14 atrações turísticas com melhor classificação nas Ilhas Turks e Caicos

Frank

Situadas na ponta sudeste das Bahamas, as Ilhas Turks e Caicos abrangem um dos maiores sistemas de recifes de coral do mundo. Não surpreendentemente, o mergulho é uma das melhores coisas para fazer aqui. Requintadas praias de areia branca bordejam este colar de cerca de 40 ilhas, onde esportes aquáticos, trilhas naturais, reservas de iguanas, cavernas subterrâneas e paisagens marinhas deslumbrantes são os principais atrativos.

A pesca também é excelente e, de janeiro a abril, você pode avistar baleias jubarte em sua rota anual de migração em torno dessas ilhas intocadas.

Providenciales, Turks e Caicos

As Ilhas Turks e Caicos são um território britânico ultramarino, e apenas oito das ilhas são habitadas. Navios de cruzeiro deslizam para o porto principal de Grand Turk, lar da tranquila capital de Cockburn Town.

Providenciales, conhecida como "Provo", é a ilha mais desenvolvida, e sua espetacular Grace Bay é uma das praias mais deslumbrantes do planeta. Middle Caicos, a maior das Ilhas Turks e Caicos, tem o litoral mais dramático, com falésias calcárias mergulhando em baías azul-turquesa.

Descubra mais dos melhores lugares para visitar neste refúgio caribenho favorito com nossa lista das principais atrações nas Ilhas Turks e Caicos.

1. Grace Bay, Providenciales

Grace Bay, Providenciales

Com mais de oito quilômetros de extensão, Grace Bay é uma das melhores praias do Caribe. A areia fina encontra a água cristalina em tons impressionantes de azul ao longo desta requintada fatia de costa, e os recifes de coral brilham na costa. Tomar sol, nadar e mergulhar com snorkel nesta praia estão entre as principais atrações de Providenciales.

Grace Bay Beach faz parte do Princess Alexandra Marine Park, e os mergulhadores podem ver a rica vida marinha em The Bight Reef e Smith's Reef no parque subaquático. O melhor de tudo é que você pode acessá-los facilmente a partir da costa.

A baía também é o playground do golfinho selvagem "JoJo", conhecido por interagir com nadadores surpresos – o governo das Ilhas Turks e Caicos declarou este mamífero amigável um tesouro nacional.

Hospedagem: onde ficar em Turks e Caicos

2. Mergulho e Snorkeling

Mergulho e snorkel

Mergulhar ou mergulhar nas águas cristalinas estão entre as coisas mais populares para fazer em Turks e Caicos. Rodeadas por um dos mais extensos sistemas de recifes de corais do mundo , as ilhas ficam em um vasto planalto subaquático com desníveis dramáticos não muito longe da costa. Isso o torna um excelente destino para mergulhos de parede – especialmente em Grand Turk.

Muitos dos principais locais de mergulho com snorkel e mergulho são acessíveis a partir da costa, e naufrágios antigos e novos estão espalhados por essas águas.

Outra característica interessante das ilhas é a Columbus Passage , com 35 quilômetros de largura, a leste de Grand Turk, que separa os turcos das ilhas Caicos e é uma rota de migração popular para animais marinhos . Dependendo da época do ano, os mergulhadores podem ver baleias, golfinhos, tartarugas e raias aqui.

Acrescente a tudo isso excelente visibilidade, recifes intocados, vida marinha abundante e serviços de mergulho de qualidade, e não é à toa que este é um dos melhores destinos de mergulho do Caribe .

A maioria dos passeios de mergulho e snorkel operam em Providenciales, Grand Turk e Salt Cay.

3. Parque Nacional Chalk Sound, Providenciales

Parque Nacional Chalk Sound, Providenciales | Tim Sackton / foto modificada

Um tom de turquesa de arregalar os olhos, Chalk Sound é uma bela lagoa com depósitos de calcário separados do oceano por uma fina faixa de areia. A cerca de 20 a 30 minutos de carro de Grace Bay, a área é um belo lugar para tirar fotos. Espalhados por todas as águas cintilantes estão pequenas ilhas rochosas de topo verde, que abrigam muitas iguanas.

Você pode alugar caiaques ou pranchas de stand up paddle para explorar as águas cristalinas ou embarcar em um cruzeiro de pontão.

Endereço: Chalk Sound Road, Chalk Sound, Providenciales

4. Baía de Sapodilla, Providenciales

Baía de Sapodilla, Providenciales

Sapodilla Bay, no lado do oceano de Chalk Sound, é uma faixa tranquila de praia isolada que oferece boa proteção para iates. A água rasa e calma também faz deste um ótimo local para nadar com crianças pequenas, e as águas azul-turquesa luminosas são um colírio para os banhistas.

