que recebe seus tons dramáticos da luz refletida no fundo arenoso da caverna em forma redonda com teto abobadado.

Você só pode acessar a Gruta Azul de barco. As excursões partem regularmente da marina Herceg Novia entre abril e outubro e vão apenas para a Gruta Azul ou combinam atrações próximas. A caverna também é um ótimo local para snorkeling ou mergulho.

Hospedagem: Onde ficar em Lustica

5. Lago Escadar

escada do lago

O Lago Scadar, na fronteira com a Albânia , é o maior lago natural do sul da Europa. É um ótimo destino de volta à natureza que hospeda várias espécies de aves migratórias e outros animais selvagens. O lado montenegrino do lago foi designado como parque nacional. Explore o lago em uma excursão de barco e também passe algum tempo verificando as aldeias que o pontilham. Muitos datam do século 13 e foram designados como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Na margem sudoeste do lago, você encontrará a Praia de Murici , que é um trecho de costa intocado e tranquilo apoiado pela bela Cordilheira Rumija. A praia pode ser acessada por uma estrada íngreme até uma pequena vila à beira do lago. Este é um ótimo local para escapar e respirar o ar fresco e o ambiente campestre.

Hospedagem: Onde Ficar no Lago Escadar

6. Ulcinj

Cidade velha Ulcinj

Ao lado da fronteira albanesa na ponta sul de Montenegro, Ulcinj é um antigo porto marítimo que já foi famoso como a capital pirata do Mar Adriático. Hoje, Ulcinj é uma cidade montenegrina única, com uma população majoritariamente muçulmana e algumas belas mesquitas e excelentes restaurantes e cafeterias do Oriente Médio ao longo de seu tranquilo calçadão à beira-mar.

A área também é conhecida por suas praias, incluindo Velika Plaza (que se traduz em "Praia Grande") e a 12 quilômetros é a praia mais longa de Montenegro. A água aqui é muito rasa e ótima para famílias com crianças pequenas. É também um ponto de destaque para os praticantes de kitesurf, que aproveitam a água lisa e rasa e os ventos predominantes para pegar uma carona. Se você quiser aprender mais sobre o esporte, há várias escolas de kitesurf no extremo sul do Velika Plaza.

Alojamento: Onde ficar em Ulcinj

7. Cetinje

Vista aérea do Mosteiro de Cetinje

A cidade de Cetinje, do século XV, serviu como capital de Montenegro durante o final dos séculos XIX e XX (antes da Primeira Guerra Mundial, quando ainda era um país independente). Na época, o local do vale do interior, à beira do que era então o Império Otomano, tornou-se um local cobiçado para conduzir a diplomacia.

Hoje, as embaixadas foram transformadas em museus, prédios governamentais e academias educacionais, e a cidade é um prazer passear sem rumo por uma tarde. O Mosteiro de Cetinje aqui tem uma coleção de relíquias da era cristã primitiva que você pode ver para uma doação, e a Igreja Vlah que remonta ao século XV é outra visão notável.

Alojamento: Onde ficar em Cetijne

8. Monte Lovcen

Parque Nacional do Monte Lovcen

O nome de Montenegro foi inspirado nos altos picos de granito do Monte Lovcen, e a montanha é uma fonte de orgulho nacional. Protegido como parte do Parque Nacional do Monte Lovcen , as vistas da plataforma circular no topo são verdadeiramente impressionantes e você olha para a Baía de Kotor e a cidade medieval de Kotor em suas margens.

Também próximo está o Mausoléu de Njegos, onde você pode prestar homenagem ao autor do poema épico nacional de Montenegro, "A Coroa da Montanha". Seu poeta Petar II Petrovic-Njegos está enterrado aqui. A vila de Cetijne é a base principal deste parque e onde você encontrará várias opções de hotéis e restaurantes.

9. Peras

Ilha de São Jorge

Na mesma bela baía de Kotor, mas localizada a noroeste, Perast é uma pequena cidade pitoresca, notável por suas várias igrejas e vilas de pedra. Na cidade, a Igreja de St. Nikola tem excelentes vistas da cidade e da Baía de Kotor de sua torre do campanário.

