14 atrações turísticas com melhor classificação e coisas para fazer no Laos

Frank

O país do sudeste asiático do Laos é uma joia escondida entre seus vizinhos mais populares da China, Tailândia, Camboja e Vietnã. Sua rica diversidade cultural vem das 49 etnias que influenciam a gastronomia, as artes, os costumes e as festas do país.

O país é dividido em regiões norte, central e sul, cada uma com paisagens exuberantes e uma atmosfera convidativa. O habitat da selva intocada do Laos significa que você pode ver um elefante passeando a caminho do café da manhã ou monges andando pelas estradas.

Estátuas de Buda em Vientiane

As melhores experiências no Laos são as espontâneas que você tem ao interagir com os locais e testemunhar a vida cotidiana no país. Essas experiências podem ser provar um grão maduro da videira de uma plantação de café; respirando o aroma natural do chá verde no ar; ou de pé no crescendo da cachoeira Pha Pheng , a maior do Sudeste Asiático. Você também pode explorar os muitos locais naturais, culturais e históricos, bem como vários locais do Patrimônio Mundial da UNESCO, como o Complexo Wat Phou e a antiga cidade de Luang Prabang .

A melhor época para visitar o Laos é de novembro a fevereiro. Como os passeios de barco são uma maneira popular de ver a paisagem espetacular do Laos e muitas cachoeiras, esses são os melhores meses para apreciá-los. Muitas vezes os passeios de barco não são possíveis durante a estação seca.

Planeje seus passeios neste país encantador com nossa lista das principais atrações e coisas para fazer no Laos.

1. Cavernas e cachoeiras de Kuang Si

Cachoeiras Kuang Si

As cavernas e cachoeiras no Laos são diferentes de todas as outras do mundo. A água corrente na cachoeira natural de Kuang Si em Luang Prabang é uma das cachoeiras mais impressionantes do país. Ele desce em cascata três níveis para uma queda de 50 metros. Abaixo das cataratas há uma série de piscinas onde você pode nadar e obter a melhor vista olhando para as grandes cataratas. Você pode trocar de roupa em cabanas de madeira que estão localizadas no local.

Sua próxima parada na área são as cavernas naturais de Pak Ou com vista para o rio Mekong . Existem duas cavernas: Tham Ting e Tham Theung que abriga milhares de estátuas de Buda que os habitantes locais presentearam ao longo dos séculos.

Uma das maneiras mais fáceis e agradáveis ​​de ver os elaborados interiores das cavernas de Pak Ou é reservar uma visita guiada às cavernas, onde você poderá obter informações detalhadas sobre o local.

2. Tour do Café Sinouk

Excursões de café em Sinouk | Direitos autorais da foto: Anietra Hamper

Não demorará muito para você notar o Sinouk Coffee enquanto viaja pelo Laos. É o fornecedor de café proeminente e um dos cafés mais frescos que você já provou. Uma viagem à plantação de café Sinouk no sul do Laos, ao longo do planalto de Bolaven, é uma experiência que você sempre lembrará. Faça um passeio para aprender sobre o plantio e a torrefação enquanto passeia pelos jardins de pelúcia.

Na plantação de Sinouk, ainda secam feijão à moda antiga, em grandes lonas ao sol. A plantação tem certificação orgânica. Os verdadeiros fanáticos por café podem ficar no Sinouk Coffee Resort no local e acordar com o aroma do café Lao Arábica recém-preparado flutuando pelos jardins. Reserve algum tempo em sua visita para parar e saborear uma xícara de café e um lanche no pátio atrás da pequena loja da plantação.

Endereço: Thateng-Paksong Road, Bolaven Plateau, Champasak Town
Site oficial: https://sinouk-coffee.com

3. City Tour Vienciana

Wat Si Saket

Devido ao grande número de etnias que compõem a população do Laos, fazer um passeio na capital de Vientiane é uma maneira ideal de entender a história e a cultura do país. Um passeio turístico pela cidade levará você às principais atrações turísticas da cidade, incluindo o Monumento Patuxay , Wat Si Saket , Wat Phra Keo e o Buddha Park .

Se o tempo permitir, vale a pena parar no Centro de Visitantes COPE em Vientiane. O centro educa os visitantes sobre o importante trabalho de fornecer serviços para deficientes e próteses para pessoas impactadas por dispositivos militares não detonados. Para uma excursão divertida na área, não deixe de experimentar o mercado noturno de Vientiane.

