A cidade oásis de Al Ain tem um cenário dramático, com vista para a montanha escarpada de Jebel Hafeet. A viagem até o cume de Jebel Hafeet para apreciar as vistas panorâmicas é a primeira coisa a fazer enquanto estiver na cidade.
É uma cidade bonita e ordenada que é fácil de se locomover e é um destino popular de fim de semana graças às suas atrações turísticas para toda a família, como o oásis cheio de palmeiras, seu parque aquático e o aclamado zoológico.
Historicamente, Al Ain foi colonizada desde pelo menos 3000 aC. É um dos melhores lugares para visitar nos Emirados Árabes Unidos para viajantes interessados na história e cultura local e é o único local do país a ser inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO .
Planeje seus passeios com nossa lista das principais atrações e coisas para fazer em Al Ain.
Veja também: Onde ficar em Al Ain
Observação: algumas empresas podem estar temporariamente fechadas devido a problemas globais recentes de saúde e segurança.
1. Veja panoramas de montanha no cume de Jebel Hafeet
Montanhas de Jebel Hafeet
Os contornos acidentados de Jebel Hafeet (Montanha Hafeet) erguem-se da borda de Al Ain. Se você está procurando fotos panorâmicas da cidade e do deserto ao redor, uma viagem ao cume deve estar no topo da sua lista de passeios.
São aproximadamente 56 quilômetros do centro de Al Ain até o cume. Com 1.240 metros, este é o segundo pico mais alto dos Emirados Árabes Unidos (o mais alto é Jebel Jais em Ras Al-Khaimah) e o mais alto do Emirado de Abu Dhabi.
A viagem até aqui, seguindo uma sinuosa estrada de montanha, tem muitos pontos de vista panorâmicos e, do cume, toda a região se espalha abaixo de você.
A excursão de dia inteiro em Al Ain oferece a chance de ver este e outros destaques de Al Ain em um único dia, se você estiver hospedado em Dubai. O passeio inclui um passeio até o cume de Jebel Hafeet para suas vistas panorâmicas, bem como visitas às principais atrações históricas da cidade, como o Forte Al-Jahili e o Parque Arqueológico de Hili e locais culturais, incluindo o mercado de camelos. Há também paradas para fotos no oásis de Al Ain e nas fontes termais do Parque Mubazzarah. Transporte de Dubai, bem como embarque e desembarque em seu hotel estão incluídos.
2. Leve as crianças ao zoológico de Al Ain
Girafas e zebras no zoológico de Al Ain
Inaugurado em 1969, o Al Ain Zoo é o maior zoológico dos Emirados Árabes Unidos.
Mamíferos endêmicos como o antílope árabe e o órix árabe podem ser vistos, bem como gazelas africanas, girafas e elands.
Os recintos de grandes felinos apresentam leões, tigres, pumas, leopardos pretos e malhados e onças. Há também um complexo de macacos, seção de aviário e casa de répteis.
O zoológico é famoso por suas instalações de pesquisa, particularmente o programa de reprodução de animais nativos ameaçados de extinção, com mais de 30% das espécies que podem ser vistas aqui atualmente na lista de ameaçadas de extinção.
O mais recente empreendimento do zoológico é o Al Ain Safari, uma extensão de 217 hectares, onde animais africanos e do Golfo Pérsico (incluindo algumas espécies criticamente ameaçadas) vivem em um ambiente mais natural. Visitar esta seção do zoológico é apenas por passeio de jipe ou caminhão.
Há uma abundância de recursos para toda a família, incluindo um zoológico; atividades de alimentação de girafas; passeios de camelo; e uma horta infantil, que incentiva o aprendizado da biodiversidade.
Dentro do zoológico, você também encontrará o Sheikh Zayed Desert Learning Center , com exposições focadas no ambiente e na ecologia do deserto do Golfo Pérsico.
Endereço: Rua Nahyan al Awwal, Al Ain
Site oficial: http://www.alainzoo.ae
3. Explore a história de Al Ain no Forte Al-Jahili
Forte Al Jahili
Esta fortaleza muito restaurada, rodeada por alguns jardins tranquilos e sombreados no centro da cidade , data de 1891 e já foi um importante elemento defensivo que protegia a cidade de ataques.
