13 melhores lugares para visitar no sudeste da Ásia

Frank

Os países que se enquadram na região do Sudeste Asiático têm tanto a seu favor que é quase impossível mantê-los fora da lista de desejos de alguém. Das praias brancas e macias às grandes cidades, à rica história e cultura e à comida imperdível, esta parte do mundo tem algo para todos.

Enquanto alguns destinos – como as praias e ilhas da Tailândia e o majestoso Angkor Wat, no Camboja – são conhecidos em todos os lugares, alguns lugares no Sudeste Asiático permanecem mais indescritíveis e fora do radar turístico principal. Isso dá aos visitantes a chance de misturar as coisas – ir com a multidão para ver os pontos mais populares, mas também ter tempo para descobrir novos e diferentes cantos do Sudeste Asiático.

Seja qual for o seu desejo, aqui está uma lista dos melhores lugares para visitar no Sudeste Asiático.

1. Angkor Wat, Camboja

Monge budista em Angkor Wat

Localizada no noroeste do Camboja, a cidade é mais conhecida por ser a porta de entrada para a região de Angkor, mas Siem Reap tem muito a oferecer por conta própria. Uma mistura de arquitetura chinesa e colonial dá à cidade uma vibração única, onde moradores do campo e motos antigas se misturam com uma vibrante cultura de café e uma cena moderna de clubes.

Siem Reap abriga dois museus importantes: o Cambodia Landmine Museum and Relief Center , que oferece a oportunidade de aprender mais sobre as minas terrestres e seu impacto contínuo no Camboja e outros países asiáticos, e o War Museum , que abrange o envolvimento do Camboja em vários guerras.

Há também uma série de mercados enormes na cidade, incluindo Psah Chas, que atende a moradores e turistas com uma variedade de lembranças, comida fresca e muito mais.

Angkor Wat , o maior monumento religioso e um dos principais Patrimônios da Humanidade, fica a menos de seis quilômetros ao norte de Siem Reap. As ruínas deste complexo de templos do século XII cobrem um espaço de mais de 162 hectares, com centenas de estruturas construídas com blocos de arenito. Há vários outros templos, também construídos em estilo Khmer, na área, incluindo Angkor Thom, Ta Prohm e Pre Rup.

Alojamento: Onde ficar em Siem Reap: Melhores áreas e hotéis

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas em Siem Reap

2. Baía de Ha Long, Vietnã

Baía de Ha Long

Ha Long Bay consiste em um grupo de ilhas e carstes de calcário que foram declarados Patrimônio Mundial da UNESCO . Muitas das ilhas são na verdade altas falésias monolíticas que não podem ser pisadas, cobertas por uma selva verde e exuberante. Algumas delas são ocas e abrigam belas cavernas – Dau Go Cave (Wooden Stake Cave) é um bom exemplo, uma caverna enorme com três câmaras principais, estalagmites multicoloridas e pinturas rupestres. Muitas das ilhas também têm seus próprios lagos fechados.

Das quase 2.000 ilhas aqui, menos de 40 têm residentes permanentes, muitas vezes na forma de pequenas comunidades que vivem em casas flutuantes e vilas de pescadores.

A maior ilha de Ha Long Bay, Cat Ba , é a parada noturna mais comum para os turistas que chegam à Baía de Ha Long para cruzeiros e passeios. Andar de caiaque nas águas verde-turquesa da baía é uma atividade popular aqui, assim como cruzar a baía em barcos tradicionais.

  • Leia mais: O que fazer em Halong Bay

3. Koh Samui, Tailândia

Parque Nacional Marinho de Ang Thong

Embora Koh Samui sempre tenha sido um destino amado por adoradores do sol e mergulhadores, a multidão que a ilha atrai mudou ao longo dos anos.

Outrora um dos favoritos dos mochileiros, Koh Samui passou por uma transformação notável – agora possui resorts sofisticados, spas elegantes e algumas das praias com palmeiras mais brancas da Tailândia. As praias de Chaweng e Lamai atraem a maior parte dos viajantes e são bem desenvolvidas, limpas e cheias de atividades, incluindo oportunidades para velejar, mergulhar e nadar.

Enquanto a maioria dos visitantes vem aqui pela praia, há muito mais para ver e fazer em Koh Samui. Reserve um tempo para explorar os manguezais e lagos escondidos do Parque Nacional Marinho de Ang Thong ; o Buda dourado de 12 metros de altura no santuário do Grande Buda no topo da colina; e as cachoeiras de Na Muang, alcançadas após uma subida pela floresta tropical densa.