No topo da colina com vista para a baía, marinheiros náufragos gravaram mensagens em pedras, e alguns moradores afirmam que são códigos para tesouros escondidos. A vista de cima também é ótima para tirar fotos.

A bela Taylor Bay Beach também está próxima, mas o caminho de acesso público é difícil de encontrar – verifique com os moradores locais para obter instruções.

Endereço: End of South Dock Road, North of South Dock Chalk Sound, Providenciales

5. Excursão Little Water Cay

Uma iguana rochosa ameaçada de extinção em Little Water Cay

Quer ver alguns animais selvagens de Turks e Caicos? A cerca de 456 metros do outro lado do mar de Providenciales, Little Water Cay (conhecida localmente como "Iguana Island") é o lar de iguanas das rochas raras e ameaçadas de extinção. Suba a bordo de um cruzeiro turístico para ver essas criaturas amigáveis ​​de perto.

As iguanas já vagaram pelas Ilhas Turks e Caicos, mas cães e gatos domésticos praticamente as exterminaram – exceto em Little Water Cay, onde elas são protegidas. O National Trust desenvolveu duas trilhas de calçadão que contornam o lado norte e sul da ilha, para que você possa ver as iguanas sem perturbar seu habitat natural.

Depois de ter sua dose de vida selvagem, você pode dar um mergulho na água azul-turquesa ou relaxar nas belas praias de areia branca. Também é possível andar de caiaque até a ilha, mas é preciso ter cuidado com as fortes correntes no canal.

6. Nade com arraias em Gibbs Cay

Nade com arraias em Gibbs Cay

Já se perguntou como é uma arraia? Nas águas claras da desabitada Gibbs Cay, você pode acariciar uma das criaturas marinhas acetinadas enquanto elas nadam até você como cachorrinhos.

Gibbs Cay fica a uma curta viagem de barco da costa leste de Grand Turk. Além de se alimentar e nadar com as arraias, você pode mergulhar com snorkel nos recifes de corais que cercam a praia. Gibbs Cay também abriga uma grande população de aves marinhas.

Muitos passageiros de navios de cruzeiro visitam durante o dia em passeios de barco e desfrutam de um piquenique.

7. Trilha Crossing Place, Middle Caicos

Trilha Crossing Place, Middle Caicos | Ali West / foto modificada

Um patrimônio do National Trust, o Crossing Place Trail é um caminho costeiro estabelecido no século 18 por colonos e escravos. Hoje, os oito quilômetros de trilhas para caminhadas e ciclismo do caminho seguem o antigo caminho, desde a vila de Lorimers até o local onde os ilhéus cruzavam os bancos de areia para negociar com os habitantes de North Caicos há muito tempo.

A trilha leva ao longo de promontórios costeiros, passando por praias, formações de cavernas e arbustos do interior, com vistas deslumbrantes do litoral ao longo de Mudjin Harbour e Norbellis Coves .

Certifique-se de trazer bastante água e proteção solar, pois a trilha é bastante exposta, e também é uma boa ideia usar sapatos resistentes e calças compridas – a trilha é rochosa e coberta de vegetação em algumas áreas. As caminhadas guiadas são uma boa maneira de aprender mais sobre a história e a ecologia da trilha.

8. Porto de Mudjin, Médio Caicos

Porto de Mudjin, Médio Caicos

Uma fatia de cinco quilômetros de litoral ao norte de Middle Caicos, o Mudjin Harbour é um dos locais mais fotografados das Ilhas Turks e Caicos. Deslumbrantes falésias de calcário pendem sobre a lagoa meia-lua e seu arco de praia de areia branca.

Dragon Island fica perto da costa, e você pode acessar a pequena ilha através de um banco de areia na maré baixa. Em condições calmas, o mergulho com snorkel também é ótimo aqui. Os amantes da praia podem acessar o Mudjin Harbour de carro ou caminhando pela Crossing Place Trail .

9. Pine Cay

Pine Cay

Esta linda ilha particular de 800 acres, a 15 minutos de barco de Providenciales, já foi um esconderijo de piratas e agora é um esconderijo para os amantes da natureza abastados que querem fugir do estresse de suas vidas ocupadas. A ilha não tem telefones, TVs ou carros para preservar seu ambiente tranquilo.

Uma das melhores características naturais da ilha é seu magnífico trecho de quatro quilômetros de praia que rivaliza com Grace Bay em beleza e é uma das melhores praias de Turks e Caicos.