Hoje, é um dos principais pontos de interesse de Al Ain, e dentro de seu atarracado volume de tijolos dourados, você encontrará uma exposição dedicada a fotografias que retratam a vida e a obra do aventureiro britânico, explorador do deserto e escritor Wilfred Thesiger, com um particular concentre-se em suas jornadas para o Bairro Vazio durante a década de 1940.
As muralhas e torres do forte podem ser escaladas para vistas, e um vídeo explica tudo sobre a restauração do forte no centro de informações.
Endereço: Rua Sultan bin Zayed I, Al Ain
4. Pedale entre as tamareiras em Al Ain Oasis
Oásis de Al Ain
Uma pausa tranquila do sol quente e uma diversão natural refrescante das ruas da cidade, Al Ain Oasis é uma vasta série de plantações de tamareiras ligadas por trilhas bem no coração da cidade.
Um pequeno museu perto da entrada principal faz um bom trabalho ao explicar a importância das tamareiras para a vida tradicional, enquanto o próprio oásis contém cerca de 150.000 tamareiras. Os palmeirais ainda são alimentados por canais de água usando o sistema tradicional de irrigação falaj, que está em uso nos Emirados Árabes Unidos há 3.000 anos.
Esta é uma ótima opção para quem procura algum tempo de inatividade e um passeio relaxante ou passeio de bicicleta entre as palmeiras frondosas.
As bicicletas podem ser alugadas na entrada principal para explorar o oásis no seu próprio ritmo. Há também passeios de buggy ou cavalo disponíveis na entrada.
5. Refresque-se no Wadi Adventure Park
Este parque aquático de surf, caiaque e rafting contém a maior onda de surf artificial do mundo (medindo 3,3 metros); três níveis de corredeiras de rafting para iniciantes absolutos, bem como vigas experientes; e um longo canal de caiaque.
Além de um dia divertido para os aventureiros, este é um dos principais pontos dos Emirados Árabes Unidos para aprender a surfar, andar de caiaque ou fazer rafting.
Além das três atividades principais, há um Parque Aéreo com tirolesas, traves de equilíbrio e um balanço gigante; uma parede de escalada; instalações de wakeboard; e uma área de piscina familiar para quando você quer apenas relaxar.
Endereço: Rua Hazza bin Sultan, Al Ain
Site oficial: http://www.wadiadventure.ae
6. Aprenda sobre a história local no Museu Nacional de Al Ain
Museu Nacional de Al Ain
O Museu Nacional de Al Ain, localizado no Forte do Sultão Bin Zayed , faz um bom trabalho ao trazer à vida o patrimônio, a cultura e a história dos Emirados Árabes Unidos.
Há uma seção etnográfica particularmente interessante que reflete a vida cotidiana das pessoas da região, com um majlis tradicional reconstruído e exposições de roupas tradicionais e jóias beduínas.
Na seção arqueológica há exposições de descobertas de artefatos locais que datam das Idades do Bronze e do Ferro, incluindo pingentes e uma importante coleção de moedas.
A principal atração desta seção, porém, são as exposições do Parque Arqueológico de Hili nas proximidades, incluindo o túmulo restaurado de Grand Hili desenterrado no local.
Endereço: Rua Khalid bin Sultan, Al Ain
7. Museu do Palácio de Al Ain
Museu do Palácio de Al Ain
O Al Ain Palace Museum é a antiga residência do Sheikh Zayed bin Sultan e sua família, que se tornou o primeiro governante do Emirado de Abu Dhabi.
O interior de parte do complexo do palácio foi finamente restaurado para refletir como o palácio teria sido quando o xeique o chamou de lar.
Infelizmente, as informações pelos quartos estão espalhadas para quem não fala árabe. No entanto, a decoração interior realmente dá uma boa ideia do estilo de vida que foi levado aqui e oferece a oportunidade de ver a arquitetura tradicional dos Emirados.