4. Santuário da Aldeia dos Elefantes

Santuário da Aldeia dos Elefantes | Direitos autorais da foto: Anietra Hamper

O Elephant Village Sanctuary em Luang Prabang é uma instalação educacional dedicada à reabilitação e proteção de elefantes asiáticos no Laos. A instalação também oferece emprego para os moradores. Elefantes no santuário são elefantes de trabalho resgatados que são protegidos.

Um passeio de um dia pela Elephant Village permite que você interaja com os grandes animais. Você pode tentar ser um mahout com uma experiência projetada para permitir que você monte e aprenda a cuidar e dar banho no elefante. Esta é uma das experiências mais abrangentes e práticas do país e uma rara chance de se aproximar desses magníficos animais.

Endereço: Ban Xieng Lom, Luang Prabang
Site oficial: http://www.elephantvillage-laos.com/

5. 4.000 ilhas

Don Khong

Uma das maneiras mais impressionantes de explorar as belezas naturais do Laos está entre as 4.000 ilhas do extremo sul do país. As três principais ilhas que os turistas visitam são Don Khong, Don Khon e Don Det. Estas são ilhas remotas que têm serviço de internet esparso, se houver, e nenhum caixa eletrônico, por isso é importante planejar com antecedência ao visitar.

Você precisará pegar uma balsa para qualquer uma das ilhas e se hospedar em pousadas locais. As recompensas da jornada são a experiência mais próxima que você terá dos antigos costumes do Laos, enquanto aprecia as vistas do rio Mekong e saboreia a culinária local com ingredientes cultivados em fazendas centenárias.

A melhor maneira de passar o tempo na região das 4000 ilhas é se estabelecer em Pakse , a cidade principal mais ao sul, e planejar seu transporte a partir daqui para visitar as ilhas.

6. Cavernas de Kong Lor

Passeio de barco pelas cavernas de Kong Lor

Escondidas dentro da Área Protegida Nacional de Phou Hin Boun, no centro do Laos, estão as Cavernas Kong Lor. É um sistema de cavernas fluviais que se estende por mais de 7,4 quilômetros, um dos mais longos do mundo. Você pode fazer um passeio de barco pelas cavernas com um guia, que pode apontar as impressionantes formações geológicas. As cavernas são bastante escuras e você pode se molhar em certas condições se a água estiver pingando do teto.

Depois de percorrer as águas sinuosas da caverna, outras coisas populares para fazer incluem caminhar pela pequena vila rural de Kong Lor e desfrutar de algumas das outras atividades ao ar livre no parque nacional. A melhor maneira de chegar às cavernas é ficar em Vientiane e alugar um ônibus. As cavernas de Kong Lor ficam a cerca de cinco horas de Vientiane, então você vai querer planejar uma viagem noturna.

7. Wat Phu

wat Phu

O Patrimônio Mundial da UNESCO de Wat Phu é um fenômeno arqueológico preservado em uma montanha no sul do Laos. O templo é um dos locais de culto mais antigos do país, localizado na base da montanha Phu Kao , considerada uma montanha sagrada. Wat Phu é um templo budista, mas você verá relíquias de sua história hindu.

Se você continuar sua caminhada além de Wat Phu até os caminhos da montanha, encontrará outros templos menores, muitos que desmoronaram com o tempo. Esta localização é significativa para a história do Laos. O rio Mekong fluindo ao fundo contribui para o ambiente.

Site oficial: http://www.watphu.com/

8. The Living Land Company

A Companhia Terra Viva

A fazenda orgânica da The Living Land Company não apenas cultiva alimentos em Luang Prabang, mas oferece uma oportunidade para os turistas trabalharem na terra como os nativos. Localizado no campo, você pode usar um chapéu cônico e aprender a colher um hambúrguer de arroz, arar um campo usando gado e aprender a habilidade de debulhar em um ambiente de fazenda real.

Esteja avisado que a experiência é autêntica e é um trabalho manual difícil. Se preferir não sujar as mãos, pode simplesmente observar os locais a realizarem as suas tarefas diárias nos campos.

Endereço: Kuangsi Waterfall Road, Ban Pongvang, Luang Prabang 0600
Site oficial: http://www.livinglandlao.com/index.php/en/

9. Cachoeira Pha Pheng

Cachoeira Pha Pheng | Direitos autorais da foto: Anietra Hamper

Ficar no ponto culminante da Cachoeira Pha Pheng (também chamada de Khone Falls), a maior cachoeira do Sudeste Asiático, é uma experiência de tirar o fôlego. O crescendo da água vindo de dezenas de pontos ao longo do rio Mekong é uma experiência sensorial que o ligará para sempre ao sul do Laos. As quedas estão localizadas em um pequeno parque na província de Champasak.