A única maneira de ficar aqui é como hóspede do The Meridian Club Pine Cay Turks and Caicos, um resort exclusivo e ambientalmente sensível. No entanto, com 24 horas de antecedência (e sujeito a disponibilidade), você pode adquirir um passe diário e visitar a ilha para almoçar. Isso também lhe dá direito a usar algumas das instalações do resort e desfrutar da belíssima praia, excelente mergulho e trilhas naturais.

Se você olhar para um mapa de Turks e Caicos, verá uma ilha abraçando a costa norte de Pine Cay: Fort George Cay . Também um parque nacional, esta ilha pitoresca é um destino popular para excursões de barco. Belas praias e as ruínas de um forte britânico e um assentamento pré-colombiano são suas principais atrações.

10. Salt Cay

Salt Cay

Nomeada como Patrimônio Mundial da UNESCO, Salt Cay é uma cápsula do tempo dos dias "quando Salt era rei". Esta ilha histórica já foi a maior produtora de sal do mundo, o pilar da economia de Turks e Caicos desde o final dos anos 1600 até o início dos anos 1960.

Hoje burros, gado selvagem, galinhas e iguanas superam em muito os habitantes humanos. Os que buscam reclusão vêm aqui para relaxar nas praias de areia branca, mergulhar ou mergulhar com snorkel nos recifes de coral, aprender sobre a fascinante história da ilha e avistar baleias jubarte em suas migrações anuais do final de janeiro ao início de abril.

O pouco desenvolvimento que existe em Salt Cay é encontrado na cidade de Balfour. A principal atração turística aqui é a Casa Branca , uma majestosa mansão de um comerciante de sal, construída em 1835 com pedra de lastro e mobiliada com antiguidades.

11. Parque Nacional Conch Bar Caves, Middle Caicos

Conch Bar Caves National Park, Middle Caicos

O Parque Nacional Conch Bar Caves protege 24 quilômetros de cavernas subterrâneas. Este sistema de cavernas de calcário cárstico é um dos maiores sistemas de cavernas da região do Caribe .

Algumas das cavernas possuem lagoas, além de estalactites e estalagmites, e a maioria possui grandes colônias de morcegos. As cavernas também têm uma história rica – os índios Lucayan as usavam para cerimônias sagradas e deixavam petróglifos nas paredes.

As visitas guiadas fornecem informações sobre a história das cavernas e destacam algumas das características naturais e colônias de morcegos.

12. Farol do Grande Turco

Farol do Grande Turco

Protegendo a ponta norte da ilha, o Grand Turk Lighthouse é um marco importante com uma história interessante. O farol data de meados do século XIX e foi transportado peça por peça para a ilha da Grã-Bretanha. Foi reconstruído neste local e fica ao lado da casa do faroleiro, ambos protegidos como locais históricos pelo National Trust.

Muitos visitantes gostam de afagar os simpáticos burros aqui. Do farol, você pode passear por uma trilha panorâmica no topo do penhasco até uma praia isolada e desfrutar de belas vistas do oceano ao longo do caminho. Procure baleias durante fevereiro e março.

Endereço: Lighthouse Road, North Ridge, Grand Turk

13. Museu Nacional de Turks e Caicos, Grand Turk

Museu Nacional de Turks e Caicos, Grand Turk | Zepfanman.com / foto modificada

Instalado em um dos edifícios de pedra mais antigos das ilhas, o Museu Nacional de Turks e Caicos é uma ótima maneira de aprender sobre a história do país. As exposições cobrem temas como a escravidão, os Lucayans, a indústria do sal e o meio ambiente natural. Você também pode ver os restos do naufrágio do Molasses Reef, o mais antigo do Hemisfério Ocidental.

Uma das exposições mais interessantes é a coleção de mensagens em garrafas que chegaram à costa de todo o mundo. Você também pode visitar uma casa com telhado de palha, que fornece um vislumbre de como as pessoas nas ilhas viviam.

Ao lado, o jardim botânico apresenta exemplares de plantas nativas e importadas.

Endereço: Front Street, Guinep House, Grand Turk

Site oficial: http://tcmuseum.org/

14. Plantação Cheshire Hall, Providenciales

Preservada pelo National Trust, a Cheshire Hall Plantation, na ilha de Providenciales, é uma ótima maneira de conhecer a história da ilha. Guias experientes conduzem passeios pelas ruínas de 200 anos desta plantação de algodão, compartilhando histórias sobre os desafios enfrentados pelos proprietários, Thomas Stubbs e seu irmão Wade, enquanto lutavam contra o esgotamento do solo, secas e furacões. Algumas plantas de algodão ainda sobrevivem entre as ruínas.