Endereço: Rua Sultan bin Zayed I, Al Ain
8. Qasr al-Muwaiji
Mesquita restaurada em Qasr al Muwaiji
Este tradicional forte de tijolos de barro foi restaurado à sua antiga glória e oferece uma boa chance de apreciar a arquitetura da fortificação dos Emirados.
Foi construído durante os primeiros anos do século 20 e foi o lar do Sheikh Zayed bin Sultan e sua família entre os anos de 1946 e 1966, antes de se tornar governante do Emirado de Abu Dhabi.
No interior, além de admirar o próprio edifício, pode visitar um pequeno museu dedicado à história do forte e à vida da família governante Al Nahyan.
Do lado de fora do forte há um pátio com uma recriação moderna do sistema de falaj dos Emirados (canal de irrigação).
Endereço: Rua Khalifa bin Zayed, Al Ain
Site oficial: www.qasralmuwaiji.ae/en
9. Descubra a história antiga de Al Ain no Parque Arqueológico de Hili
O Grande Túmulo de Hili no Parque Arqueológico de Hili
No Parque Arqueológico de Hili, os arqueólogos escavaram achados que datam das idades do Bronze e do Ferro.
Embora muitos visitantes casuais tenham dificuldade para compreender o local, que consiste em túmulos do período Umm Al Nar, os amantes da arqueologia apreciarão o vasto sentido da história aqui.
É principalmente por causa das importantes descobertas encontradas aqui que Al Ain foi inscrito como Patrimônio Mundial pela UNESCO .
O parque fica em meio a uma área protegida. A maioria dos achados do local está em exibição no Museu Nacional de Al Ain , que faz um ótimo trabalho ao contextualizar o local.
Endereço: Rua Aroh al Jaw, Al Ain
10. Visite o Mercado de Camelos de Al Ain
mercado de camelos
O mercado de camelos de Al Ain é uma excelente oportunidade para os viajantes experimentarem um pouco da cultura local tradicional. O mercado fica na periferia da cidade, a cerca de nove quilômetros do centro da cidade.
O mercado está um pouco fedido (sem surpresa), mas se você aguentar o cheiro, uma visita aqui é uma experiência verdadeiramente fascinante que ainda não foi preparada para os turistas.
Este é o último mercado de camelos remanescente nos Emirados Árabes Unidos, e pessoas de toda a região se dirigem aqui para comprar e vender. Quase todo o negócio de compra de camelos acontece de manhã, então é melhor chegar cedo. O mercado abre por volta das 7h.
Você é livre para passear à vontade e observar as pessoas negociando os camelos; não dê atenção a homens que possam se aproximar de você ao entrar e insistir que você precisa de um guia.
Endereço: Rua Zayed bin Sultan, Al Ain
11.Assista a Corrida de Camelos
corrida de camelo
As corridas de camelos acontecem nos Emirados Árabes Unidos há séculos, e a grande pista de 10 quilômetros de Al Ain recebe corridas regulares. A pista de corrida de camelos de Al Ain fica a 16 quilômetros a sudoeste do centro da cidade, no subúrbio de Al Dahir.
Assistir às corridas é uma rara oportunidade de ver uma fatia da cultura tradicional dos Emirados, que não desapareceu com a ascensão dos arranha-céus.
Se você estiver na cidade quando a corrida estiver acontecendo, não deve ser desperdiçada. Certas raças de camelos são usadas para corridas devido ao seu tamanho esbelto, incluindo a raça "Anafi" branca ou dourada e a raça "Boushahri" marrom ou preta.
As corridas geralmente acontecem nas manhãs de sexta-feira (geralmente por volta das 7h) durante os meses mais frios, aproximadamente de outubro a abril.
Endereço: Rua Zayed bin Sultan, Al Dahir
12. Mergulhe nas piscinas termais do Mubazzarah Park
Parque Mubazarah | Pedro / fotomodificado
Ao pé de Jebel Hafeet , você encontrará o Mubazzarah Park (também chamado de Jebel Hafeet Park), um local isolado de verde em meio à paisagem rochosa e seca.