Hospedagem: Onde Ficar em Koh Samui: Melhores Áreas e Hotéis

  • Leia mais: Atrações e coisas para fazer mais bem avaliadas em Koh Samui

4. Boracay, Filipinas

Boracay, Filipinas

A pequena ilha de Boracay fica do outro lado da água da Ilha Panay, uma das maiores ilhas das Filipinas. Apesar de ter apenas 10 quilômetros quadrados, Boracay atrai milhares de visitantes por ano, que vêm aqui para a praia de quatro quilômetros de extensão e suas areias brancas que banham as águas azul-turquesa e os veleiros balançando nas ondas.

Além de mergulho e snorkeling, Boracay é conhecida por seu parapente, kitesurf e natação – e, talvez mais inesperadamente, seu mergulho em penhascos . Pranchas de mergulho que variam de três a 15 metros de altura acima da água são colocadas em certas partes da ilha, com salva-vidas esperando e observando os mergulhadores voarem no ar sobre as águas espelhadas abaixo.

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas e coisas para fazer nas Filipinas

5. Bagan, Mianmar

Templos em Bagan

Patrimônio Mundial da UNESCO , a antiga cidade de Bagan já foi a capital do primeiro reino de Mianmar. Entre os séculos 11 e 13, mais de 10.000 pagodes e templos budistas foram construídos aqui. Mais de 3.500 ainda estão hoje na área conhecida como Zona Arqueológica de Bagan, que se estende por 41 quilômetros quadrados.

Um dos templos mais famosos de Bagan é o Templo Ananda , um templo budista construído em uma fusão única dos estilos Mon e Indiano. O Templo Dhammayangyi , a maior estrutura religiosa de Bagan, é visível de todos os cantos da cidade e é famoso por seu misterioso interior emparedado.

O Museu Arqueológico de Bagan , localizado dentro da Zona Arqueológica, abriga artefatos recuperados da área, como obras de estuque, muitos artefatos de laca e metal e esculturas de pedra, incluindo uma Pedra de Roseta de 1.000 anos.

Do lado de fora da Zona Arqueológica de Bagan fica a pacata vila de Myinkaba, famosa pela antiga arte da laca. Os visitantes podem parar em oficinas para ver os itens sendo pintados à mão e depois pegar algumas lembranças nas muitas lojas ao redor.

Para o ponto de observação do pôr-do-sol mais famoso da cidade, dirija-se ao pagode branco Shwesandaw Paya. Aqui, você pode subir parte do prédio para ter uma vista de 360 ​​graus sobre as colinas e outros templos ao redor.

Hospedagem: onde ficar em Bagan

6. Kuala Lumpur, Malásia

Kuala Lumpur

A capital da Malásia é uma cidade de contrastes: o coração cultural e financeiro da nação, com magníficos arranha-céus e três dos maiores shopping centers do mundo – mas também um grande exemplo de arquitetura colonial, detalhes islâmicos malaios e antigas lojas chinesas. Caminhar pela cidade é uma ótima maneira de apreciar o visual eclético desta relativamente nova capital asiática e ver as diferentes culturas e estilos se fundindo.

KL é o lar dos edifícios gêmeos mais altos do mundo , as maravilhas arquitetônicas Petronas de aço e vidro com 452 metros de altura. As torres são cercadas por um grande parque urbano e abrigam um enorme shopping center com mais de 350 lojas, um teatro que abriga a Orquestra Filarmônica da Malásia e até um aquário subaquático.

KL é uma cidade muito verde, com muitos parques, jardins e espaços abertos onde quer que você vá. O Lake Gardens de 92 hectares é um grande parque urbano que contém um parque de borboletas, o maior parque de aves aviário do mundo e um jardim de orquídeas. Você também encontrará três reservas florestais dentro da cidade, perfeitas para caminhadas e observação de fauna rara.

As cavernas de calcário Batu (que contêm vários santuários hindus); as terras altas de Cameron com suas plantações de chá ; e a colorida cidade de Malaca, fundada por colonos portugueses, são ótimos destinos para passeios de um dia saindo de Kuala Lumpur.

Hospedagem: onde ficar em Kuala Lumpur

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas em Kuala Lumpur

7. Bangkok, Tailândia

Bangkok

A capital da Tailândia tem muito a oferecer – não apenas esta é a principal porta de entrada para todos os principais destinos do país, mas esta cidade cosmopolita também tem muito a oferecer por conta própria. Com mais de 24 milhões de visitantes chegando aqui todos os anos, esta é também uma das principais cidades do mundo para se visitar.