Os percursos pedestres permitem observar as cascatas a partir de diferentes miradouros. Embora haja pouco mais para fazer no parque além de olhar para a água, é tão impressionante que você passará muito tempo andando pela área. Você pode até encontrar um pescador local navegando pelas áreas de água mais lentas pegando comida para o dia.

10. Templos de Luang Prabang

Templos de Luang Prabang

A cidade de Luang Prabang, no norte do Laos, é um Patrimônio Mundial da UNESCO mais conhecido por seus templos budistas. Explorar os 33 templos situados na cidade antiga fornece uma compreensão mais profunda do povo do Laos. Você pode encontrar trilhas projetadas especificamente para turistas que o levam a vários templos, por isso é uma atividade fácil de fazer no seu próprio ritmo. Você também pode fazer uma visita guiada aos templos e mosteiros budistas mais notáveis ​​desta cidade histórica.

11. Mirante Nong Khiaw

Mirante Nong Khiaw

Uma das melhores perspectivas visuais da paisagem natural do Laos é do Mirante de Nong Khiaw, no norte do país. Se você estiver pronto para a caminhada de 1,5 horas até o topo da montanha a partir da pequena vila de Nong Khiaw, você verá uma vista panorâmica do rio Nam Ou .

Também é visível uma vista icônica de pequenas aldeias do Laos cercadas pelas montanhas. Como este é um cenário natural, planeje suas viagens de ida e volta com sabedoria até o topo, pois você estará caminhando pela floresta e precisará de uma lanterna quando o sol se puser. Também não há onde comprar água ao longo da caminhada, então planeje com antecedência com hidratação adequada e sapatos resistentes. Se você preferir apreciar a vista de baixo, passeios de barco estão disponíveis ao longo do rio.

Endereço: Wat Ban Sop Houn 50, Nong Khiaw

12. Centro de Artes Tradicionais e Etnologia

Centro de Artes Tradicionais e Etnologia, Luang Prabang | Rob Young / foto modificada

Para qualquer pessoa interessada nos grupos étnicos minoritários que compõem as populações do Laos, o Centro de Artes Tradicionais e Etnologia de Luang Prabang é uma experiência educacional. Embora existam mais de 160 grupos étnicos no Laos, o museu se concentra nos quatro que compõem as principais minorias étnicas. O centro é um ótimo lugar para ver coleções de trajes étnicos tradicionais, artesanato e artefatos importantes para esses grupos.

A loja tem guias disponíveis para levá-lo em um passeio pelo centro, ou você pode caminhar por conta própria. É um ótimo lugar para obter uma lembrança única e autêntica do Laos, e 50 por cento das compras da loja de presentes voltam para os produtores locais dos produtos.

13. Mercado matinal de Vientiane

Armadilhas para peixes tradicionais à venda no mercado matinal de Vientiane

Se você está procurando lenços de seda e lembranças do Laos ou apenas aproveita a emoção da caça e barganha por um bom negócio, o Mercado Matinal de Vientiane deve estar no seu itinerário. É um mercado tradicional de aldeia ao ar livre, onde você pode encontrar praticamente qualquer coisa, desde produtos e réplicas de estátuas religiosas até vestidos de seda.

Mesmo que você não compre nada, vale a pena uma visita ao mercado apenas para se cercar da cena e da cultura local. Se você encontrar um preço razoável em algo que chama sua atenção, não tenha medo de negociar pela metade do preço.

14. Jardim Botânico Pha Tad Ke

Jardim Botânico Pha Tad Ke, Luang Prabang

O Jardim Botânico Pha Tad Ke é uma impressionante exibição de plantas e flores nativas do Laos. Esta instalação tem a missão maior de educar os visitantes sobre a relação entre o povo do Laos e seu entorno natural, então você verá esse tema em todos os jardins e informações. Exemplos disso incluem exposições que mostram plantas que eram tradicionalmente usadas na medicina ou para fins cerimoniais.

As coleções de plantas incluem centenas de variedades de orquídeas, samambaias, bambus e muito mais. Existem vários tipos de jardins e coleções para visitar no terreno.

Se você estiver interessado em caminhadas ecológicas adicionais no Laos, os especialistas do jardim botânico podem encaminhá-lo para guias respeitáveis.

Para chegar ao jardim botânico, você deve pegar um barco de Luang Prabang. O barco retorna à cidade a cada hora até as 17h30, e o custo está incluído no seu ingresso.

Endereço: Ban Wat That, Luang Prabang 06000, Laos
Site oficial: https://www.pha-tad-ke.com