Este oásis natural é um ótimo lugar para relaxar e é especialmente popular entre os moradores de Al Ain durante o pôr do sol, quando as famílias se dirigem aqui para piqueniques, caminhadas, jogos e churrascos.
Há um pequeno lago e muito espaço no parque para as crianças se soltarem e correrem. O destaque, no entanto, para os viajantes que desejam se livrar de qualquer dor ou dor de viagem são as fontes termais minerais naturais aqui.
A água quente é bombeada para o parque para passar por estreitos riachos artificiais, onde você pode mergulhar os pés. Também é bombeado para duas piscinas (separadas por gênero) se você quiser uma imersão mais completa.
Nos fins de semana, o parque pode ficar extremamente movimentado, então, se você quiser uma experiência mais tranquila, tente agendar sua visita para um dia da semana.
Localização: Off Hazza bin Sultan Street, Al Ain
13. Leve as crianças para a cidade divertida de Hili
Passeio em Hili Fun City | Martin Lewison / foto modificada
Embora agora mostre sua idade – principalmente em comparação com os parques temáticos chamativos da cidade de Dubai e Abu Dhabi – Hili Fun City é um ótimo lugar para famílias com crianças menores.
O parque possui mais de 40 atrações, incluindo uma montanha-russa e um sky-flyer elevado, mas é mais conhecido por seus passeios mais lentos e antiquados, como carros e carrosséis dodgem, que têm uma vibe mais retrô.
É extremamente popular nos fins de semana com as famílias locais devido à taxa de admissão de bom valor. Como é do lado de fora, é melhor planejar sua visita para o início da noite para que você perca o calor do dia.
Ao lado do parque temático está a Al Ain Ice Rink , uma instalação olímpica que oferece patinação e vários jogos infantis.
Endereço: Rua Aroh al Jaw, Al Hili, Al Ain
14. Passeie pelos Jardins Públicos de Al Ain
Al Ain jardim público
Apelidada de "cidade jardim", Al Ain faz jus à sua reputação. Em toda a área da cidade, você encontrará parques de jardins bem cuidados e gramados verdejantes, que contrastam vibrantemente com o ambiente seco e remendado do deserto.
Muitos jardins e parques públicos oferecem sombra bem-vinda nos longos e quentes dias de verão. Vários são dotados de elementos paisagísticos estranhos (e um pouco exagerados), fontes impressionantes com exibições de iluminação à noite e instalações de playground para crianças.
O Jardim Público Central no centro da cidade é um dos melhores para passear.
Os parques ganham vida com pessoas passeando, famílias fazendo piquenique, corredores e corredores e crianças brincando no início da noite, depois que o pior do calor do dia passou.
Onde ficar em Al Ain para passeios turísticos
Para os visitantes de primeira viagem a Al Ain, o melhor lugar para ficar é no centro da cidade, perto das principais atrações, como o Museu do Palácio Sheikh Zayed, o Forte Al Jahili e o Zoológico de Al Ain. Os principais pontos turísticos estão espalhados por uma grande área, por isso é melhor explorar a cidade de carro. Observe que Al Ain tem muito pouca acomodação econômica, por isso é melhor atualizar para a faixa intermediária aqui.
Hotéis de luxo:
- Perto do Museu do Palácio Sheikh Zayed e do Forte Al Jahili, o familiar Al Ain Rotana Hotel é um dos melhores hotéis da cidade, com spa, piscina, academia e restaurantes no local.
- Outras opções de luxo populares são o Radisson Blu Hotel & Resort , com uma enorme quantidade de instalações, incluindo enormes terrenos com áreas de piscina separadas para adultos e crianças e um conjunto de restaurantes, e o Danat Al Ain Resort, com seu spa, várias piscinas, quadras de tênis , e sacos de atividades infantis.
Hotéis de médio porte:
- O Ayla Hotel, no centro de Al Ain, a quatro minutos de carro do Forte Al Jahili, oferece piscina; um bom restaurante; para a Academia; e funcionários simpáticos e prestativos.
- O Aloft Al Ain muitas vezes tem ofertas de bom valor, com quartos equipados em estilo retrô, bem como um restaurante e uma piscina na cobertura.