Situado bem no rio Chao Phraya e cheio de arranha-céus deslumbrantes que compartilham a calçada com os principais templos budistas e cafés e pontos de encontro populares, os pontos turísticos multifacetados de Bangkok agradarão a uma ampla gama de visitantes – aqueles que procuram emoção e oportunidades de compras, bem como aqueles que desejam mergulhar em marcos culturais e históricos.

Mesmo os turistas que estão aqui apenas brevemente a caminho das ilhas devem reservar um tempo para visitar o Grande Palácio, uma antiga residência real convertida em museu. Para quem tem mais tempo na capital, vale a pena visitar a mansão real Vimanmek (o maior edifício em teca do mundo) e a Jim Thompson House, museu dedicado ao empresário americano que revolucionou a indústria local da seda.

Para uma visão completamente diferente da cidade, pegue um táxi clássico de tuk-tuk ou pegue um ônibus aquático.

Hospedagem: Onde Ficar em Bangkok: Melhores Áreas e Hotéis

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas em Bangkok

8.Singapura

Horizonte de Singapura ao entardecer

Cingapura é um local único no Sudeste Asiático. Esta cidade-estado insular é moderna e cosmopolita , um lugar onde centros comerciais de vários andares se misturam com atrações naturais deslumbrantes e inesperadas.

O Marina Bay Sands, um resort integrado, é um bom exemplo disso – oferece não apenas um hotel, mas também um museu, exposições de arte-ciência e as melhores vistas da cidade e da baía em terraços a partir da piscina de borda infinita situada em suas cobertura.

A Ilha Sentosa é outro exemplo, um complexo de entretenimento que inclui tudo, desde uma praia de dois quilômetros de extensão e um forte costeiro restaurado até o primeiro teatro 4D do Sudeste Asiático, um Butterfly Park e Insect Kingdom, e até um parque temático Universal Studios Singapore .

O aeroporto de Cingapura foi nomeado o melhor do mundo e é uma atração por si só, lar da cachoeira interna mais alta do mundo, um jardim interno de cinco andares, um espelho e labirinto de neblina e um enorme jardim de borboletas com mais de 1.000 espécies voando livre na vegetação tropical.

Hospedagem: Onde Ficar em Cingapura: Melhores Áreas e Hotéis

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas em Cingapura

9. Yangon, Mianmar

Pagode Shwedagon

Até 2011, Myanmar oferecia apenas acesso limitado aos turistas por causa da ditadura militar de cinco décadas que comandou o país – então agora que finalmente é possível visitar, e antes que fique lotado de turistas, você definitivamente deveria ver este fascinante destino.

Yangon foi a capital de Mianmar (ou Birmânia) até 2006, quando o governo militar a transferiu para outro lugar. Como o país esteve por tanto tempo sob ditadura militar, a cidade sofreu muitos problemas e ainda possui muitos prédios em ruínas e com infraestrutura inadequada.

Ainda assim, Yangon está repleta de uma bela arquitetura na forma de edifícios da era colonial centrados em torno do Sule Pagoda de 2.600 anos . É o pagode Shwedagon dourado (também conhecido como o Pagode Dourado) que domina o horizonte da cidade, no entanto – o pagode budista mais sagrado do país, que se acredita conter relíquias dos últimos quatro Budas.

Os visitantes devem reservar um tempo para visitar o Mercado Bogyoke Aung San , onde as barracas vendem de tudo, desde antiguidades e artesanato local até jade birmanês, iguarias locais e até produtos de medicina natural. Outra grande atração imperdível é o Yangon Circular Train , que percorre um circuito de 46 quilômetros ao redor de Yangon, oferecendo uma visão única da vida cotidiana real do povo birmanês.

Hospedagem: Onde ficar em Yangon

10. Luang Prabang, Laos

Wat Xieng Thong em Luang Prabang

Esta cidade do norte do Laos é cercada por várias aldeias que juntas formam o Patrimônio Mundial da UNESCO de Luang Prabang . Reconhecida por sua mistura de arquitetura e patrimônio rural, colonial francês e religioso, a cidade é uma das mais visitadas e certamente mais bonitas do Laos.

Luang Prabang fica na confluência dos rios Mekong e Nam Khan e abriga muitos templos, incluindo o santuário Wat Chom Si , localizado no topo do Monte Phou Si e com vista para a cidade. As cerimónias de esmola (onde os monges saem às ruas para pedir comida) são tão comuns aqui que de manhã cedo, toda a cidade está coberta de riachos de laranja enquanto os monges percorrem as ruas.