Duas das igrejas mais charmosas de Perast, Nossa Senhora das Rochas e São Jorge , no entanto, ficam em pequenas ilhotas na baía. A cidade não tem praia, mas os molhes de pedra ao longo de sua baía são pontos de verão populares para os banhistas.

Hospedagem: Onde Ficar em Perast

10. Sveti Stefan

Sveti Stefan

Na Riviera de Budva , Sveti Stefan está ligada ao continente por um estreito istmo e é habitada desde o século XV. Naquela época era uma simples vila de pescadores. A cidade ficou conhecida na década de 1950, quando foi transformada em uma área de resort de luxo, e hóspedes como Marilyn Monroe e Sophia Loren passavam férias aqui.

Após uma recessão no final do século 20, quando a federação iugoslava entrou em colapso, hoje é novamente um paraíso de férias, com duas belas praias de seixos em ambos os lados do istmo. Embora as praias sejam públicas, a vila original está aberta apenas aos visitantes hospedados no Aman Resort aqui.

Hospedagem: Onde Ficar em Sveti Stefan

11. Parque Nacional Durmitor

Lago Negro no Parque Nacional Durmitor

Perto da cidade montanhosa de Žabljak, o Parque Nacional Durmitor é outra atração natural popular. O parque fica nos Alpes Dináricos e abriga cerca de 18 lagos glaciais, o rio Tara e o segundo cânion mais profundo do mundo (veja Tara Canyon abaixo).

É também o lar de densas áreas de floresta e vida selvagem, de ursos pardos a javalis, e 163 espécies diferentes de pássaros. Há oportunidades para esquiar ou praticar snowboard aqui no inverno e, no verão, você pode caminhar, acampar e fazer rafting entre outras atividades.

Hospedagem: Onde Ficar em Zabljak

12.Tara Canyon

Ponte Durdevica Tara sobre Tara Canyon

Tara Canyon é outra das incríveis maravilhas naturais de Montenegro. Depois do Grand Canyon, é o cânion mais profundo do mundo e, assim como o Grand Canyon, pode ser experimentado com uma épica viagem de rafting. Observe que a água está um pouco fria, no entanto, em torno de 50 graus Fahrenheit.

Se você não quiser se molhar, também pode ver o cânion da ponte Ðurdevica Tara . A ponte em arco de concreto foi reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, quando foi explodida em uma tentativa efetiva de impedir a invasão italiana.

Hoje, a ponte está 172 metros acima do fundo do cânion e, além de apreciar a vista, os viciados em adrenalina podem atravessar o cânion em uma tirolesa.

13. Mosteiro Ostrog

Mosteiro Ostrog

Construído durante o século XVII como um refúgio contra os invasores do Império Otomano, o Mosteiro Ostrog é hoje um importante destino de peregrinação cristã. Situado no topo de um grande afloramento de granito, todo o mosteiro foi esculpido em uma caverna em um penhasco quase vertical.

É um local bastante impressionante, com duas igrejas de cavernas internas que podem ser visitadas. Eles são enfeitados com afrescos pintados diretamente nas paredes de pedra. O mosteiro também abriga os restos mortais de seu fundador, Sveti Vasilje, que se tornou santo após sua morte em 1671.

14. Parque Nacional Biogradska Gora

Parque Nacional Biogradska Gora

Montenegro destinou bastante terra para parques nacionais, incluindo o belo Parque Nacional Biogradska Gora, no centro do país. Situado entre os rios Lim e Tara, está repleto de riachos de fluxo rápido; lagos brilhantes e claros; prados cheios de flores; e uma das últimas florestas primitivas da Europa, onde as árvores têm 500 anos.

A principal atração natural deste parque é o Lago Biograd, que é um grande lago glacial no meio do parque. A cidade vizinha de Kolasin é uma boa base com hospedagem e restaurantes.

Hospedagem: onde ficar em Kolasin