Nos arredores da cidade, vale a pena visitar o Centro de Resgate de Ursos (especializado em ajudar ursos-do-sol resgatados de caçadores) e as Cataratas de Kuang Si . Se quiser fazer um trekking, dirija-se às Cavernas de Pak Ou , famosas por suas centenas de esculturas de Buda em miniatura.

Hospedagem: Onde Ficar em Luang Prabang

Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas e coisas para fazer no Laos

11. Ilha de Palawan, Filipinas

Vista aérea da ilha de Palawan

Palawan foi nomeada uma das ilhas mais bonitas do mundo tantas vezes que é difícil ignorar sua beleza. Tecnicamente falando, Palawan permanece subdesenvolvido – o que significa menos hotéis de luxo, mas também um crescimento lento e sustentável para proteger as florestas virgens, as montanhas verdes da selva e a maravilhosa vida selvagem.

Palawan é cercado por águas azul-turquesa tranquilas, ideais para mergulho com snorkel, natação e caiaque. Muitas ilhas menores pontilham o oceano ao redor de Palawan, e você pode passar um dia inteiro pulando de ilha em ilha e ainda não ver toda a beleza incrível que a área tem a oferecer.

A Ilha Miniloc , uma fuga rústica a noroeste de Palawan, abriga várias lagoas e praias de areia macia que você pode chegar por conta própria ou por meio de um táxi aquático motorizado.

Para aqueles que preferem aventuras submarinas, as águas ao redor de Palawan abrigam seis naufrágios de navios japoneses incrustados de corais afundados durante a Segunda Guerra Mundial. Os mergulhadores podem entrar e sair das salas de máquinas, buracos de bombas e vigias, nadando com peixes e tartarugas – alguns dos destroços chegam a 42 metros de profundidade.

  • Leia mais: Melhores lugares para visitar nas Filipinas

12. Terraços de Arroz Tegalalang, Bali

Terraços de Arroz Tegalalang

Diga "Bali" e as pessoas pensam em praias de areia branca, corais e snorkeling – e embora seja verdade que Bali tem muitos destinos bonitos na areia (incluindo a praia de Nusa Penida, com falésias que lembram a cabeça do T-Rex), isso não é tudo que você pode ver aqui. De fato, os campos de arroz verdejantes e verdejantes da província de Ubud são igualmente impressionantes.

Os agricultores de Bali têm plantado arrozais em terraços há séculos para lidar com o terreno montanhoso da área – e essas áreas criam paisagens deslumbrantes.

Por uma taxa de entrada de doação que equivale a centavos, os visitantes podem caminhar pelos terraços aqui por horas, pois os campos verdes se estendem muito além do que os olhos podem ver. Quem chegar de manhã cedo terá o lugar quase só para si, o som suave dos arrozais balançando ao vento.

Os visitantes de Ubud também podem conferir a Floresta dos Macacos de Ubud ; para santuário de macacos; o tradicional palácio real Puri Saren Agung; e os jardins de Pura Taman Saraswati, um templo aquático famoso por seu lago de lótus e esculturas vulcânicas de divindades.

Hospedagem: Resorts Familiares com Melhor Avaliação em Bali

  • Leia mais: Atrações turísticas mais bem avaliadas em Bali

13. Ilha de Komodo, Indonésia

Pantai Merah (Praia Rosa) na Ilha de Komodo

A Ilha de Komodo é mais do que "apenas uma" das mais de 17.000 ilhas que compõem a Indonésia. Esta ilha acidentada de pouco menos de 400 quilômetros quadrados abriga o maior lagarto do mundo , o dragão de Komodo. Na verdade, a população de dragões de Komodo aqui é o dobro da população de habitantes humanos permanentes, proporcionando uma visão única enquanto você caminha pelas colinas e florestas vulcânicas da ilha.

A Ilha de Komodo também abriga uma grande variedade de ecossistemas úmidos, incluindo florestas de mangue e recifes de coral, que atraem muitos viajantes que procuram explorar, mergulhar ou andar de caiaque pela ilha.

A principal atração aqui, no entanto, é Pantai Merah , uma das sete praias de areia rosa do mundo. As areias de algodão doce são o resultado de um fenômeno natural interessante – quando os microrganismos, chamados foraminíferos, que vivem no coral morrem, suas conchas vermelhas brilhantes são lavadas na praia e se misturam com a areia branca, criando a bela tonalidade que atrai tantos visitantes.